Categorias
Entrevista Manitoba

Imigração Manitoba – Entrevista com uma ex-moradora de Winnipeg, Manitoba, Canadá

Segue uma entrevista com uma ex-moradora de Winnipeg. Ela morou 5 anos e meio em Winnipeg – Manitoba – Canadá e teve de se mudar recentemente por motivos particulares.

Muitos leitores do Site Imigrar estão aplicando ou pensando em aplicar para o Processo de Imigração de Manitoba, então essa entrevista irá cair como uma luva para eles.

Ao final, tem um link para o Guia Completo de Como Imigrar para Winnipeg Manitoba em 2020 todo em português. Não percam!

A entrevista é antiga, porém ainda serve, pois tem detalhes, dicas, sobre Winnipeg. E ela morou lá por nada menos do que 5 anos e meio. O que é muito tempo. Dando tempo para ela conhecer a cidade muito bem.

Porém, dito isto, já recebi uma entrevista atual (feita agora em 2020) de outra moradora de Winnipeg. E ela não só ainda mora na cidade, como já habita lá a bastante tempo! Fiquem ligados que será publicada em breve.

Este relato serve para todos, pois é sempre bom conhecer outras cidades canadenses. Para ter como opção de imigração, estudo, viagem, intercâmbio etc, algo que saia do eixo: Toronto – Vancouver – Montreal.

Vista aérea de Winnipeg, capital de Manitoba. Crédito: David Lipnowski / Winnipeg Free Press Files

(Artigo atualizado em 2020)

Em breve publicarei entrevistas com moradores de outras cidades também, aguardem.

Se você mora em alguma cidade do Canada e quiser contribuir com todos nós passando-nos o seu conhecimento, então entre em contato comigo: contato@imigrar.com.br

Sem mais demoras, vamos ao que interessa, a entrevista!

Entrevista com ex-moradora de Winnipeg

– Se apresente. Qual seu nome e profissão.

Roseleine Pineres – Administradora de Empresas

– Há quanto tempo está no Canadá? Quantos anos morou em Winnipeg?

Já estou no Canada há 7 anos. Morei 5 anos e meio em Winnipeg e mudei para Montreal por motivos particulares.

 – Qual processo de imigração utilizou para imigrar?

Reunião familiar. Meu ex-marido imigrou para o Brasil e 5 anos depois fizemos o caminho inverso: Brasil > Canadá.

– Porque escolheu Winnipeg?

Meu ex-marido é natural de Winnipeg.

– O que achou de morar lá?

Ótima cidade para se criar os filhos, boas escolas, tranquilidade, segurança, transporte publico que funciona, vários serviços para novos imigrantes e oportunidades de emprego.

– Recomendaria Winnipeg para outras pessoas que estão imigrando para o Canadá? Quais as vantagens e desvantagens de se morar lá?

Sim. Recomendo com certeza. As vantagens são as que citei acima. A população é muito acolhedora e multicultural. Para quem quer aprender inglês, e viver um estilo de vida mais norte-americano, Winnipeg é o lugar ideal!

Lá (ainda) não tem tanto brasileiro como nas outras capitais canadenses. E você vai ter que se enturmar com canadense (a famosa imersão).

A não ser que você tenha uma profissão regulamentada, sua experiência profissional no Brasil é reconhecida, ou melhor: levada em conta. O custo de vida é baixo. E o mercado imobiliário tem preço acessível.

A unica desvantagem que vivenciei foi a dificuldade em encontrar uma boa moradia logo que cheguei, por não ter um “rental history” (histórico de crédito). Eles não facilitam para os novos imigrantes.

– Como é o mercado de trabalho? É “fácil” (nunca é fácil, eu sei) arrumar trabalho?

Para mim foi relativamente fácil. Existem muitos programas de inclusão de trabalho para novos imigrantes. (Suporte provincial aos recém-imigrantes/chegados). Tendo domínio do inglês, e
investindo em algum treino ou curso de preparação profissional, as portas estarão abertas.

– Como é o clima (temperatura) em Winnipeg?

Assim como no inverno é extremamente frio -30º C, no verão o calor é intenso 37º C, que parece 50º C! (As casas e estabelecimentos tem aquecimento, você não irá morrer de frio, muito pelo contrário. Dá pra ficar à vontade em casa, com roupas normais).

– Conhece outros brasileiros morando aí? Há algum tipo de “comunidade” brasileira?

A comunidade brasileira em Winnipeg é minuscula, mas presente. No maior festival cultural da cidade, Folklorama, o pavilhão brasileiro é um dos mais visitados!

