Lista oficial das formações que são aceitas pelo Quebec para imigração em 2020


Imigração Quebec: Nesse artigo você achará a lista oficial de formações acadêmicas que permitem imigrar pelo Quebec. Ela é divulgada pelo próprio Ministério de Imigração do Quebec (MIFI).

A categoria de imigração abordada nesse guia é a do Programme des Travailleurs Qualifiés (Programas dos Trabalhadores Qualificados ou ainda Quebec Skilled Workers).

Na lista você achará os cursos superiores com suas respectivas pontuações. Nela você pode conferir se a sua formação é ou não aceita para imigrar para o Quebec no Canadá em 2020.

(Atualizado para 2020).

Imigração Quebec: você tem um lugar aqui
Slogan da Imigração Quebec: você tem um lugar aqui

Só lembrando: como essa lista foi feita pelo próprio Governo do Quebec ela tem caráter 100% oficial.

A pontuação que você pode obter varia de profissão para profissão. Você verá uma tabela que explicará exatamente quantos pontos por profissão. Que podem ser”12, 9, 6, 2 ou 0 pontos.

A lista está dividida em Superior, Tecnólogo (DEC e AEC) e Técnico (DEP).  Consta também na lista a pontuação que o seu conjugue poderá obter (se você for casado(a), no papel ou de fato).

Nesse caso as pontuações se somam. Digamos que você seja formado em Estatística então você ganhará 9 pontos. Se sua esposa for formada em Serviço Social (ela somaria mais 3 pontos) e vocês dois ganhariam um total de 12 pontos no critério profissão.

Fala francês? Sabia que o Arrima, sistema online que gerencia a imigração para o Quebec está ativo e chamando? Veja mais nesse link: Arrima já está chamando candidatos

A Imigração para o Quebec mudou bastante!

O Processo de Imigração do Quebec mudou bastante. Agora funciona em um sistema parecido com o Express Entry do Governo Federal do Canadá. Mesmo assim o Quebec ainda detêm o poder sobre a sua própria imigração e seus critérios são diferentes do Federal.

Para quem não sabe, o número de pessoas que irão receber o CSQ, quais as condições, categorias de imigração que serão abertas, fechadas, paralisadas, tudo isso é decidido pela Assembléia Nacional localizada na Cidade de Quebec.

CSQ é a sigla para Certificat de Sélection du Québec que em português ficaria: Certificado de Seleção do Quebec.

O que faz o CSQ muito valioso é pelo fato de que se o portador de um não tiver um passado criminal e/ou uma doença grave e/ou contagiosa. Com o CSQ em mãos a imigração dessa pessoa está 100% garantida.

O Governo Federal do Canadá não intervem nos candidatos escolhidos pela província do Quebec nos seus processos de imigração.Isso se dá por conta de um acordo entre o ente federal e provincial.

O nome do “Express Entry do Quebec” é Arrima. Já está aberto e aceitando aplicações. Inclusive nada te impede de aplicar agora mesmo. Desde que satisfaça as condições (assunto para outro artigo).

Se você quiser saber como o Arrima funciona é só acessar o link que estará no final do artigo.

Apesar do processo ter mudado. Tem algo que não muda nunca. Os critérios principais. Eles continuam sendo: formação, experiência profissional, conhecimento do francês (e inglês) e idade.

Existem outros critérios, mas posso dizer sem erro que estes são os principais. Tem outro que pode até ser mais importante do que esses, que é experiência profissional ou educacional no território do Quebec.

Mas não a citei entre as principais por dois motivos: 1) poucas pessoas tem esse tipo de experiência. E mais importante: 2) quem tem esse tipo de experiência acaba aplicando pelo PEQ Trabalho ou PEQ Estudo. (Mais sobre o PEQ acesse link no final).

Fiquem Ligados no Site Imigrar para saber tudo sobre Imigração para o Quebec

Esse artigo é um dos mais acessados do Site Imigrar, por isso mesmo está sendo atualizando com a nova lista. Repito: apesar do processo ter mudado abaixo você encontra a lista valida para o ano de 2020!

Assinem o site para estarem sempre atualizados. Na barra ao lado tem um espaço aonde você coloca seu e-mail e recebe todas as notificações.

Pode também nos seguir no Facebook ou Instagram. Agora vamos voltar ao assunto principal.

Lista Oficial com Formações para o Quebec

Prestem bem atenção agora para não ficarem confusos. Você achará PRIMEIRO a lista oficial e atual (2020) feita pelo MIFI (Ministério de Imigração do Quebec).

E depois logo abaixo irei colocar uma outra lista feita pelo BIQ (Escritório de Imigração do Quebec) de 2012/2013.

Por qual motivo? Simples: a lista de 2020 está totalmente em francês e a lista de 2013 traduz as profissões do francês para o português. Vejam as imagens abaixo para entenderem.

Na lista de 2020 você achará apenas as formações em francês:

Quebec: Lista oficial valendo para 2020
Lista atual para o ano de 2020 para Imigração Quebec

Na lista de 2013 do Escritório de Imigração do Quebec (BIQ) você achará o nome da formação no Quebec e o seu correspondente no Brasil:

Lista do Escritório de Imigração do Quebec com a tradução de alguns cursos
Lista do Escritório de Imigração do Quebec com a tradução de alguns cursos

Ou seja: a lista de 2013 é para te ajudar com a tradução da sua profissão (se você precisar dessa ajuda). Essa lista foi feita pelo Escritório de Imigração do Governo do Quebec.

O BIQ, que já teve sede em São Paulo, era responsável pelo Brasil. E na época ajudava o público brasileiros a imigrar para o Quebec.

Repetindo: a lista oficial é a de 2020! A de 2013 é só para te ajudar a saber qual o nome da sua formação acadêmica no Quebec. Não se confundam!

Exemplo Prático

Digamos que você é formado em Estatística, mas não sabe como é o nome desse curso nas universidades e colleges (CEGEPs) em francês.

Você pode usar o Google é claro. Mas pode acabar ficando ainda mais confuso(a). Para descobrir exatamente o nome do seu curso você só precisa ir na lista de 2013 e procurar o em português.

E assim vai ver que o curso de Estatística se chama Probabilités et Statistiques no Quebec. De posse dessa informação, você vai na lista de 2020 e acha sua pontuação atual (está dando 9 pontos, na lista de 2013 dava 12 pontos!).

Aprendendo a achar o nome da sua formação
Aprendendo a achar o nome da sua formação no Quebec

Claro que nem todas as profissões estarão na tabela de 2013, mas uma boa parte das formações estarão. Pois, de lá para cá apesar de terem surgidos alguns novos cursos, não foram tantos assim.

Outra coisa útil é ver na tabela que faz a correspondência entre Quebec e Brasil, se o curso do qual eles falam é Técnico ou Tecnólogo. Pois isso muitas vezes confunde as pessoas.

Vamos então as listas (se sua profissão não estiver na lista e você for casado (ou “junto”), procure a profissão do seu conjugue. Ou você pode fazer isso para descobrir quem ganharia mais pontos dos dois.

Lista de 2020 (a atual e que deve ser usada)

Observação: você procurará seu curso na coluna da esquerda: Diplômes étrangers. Desconsidere a da direita (Diplômes du Québec).

Download (PDF, 89KB)

Lista de 2013 para tradução (desconsidere qualquer pontuação dessa lista)

Download (PDF, 71KB)

Uma dica para quem quer tentar imigração para o Quebec

Bem a dica é válida para quem quer mesmo imigrar e não tem a formação na lista. Lógico que isso não resolverá sua vida porém dará um jeito de você chegar no Canadá através do processo do Quebec.

A dica é: se o seu curso (ou do seu conjugue) não estiver na lista você pode fazer um curso de não tão demorado no Brasil que te classifique para o Processo de Imigração do Quebec.

De preferência um que dê o máximo de pontos possível pois assim sua exigência do francês será bem menor.

Ressalto que imigrar não é fácil e não é para qualquer um. Imigrar pelo Quebec então geralmente para muitos exige aprender um novo idioma (francês) até então desconhecido.

Porém, existem pessoas (como foi meu caso) que querem imigrar de qualquer maneira para o Canadá e estão dispostos a fazerem sacrifícios para concretizar esse sonho. Até mesmo começar um curso do zero.

Lembrando que esses cursos que dão pontuação máxima são áreas em alta demanda aqui no Quebec. Ou seja, com altas taxas de empregabilidade.

Conheço pessoalmente um brasileiro que veio fazer um curso de idiomas em Montreal. Ele era operador de máquinas industriais no Brasil. Acabou recebendo uma oferta de emprego e em 6 meses conseguiu a imigração!

Exemplos de cursos que pontuam bem na lista de Quebec

Vou colocar dois exemplos de cursos de “curta duração” que pontuam bem. E qualquer curso da área técnica da lista de 2020 acima já lhe dá o direito de entrar com o Processo do Quebec.

Alguns desses cursos podem ser concluídos em 1 ano ou 1 ano e meio. E são oferecidos pelo Senai e/ou Senac.

  • Mecânico de Maquinas Pesadas e Equipamento Agrícola. Carga horária: 1200 horas. Dá 12 pontos (Excelente!).
  • Técnico em Informática. Carga horária: 1 000 horas. Dá 6 pontos.
  • Técnico em Cozinha. Carga horária de 800 horas. Dá 9 pontos!

Coloquei esses cursos mas existem outros. Mas nem todos são de relativa curta duração, por exemplo. Lembrando que a carga horária pode variar dependendo da instituição de ensino.

Usando Técnico em Cozinha como exemplo, fiz uma pesquisa rápida no Senac de São Paulo e o curso tem a duração de 9 meses apenas! Pode acontecer de alguém estudar por 9 meses, e ter um curso em alta demanda no Processo de Imigração do Quebec ganhando 9 pontos.

Parece uma medida extrema, mas se você já tiver um francês razoável (se não tiver já era para estar estudando) pode ser um dos caminhos a ser seguido.

