Atlantic Immigration Pilot Program: Lista de empresas para aplicar


Vamos falar do Atlantic Immigration Pilot Program (AIPP). Não só isso, vou apresentar mais adiante o link oficial para a lista das empresas que você deve aplicar para imigrar pelo AIPP.

Na Parte 1, eu apresento o Atlantic Immigration Program. Se você ainda não leu, recomendo acessar ela aqui: Atlantic Immigration Pilot Program -Guia Inicial (se você já leu, prossiga com a leitura).

Para quem não sabe o AIPP é hoje em dia umas das formas mais fáceis de conseguir a imigração para o Canadá.

Muitas pessoas que tem o sonho de morar no Canadá, vem conseguindo realizá-lo através do Atlantic Immigration Program. E Halifax, na Nova Escócia, tem tido um crescimento significante através dessa modalidade.

Atlantic Immigration Pilot Program - Como Imigrar para o Canadá através desse programa - Lista de Empresas Para Aplicaar
Atlantic Immigration Pilot Program: veja a lista das empresas para as quais você deve aplicar

Para quem não leu como o programa funciona, irei fazer um resumo:

Ele é focado em 4 províncias apenas que estão situadas no leste do Canadá; Elas são banhadas pelo Oceano Atlântico (daí o nome do programa). As 4 províncias são:

  • Nova Scotia (Nova Escócia);
  • New Brunswick (Nova Brunswick);
  • Prince Edward Island (Ilha do Príncipe Eduardo;
  • Newfoundland and Labrador (Terra Nova e Labrador).

O programa é focado em arranjar trabalhadores para ocupar empregos nessas províncias. Principalmente para cargos que não conseguiram preencher localmente com canadenses ou residente permanentes.

Para imigrar através do AIPP, você tem que:

  • Ou ter feito um curso superior em uma das províncias atlânticas;
  • Ou ser um trabalhador qualificado (skilled worker);
  • Ou semi-qualificado;
  • E atender os requisitos do programa.

Para mais detalhes, acesse Atlantic Immigration Pilot Program – Guia Inicial.

Por que o Atlantic Immigration Pilot Program é interessante

Para ser bem sucinto vou apenas listar alguns fatores dos quais fazem desse programa menos burocrático do que a maioria:

  • Não precisa de LMIA;
  • Processo “acelerado”;
  • Requerimento de Conhecimento Linguístico não tão alto;
  • Dá para imigrar com profissões de NOC C (ver parte 1);
  • Não precisa ter experiência canadense. Aliás, dá para imigrar por essa categoria sem nunca ter colocado os pés no Canadá;
  • Programa criado pois realmente existe demanda na região;
  • Empresas ativamente querendo recrutar trabalhadores e preparadas para isso.

O último ponto me leva à seção principal desse artigo. Vamos à ela!

Como achar emprego no Atlantic Immigration Program – Lista de Empresas

Bem, cada sub-categoria tem suas particularidades. Porém todas tem algo em comum: a necessidade de achar um emprego.

Você não vai sair mandando seu currículo para tudo que é empresa no Canadá localizada em uma das províncias atlânticas. Isso tomaria muito tempo e energia.

Você quer mandar para as empresas que estão credenciadas e cadastradas no programa. São elas que estão procurando por trabalhadores para compor o quadro delas.

Não só isso, elas foram aprovadas pelos governos provinciais para isto. Ou seja, são idôneas (ou pelo menos é o que se espera).

Infelizmente não existe um “diretório central” com todas as empresas cadastradas. E o motivo é porque cada província, em particular, é responsável pelo processo de credenciamento das mesmas.

Porém existe sim um “diretório central provincial”. Com a lista de empresas que o qualificam para imigrar para o Canadá através desse programa. Ou seja, deixando mais claro, cada província tem a sua lista.

Sem mais demoras vamos aos sites que contem a lista de Designated Employers:

Cada site tem suas peculiaridades. O de Newfoundland e Labrador me parece o que tem mais informações úteis. Inclusive citando o NOC que cada empresa está procurando. Isso ajuda bastante!

Antes de abandonar o Site Imigrar e começar a devorar os sites acima, eu tenho algumas dicas para que a sua procura por emprego no Atlantic Immigration Program seja bem sucedida.

O que fazer para se sair bem em uma empresa da lista do AIPP

Bem, é agora que começa o seu “trabalho”. Nada é nos dado de mão beijada em matéria de imigração. Só pelo fato da empresa estar na lista, não quer dizer que ela esteja recrutando ou contratando no momento.