– Quais os melhores bairros para recém-chegados se instalarem? O aluguel é muito caro?

Os bairros ST. James e Charleswood são os meus preferidos, perto de tudo e com aluguel acessível.

– Tem alguma informação adicional que acha importante mencionar aos futuros imigrantes?

Winnipeg é uma das poucas cidades do Canadá aonde você vai ter a chance de ter contato com o francês. O bairro Saint Boniface concentra uma das maiores comunidades francesa fora do Quebec.

Vários cursos, atividades culturais e de lazer são oferecidos em francês. Não deixe passar a oportunidade de aprender uma nova língua. Principalmente para as crianças.

(Nota do Site: ótima dica para quem quiser ter a Visita Exploratória em francês (o que é perfeitamente possível). Concentre então boa parte da sua Visita em Saint Boniface).

Conclusão

Queria agradecer bastante a Roseleine pela disposição dela em falar sobre sua experiência em Winnipeg Manitoba.

Como o processo de imigração de Manitoba é muito difundido pelo Site Imigrar, e realmente não existe nenhum outro site no Brasil com tanta informação e conhecimento sobre este processo então essa entrevista irá ajudar muitos.

Para acessar um guia completo com todas as formas de imigração abertas para Manitoba (Winnipeg) acesse: imigrar.com.br/imigracao-winnipeg-manitoba

Não esqueçam de seguir nossas redes sociais, principalmente nosso Instagram, aonde posto várias coisas sobre o Canadá que não publico aqui no site. E também nosso Facebook.

72 respostas em “Imigração Manitoba – Entrevista com uma ex-moradora de Winnipeg, Manitoba, Canadá”

Olá.
Desculpa a demora. Estive de férias e me desliguei um pouco de computador, internet, redes sociais, etc. Estava precisando desse tempo. Mas agora estou e volta e a todo vapor!
Segundo uma pesquisa do final de 2019 os melhores bairros de Winnipeg são: Bridgwater Lakes, River Heights and West Kildonan.
Espero ter ajudado.
Att,
Rafael

Quais os melhores bairros para morar em Wininpeg? Rossemere-A, River East, North Kildonan são bons?

Ana: Fechou já. Porém eles fizeram ano passado e este ano de novo. Pode ser que eles continuem fazendo. Se ocorrer irei postar aqui no site. Mas fique ligada na página oficial deles.
Att,
Rafael

Boa noite, tem alguma informação sobre o processo de recrutamento de portugueses para trabalhar no winnipeg que saiu em fevereiro deste ano?

Ludmila: Existem mais de uma categoria de imigração para Manitoba. Fique ligada que ainda essa semana que entra irei publicar um guia atualizado de imigração atualizado. E você tirará suas dúvidas!
Att,
Rafael

Estou encantada com o seu site. Utilidade publica total!!! Comecei a pensar na possibilidade de ir para o Canada. Queria tirar uma duvida básica. Perdoe-me, mas nao achei mesmo nos seus links. o processo de Manitoba a visita exploratória é obrigatória? Muito obrigada, abraços.

Pedro: Olá desculpa a demora pois eu estava com alguns compromissos aqui em Montreal e fiquei sem poder acessar o site por duas semanas. Mas estou de volta. Vamos lá às respostas. (Obrigado pelos elogios).
Não teria problemas. Pode provar com contratos, recibos, imposto de renda.
Não há impedimento.
Att,
Rafael

Olá Rafael, tudo bom aí? Antes de mais nada, meus parabéns pelo seu trabalho tirando as duvidas de todos nós. Eu sou autônomo sem nenhum tipo de registro mas recebo uma rpa para assinar o que comprova meu vinculo com a empresa que trabalho. Eu trabalho com mídias sociais. Você acha que eu teria problemas para tentar imigrar para Winnipeg? Tenho quase dois anos de empresa, tenho o dinheiro que eles pedem e pretendo fazer o ielts. Abraço.

Fala Rafael, blz? Obrigado pelas respostas e dicas. Ajudaram muito. Continuaremos acompanhando o seu belo trabalho (ajuda) no site Imigrar. Grande abraço.

Bruno: Olá. Obrigado pelos elogios, fico muito feliz de recebê-los. Vamos às dúvidas.

1) Existe alguma cidade mais adequada para chegar como imigrante com uma família de 04 pessoas?
Isso é muito mais muito relativo. Todas as cidades do Canadá são boas agora cada família vai achar cada cidade diferente. Isso depende muito do perfil do casal, das crianças. Não dá para precisar isso. Por exemplo, eu moro com uma amiga e visitamos as mesmas cidades aqui no Canadá e ela gostou mais de uma e eu gostei mais de outra cidade, então isso é realmente relativo. Minha dica é que você pesquise as principais cidades daqui e vá eliminando as que não gosta.