No Programa de Trabalhadores Qualificados, boa parte é uma contagem de pontos. Quanto mais pontos você fizer, melhor classificado irá ficar no pool. E isso aumenta suas chances de ser convidado para aplicar.

No processo do Quebec (até agora) não é exigido ter experiência na área de formação. Então não precisa se preocupar com isso. Mas para ter uma boa pontuação, é necessário experiência profissional (em qualquer área).

O que fazer com a dica?

Olhe a lista (de 2020) e escolha algo que você goste e se vê fazendo. Nada impede de quando você chegar no Quebec procure emprego na sua área “original”.

Ou nada te impede de mudar de carreira aqui. Pode até mesmo receber bolsa para estudar em algo que você sempre quis e se vê trabalhando.

Claro que meu intuito não é fazer ninguém mudar de carreira! Apenas dei um exemplo. Conforme disse antes, e para me ressalvar de alguém vir criticar depois, a decisão de imigrar é séria e deve ser bem pensada.

Porém se o seu objetivo e foco é imigrar para o Quebec. Pode fazer um curso técnico de menos de 1 ano. O ideal é não demorar muito.

Pois a imigração do Quebec não vem sendo tão estável como antigamente. E você quer garantir que o processo não mude durante o tempo que estiver estudando. Inclusive falo disso na conclusão logo a seguir.

Porém, escolhendo um curso que dá 9 ou 12 pontos, geralmente será um em alta demanda aqui. E dificilmente ele ficará fora das futuras listas de formações que possibilitam imigração pelo Quebec.

Conclusão & Fontes

Quero encerrar o guia com uma notícia boa, para quem quer tentar a imigração pelo processo abordado nesse artigo. E ruim para quem quer imigrar pelo PEQ (Trabalho ou Estudo).

O Governo do Quebec quer fazer mudanças nos seus programas de imigração. E para isso abriu uma consulta popular, a ser realizada esse ano.

Uma das mudanças principais é que o governo está querendo aumentar o número de emissões de CSQ para candidatos do Programme des Travailleurs Qualifiés – Programa dos Trabalhadores Qualificados.

Que justamente o programa de imigração abordado pela lista de formações que você viu acima. E que será valida por boa parte de 2020.

Uma dica importantíssima: independente da forma que você vai tentar imigrar. Não deixem de estudar o francês nunca.

Quanto melhor for o seu nível, mais chances você terá de imigrar e ao chegar aqui sua adaptação será mais rápida e também a obtenção de um emprego no Quebec.

Qualquer duvida ou pergunta leia a seção de comentários. Você pode também deixar seu comentário ou me perguntar, que irei responder assim que possível!

Bonne chance à tous!

Nesse post tem uma explicação de como o Arrima funciona: Arrima Chama Candidatos

Fonte: Ministério de Imigração do Quebec (MIFI)

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

164 thoughts on “Lista oficial das formações que são aceitas pelo Quebec para imigração em 2020

  1. Oi, Fábio.
    Então, ninguém pode garantir, mas com certeza não vai atrapalhar.
    Mecânica é uma área que tem demanda aqui no Canadá. Mas têm vários outros fatores que vai influenciar nisso, e um dos principais é seu nível de idioma.

    att,
    Rafael Alencar

  2. Ola, estou cursando técnico em mecânica pela ETEC e o curso tem 2 anos, equivalente à 1200 horas. Ao concluir o curso terei mais facilidade de imigrar para o Canadá?
    Desde já agradeço.

  3. Oi, David.
    É por nível. Não se somam.

    Att,
    Rafael Alencar

  4. Olá Rafael.

    Tenho 3 cursos técnicos e 1 ano de faculdade, a pontuação é por formação ou por nível?

    Ex.: 3 DEP x 6 pts = 18 facul – 1 ano = 4
    18+4=22

    Obrigado pela ajuda

  5. Oi, Alex.
    Tudo bom? Espero que sim.
    Então, para ver a melhor forma de você vir morar no Canada, seria necessário fazer um encontro virtual para ver seu perfil e saber quais os melhores processos de imigração para você.
    Att,
    Rafael Alencar

  6. Oi sou Alex de Minas sou técnico mecânico industrial há 12 anos mais formação em tecnologia em eletrotécnica industrial e pós em gestão de projetos, e estou no segundo período de eng mecânica ,e quero morar no Canadá como faço

  7. Oi, Andrey.
    Tudo bom? Espero que sim.
    Por coincidência acabei de atualizar a lista.
    A sua formação está na lista. Porém, infelizmente está dando zero pontos. :(
    É uma pena!

    Att,
    Rafael

  8. tenho curso técnico em logística, mas parece que não serve !

  9. Oi, Felipe.
    Tudo bom? Espero que sim. Não, ele não é o técnico. Esse seria o DEC. Porém, se ele tiver pelo menos 1800 horas ele será admissível para a imigração pelo PEQ (se é esse seu objetivo).

    Att,
    Rafael Alencar

  10. Olá, gostei muito do site, parabéns! O curso Soutien informatique (DEP) é técnico em informática? Vou fazer o curso da ETEC desenvolvimento de sistemas, e eu gostaria de saber se o curso que vou fazer é a mesma coisa que o Soutien informatique (DEP). Caso não seja nem vou fazer o curso. Agradeço se me responder, obrigado.

  11. Oi, Myllena.
    No Quebec seu curso de Publicidade e Propaganda será comparado ao Communications et journalisme (BAC).
    Eu sei disso pois também sou formado em Publicidade e Propaganda e o Governo daqui do Quebec me classificou como formado em Communications et journalisme (BAC) após uma análise feita por eles mesmos.

    Atenciosamente,
    Rafael Alencar

  12. Bom dia. Você pode me ajudar? Sou formada em Publicidade e Propaganda, tenho diploma bacharel em Comunicação Social. Não consigo achar minha formação nessa lista?

  13. Olá Rafael tudo bem? Gostaria de saber como faço pra atualizar essa lista?

  14. ola tudo bem eu sou técnica de enfermagem gostaria de saber se no Quebec estão
    pegando profissionais da área não falo francês nem inglês.

  15. Fredd: Existem boatos sobre isso mas ninguém sabe ao certo. É certo que algumas regras mudarão agora dia 31 de março. Quais, ainda não sabemos.
    Lembro que o Quebec não tem obrigação alguma de ter um programa de imigração parecido com o do Governo Federal. O Quebec estabelece suas próprias regras. Agora se o Quebec quiser por conta própria fazer algo parecido ao Governo Federal então pode ser que aconteça. Meu palpite é que o programa de imigração do Quebec continuará mais ou menos como é agora com poucas mudanças.
    Att,
    Rafael

  16. Rafael, soube que este programa de imigração vai fechar, pois o Quebec vai começar com um programa novo totalmente diferente, que vai ser similar a um novo processo que terá o governo federal, conhecido como Expression of Interest.

  17. Bruno: O curso é aceito sim. Quanto a sua segunda pergunta: sem nenhum tipo de diploma superior (técnico ou tecnólogo) não é possível imigrar.
    Att,
    Rafael

  18. Alex: Olá. Seu curso não é aceito, infelizmente, como o meu: publicidade. O nome da companhia poderá ajudar em uma futura busca de empregos mas no processo por si só não ajuda em nada.
    Att,
    Rafael

  19. Olá, Rafael!

    Também preciso parabenizar pelo site e grande ajuda que fornece. Rafa, estudo Jornalismo e penso em imigrar para o Canadá daqui há algum tempo. Minha dúvida é: meu curso é aceito? Revi os doc’s algumas vezes e não o encontrei. Hoje sou estagiário na IBM, com grande chance de me tornar funcionário. Acha que o nome da Companhia pode ajudar? Obrigado!

  20. Olá Rafael, parabéns pela utilidade que tem prestado a todos!
    Duas dúvidas: O curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com duração de 2 anos e meio é aceito?
    E se alguém que não tem nenhuma qualificação, somente o secundário, mas possuindo o francês avançado fluente tem chances de imigrar?

    Muito obrigado desde já,

  21. Olá Cássio, boa tarde.

    Também fiz graduação em Sistemas de Informação e realmente esse curso não consta na lista de profissões. No entanto, você conseguiu confirmar se a equivalência desse curso seria o U115 Science de l’informatique?

    Grato.

  22. Geovany: Obrigado pelos elogios.
    Por que você não faz o curso técnico de informática ao invés do de redes? Assim você terá uma atuação maior (inclusive pode trabalhar com redes).
    O tecnólogo conta mais pontos para o processo.
    A experiência profissional conta qualquer profissão que tenha feito.
    Att,
    Rafael

  23. Maurilo: Olá desculpa a demora pois eu estava com alguns compromissos aqui em Montreal e fiquei sem poder acessar o site por duas semanas. Mas estou de volta. Vamos lá às respostas.
    Enfermeiro é uma das profissões que o Québec mais quer meu amigo. Sua vinda é garantida. Estuda só um pouco de francês, nem precisa de muito e aplica.
    Att,
    Rafael

  24. Ola rafael, site muito bom, alem de ter muitas informações elas são bem esclarecedoras, Parabéns
    então queria tirar uma duvida com vc, eu estou escolhendo um curso pra fazer, mas estou em duvida de tecnico ou tecnologo, por que eu nao tenho experiencia na área q vou escolher e assim q terminar o curso vou dá entrada no processo, minha duvida é o curso técnico de rede de computadores é aceito no processo, pq na lista so diz informatica, agora nao sei se geral ou nao, e tecnólogo tbm nao esta na lista especificando rede de computadores. e experiencia profissional eu so tenho na área técnica de alarme(técnico de segurança eletrônica), analista de controle patrimonial(trab com planilhas de inventários), e de cobrador de ônibus q é o atual e provavelmente sera quando eu entra com o processo de migração.
    desde ja agradeço

  25. SOU ENFERMEIRO, FORMADO NO RIO EM 2006 CURSO SUPERIOR, NÃO VI NADA SOBRE CURSO SUPERIOR, ME DÊ UMA DICA AI AMIGO, COM FAÇO PRA VER ISSO