Talvez a empresa já achou quem procurava, porém continua na lista, por exemplo. O que você terá que fazer é: achar um emprego que você saiba que se qualifica e que seja de uma dessas empresas.

Tem duas formas de se fazer isso: ir no site de cada empresa ou usar um site especializado em empregos no Canadá e filtrar por província.

Na duvida, mande seu currículo para todas as vagas que você saiba que tem chances de ser contratado(a). Se a empresa estiver no programa, precisando de um trabalhador para aquela posição e você for um bom candidato, suas chances de contratação são boas.

Claro que vários fatores devem ser levados em consideração: seu currículo (não só seu histórico profissional, mas o quão bem redigido seu CV está).

Seu domínio do idioma. Suas qualificações para aquele cargo, etc. É como qualquer busca de emprego, inclusive as do Brasil.

Uma coisa é certa: uma companhia não iria trás do governo para se credenciar para o Atlantic Immigration Program. Se ela não tivesse interesse (ou as vezes até necessidade) de contratar trabalhadores estrangeiros.

Você pode tentar fazer uma correlação do nome da empresa e ver se ela postou vagas nos maiores sites de procura de emprego do Canadá, como o Indeed.ca.

Conclusão & O que vem por aí em relação ao Atlantic Program

Conheço alguns brasileiros que já conseguiram imigrar através do AIPP. A maioria contratou serviços de consultores de imigração que os ajudaram a achar o emprego; Fizeram o meio de campo entre eles e as empresas; E depois ajudaram com a papelada para o visto e imigração para o Canadá.

Mas se você não está disposto a pagar por esse tipo de serviço, então comece o quanto antes a enviar seu currículo para as vagas que melhor combinam com seu perfil. Talvez, pelo menos contrate alguém para redigir seu currículo nos padrões canadenses.

Alguns sites para utilizar que recomendo seriam:

Para Newfoundland: Eles não tem um específico, recomendo o Indeed

Para Nova Scotia: https://explorecareers.novascotia.ca/job_search

Para New Brunswick: https://www.nbjobs.ca/

Para PEI (Ilha do Príncipe Eduardo): https://workpei.ca/jobs/

Tem o site oficial de procura de emprego do Governo Federal do Canadá: https://www.jobbank.gc.ca/home

Eu gosto muito do indeed, que foi onde inclusive achei meu emprego: http://indeed.ca

Esse artigo ganhou uma continuação. Ela é mais focada em enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Vocês podem acessá-la aqui: https://imigrar.com.br/atlantic-immigration-pilot-program-parte-3-enfermeiros/

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

20 thoughts on “Atlantic Immigration Pilot Program: Lista de empresas para aplicar

  1. Bom dia ,
    Meu nome é Rafael, gostaria de saber como faço para ter consultoria?

  2. Oi, Gabriela.
    Obrigado pelos elogios ao site. :)
    Foi promessa de campanha do Trudeau (Primeiro Ministro) que o programa iria se tornar permanente.
    E o Ministro da Imigração já falou várias vezes que ele vai de fato se tornar permanente. Acho muito improvável, para não dizer quase impossível, que ele não tenha vindo para ficar.

    Att,
    Rafael Alencar

  3. Oi! Boa tarde! Queria dizer que o site está abrindo muito minha mente sobre o assunto imigração, não foca em um ou outro ponto para benefício próprio como vemos muito por aí. Uma dúvida sobre o AIPP, posso “focar” nele como uma opção para imigração daqui a 2 anos? Vou formar em enfermagem e também precisaria do tempo de experiência exigido (inclusive, estágio remunerado ou não entra como experiência sendo 30h semanais por 1 ano seguido?). No caso esse é um programa que “veio pra ficar”? Por isso a pergunta se posso pensar nele pra daqui a 2 anos. Muito obrigada pelas informações!

  4. Boa tarde, gostaria de informações, ou seu e-mail, para orçar uma consultoria.

  5. Oi Rafael. Vi que você vai conseguir sua certificação para consultoria.
    Tenho duas questões específicas pra tratar.
    Você pode me contatar por email ou telefone?