2) Na sua opinião, quais as principais dicas para uma família q irá imigrar para a Província do Quebec?
As principais dicas é: aprenda francês, rs. Aqui se fala francês. Estudem o máximo. E guardem dinheiro. Não tem erro.

2) Li que “garderie” é o local onde as crianças ficam enquanto os pais trabalham. Sabe dizer a partir de que idade as crianças são aceitas? Elas são privadas e pagas ou públicas e gratuitas?
Cara garderie é realmente onde as crianças ficam. Mas não sei nada de criança pois não tenho filhos. O que sei direi: existem as privadas e as públicas. As públicas dizem que é difícil arrumar lugar. Porém boa parte do valor que você pagar nas privadas pode ser deduzido do imposto de renda, então acaba sendo um dinheiro que volta de alguma forma. Vou pedir para alguém que tenha filhos um dia escrever um artigo sobre isso. Porém você pode achar essas informações na internet no blog de alguém que tenha filhos.

3) Qual o tamanho da casa adequada para uma família como a nossa: 02, 03 ou 04 quartos? Como eles anunciam estas residências?
Isso depende. No mínimo dois quartos, é claro. Três quartos se querem receber visitas ou ter outro filho. Então 2 quartos é um 4 ¹/² (quatro e meio) e 3 quartos um 5 ¹/² (cinco e meio). O meio se refere sempre ao banheiro. E os números inteiros aos cômodos principais.

4) O governo dá algum incentivo a famílias imigrantes com filhos? Se sim, qual (is)?
Ele paga para você estudar francês no começo se for necessário (mas não é o suficiente para se sustentar, apenas uma ajuda de custo). Oferece alguns cursos e palestras gratuitos para ajudar a achar um emprego. Creio que só isso. Não espere muita ajuda do governo não pois eles querem justamente pessoas qualificadas e capacitadas para trabalhar e viver aqui.

5) Na cidade de Quebec ou Montreal existe o serviço de “Nany” (babá)?
Sim, existe. Porém você terá que pagar para alguém olhar sua filha, rs.

Continuando:
Nossa grande dúvida é: devido a demora da avaliação a melhor opção para nosso perfil é:

a) Enviar o application com meu nome como aplicante Principal e o dela como aplicante Secundário?

b) Ela sendo aplicante Secundária no application teremos alguma vantagem na análise do CSQ, ou somente se ela for o aplicante Principal haverá esta vantagem?

c) Para adiantar o processo, podemos enviar o application em Jun/14 mesmo ela faltando 06 meses para formar-se? Ou precisamos esperar ela se formar para então enviar o application?

Se você tem a pontuação suficiente então mande como aplicante principal. A pontuação do curso de enfermagem dela só contará após ela ter o diploma. Cursos que a pessoa está fazendo mesmo que perto de se formar não contam nada.
Se ela for a aplicante principal com o diploma já em mãos vocês receberão mais pontos pois enfermagem dá pontuação máxima.
A questão do diploma eu já disse. Só após recebê-lo.

Att,
Rafael

Olá Rafael. Parabéns pelo seu trabalho! As excelentes informações e dicas do site são uma ajuda gigantesca a pessoas que desejam imigrar e encontrar a tão sonhada qualidade de vida, saúde, educação, segurança, reconhecimento profissional, lazer, etc..

Em julho de 2013, um casal amigo (casal + uma filha de 04 anos) imigrou para o Canadá. Fomos nos despedir deles e inevitavelmente conversamos bastante sobre a decisão deles. Confesso q no início não tinha entendido bem, pois ele estava bem empregado, viajando bastante e com uma vida “equilibrada” no padrão brasileiro.

Para convencer a esposa a imigrar, ele disse a seguinte frase: “te darei várias razões/vantagens para nós imigrarmos para o Canadá; se você me convencer a ficar dando razões/vantagens, ficaremos. Já sabem que a esposa nada falou.”

Chegando em casa eu e minha esposa começamos a conversar sobre o assunto. Basicamente sobre aquela frase q tanto nos marcou. Ficamos procurando razões para ficar no Brasil. Fizemos várias comparações entre viver no Brasil e viver no Canadá. Projeções de futuro para nós e para nossos filhos.

Não precisa nem dizer a qual resultado chegamos! Decidimos imigrar também! Decisão tomada dia 25/07/13.