  26. Danilo: A sua profissão não saiu. Ela continua. Vou colocar online, agora, a nova lista do BIQ. Usa ela que ela está em português.
    Att,
    Rafael

  27. Obrigado Rafael pelas informações e fico agradecido, so que tenho mais uma duvida , li seu novo artigo e na listas de profissões não consegui achar a minha que é mecânico de aeronaves. Gostaria de saber se foi cortado da lista para minha tristeza ou simplesmente não encontrei , e se não foi cortado quantos pontos valem? Se você poder me ajudar agradeço muito.
    Att.
    Danilo

  28. Olá , o site é ótimo já me esclareceu muitas coisas para imigrar, tenho muita vontade mesmo de me mudar e trabalhar em definitivo para o canada. Tenho 20 anos e sou formado em mecânico de aeronaves e fiz a escolha do curso não por causa dos pontos na tabela , mas sim por gostar mesmo e fiquei muito feliz em saber que o curso e bem aceito aí. Já morei um tempo fora do Brasil, voltei ,mas tenho muita vontade de voltar para o exterior e logo vi que o Canadá poderia me acolher . Enfim gostaria de saber qual o primeiro passo para que possa realizar a minha mudança , tenho que procurar o consulado do Canadá no Brasil ? Não sei por onde começar espero que você possa me ajudar.
    Agradeço desde já e aguardo respostas , abracos

  29. Vou aplicar amanhã pq eu tinha que pagar um café… agora já é um jantar… se eu demorar mais um pouco vou ter que pagar o que?!?!!?! Hahahahaha!

    Abç

  30. Alexandre: hauhauhaua! O conselho continua: aplique logo! E venha pagar meu jantar! Hunf.
    Att,
    Rafael

  31. Querido, Rafael.

    Nesse último comentário NÃO te perguntei nada, logo não cabia resposta. Apenas respondi sua sugestão: “Aplica logo, não enrola, rs”
    Minha resposta foi somente para dizer que não estou enrolando, rs. Já estou fazendo tudo para que aconteça o mais rápido possível. :P
    E eu sei que vc me responde de várias formas diferentes, tah! :P

    Boa noite, Rafael! :P

  32. Oi, Rafael!

    Irei realizar o TCFq em 18/10. Assim ganho um tempo para me preparar e tbm o tempo para conseguir todos os documentos e realizar a tradução juramentada. Escreverei para o Emanuel Freitas. Lembro que a Mônica traduziu com ele. Escrevi para a Ordem dos enfermeiros do Québec e já solicitei a lista de documentos necessários para validação do diploma. Sei que posso começar a validar agora pq demora o negócio. Rs
    Já tenho 56 pontos e o mínimo é 49. Devo enviar assim que chegar o resultado do TCFq da França. Nov/12. :)

    Abraço.

  33. Alexandre: Olá! Tudo ótimo por aqui! Se você consegue a pontuação sem os pontos do francês então você consegue sim o CSQ. Isso está bem claro no site deles. Só precisa mandar os exames com a nota mínima quem QUER e PRECISA dos pontos de francês. Mas se você passar pelo “teto mínimo” sem esses pontos então sem problemas.
    Aplica logo. Não enrola, rs.
    Att,
    Rafael

  34. Querido, Rafael! Td bom por aí?

    Estou com uma mega dúvida e já li várias opiniões a respeito disso, mas gostaria de ouvir a sua opinião sobre o meu caso. As regras mudaram e gostaria de aplicar o quanto antes, uma vez que já soube que posso já iniciar o processo de validação do meu diploma.
    Não tenho B2/B2 e talvez não consiga essa pontuação no TCFq se realiza-lo em setembro. Começarei em setembro o B1.

    Veja minha pontuação:

    Nível de estudo: Graduação = 10 pontos
    Área de formação: Enfermagem = 16 pontos
    Experiência profissional: 48 meses ou mais = 8 pontos
    Idade: 18 a 35 = 16 pontos
    Conhecimentos linguísticos: IELTS = 5 pontos / Francês= 0 pontos
    Estadias = 0 pontos
    Sou solteiro e sem filhos
    Capacidade financeira = 1 ponto

    Total= 56 pontos.

    Coloquei zero pontos no francês pq caso não consiga um B2 não pontuarei, mas enviarei um teste de proficiência.
    Com 56 pontos já posso até receber meu CSQ em casa e caso seja convocado para uma entrevista posso tentar ganhar mais 6 pontos.
    O q você acha? Posso tbm enviar agora e atualizar depois com um novo TCFq, mas toda vez q atualiza demora mais, neh? Caso espere conseguir um B2 com certeza será só em fev/14. :/

    Espero sua opinião.

  35. Srsrsr..verdade!!! Ai Rafael acho estou te enchendo com tantas perguntas né?srssrs Mas caso ele queira estudar Inglês Winnipeg, é muito caro ir com a família…e no caso para entrar no processo de imigração de lá é possível, ou teremos de voltar para o Brasil e fazer daqui tudo? Outra coisa, vc tem facebook, posso te adicionar…vc esta sendo muito legal com as informações, estou muito agradecida , porem tenho ainda algumas perguntas…

  36. Gisele: No inverno a vida continua. Sem problema algum. Com as roupas certas dá para sobreviver e ainda mais viver, rs.
    Se seu marido quer estudar 6 meses de inglês por qual motivo ele não já estuda os 6 meses em Winnipeg? E assim já ganha alguns pontos aos olhos dos oficiais?
    Você não seria a primeira mamãe a se mudar para o Canadá com dois filhos, rs. Pode ter certeza. É tudo tranquilo e possível.
    Att,
    Rafael

  37. Obrigada mais uma vez…srsr Deixa eu continuar te perguntando. Meu marido esta querendo passar 6 meses nos EUA para estudar melhor o Inglês, o que vc acha , dá para eu fazer o pedido de lá , ou faço daqui e de lá meu marido vai fazer a visita exploratória caso de tudo certo? Outra coisa, como é frio lá heim srsrs, como faço com 2 criança sendo um bebe, será que é tranquilo…O Povo trabalha , estuda no inverno lá?

    Obrigada e desculpa tantas perguntas

  38. Gisele: Entra no fórum que lá a parte de Manitoba está mais completa do que em qualquer outro lugar da internet. Você vai achar inclusive relato de pessoas que já foram este ano para a Visita Exploratória e foram aprovadas. O link é: imigrar.com.br/forum
    De qualquer forma irei responder suas perguntas de forma direta:
    A parte inicial até a Visita Exploratória é toda por internet/e-mail;
    Seu esposo pode ir sozinho. Ou pode ir a família inteira, tanto faz;
    O principal seria aprimorar o inglês.
    Se estiver com o IELTS pronto e na mão quando reabrir o processo existe a possibilidade de ainda ir esta ano.
    Entra no fórum.
    Att,
    Rafael

  39. Legal Rafael. Agora em relação a imigração via Manitoba…eu li através dos seu links sobre o assunto mais ainda não entendi 100%…como eu me escrevo nesse processo, é tudo via email? E essa visita exploratória meu esposo pode ir sozinho ou a família tem que ir junto? Pelo que vi parece bem mais rápido portanto qual é meu primeiro passo, eu não precisarei então fazer o curso de francês e sim meu esposo aprimorar o inglês dele isso?
    Será que se eu fizer tudo direitinho consigo ir este ano ainda o que vc me diz a respeito?

    obrigada

  40. Gisele: Para saber o nível de francês você terá que contar seus pontos. Para aprender a contar seus pontos pode assistir esse vídeo: https://imigrar.com.br/video-tutorial-aprenda-a-contar-seus-pontos-para-a-entrevista/
    As aulas de francês podem ser feitas em qualquer lugar. Eu estudei bastante com professora particulr.
    O processo todo está levando perto de 2 anos, infelizmente. Mas a tendência é cair. Algumas mudanças temporárias estão fazendo o processo demorar mais do que devia.
    Att,
    Rafael

  41. Oi Rafael, obrigada pela resposta… Me diga outra coisa, qual é o nível de francês temos que ter …eu preciso falar também…tem alguma escola que é indicada ou posso fazer com uma professora particular?
    Quanto tempo esta levando todo esse processo, 6 meses mais ou menos?

  42. Gisele: Contabilidade está na lista de imigração do Québec. E como ele tem experiência na área é plenamente possível que vocês consigam imigrar. Mas para isso vocês devem falar francês é claro.
    Podem aplicar também para o de Manitoba, nada impede.
    Mas contabilidade está dando bastante pontos no processo do Québec.
    Att,
    Rafael

  43. olá, meu marido trabalhou na LIDER TAXI AEREO por 5 anos como mecânico em geral de aeronaves, hoje ele tem 50 anos teria possibilidade de trabalho em Quebec. com vários curso de aviões

  44. Oi Rafael bom dia,

    Quais são as minhas possibilidades de uma migração…Meu esposo é formado em Ciência contábeis mais de 10 anos e trabalha a muito mais que isso na área também…Só em uma empresa que esta até hoje tem 7 anos como gerente de contas…O Inglês dele é o intermediário e francês não tem…Será que temos chances com a área dele, já que eu não conclui a minha faculdade e anda temos 2 filhos um bebe e uma menina de 5 anos…? Estamos muito querendo ir embora e preciso ter uma ideia melhor sobre o processo…quanto mais ou menos temos que ter em dinheiro para caso ser aceito o nosso processo e então levarmos para o Canadá ou Quebec? Ah, outra coisa tb…quanto tempo leva esse processo uns 6 meses ou menos?