    Grato

    Edson

  6. Oi, Emerson.
    Tudo bom? Espero que sim.
    Sim, é verdade. Passei no exame obrigatório, e enviei a documentação para a ordem dos consultores do Canadá. Estou só esperando a confirmação e aí já poderei começar a atender.
    É só questão de dias apenas.
    Mas já posso começar a coletar informações suas para já traçar a melhor estratégia para você.
    Vou te mandar um e-mail com mais detalhes.

    Att,
    Rafael Alencar

  7. boa tarde, em Fevereiro entendi que você estaria abrindo em 2 meses no ramo de consultoria para imigração e também formando um elo entre o empregado/empregador. Gostaria de saber se já solidificou esta empresa e pode me apoiar? grato

  8. Oi, Iris.
    Você quer um consultor de imigração que te ajude a imigrar ou uma pessoa que trabalhe fazendo a ligação do candidato ao empregador? Não ficou claro.
    Mas de qualquer maneira eu não poderia recomendar ninguém pois daqui 1 mês e meio à 2 meses, eu mesmo irei ser um consultor e irei providenciar os dois serviços!
    Por isso, se der para aguardar um pouco, acho difícil você achar alguém por aí com meu conhecimento sobre imigração.

    Att,
    Rafael Alencar

  9. Olá, conhece algum consultor que ajude a achar emprego para quem aí da está aqui?

  10. Oi, Vitor.
    Desculpa a demora. Estive de férias e me desliguei um pouco de computador, internet, redes sociais, etc. Estava precisando desse tempo. Mas agora estou e volta e a todo vapor!
    Depende de qual categoria você aplicar. E dependendo da província não só você se qualifica para o AIPP como também para os processos provinciais da própria província.
    Aumentando ainda mais suas chances.

    Att,
    Rafael

  11. Olá, o site está me ajudando bastante com informações relevantes e confesso que tenho começado a olhar melhor para a possibilidade de imigrar nesse processo para as províncias do atlântico. A minha prioridade era Quebec, mas com essas mudanças estou revendo essa questão. Fiquei com uma dúvida sobre o programa de estudos. Após concluir um curso superior em uma das províncias você já pode aplicar ou precisa ter uma oferta de emprego?

  12. Oi, Luza!
    Boa ideia. Já estava inclusive com vontade de fazer. Outras pessoas pediram também.
    Prometo que irá sair em breve!

    Att,
    Rafael

  13. Por favor, faz post sobre o novo programa piloto para areas rurais e mais ao norte do Canadá. Obg pelas informações compartilhadas.

  14. Oi, Ezio.
    Tudo bom? Espero que sim. Infelizmente não posso te indicar qual o melhor programa para o seu perfil pois não sou um Consultor de Imigração licenciado aqui no Canadá. Estou cursando a faculdade e me formarei em Setembro. Até lá, não posso “analisar perfil” pois seria exercício ilegal de profissão.
    Mas fique ligado no Site Imigrar que com certeza ainda vem muita coisa interessante! Ainda mais para o seu campo de atuação!

    Att,
    Rafael Alencar

  15. Olá, trabalho na área de usinas hidrelétricas há 10 anos, tenho formação de nível técnico (Técnico Contábil, Técnico em Processamento de Dados, Técnico em Mecânica – minha área de trabalho atual), cursando ensino superior (Eng. de produção), meu inglês é intermediário (estudando para fluência) e tenho interesse em estudar ou trabalhar no Canadá e futuramente imigrar para o Canadá com minha família
    Pelas informações que lhe passei, o que você me indica?

  16. Oi, Daniel!
    Hahaha! Verdade! Minha vida e rotina passou por várias reviravoltas. E olhe que nem foi por minha causa diretamente. Acho que comentei em algum post/artigo que no local que eu trabalho uma pessoa pediu para sair, e até contratarem outra eu fiquei sozinho e sem tempo pra nada, pois nossa equipe já é pequena. Daí o que aconteceu foi que contrataram uma pessoa nova, treinaram ela, mas antes de 1 mês, essa pessoa nova teve uma emergência e pediu pra sair. E lá se foi tudo de novo. Sozinho, o dobro de trabalho, etc. Enfim, contrataram outra pessoa que ao que parece veio pra ficar. E inclusive por isso estou novamente com tempo de fazer uma das coisas que mais gosto: postar no site!
    Já já vem a parte 3!
    Obrigado pelo seu comentário, é o que me motiva a continuar postando!

    Att,
    Rafael

  17. Como sempre fantástico seus textos. Parabéns pelo trabalho. Demorou mais saiu a parte dois kkkkk

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.