Somos uma família de um casal e uma filha de 01 ano e 4 meses. Nosso segundo bebê está a caminho com nascimento para final de fevereiro/14.

Já pesquisamos bastante mas sei que ainda somos iniciantes nesse assunto.

Por este motivo, gostaria de contar com sua opinião a respeito de alguns pontos q entendemos ser relevantes para nós, conforme abaixo:

1) Existe alguma cidade mais adequada para chegar como imigrante com uma família de 04 pessoas?
2) Na sua opinião, quais as principais dicas para uma família q irá imigrar para a Província do Quebec?
2) Li que “garderie” é o local onde as crianças ficam enquanto os pais trabalham. Sabe dizer a partir de que idade as crianças são aceitas? Elas são privadas e pagas ou públicas e gratuitas?
3) Qual o tamanho da casa adequada para uma família como a nossa: 02, 03 ou 04 quartos? Como eles anunciam estas residências?
4) O governo dá algum incentivo a famílias imigrantes com filhos? Se sim, qual (is)?
5) Na cidade de Quebec ou Montreal existe o serviço de “Nany” (babá)?

Sou administrador de empresa com 10 anos de experiência, falo inglês fluente e iniciei o curso de francês agora em agosto/13. Minha esposa está concluindo a faculdade de enfermagem em dez/2014, tem inglês básico e não fala francês. Fizemos o Elegible evaluation e “passamos”. Sabemos da demora na avaliação dos pedidos de imigração, principalmente agora com a greve dos canadenes q trabalham nos consulados.

Nossa grande dúvida é: devido a demora da avaliação a melhor opção para nosso perfil é:

a) Enviar o application com meu nome como aplicante Principal e o dela como aplicante Secundário?

b) Ela sendo aplicante Secundária no application teremos alguma vantagem na análise do CSQ, ou somente se ela for o aplicante Principal haverá esta vantagem?

c) Para adiantar o processo, podemos enviar o application em Jun/14 mesmo ela faltando 06 meses para formar-se? Ou precisamos esperar ela se formar para então enviar o application?

Seguimos o passo a passo da pontuação e pelas nossas contas ficamos com 73.

Desculpa o tamanho do comentário.

Parabéns novamente e continue ajudando tantos brasileiros esperançosos com uma vida digna e possível num país que demonstra estar de braços abertos para os imigrantes qualificados.

Grande abraço.

Bruno

P.S.: sabemos q qualquer resposta sua é mera opinião. Desejamos mesmo assim pois gostamos do seu senso de análise e senso crítico, registrados em vários posts no seu site.

Marco Antonio: Difícil responder, rs. Eu não conheço muito bem se o futebol em Manitoba tem marcado ou não. Aqui no Québec até sei que é forte, principalmente entre as mulheres. Mas é uma província “francesa” e na França se ama o futebol. Manitoba é uma província inglesa.
Se você tem condições de seguir um curso acho que era melhor você fazer um curso que lhe permita trabalhar em outra área também, pode ser ligada à esporte, claro. Daí você não ficaria preso somente a essa opção.
Att,
Rafael

Rafael, adorei seu site, mas acabei de ler uma informação antiga, mas que me deixou preocupada.
Segundo o blog (http://coelhocanada.blogspot.com.br/2009/09/minhas-aventuras-em-winnipeg.html) relatos de 2009, a Denise comenta sobre a violência em Winnipeg, drogas na rua, aborígenes e assaltos sexuais a mulheres. Sou casada e tenho uma filha de 7 anos pensamos em imigrar ao Canadá e lá termos o nosso segundo filho, aí minha preocupação qual o nível de violência em manitoba? Também é mesmo considerada a “pior cidade” do Canadá para se viver? Aguardo ansiosa a resposta. Eu se que nem tudo são flores, mas realmente fiquei assustada com a noticia.

Olá. Meu nome é Marco.
Eu e minha noiva estamos querendo fazer a imigração para o Canadá, se possível winnipeg, Monitoba.
Eu sou profissional de Educação Física e tenho muita experiencia com futebol e futsal profissional e de categoria de base.
Minha noiva é Administradora e esta fazendo MBA em Marketing.
Gostaríamos de saber o seguinte.
Se você puder me ajudar.
Qual é o melhor para nós. Eu estudar já que meu inglês é intermediário mas tenho 10 anos de experiencia com futebol futsal personal traineira e academia e minha noiva trabalhar, ou, EU trabalhar e minha noiva que é fluente em Inglês mas não tem muita experiencia no mercado?
Será que eu conseguiria alguma vaga boa com futsal ou futebol?
para ela estudar e poder trabalhar depois com a profissão dela?
Obrigado pela ajuda.