    Desde já me desculpe por tantas perguntas e obrigada

  45. Bruno: A sua primeira dúvida já lhe respondi no seu comentário anterior a este então leia lá a resposta.
    A sua segunda dúvida é um mistério que nem Deus pode decifrar. Já vi processos prioritários terminarem com 8 meses como conheço prioritários que estão com 16 meses. Mas em média é bem menos que o curso normal pois um não prioritário hoje está levando 32 meses por aí.
    A experiência serve em qualquer área não precisa ser na de formação. Como comprovante serve: carteira de trabalho, holerite, imposto de renda, carta do empregador, etc, etc.
    É melhor casar antes de começar tudo. Mas se casar depois é melhor mandar depois de imigrar e apadrinhar sua esposa. Mas não se preocupe: tem jeito sim dela ir.
    Att,
    Rafael

  46. Jéssica: Se não tem o nome de farmacêutico especificamente na lista então talvez não seja possível utilizar o curso para imigrar. Se a profissão se enquadra em outra então não tenho como saber pois é algo muito técnico. Não tenho como saber pois é algo que só quem é da área sabe. Mas você pode sim participar de uma palestra virtual feita pelo BIQ e perguntar para a palestrante ao final. Essa dica que estou te dando já funcionou com pessoas do Comércio Exterior, por exemplo.
    Não existe “chances”. Se você tiver o perfil, você imigra. Se sua profissão estiver na lista você pode fazer a demanda de imigração. Basta ter os pontos suficientes e você pode descobrir como contá-los aqui: https://imigrar.com.br/video-tutorial-aprenda-a-contar-seus-pontos-para-a-entrevista/

    Para média salarial veja esse outro artigo: https://imigrar.com.br/pesquisar-trabalho-no-canada-quebec/
    Att,
    Rafael

  47. Bruno: É exatamente o que você pensa. O que conta é a prioridade da profissão e não o tempo de experiência.
    Att,
    Rafael

  48. rafael, eu ja te perturbei algumas vezes sobre mecanica de aeronaves e voltei de novo kkk, mais enfim, como eu sei q aqui da pra encontrar tudo então creio q estou no lugar certo e perguntando a pessoa certa rsrs.
    minha duvida é: eu li em um lugar um rapaz dizendo q pra ter tratamento prioritário no processo precisa ter 24 meses de experincia na profissão e não a lista em demanda. que a lista q da 16 pontos sem os 24 meses de experiencia só servem pra pontuação e não pra tratamento prioritário. isso procede??
    minha segunda duvida é: vc sabe me dizer em média quanto tempo dura o processo prioritário?? nunca achei uma informação acertada sobre isso.
    assisti um video seu falando sobre como contar pontos e até la tudo bem, só q me veio uma pergunta, la pede a experiencia. essa experiencia só serve se for na area de formação ou serve em qualquer tipo de emprego que a gente teve durante a vida?? se for positivo vc saberia me dizer o que serve como comprovante??
    eu sou solteiro, se depois de enviar o meu processo eu casar,, vc sabe informar se eu mando os documentos da esposa pra acrescentar, quando eu receber o visto de residente permanente eu acrescento ela ou é melhor depois q eu receber o visto de residente permante eu casar??disse q sou solteiro mais tenho namorada kkk

    obrigado mais uma vez, Deus lhe abençoe e desculpa mais uma vez a perturbação.

  49. Oie Rafael, visualizei a lista e não tem nada específico para Farmacêuticos, nos podemos trabalhar como microbiologia, química, alimentos, é muito amplo, aonde a gente se encaixa na lista de profissões?Eu também sou formada em técnica de Farmácia desde 2005, vc sabe quanto pagam e se as minhas chances aumentam?Obrigado pelos esclarecimentos.
    Jéssica

  50. Rafael. ja te perturbei um tempo atrás, venho eu de novo rs rs
    li em algum lugar que pra ter o tratamento prioritário na analise do processo é necessário ter 24 meses de experiencia na area de aplicação, é verdade??? e que os 16 pontos que vc tem só serve na contagem de pontos e não na agilidade do processo como prioritário, vc sabe me dizer se isso é verdade?? na minha opiniãon e pelo q eu vinha pesquisando não tinha nada disso, era só a profissão ser prioritária q vc ja saltava na frente de muuuitos e não pela experiencia nessa profissão. pode me confirmar?? te agradeço bastante até mais

  51. Alex: Tudo bom? Bem… Dificilmente sua noiva conseguirá exercer a advocacia aqui sem ter que refazer boa parte do curso aqui. As leis são diferentes, o sistema judiciário é diferente, etc. Então não será fácil, porém não é impossível.
    Se você quer optar por um curso que te dê pontos para o processo escolha aqueles que darão mais pontos que no caso são o de Pintura ou Mecânica de Aeronaves pois qualquer um destes irá te dar incríveis 16 pontos que serão bem úteis para a imigração.
    Att,
    Rafael

  52. André: Esta tabela não foi feita por mim e sim pelo próprio BIQ (Escritório de Imigração do Québec). Por isso ela é “oficial”. Então se eles colocaram que o equivalente é Gestão Financeira então é por que é o que eles aceitam.
    O curso leva 3 anos no Québec mas não precisa levar 3 anos aqui no Brasil. Se o tecnólogo aqui (e não o técnico) levar 2 anos então será aceito mesmo tendo 1 ano de diferença. Estou falando do tecnólogo e não do técnico.
    Nos cursos do Québec tem muitas matérias “dispensáveis” aqui no Brasil como Cultura do Québec, Literatura do Québec, Francês do Québec, etc.
    As vezes dá mais tempo por causa disso.
    Att,
    Rafael

  53. Rafael, obrigado pelas respostas. Tenho mais uma dúvida: De acordo com a sua tabela, o equivalente no Brasil do curso tecnólogo “Conseil en assurances et en services financiers” seria Gestão Financeira, no entanto, na tradução do Google, o nome seria “Conselho de seguros e serviços financeiros”. É isso mesmo? Não consegui achar esse curso no Brasil com duração de 3 anos, somente de 2 anos, e na tabela fala que tem que ser 3 anos.

  54. Ola Rafael,tudo bem,estou querendo imigrar para o canada no Quebec,u e minha noiva ,ele esta terminando o superior em advocacia,gostaria de saber para ela se especializar é preciso refazer novamente essa universidade no canada ou com apenas alguns cursos para poder exercer a funçao no pais?
    gostaria de saber também,eu não tenho nenhum curso universitário e nem técnico,esta afim de fazer um curso de game designer ou de Técnico em Estrutura e pintura de aeronaves ou Técnico em Mecânica de aeronaves. gostaria de saber quais desse cursos técnicos seria ideal para imigrar e trabalhar no Quebec,que tenha uma grande demanda no pais para os próximos anos,pois estou pensando em imigrar a´no meio do ano de de 2015,
    Obrigado

  55. André: Você pode se “candidatar” com 37 ou até mais. A questão é que quanto menos jovem menos pontos ganhará no quesito idade e assim terá que conseguir os pontos em outros quesitos.
    Att,
    Rafael

  56. No site da imigração de Quebec fala que o limite de idade é de 35 anos. Quem tem 37 anos não pode se candidatar? Quais são as chances para quem tem essa idade?

  57. Ale: se o diploma tiver sido obtido a mais do que 5 anos então a pessoa tem que ter pelo menos 1 ano de experiência na área do diploma nos últimos 5 anos.
    Att,
    Rafael

  58. Muito obrigada pela resposta Rafael(vou pedir a imigraçao atravé da profissao Tec,Enfermagem….)…mas aproveitando gostaria de saber se nao tera problema mesmo eu ter me formado faz uns 9 anos…em 2005.?!!…

  59. Marcus: Depende da diferença. Se for muito então não pode. Mas a lista está aí justamente para isso. Se você analisá-la vai ver que tem cursos brasileiros com menor duração do que os do Québec e mesmo assim foram equiparados. O contrário também ocorre. Então isto depende de cada caso e principalmente do tamanho da diferença.
    Att,
    Rafael

  60. Rafael, muito obrigado pela sua resposta. Desculpe a insistência mas fiquei na dúvida justamente pq vc mencionou em algum post que se o curso brasileiro tiver duração menor do que o canadense que esta na lista, não era possível.
    Obrigado pela atenção.

  61. Juliana: Direito não é bom para imigrar para o Canadá, isto é um fato, rs. Mas a profissão do seu marido está na lista do Québec. No entanto os dois podem tentar também por Manitoba onde tivemos 2 leitores aqui do Site aprovados nessa semana. Visita o fórum e veja mais sobre como imigrar por Manitoba: imigrar.com.br/forum
    Att,
    Rafael

  62. Marcus: Se o seu curso é de tecnólogo então não tem problema algum. É perfeitamente possível de imigrar utilizando seu curso.
    Att,
    Rafael

  63. Ale: você pode imigrar como técnica de enfermagem sem problema algum. Não precisa obrigatoriamente ter experiência na área.
    Aproveita que sua área dá vários pontos.
    Att,
    Rafael

  64. Fabio: Não precisa ter exatamente a nomenclatura. Agora se o seu curso de Redes vale eu não sei dizer. É um aspecto muito específico. Posso palpitar: acho que vale sim, sem problemas. Agora para tirar todas as dúvidas vá na fonte: participe de uma palestra virtual do MICC e pergunte ao final para a palestrante (ela fica na sala para responder perguntas para quem quiser). Sim é tudo em “português”.
    Sei que tem uma galera na Bahia que fechou uma turma de Mecânico de Aeronaves. O curso é dado pela ANAC parece. Procura pelo curso na ANAC.
    Att,
    Rafael

  65. Rafael, tenho vontade de imigrar para um país mais tranquilo e pensei no Canadá… não necessariamente para Quebec. Tenho formação em Turismo e pós em adminstração Finanaceira e estou finalizando o curso de direito e meu Marido é formado em contabilidade com pós ecomercio exterior e MBA em Gestão de Negócios. O que vc acha das nossas profissões? Só um detalhe… eu tenho 36 anos e ele 40.

  66. Muito legal o seu blog, obrigado por compartilhar tanta informação boa! Poderia me tirar uma dúvida? Estou prestes a me formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas como tecnólogo com duração de 2 anos e meio. Será que conseguiria me encaixar em Techniques d’informatique mesmo exigindo 3 anos?
    Agradeço pelas informações e parabéns!

  67. P.S esqueci de deixar a carga horaria do meu curso de Tecnologo de Comercio Exterior.
    2.740 total de horas

    Merci

  68. Bom Dia!
    Pessoal,estou querendo imigrar para o Canada(de preferencia para o interior de Quebec/ Richelieu…)rsss.!

    Rafael minha historia é complicada….!..Veja bem…Sou formada em Tecnica de Enfermagem mas nunca trabalhei na area.(me formei em 2005).

    Comecei um curso de Graduação Tecnologa de Comercio Exterior(mas eu posso mudar para outro curso..ainda da tempo..rsss..) .

    Morei durante 2 anos em Montréal(fui imigrante temporaria/fui para estudar e fazer o programa de caregiver in live….que foi uma experiencia otima.)…mas decidi voltar faz 2 anos pois meu pai estava doente.

    Hoje pretendo retornar como residente permanente….

    Duvida…Será que mesmo ter terminando o meu curso de Tecnico de Enfermagem em 2005 e nunca ter trabalhado na area,eu posso pedir imigraçao atraves dessa formaçao?? Ou ,tento pedir imigraçao atraves desse curso que estou fazendo de Graduaçao Tecnologa de COmercio Exterior?!!!

    QQuer informaçao ou dica será muito bem vinda.

    Falo inglês (intermediario) e francês fluente(dou aula em uma escola de idiomas aqui da minha cidade).

    Tenha uma otima semana

    Att.

  69. Rafael, cada vez que vejo seu site, mais opções se abrem na minha mente. Acho que só vou decidir onde vou me focar para imigrar depois que ler seu site inteiro! rsrsrs. Bom, aqui eu fique com duas dúvidas e gostaria muito da sua ajuda. Como eu já disse antes em outro post, tenho curso de tecnologo de 2 anos e meio. Depois fiz uma pos graduação latu-sensu de quase dois anos (janeiro de 2009 a setembro de 2010). Aí que surge a primeira dúvida. Na lista de profissões que tem nesse post, o que mais chegaria perto do que eu fiz foi Tecnólogo de Informática. Esse termo é bem abrangente, porque dentro da área de TI (informática) tem várias sub-áreas. Exemplo: Redes de Computadores (o que eu fiz), Banco de Dados, Sistemas de Informação, Segurança da Informação, entre outros. Minha pós foi em gestão de TI. Você saberia me dizer se vale alguns desses cursos que eu passei acima ou tem que ter a nomenclatura exatamente igual ao que eles pedem? Segunda pergunta: por incrível que pareça, procurei na internet sobre os cursos que você diz aqui que valem 16 pontos (técnico em mecânica de aeronaves e técnico em estrutura e pintura de aeronaves mas não encontrei nada. Você sabe quais instituições oferecem esses cursos? Eu faria fácil pra pegar a pontuação máxima!!! rsrsrs. Forte abraço e obrigado por tudo!

  70. Juliana: Eles vão escolher a formação que dá mais pontos na lista. Elas não se somam.
    Att,
    Rafael

  71. Eu terei os duas formações uma de Tecnólogo em Comércio Exterior e o Bacharel em Economia, eles avaliam apenas uma das formações ou qual delas que dará mais pontos a fim de apresentar no processo?
    Desculpe se não fui clara anteriormente.

  72. Juliana: no final de tudo seu diploma de bacharel será sobre qual título? Qual será o nome da sua formação final?

  73. Ola Rafael, minha duvida e se esse tipo de formacao ajuda a obter uma boa pontuacao ou nao?

  74. Juliana: Olá. Só não entendi bem qual seria sua dúvida ou sua pergunta. Também pelo fato de que você não usou interrogação em nenhuma parte do seu comentário então estou meio perdido. Você poderia refazer sua pergunta de uma outra maneira?
    Fico no aguardo,
    Rafael

  75. Boa Tarde,
    Achei esse site e estou lendo e gostando muito, é um site bem completo e cheio de informações sobre o Quebec, mas não sei se você pode me esclarecer uma dúvida sobre essas pontuações acadêmicas. Eu sou formada no ensino médio técnico de Gestão de Pequenas Empresas com carga horária em torno de 800 Hrs, e estou cursando Tecnólogo de Comércio Exterior e pretendo cursar os outros 2 anos em economia para ter o diploma de Bacharel, com base nesses cursos eu posso ter uma pontuação significativa, já que não vi nas relações sobre o Curso de Comex, já que esse tecnólogo tem duração de 2 anos completos.
    Obrigada.

  76. Marcelo: Algumas horas de diferença na carga-horária são aceitas agora não pode ser demais a diferença. Agora geralmente os cursos de dois anos no Brasil são de técnico e não de tecnólogo. Então você tem que ver o título que irá ganhar depois de formado. Se de técnico ou tecnólogo.

    Quanto a sua namorada fica difícil eu dizer pois é um caso bem específico. É melhor você entrar em contato com o BIQ do México ou melhor ainda participar de uma palestra virtual deles e perguntar para a palestrante. Agora uma dica: existe um curso de técnico desenhista projetista de arquitetura no Brasil. Com os créditos que sua namorada já adquiriu nos dois cursos que estudou ela pode facilmente conseguir o diploma mesmo sem voltar a estudar eu acredito. Talvez ela tenha já todos os créditos ou pelo menos digamos 90% então não seria nada difícil ela conseguir o diploma de Desenhista projetista de construção
    civil e arquitetura. Mais antes disso tente entrar em contato com o BIQ para ver se eles não aceitariam as duas formações da sua namorada para encaixá-la nessa profissão. Por ser uma questão muito específica não posso responder com propriedade.

    Att,
    Rafael

  77. Olá,

    Estou lendo bastante sobre imigração e principalmente o que diz respeito a graduações aceitas por eles. Estou pensando em fazer o curso de Gestão Comercial, pois a pontuação é boa. Mas só encontro cursos de 2 anos de duração, e este curso no Quebec dura 3 anos. Li em um blog uma pessoa dizendo que o curso com um ano a menos de duração não seria aceito. Esta informação é verdadeira?

    Outra questão é quanto a graduação da minha namorada. Ela vai se formar em arquitetura, esse curso não está sendo aceito quando a graduação é feita no Brasil? Ela é formada no curso Técnico em Edificações também, mas não encontrei esse curso na lista, sabe se é possível encaixar ele em alguma categoria.. como técnico desenhista projetista de arquitetura, de repente.

    Desde já agraço a atenção.

    Att
    Marcelo

  78. o Curso começa agora dia 08/07 como tinha te dito e o de frances eu começo agora em junho pra poder adiantar logo isso e pagar essa janta pra voce rsrs

  79. Bruno: o mais importante não é o nível de francês em si e sim tirar uma boa nota no exame de francês. Isso depende da sua dedicação. É como estudar para uma prova. Então só você sabe a sua motivação e dedicação, rs.
    Att,
    Rafael

  80. Bruno: Vou cobrar os dois jantares, viu? Tenho memória de elefante, rs. Boa sorte com seu plano, sei que dará certo.

    obs1:A idade e eu ser solteiro atrapalha no processo?
    Não. A idade até ajuda tendo em vista que você terá mais tempo para aplicar antes da idade limite, rs. Ser solteiro não atrapalha.

    obs2. Conhece alguém que Imigrou com a profissão de mecanico de aviões?
    Ainda não. Mais conheço muitos que irão, rs.

    obs3.Tinha visto em alguns sites que eles só aceitam no minimo TECNICO isso independe mesmo de ser certificado ou diploma?? desde que seja reconhecido mesmo pelo mec e tenha a carga horaria??(ESSA É SÓ PRA CONFIRMAR MESMO KKKK)
    No mínimo técnico. Você não poderá imigrar apenas com o secundário por exemplo. Tem que ser no mínimo técnico. Se for reconhecido pelo MEC está beleza. A carga horária não precisa bater perfeitamente. Pode ter diferenças.

    Att,
    Rafael

  81. e sem querer ser chato e ja abusando da BOA VONTADE. UM nivel de FRances idéal para ser aprovado . tem mais ou menos uma base para me dar uma dica??
    obrigado de novo rs

  82. kkk pode deixar que eu pago esse jantar e como voce disse que a profissão da uma boa grana, vou pagar 2 kkkk. O curso começa agora dia 08/07 e como tem duração de 1 ano é o tempo que eu vou aprender um BOM francês. Provavelmente eu dê entrada no processo com 24 anos. Tenho 22(1 mês pra 23) agora,mais como ja sei o que quero(que é imigrar) não tem o por que ficar protelando, prefiro adiantar logo o processo, começar o curso e o francês e fé em Deus, eu estar dando entrada no processo o quanto antes.

    obrigado

    obs1:A idade e eu ser solteiro atrapalha no processo?

    obs2. Conhece alguém que Imigrou com a profissão de mecanico de aviões?

    obs3.Tinha visto em alguns sites que eles só aceitam no minimo TECNICO isso independe mesmo de ser certificado ou diploma?? desde que seja reconhecido mesmo pelo mec e tenha a carga horaria??(ESSA É SÓ PRA CONFIRMAR MESMO KKKK)

    Obrigado de novo, acho que depois dessas,não tenho mais perguntas tãaaao cedo rsrs

    OBRIGADO MAIS UMA VEZ

  83. Bruno: Valeu pela informação. Tendo o carimbo do MEC é tudo que você precisa.
    Não precisa bater as horas direitinho, não se preocupe. É possível sim. O curso do Québec tem muita coisa própria daqui como: história do Québec, literatura do Québec, etc, por isso sempre dá mais que no Brasil.