Marcos: Já vi sim. E inclusive vários leitores aqui do site já aplicaram para ele, rs. Bem antes do Canada Para Brasileiros publicar. Algumas pessoas estão dizendo que eles “roubaram” a novidade do nosso fórum, talvez.
No mais se você ainda não está no fórum está perdendo várias outras dicas importantes que saem antes lá para depois sair aqui.
Saca só: imigrar.com.br/forum
Att,
Rafael

Rafael, estou querendo entrar em um processo de imigração para Winnipeg – Manitoba, sou graduado em radiologia e pós-graduado em imagenologia, tenho 25 anos, tenho inglês intermediário e experiência na área de imagens. Quais são as chances de se conseguir? qual a demanda da minha profissão no Canadá? está em alta? Obrigado.

Rafael,

Obrigada!
Sua atenção e dedicação às pessoas é admirável!

Carla.

Rafael,
Não encontrei nenhuma informação a respeito da idade do cônjuge.
Como aplicante, minha idade está abaixo da idade limite de 45 anos, mas
meu marido completa 46 no início do próximo ano.

A idade do cônjuge teria que ser até 45 anos?
Carla de Toledo.

Obrigado Rafael! Melhor assim. Se eu tiver novidades sobre o meu processo e as informações forem úteis, publicarei.
– Att, Eduardo.

Eduardo: Esse local onde tem esse trecho que você colocou não se aplica para a Visita Exploratória onde somente uma pessoa pode ser o aplicante principal e o resto da família acompanha o aplicante. Só uma pessoa precisa ser analisada e entrevistada.
Att,
Rafael

– Olá novamente Rafael! Se você for no site oficial de Manitoba, do lado esquerdo tem o linck immigration. Após entrar nesta página, também do lado esquerdo, tem o linck apply e nele tem a orientação para aplicar. Por favor leia e interprete a informação a seguir:Language ability

You must provide documents to prove the statements you make in your application regarding the English and/or French language proficiency of yourself and spouse. Pela minha interpretação, minha esposa deve fazer o IELTS. Mas torço para que tu estejas certo. Podes me dar este retorno?
– Att, Eduardo.

Eduardo: Só uma pessoa do casal precisa fazer o IELTS. Se a outra pessoa fizer e conseguir a nota mínima também (5) então isso poderá contar como “ponto positivo” para o perfil do aplicante. Mas como eu disse: apenas uma pessoa pode ser o aplicante principal.
Att,
Rafael

Olá Rafael! Obrigado pelas informações. Li as novas regras -, e não ficou claro para mim se minha esposa também necessita fazer o IELTS.
Att, Eduardo.

Eduardo: nada impede a pessoa aplicar estando aí. Talvez isso até acelere as coisas. Se a pessoa satisfazer todos os requisitos mínimos, ter o IELTS com nota maior do que 5 e fizer a Visita Exploratória em Manitoba (provavelmente em Winnipeg) ela cumpriu todas as exigências. De qual país ela viajará, como ela chegará em Manitoba ou até mesmo se ela já se encontra em Manitoba não é do interesse e nem preocupação do Governo de Manitoba. Desde que, óbvio, a pessoa esteja sem situação legal.
Att,
Rafael

Bom dia! Meu nome é Eduardo sou professor de Educação Física e moro em Porto Alegre. Estou em Winnipeg faz 30 dias, no total ficarei 100 dias. Estou aqui porque estou interessado em imigrar para Winnipeg, mas queria conhecher a cidade antes para não aplicar no escuro. Sou casado e temos uma filha de 4 anos e cinco meses. Estou fazendo um curso de Inglês aqui e estou pensando em prestar o IELTS aqui mesmo. É possível aplicar estando aqui e já aproveitar para fazer a visita exploratória e a entrevista? Att, Eduardo.

Alexandre: é verdade. Hoje existe palestras somente para enfermeiros. Para você ver como estão mesmo precisando de vocês. Sempre é bom ter um plano B. Eu tinha A, B e C.
Québec não fechará pros enfermeiros.
Att,
Rafael

Tbm estou torcendo para uma resposta positiva, mas pensando em um possivel plano B. Rs
Vi no site da imigraçao para Quebec que tem palestra so para enfermeiros? Nao tinha na epoca que participei (2008). E pelo que eu li so preciso do basico a principio.

Alexandre: uma dentista (profissão regulamentada) foi aceita na entrevista. Pense por esse lado. Eles querem que você saiba exatamente o que vai fazer quando chegar lá. Trace um bom plano. Claro que primeiro vamos esperar um ok deles no seu processo. Eu acredito que dará tudo certo. Vou ser sincero: o Canadá (e as províncias) preferem sim casais. Isso é notório. Porém outra coisa notória é: o Canadá quer e precisa de enfermeiros. Não vou dizer para você: com 100% de certeza você será convocado. Claro que não posso dizer isso. Cada caso é um caso. Estou na torcida.
Creio que tudo dará certo.
Att,
Rafael

Olá, Rafael!

Obrigado pelas palavras de conforto, mas eu fico sim.
Eu preencho todos os outros requisitos. Completei nesse mês 31 anos, tenho mais 6 anos de experiência com enfermagem, minha nota do IELTS é boa, não conheço ninguém no Canadá e não tenho a mínima intenção de deixar Winnipeg.
Mas dá um frio na barriga, uma certa insegurança, sabe?
Vi muitas respostas no fórum: Fomos aceitos! Fomos aceitos!
Ok, eu sou solteiro. Não sei se isso poderia ser um problema. De repente a imigração de um casal pode ser mais interessante, pois estes podem ter filhos.
Outra coisa que me chamou atenção foi um comentário do Floriano. Ele relatou que, acompanhando outros foruns em todo o mundo, as repostas negativas foram dadas primeiro e que, possivelmente, as respostas daqui por diante seriam, em sua grande maioria, positivas.
Não recebi minha resposta ainda, mas sei que devo receber em breve. No máximo na próxima semana.
Minha cabeça está cheia de informação e eu não estou conseguindo organizar de maneira lógica. Acho que o momento tbm não permite tamanha organização.

Alexandre: Não fique triste por isso. Todas as províncias do Canada querem enfermeiros desesperadamente. Você pode trabalhar em outras funções como ajudante de enfermagem enquanto trabalha na regulamentação da sua profissão. Você pode prestar auxílio aos enfermeiros registrados e coisas do tipo. Você pode ir para a entrevista com o passo a passo de como regularizar sua situação e em quê você já poderia ir trabalhando. Aplica para você como eles vão lhe querer (desde que você satisfaça os outros requisitos).
Estou dizendo isso pois todos sabem que aqui no Canadá enfermeiro vale ouro!
Att,
Rafael

Andrade: Poxa! Eu já estava preparando um novo artigo falando sobre as mudanças de Manitoba e voltaram atrás! Hoje de manhã mesmo eu tinha checado, ô povinho doido. Creio que o problema é que além de receber muitos pedidos de visitas eles recebem pedidos de pessoas que não falam bulhufas de inglês. Por isso querem filtrar melhor.
Att,
Rafael

A única coisa q me deixa triste e com a pulga atrás da orelha é não poder trabalhar breve na minha profissão. Ela é regulamentada. Sou enfermeiro. :( :( :( :(

Oi Rafael
Entrei agora no site e mudaram de novo ou seja, voltaram atras no que se refere a nota do IELTS;outra mudança importante e que no momento da aplicaçao ja tem que mandar o resultado do IELTS TEST ,voce viu!!
Eu acho que esse povo ta meio descompensado com tanto trabalho
Att
ANDRADE
IR

Andrade: sim eu já tinha visto. A mudança mais “mudança” mesmo foi a nota do IELTS que passou de 5 para 6. Estou preparando um artigo para hoje ou amanhã falando de tudo que estou sabendo do processo de Manitoba.
Att,
Rafael

Bom dia Rafael
Verifiquei o site de Manitoba agora e vi que efetuaram mudanças nos pre- requisitos para a visita exploratoria
”To be considered for an exploratory visit with interview you must:
•be age 21 to 45
•have completed at least a one-year post-secondary academic or training program for which you received a diploma, certificate or degree
•have worked at least two years full-time in the past five years and be able to demonstrate that you can find a job in that occupation soon after arriving in Manitoba (considering local qualification requirements such as language and professional or trades licensing or certification, labour market demand, et cetera)
•submit results of a recent MPNP-approved language test and score at least CLB 7 according to the equivalency chart
•demonstrate your genuine intention and ability to settle in Manitoba as a permanent resident
•satisfy the MPNP that you do not have a stronger connection to another Canadian province
•have the necessary settlement funds (C$10,000 for applicant plus C$2,000 for spouse and each accompanying dependant; this is NOT a program fee but is the recommended amounts for you to have on hand when you arrive in Manitoba to ensure you can support yourself and your family during your settlement)
Veja o que voce acha
Att
ANDRADE JUNIOR

Tbm espero. Férias alteradas. Oficialmente de férias a partir do dia 15/07. ;-)

Alexandre: Vou ficar na torcida. Começaram a entrar em contato com quem mandou em janeiro. Espero que em breve entrem em contato com você.