    Não quero um simples obrigado não, viu? Como você será mecânico de aviões que dá uma grana boa aqui você está mais do que convidado a pagar um jantar para mim, rs.
    Att,
    Rafael

  84. Rafael, só passei aqui pra lhe falar. acho que consegui encontrar tudo certinho.
    o Curso NÃO da um diploma mesmo não, da um CERTIFICADO mais é com a carga horaria exigida pelo BIQ, após termina-lo eu faço uma validação para TECNICO e é reconhecido e autorizado pelo MEC. Confirmei isso tudo com a escola.
    obrigado por ter me dando essas dicas valiosas.
    espero um dia, se eu conseguir mesmo imigrar(é o que pretendo né e o mais rapido possivel) poder te agradecer pela ajuda. continue assim, ajudando as pessoas :D

    Deus lhe abençoe. se eu tiver mais alguma duvida, certamente virei aqui perguntar kkkk

    obrigado
    só um obs. o escritorio exige 1200, mais com 1.034 hrs. equivoquei quando disse 1120. Então com essa diferença ainda sim, é possivel aplicar para o processo?

    muito obrigado mais uma vez

  85. obrigado mais uma vez rafael. vou procurar um contato do BIQ e enviar minha duvida

  86. Bruno: aí já não sei. Pode ser que seja aceito ou pode ser que não seja aceito. Não tenho como saber de um caso tão específico. Talvez seja melhor você entrar em contato com o BIQ do México e perguntar.
    Att,
    Rafael

  87. o que regulamenta o curso de mecanico de aviões não é o MEC é a ANAC e esse curso é homologado pela anac tudo certinho, para assim que concluir, estar apto a prestar a banca da anac(no caso pro brasil) e poder trabalhar

  88. Bruno: se for um certificado técnico reconhecido pelo MEC então não tem problema algum. É importante saber se é reconhecido pelo MEC pois se não for então não será reconhecido pelo Quebec também.
    Att,
    Rafael

  89. eu mais uma vez pedido sua ajuda. desde ja muito obrigado por estar ajudando tanto a mim, quanto ao pessoal que as vezes precisa de uma ajuda de alguém que entende muito mais que nós. muito obrigado . tenho mais uma duvida,rs.

    Todos os cursos que eu ja achei , só fornecem CERTIFICADOS, não o DIPLOMA. Para dar entrada no processo somente com o DIPLOMA ou CERTIFICADO SERVE? pq o certificado também é de TECNICO(confirmei com a escola), com a carga horaria de 1120 horas( o escritorio exige 1200 hrs) e talz, 1 ano de curso e etc..

    Podem me dar essa luz??? de Preferencia falando que Certificado tecnico serve??
    kk
    aguardo alguma ajuda :D
    grato mais uma vez

  90. Rafael, bom dia!

    Sou formado em administração e vou tentar com esse curso que me da 6 pontos, se eu fazer um tecnico desses que tu coloca na lista eu somo a pontuação? então se eu fazer o tecnico em farmacia fica 6 + 12?

  91. Bruno: acho que uma profissão que dá 16 pontos dificilmente sairá da lista pois estão entre as mais em demanda no Québec. Pode até sair mais acho muito improvável. Creio que é bem mais fácil uma profissão de 6 pontos sair. Uma de 16 pontos é mais provável que desça para 12 ou até 6 pontos mais sair da lista não pois há muita demanda.
    Att,
    Rafael

  92. e as profissões que dão 16 pontos, elas tem chance de sair da lista ou somente diminuir a pontuação?? pq talvez uma coisa q eh de extrema importancia que da 16 pontos,não sairia da lista rapido, mais voces com mais propriedade talvez saibam dizer melhor, ou isso tudonão tem nada haver(essa questão da pontuação)??

  93. Bruno: antigamente não existia lista. Isso é algo recente então não tem como dizer quanto tempo vai ficar pois não temos como comparar com o passado, rs. Eles tinham prometido mudar a lista agora em março porém adiaram para julho a mudança. Talvez em julho mudem e se mudarem então creio que irá ficar algum tempo sem mudar.
    Da primeira lista para a mudança em julho levou uns 2 anos. Se é que eles vão mudar.
    Att,
    Rafael

  94. Getúlio: Obrigado pelos elogios. Você tem algum tipo de diploma na área de TI?
    Att,
    Rafael

  95. Essa nova lista vai ficar quanto tempo disponivel com essas profissões?? por exemplo, essas que dão 16 pontos normalmente ficam quanto tempo?? 2 ou 3 anos?? ou a cada ano troca a lista de profissões em demanda??

  96. Olá Rafael, parabéns pelo trabalho em esclarece as dúvidas de todos.
    Veja se pode me esclarecer esta, sou formado há pouco tempo em matemática, porém estou no mercado de TI há 6 anos e gostaria de exercer essa função. Existiria algum problema para eu dar entrada no meu processo para Quebec? Posso fazer algo pra solucionar caso ocorra algum ? (Fazer MBA, mestrado, etc..)

  97. Diego: pelo que sempre soube cursos profissionalizantes não valem para imigração. Apenas do técnico para cima. Agora se o curso for regulado ou chancelado pelo MEC então deve valer. O segredo é ligar para a escola que dá o curso e pergunta qual o tipo de diploma e grau que a pessoa recebe ao terminar o curso. Isso já ajudará a acabar com todas as dúvidas.
    Att,
    Rafael

  98. Olá Rafael,

    Estou na mesma posição de Bruno, esse curso que irei fazer de mecânico de Aeronave é um curso profissionalizante. Tem outras pessoas querendo fazer esse curso para migrar porém, estamos também na indecisão porque aqui no Brasil quem regula esse curso é a Anac, acredito que não o MEC. Minha dúvida é a mesma porque o curso similar lá no Quebec é de Montagem Mecânica ou seja para a fabricação de motores e não para ser mecânico. O que que você sabe a respeito disso?

    Muito obrigado,

  99. Gleice: Muito obrigado pelas informações. Acredito que eles estejam certos. O CSQ por correio já é uma realidade há muito tempo. E já existiram até mesmo entrevistas por telefone. Pelo menos espero que ajam mais rápido.
    Att,
    Rafael

  100. Bruno: só são aceitos cursos pelo BIQ (Escritório de Imigração do Québec) reconhecidos e registrados no MEC (Ministério de Educação). E parece não ser o caso desse curso. Ser ou não autorizado pela Anac não faz diferença.
    Att,
    Rafael

  101. muito obrigada pelas informações Rafael, só para ajudar com uma informação, na palestra que assistimos no dia 10/04, a palestrante foi bem clara com relação ao processo de entrevistas, ela disse que se voce atingir a pontuação minima, que no caso para o casal são 63 pontos, o seu CSQ chegará por correio, não precisando mais passar pela entrevista. A entrevista só irá ocorrer, caso falte 02 pontos para voce atingir o minimo exigido, neste momento eles irão avaliar a adaptabilidade, onde voce poderá obter o CSQ logo após a entrevista. Eles burocratizaram o processo, exigindo muito mais documentos, e exigindo o teste de idiomas, exatamente para não precisarem mais fazer as entrevistas,até por um questão de custos….por isto optamos pelo meu esposo fazer este curso, para atingirmos a pontuação e pularmos a parte da entrevista, e também para ter mais opções de emprego quando chegarmos em Montreal…..

    Vou continuar acompanhando seu blog, e no que eu puder agregar estamos a disposição.

    Gleice e Naldo

  102. como tinha dito, o curso aparentemente é profissionalizante e com a carga horaria teoricamente exigida pelo escritorio de imigração. só não é tecnico, pq o tecnico tem a carga horaria de mais de 2 mil horas. os mecanicos de aeronaves trabalham depois de ter concluidos esses cursos e com a abilitação da anac.(após o curso realiza-se a banca da anac para ai sim poder atuar na area). Minha duvida maior é essa. o curso é autorizado pela anac sim, a carga horaria é a exigida pelo escritorio e o curso da certificado de conclusão, ou diploma, não sei ao certo, mais ele fornece um dos dois ou os dois. o tecnico demora mais de 2 anos e esse é de um ano e alguns meses. ai que mora minha duvida, só preciso de uma resposta mais concreta, para assim poder dar inicio ao meu projeto. agradeço desde ja pela ajuda, e se puder tentar me ajudar de novo rsrs eu agradeço mais ainda.

  103. Bruno: A carga horária não precisa ser a mesma. Pode sim ter uma diferença de 100 horas ou até mais sem problema algum. Agora o “nível” do diploma oferecido pelo curso é importante. Tem de ser um curso técnico. Se for só um curso profissionalizante sem certificado ou diploma não valerá eu acho. Para imigrar (independente da profissão) tem que ter pelo menos um curso ou técnico ou tecnólogo ou bacharelado. Então pesquise o “nível” do diploma dado por esse curso.
    Att,
    Rafael

  104. Olá amigo, muito obrigado por nos ajudar com tanta informação util. tenho só uma duvida
    que ronda minha cabeça e que se voce souber me ajudar, ficarei eternamente grato, seguinte:
    Sobre o curso de mecanico de aviões. na lista fala TECNICO em mecanica de aviões com carga horaria de 1200 hrs, mas procurando na internet, eu vi VÁRIOS cursos com duração de 12/13 meses mecanico de aviões com carga horaria de 1100 horas. ai que vem minha duvida, esses cursos de 12/13 meses com essa carga horaria serviriam 1100 hrs, para imigrar, lembrando que é um curso de mecanico de aeronaves ou somente o TECNICO com mais de 2000 hrs . esses cursos de 1 ano são regulamentados pela anac eetc.. creio que a diferença seja só em relação ao crea mesmo que o tecnico oferece. pode me tirar essa duvida? se esses cursos de 12/13 meses com essa carga horaria de 1100 hrs serviriam, sendo q o escritorio exige 1200???

    te agradeço desde ja e obrigado mais uma vezpor ser solicito. com certeza vc ajuda muitas pessoas :D

  105. Gleice: a formação prioritária acelera um pouco o processo mas mesmo assim ainda depende das datas disponíveis por eles. Leva menos tempo com certeza mas não sei dizer quanto tempo pois cada caso é diferente. O que posso dizer é que já vi prioritários sendo entrevistados em 3 meses. Outros em 6 meses, etc. Mas com certeza os prioritários “furam” a fila.
    Att,
    Rafael

  106. Oi Rafael tudo bom???
    Achei excelente o seu blog, e estava pesquisando exatamente sobre isto, pois assistimos a palestra virtual no dia 10/04/2013. E vimos que seria uma boa ideia fazer um curso de curta duração, para atingir maior pontuação, no caso meu esposo optou por fazer o curso de Mecanico de Aeronaves, que dão 16 pontos, e é no máximo 17 meses de curso. Na lista de area de formação, diz que este é considerado como um curso prioritario, exatamente pela pontuação, e acredito que também devido a demanda…..você sabe me dizer se quando aplicamos, com uma area de formação prioritaria, o quanto o processo é acelerado, pois em média a 1º fase são de 12 meses???