Ok. Mudarei para julho. A partir do dia 15 estarei d ferias. Minhas ferias venceram em janeiro e eu segurando ate agora. Espero q me aceitem. :-)

Alexandre: Eles começaram a marcar as entrevistas (finalmente)! Então em breve você será contactado. Agora você me pegou… Acho melhor marcar para julho mesmo pois quanto mais perto mais prioridade você terá.
Seu plano de aproveitar para fazer um curso é muito bom. Isso vai lhe ajudar na entrevista. Não esqueça de comentar que está fazendo ou irá fazer esse curso. Leve a carta de matrícula e tudo mais.
Att,
Rafael

Olá, Rafael!

Preciso de sua opinião. Liguei hoje lá na imigração para saber se há alguma previsão de resposta. Sem chance! Não consegui arrancar nada da mocinha.
Enviei em janeiro e tinha férias em abril. Mudei para junho. E acho que fiz certo.
Agora eis a dúvida: mudo minhas férias para julho ou agosto?
Se eu for elegível para a visita tenho que preparar tudo: visto e curso. Sim, pq penso em aproveitar e fazer intercâmbio. Ficar 1 mês e estudar pela manhã.

Qual sua opinião?

Abraço.

Erica: Depois dos exames médicos você terá 1 ano para entrar no Canadá senão os exames vencerão. Mas você só fará os exames quando já estiver próximo de concluir o processo então não tem problema algum. Depois que terminar a etapa provincial enfrentará o Consulado Canadense de São Paulo (que é lento demais). Mas você poderá trabalhar na província de Manitoba se conseguir um emprego (qualquer emprego) então não é obrigatório esperar no Brasil o término do processo.
Att,
Rafael

Tá Rafael… me desculpe mas não entendi 1 coisa na sua resposta. Depois da visita exploratória, se aceitos o governo de Manitoba vai me solicitar que dê continuidade no processo. Isso inclui a etapa federal (documentação e exames), correto? Depois desse exame médico, tenho que aguardar 1 ano para entrar no Canadá ou em no máximo 1 ano terei que estar no Canadá? Não entendi… me desculpe :(

Erica Mota: Ola vamos as respostas.
1) Soh comeca a contar 1 ano depois dos exames medicos que voce fara. Depois da visita exploratoria nao tem prazo maximo para entrar no Canada. Claro que nao se pode abusar.

2) Sim o emprego pode ser em qualquer area. Nao tem problema. Voce soh podera trabalhar dentro da provincia de Manitoba. Em outra provincia nao sera possivel.

3) O processo visa o requerente principal. Se voce engravidar nao tem problema. Eh soh tirar mandar tudo do bebe para o Consulado de Sao Paulo e inclui-lo no processo.
Att,
Rafael (por enquanto sem acentos no teclado)

Oi Rafael, três perguntinha básicas:
1) Depois de receber a aprovação da visita exploratória, qual o tempo limite para entrar no Canadá? 1 ano?
2) Li que enquanto aguardo o visto de residente permanente, posso ir para o Canadá com visto de turista e arrumar um emprego. Esse emprego pode ser de algo que não seja da minha área (já que minha profissão é regulamentada e preciso passar por alguns exames tb)?
3) Se caso ocorrer de eu engravidar apos a visita exploratória e ter esse filho antes do processo ser encerrado, como proceder?
Obrigada!

Floriano: Realmente as coisas só se complicam para nós. O do Québec já era lento e ficou pior. Ainda irei fazer um artigo com todas as mudanças (que não foram muitas, rs). O de Manitoba que em 2011 quando mandei o email era quase instantâneo inchou e agora tá lento também. Acho que muitas pessoas que usavam o do Québec vieram para o de Manitoba.
Mas se serve de consolo ontem recebi um email deles dizendo que vão cancelar minha demanda já que não mandei o email de volta com o questionário, rs. Eu tinha mandando no começo do ano só para “testar” o sistema já que não preciso mais. Então é sinal de que estão trabalhando.
Att,
Rafael

Pulxa, será que alguém recebeu resposta do MPNP??? Até agora ainda não recebi nada e já tinha até pensado em desistir desse processo e ficar apenas com o do Quebec.
Masssss anteontem saíram as novas mudanças no processo do Quebec e pelo que eu vi mudou apenas uma coisa e pra muito pior, o prazo para a confirmação de abertura do processo não levará mais 30 dias e sim de 4 a 6 meses. Infelizmente esse processo do Quebec está ficando cada vez pior.
Também estou decepcionado com a forma que o pessoal de Manitoba está tratando nossas visitas exploratórias, demorar mais de 2 meses para agendar essa visita acabou ferrando muita gente!