    Fico no aguardo, e obrigada pela atenção.

  107. Oi Rafael,

    Muito obrigado. Vou questionar isto na palestra então.

    []’s

  108. Cássio: Pelo que eu saiba é aceita sim. Ela fica classificada como Ciência da Computação também. Mas tente participar de uma palestra virtual e pergunte para a palestrante.
    Att,
    Rafael

  109. Olá Rafael, tudo bom?

    Depois que vi a palestra, fui atrás de como imigrar pro Quebec. Digo que o seu site é um dos que mais me ajudou, e falta bem pouco pra eu começar esta caminhada. Porém só tenho uma dúvida bem importante…

    Sou formado em Sistemas de Informação e trabalho faz mais de 5 anos na área. Eu vi que esta minha graduação não aparece na lista, apesar de ela ser da área de TI assim como Engenharia e Ciências da Computação. Gostaria de saber se você sabe se esta graduação é aceita (Bacharel normal de 4 anos) ou se caso sabe como eu posso conseguir esta informação.

    Já mandei um e-mail pro BIQ semana passada, mas até agora nada, e também não consegui achar esta resposta em qualquer outro lugar.

    Muito obrigado!

  110. Olá Nicole!
    Até hoje eu não consegui confirmar se realmente é aceito ou não. O Rafael daqui do site me ajudou bastante me deixando otimista. Eu também tentei me informar numa palestra virtual (já assisti 3x) mas a Perla não respondeu minha pergunta, e eu também liguei no BIQ México mas o funcionário não soube informar. Ele apenas disse que eu tenho que comparar na tabela. A comunicação também não foi boa… o inglês dele não era muito bom e isso talvez tenha complicado. Acabei deixando de lado por uns dias e resolvi aguardar se terá ou não mudanças no processo agora dia 31 de março. Se quiser manter contato ou caso descubra algo, fique a vontade para me escrever: [email protected]

  111. Olá pessoal!
    Bruno, também sou Tecnóloga em comex e tenho a mesma duvida que você! Será que com o curso de 2 anos é possivel imigrar? será que é equivalente a adm?

  112. Celso: o processo do Québec abordado aqui no Site Imigrar é o processo de imigração, ou seja, é para residente permanente.
    Att,
    Rafael

  113. Obrigado Rafael,

    Uma outra dúvida, essa modalidade de imigração seria para residente permanente ou trabalhador temporário?

    Parabéns pelo site, muito bom!

  114. Celso: Boa noite. Não é possível acumular pontos de formações. Você deverá escolher uma e aplicar por ela e ganhará 6 pontos.
    Att,
    Rafael

  115. Boa noite Rafael,
    Sou formado como Técnico em informática e recentemente terminei o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (tecnólogo). Cada uma das formações dá 6 pontos. Você sabe se é possível acumular os pontos dos dois diplomas e somar 12 pontos?
    Obrigado!

  116. Alírio: Se trata da mesma lista. A do seu link e a que postei são a mesma coisa. A única diferença é que uma é em francês e a outra está em português e traz o curso correspondente no Brasil ao do Québec. A lista foi feita pelo próprio Escritório de Imigração do Québec no México (BIQ) que é um órgão oficial do MICC (Ministério de Imigração do Québec). Então trata-se também da lista oficial. A única coisa que eles fizeram foi: traduzir, colocar o curso correspondente do Brasil e juntar a lista de 12 e 6 pontos em uma só. Mas são a mesma coisa.

    Só pode imigrar com arquitetura quem tem um diploma do Québec (e não um brasileiro) conforme respondi e expliquei nos comentários ontem. Pode ser que arquitetura com diplomas estrangeiros entrem na lista a partir do dia 1º de abril. Conforme a palestrante do BIQ algumas profissões serão adicionadas à lista então vamos torcer.
    Att,
    Rafael

  117. Rafael, por favor me tira uma dúvida: que relação existe entre essa lista que você colocou aqui e essa do link abaixo ?
    http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf

    Minha dúvida ainda é com relação ao curso de arquitetura, porque se esse curso ainda esta na lista do site deles, talvez isso queira dizer que continuará depois do dia 31 de março, ou essa outra lista que você postou aqui será a oficial a partir do dia 1º de abril ?
    Abraços e muito obrigado !!!!
    Jr

  118. (Editado e corrigido)
    Tay: Eu acreditava que não existia um curso técnico de arquitetura porém descobri que existe um curso de Desenhista Projetista de Arquitetura e é a esse curso que a lista faz referência! Por isso meu engano. Desconhecia esse curso e essa profissão. Então provavelmente arquitetura não se encaixa. Porém vale à pena perguntar em uma palestra do BIQ se arquiteto pode se encaixar nessa categoria.

    Em último caso acho que um arquiteto formado pode facilmente e rapidamente conseguir um diploma de Desenhista Projetista de Arquitetura. Creio que seria possível aproveitar 90% das cadeiras, rs, ou algo do gênero. Mas aí já é palpite. Porém antes de tudo vale à pena duas coisas: primeiro entrar em contato com o BIQ e perguntar diretamente e/ou em uma palestra virtual também e segundo aguardar a mudança que irão fazer agora em março e ver se a bendita arquitetura (sem nenhum asterisco) entra na lista.
    Att,
    Rafael

  119. Oi Rafael, ontem tinha dito que o curso de arquitetura teria entrado mas não consta na lista e um rapaz a cima citou a mesma coisa, você leu alguma novidade por ai?
    Outra coisa, em outro tópico você tinha dado a dica para uma moça fisioterapeuta que se na próxima lista não surgisse fisioterapia que tentasse equivalência em ‘técnico de reabilitação física’, como essa parte poderia ser feita? Pela ordem desses técnicos?

    Obrigada mais uma vez!

  120. Pedro Augusto: Olá. Espero que todos os seus planos de imigração se concretizem. Sinceramente não faço ideia quanto um mecânico de avião ganha no Canada. Com certeza não é pouco pois se trata de uma profissão bem técnica e difícil. E com certeza é bem mais do que uma pessoa trabalhando com isso no Brasil ganharia. O segredo é entrar nos sites de empregos do Canada e procurar vagas para mecânico de aviões. Algumas dão a faixa salarial.
    Obrigado pelos elogios ao site. Não é diariamente infelizmente por pura falta de tempo, rs, mas tento atualizar pelo menos dia sim e dia não.
    Att,
    Rafael

  121. Vou entrar Hoje mesmo no curso de mecanica de aviação;

    Já trabalho na area, adoro o que faço, e fazendo no canada então…

    Só uma duvida, qual a remuneração para o cargo no canada?

    alguma ideia?

    grande abraço e parabens por esse blog incrivel.

    acho q o unico atualizado diariamente.

  122. (Editado e Corrigido)
    Alirio: Eu acreditava que não existia um curso técnico de arquitetura porém descobri que existe um curso de Desenhista Projetista de Arquitetura e é a esse curso que a lista faz referência! Por isso meu engano! Desconhecia esse curso e essa profissão. Então provavelmente arquitetura não se encaixa. Porém vale à pena perguntar em uma palestra do BIQ se arquiteto pode se encaixar nessa categoria.

    Em último caso acho que um arquiteto formado pode facilmente e rapidamente conseguir um diploma de Desenhista Projetista de Arquitetura. Creio que seria possível aproveitar 90% das cadeiras, rs, ou algo do gênero. Mas aí já é palpite. Porém antes de tudo vale à pena duas coisas: primeiro entrar em contato com o BIQ e perguntar diretamente e/ou em uma palestra virtual também e segundo aguardar a mudança que irão fazer agora em março e ver se a bendita arquitetura (sem nenhum asterisco) entra na lista.
    Att,
    Rafael

  123. Alirio: Aparece sim. Só que lá embaixo. Tipo a arquitetura brasileira não é igual a arquitetura quebecoise em nível de estudo (anos e horas) mas de qualquer forma continua dando para imigrar como arquiteto então dá na mesma, rs.
    Att,
    Rafael

  124. Rafael, em uma outra lista existe o curso de arquitetura (nível superior), mas nesse que você colocou aqui, ARQUITETURA não aparece. Isso quer dizer que esse curso foi retirado ?

  125. Conheço apenas pela internet. Parece ser boa. Quando eu estava pesquisando um curso para mim esta estava entre uma das possibilidades. Entra em contato comigo por email que te passo outra escola que achei intere$$ante (rs) para você comparar os preços: [email protected]
    Att,
    Rafael

  126. Rafael, pretendo ir para Quebec City. Li que em Montreal há uma forte tendência para o inglês e eu quero fugir do inglês durante o intercâmbio. Eu estou conversando via skype e e-mail com o Alfredo da www.learningfrenchinquebec.com. Por acaso você conhece essa escola? Eles me ofereceram 30% de desconto até 28 de fevereiro.
    Bruno

  127. Olá Bruno. Ligue mesmo pois a palavra deles é a final. Eles atendem em espanhol, inglês ou francês. Mas acho que no portunhol dá para desenrolar sim, rs. Você pretende ir para Montréal estudar francês em setembro?
    Att,
    Rafael

  128. Rafael, fiquei muito feliz em ler isso. Só tenho a agradecer pela sua ajuda! Obrigado mesmo!
    Bom, eu vou me informar o mais rápido possível antes de qualquer coisa. Eu já estava analisando pacotes de intercâmbio para setembro e pretendo dar entrada no visto nessa semana. Mas com certeza é bom me informar disso antes. E assim que eu souber, eu lhe aviso por aqui ou por e-mail (como quiser) para que essas informações sejam úteis para outras pessoas com casos semelhantes.
    O melhor é ligar no BIQ por que na última palestra virtual nenhuma das minhas perguntas foram respondidas. No BIQ eles entendem portunhol? rsrs
    Abraço!

  129. Ao que tudo indica é um curso de tecnólogo então é equiparado ao DEC. Porém retificando eu fui olhar a lista de formações que permitem imigrar para ver o seu caso específico e vi que Administração conta como BACC. Então na teoria a pessoa precisaria ter um curso de bacharelado aqui no Brasil para tentar imigrar. Porém o BACC. está como de 3 anos (a grande maioria são de 4 anos ou mais) e pode ser aí que reside sua sorte! Pois um BACC de 3 anos tem a mesma duração da maioria dos DECs (que duram em média 3 anos). O tecnólogo é equiparado ao DEC e disso não tenho dúvidas. Então por “tabela” creio que sua formação é aceita sim. Agora como eu disse: seu caso é complicado, rs, então estou só palpitando para lhe dar uma luz, um caminho. O melhor a se fazer é ligar para o BIQ e perguntar. Ou então em uma palestra ao vivo (que falaram que vão voltar a fazer) você perguntar para o oficial do BIQ.
    Se você fosse formado em Administração (ou em Comércio Exterior porém como bacharelado) então a minha resposta seria “oficial”: sim você pode imigrar. Como não é o caso é melhor você entrar em contato com eles para poder aplicar.
    De qualquer forma vi que na sua faculdade a pessoa pode continuar os estudos de tecnólogo para bacharel, ou seja, é aquele caso que lhe disse: você diz que quer um grau maior e assim com cadeiras extras consegue passar de tecnólogo para bacharel. Mas só se necessário. Antes veja se você já não consegue só com o seu curso mesmo.
    Att,
    Rafael

  130. Shiii… Não sabia dessa!
    São 1600 horas. O nome do curso é Superior de Tecnologia em Comércio Exterior. Faço na Anhembi.

    Bruno.

  131. Seria bom pois assim ajudará futuros interessados do Comércio Exterior a imigrar. Aliás você sabe a carga horária do seu curso? Assim dá para ter uma ideia se é tecnólogo ou técnico…
    Att,
    Rafael

  132. hehe.. pode deixar! Depois direi aqui o que descobri! :)

    Obrigado!

  133. Disponha. Qualquer dúvida pode perguntar. E veja na direção da sua instituição de ensino. Se for técnico tem instituições que aceitam transformar em tecnólogo de você cursar mais algumas cadeiras extras. Então “nem tudo estará perdido”, rs.
    Att,
    Rafael

  134. Eu quando mandei o dossiê para abrir o processo para o BIQ em São Paulo mandei com Certificado de Conclusão e na entrevista mostrei o diploma. Não tive problemas quanto à isso. Mas o BIQ do México parece ser bem difícil de agradar. Valeria à pena ligar para lá e perguntar. Mas repito: consegui apenas com o certificado de conclusão.
    Agora quanto ao seu diploma ser tecnólogo ou técnico não faço a mínima ideia. Pergunte na direção do seu curso. O que importa é o que vai vir no diploma: se técnico (corresponde ao DEP no Québec) ou se tecnólogo (corresponde ao DEC). Se for DEP você não conseguiria imigrar pois administração está na categoria de DEC.
    Att,
    Rafael

  135. Obrigado pela resposta!

    Irei me formar como tecnólogo. O curso tem duração de 2 anos.
    Eu assisti duas vezes a palestras virtual. Na primeira, a Perla disse que é aceito e que inclusive ela também é formada na área. Na segunda palestra, ainda com dúvida, perguntei mais detalhado e se aceitam certificado de conclusão. Ela não respondeu. Mas respondeu sobre o certificado por que outra pessoa perguntou.
    Bom, estou 99% certo quanto a profissão Comex, mas fico inseguro agora sobre ser tecnólogo. O que vocês acha?

    Att.,

    Bruno

  136. Olá. Já vi um caso de uma pessoa que era de Comex e foi encaixada como Administração, não lembro onde. Caberia você assistir uma palestra oficial e fazer essa pergunta à palestrante e/ou mandar um email pro BIQ para ter certeza absoluta. Eu tento sempre passar somente informações oficiais. Quando não tenho certeza ABSOLUTA então não a doou. Este é o seu caso. Meu palpite é que Comex pode sim ser encaixada como Administração. Mas você se formará técnico ou tecnólogo?
    Att,
    Rafael

  137. Olá!

    Parabéns pelo site!

    Irei me formar nesse semestre em Graduação Tecnológica de Comércio Exterior com duração de 2 anos. Li em outro site que Comex pode ser encaixado como Administração. Saberia me dizer se isso confere e se é aceito?

    Att.,

    Bruno.

  138. Oi Ana. Os cursos não precisam ter necessariamente a mesma carga horária. Você viu a lista traduzida feita pelo próprio Escritório de Imigração do Québec? Esta aqui: https://imigrar.com.br/wp-content/uploads/2013/01/Lista-de-formacao-quebec_brasil.pdf
    Se for o mesmo curso (nome) então pode fazer mesmo que a carga horária seja diferente. Agora tenho uma novidade para você. Lembro que você só tem 1 ano na profissão que deseja seguir e descobri um processo igual o de Manitoba que requer só 1 ano de experiência e é em francês. É o processo de Nova Scotia e estou nesse exato momento terminando o artigo sobre ele. Ainda hoje entra no ar. Fica atenta pois acho que ele pode ser o que você procura: francês + apenas 1 ano de exercício da profissão.
    Obs: já postei aqui: https://imigrar.com.br/imigracao-para-nova-scotia-canada-visita-exploratoria-para-quem-fala-frances/
    Att,
    Rafael

  139. Rafael, mas e no caso dos cursos técnicos? Por exemplo, vi dois cursos listas (6 pontos) validados pelo MEC (pra não ter problema na entrevista) com as seguintes carga horária a) 800 hs/aula + 160 horas de estágio totalizando 960 hs e b) 920 hs/aula + 150 num total de 1070 horas. Quer dizer, são cargas horárias bem abaixo dos cursos quebenses que têm 1350 horas. Difícil…

  140. Nossa vou já compartilhar também, rs. Já já vou te dar um cargo de editora aqui no site para você postar os seus próprios artigos com suas pesquisas maravilhosas, rs.
    Att,
    Rafael

  141. Pesquisando sua dica Rafael vi que governo federal lançou um programa de cursos técnicos totalmente gratuitos oferecidos à distância com pólos em diversos estados do Brasil. Ou seja, dá pra fazer de casa mesmo só indo realizar as provas nos pólos. Acho que alguns cursos da lista de Québec pode estar em oferta. http://redeetec.mec.gov.br/index.php

  142. Então se é tecnólogo é equivalente ao DEC segundo a tabela do próprio Escritório de Imigração do Québec.
    Att,
    Rafael

  143. O curso era de tecnólogo mesmo, apesar de que a faculdade em que fiz, no caso a Univ. Candido Mendes-RJ, usa o termo, “curso superior de formação específica”, em Gestão de Negócios.

  144. Creio que é o equivalente ao DEC se seu curso for mesmo tecnólogo e não técnico. Pois lá eles tem mais intervalos que a gente.

  145. Rafael,
    O curso teve duração de 2 anos completos.

    abraços

    Leslie

  146. Rafael,
    O curso que fiz de Gestão de Negócios teve carga horária de 1.660 horas, e pelo que verifiquei o curso de Gestion de Commerces no Collège de Bois-de-Boulogne tem carga de 1.275 horas aprox., mas pelo que vi talvez o curso que fiz no Brasil esteja mais próximo de um AEC do que um DEC que na maior parte deles duram em torno de 3 anos(2600 horas aproximadamente). Acho que é isso…o que vc me diz?
    obrigado mais uma vez!!!

  147. Oi Leslie. Para te dar uma resposta tenho de saber o principal: a duração do curso que você fez é equivalente à duração do curso de Gestion de commerces no Québec? Quantas horas-aula e quanto tempo durou?
    Att,
    Rafael

  148. Rafael, sei que a pergunta é meio óbvia demais, porém a gente fica tão inseguro se está no caminho certo que peço a tua opinião e de outros que estão por aqui na mesma caminhada. Vamos lá: lendo a tabela de equivalência de cursos, me veio a dúvida se no meu caso que tenho curso tecnólogo de Gestão de Negócios se ele é o equivalente na tabela ao “Gestion de commerces”? Aguardo um help nesse sentido. Desde já agradeço o suporte.

  149. Olá Leandro. Fico feliz que goste do Site Imigrar. São agradecimentos iguais ao seu que fazem com que eu continue a publicar mais e mais artigos. Sim a informação procede: pode ser experiência em qualquer profissão. Não precisa de maneira alguma estar ligada à área de formação (se estiver ganha-se mais pontos porém não é obrigatório).
    Att,
    Rafael

  150. Excelente artigo Rafael!

    Essa informação que voce deu ao colega acima eu nao tinha, pensei que era obrigatório ter alguma experiencia na área da formação para poder contar.

    Este site é nota 10!

  151. Se não tiver exercido a profissão então terá que ser formado em no máximo 5 anos.
    Att,
    Rafael

  152. Essa notícia deu uma luz no fim do túnel. Sou formado em mecânica pelo SENAI mas não exerço a profissão. Existe um tempo hábil de validade para este diploma no processo do Canadá??? Até há quanto tempo preciso estar formado neste curso para que meu diploma seja aceito?

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.