Alexandre: Pois é… Eles prometeram responder a todos. Acho que eles estão um pouco atrasados pelo alto número de pedidos que receberam… Creio que a sua decisão foi a melhor. Em junho fica mais garantido.
Att,
Rafael

Olá, Rafael!

Preciso esperar uma resposta para me programar. Tinha férias agendadas para abril, mas resolvi mudar para junho com medo de não ter uma resposta até lá. Acho que fiz certo pq abril está aí e não tenho uma resposta.

Alexandre: você poderia acrescentar isso e já pedir para marcar sua Visita Exploratória nesse período. Se der certo, ótimo.
Att,
Rafael

Rafael,

ainda não recebi a resposta, mas já faz 2 meses e então decidi escrever relatando que li uma nota na internet sobre a pausa e gostaria de saber se o meu pedido seria considerado. Eles responderam que sim e que assim que tivessem uma decisão me mandaria por e-mail.
Pergunta: Vc acha de que deve acrescentar no processo a informação que irei em junho para Winnipeg estudar inglês e ficarei por lá por 5 semanas?

Abraço.

Nina: Sim e não. Pode ser dessa forma. Mas pode ser um emprego em qualquer empresa canadense. Você pode mandar currículos para as empresas canadenses pela internet e conseguir uma proposta de emprego (mas isso é muitooooo difícil).
Att,
Rafael

Ah sim!!! Isso seria, por ex, eu trabalhar em uma empresa aqui no BR que tem filial em Vancouver, e essa empresa me oferecer uma vaga pra trabalhar em Vanc? Seria isso?!

Nina: pode aparecer quantas vezes quiser, rs. Para imigrar por essas cidades/províncias você tem que conseguir uma proposta real e formal de trabalho, o que é muito difícil. Você pode também ao invés de ir pelo CEC estudar em um college da cidade que quer imigrar e aplicar pelo visto de estudante internacional que é o mesmo esquema do CEC.
Att
Rafael

Ei Rafael!! Eu novamente! Falei que ainda ia aparecer muito por aqui! Rsrs! Li bastante sobre o processo do Quebec e sobre Manitoba…e me surgiu uma duvida! Se que quiser imigrar para Toronto, ou Vancouver, por exemplo, não tem jeito (Exceto pelo CEC)? Desde já agradeço!

Andrade: Pois é… Sua resposta já era esperada. Porém pelo visto a fila andou por lá. Antes eram aceitos processos postados somente até 1 de fevereiro e agora já empurraram para o dia 7. Quem mandou até o dia 7 é só ficar no aguardo que eles entraram em contato.
Vamos aguardar!
Att,
Rafael

Oi Rafael
Como eu disse eu enviei meu email em 12/02 e hoje me enviaram a seguinte resposta ja esperada

”We are no longer accepting nor keeping on file any requests for Exploratory visits received after February 7th 2013. Due to the volume of requests previously submitted and as Exploratory Visit scheduling remains subject to program resources.

Requests received between January 7th 2013 and February 7th 2013 are being considered and individuals will be informed of the outcome.

Please visit our website for confirmation of dates of the next acceptance period for Exploratory Visit expressions of interest

Regards,

Manitoba Provincial Nominee Program”

Vamos aguardar entao ne?
Abs
ANDRADE JUNIOR

Andrade: olha creio que não tem. Mesmo por que para médico é mais difícil de revalidar o diploma que enfermeiros. Mas vou dar uma olhada para ter certeza e se existir volto aqui pra te contar.
Att,
Rafael

Ana: Com certeza o frio compensará, rs. Todas as províncias oferecem vários serviços para ajudar os recém imigrados. E são serviços gratuitos e de qualidade. Além do variado serviço oferecido pelo governo ainda existem muitas “ONGs” que também ajudam os imigrantes.
Pode ficar tranquila quanto a isso! :)
Att,
Rafael

Oi Rafael
Obrigado pelo comentario.
Voce saberia me informar se existe alguma provincia que tem algum processo especifico para medicos como ha para enfermeiros?
Abs
ANDRADE JUNIOR

Ótima entrevista! Só não gostei da parte que faz esse mega calor no verão, mas enfim… o frio intenso compensa! hehe
Agora, pelo que já vi no site da imigração p/ Manotiba, eles oferecem vários serviços pra ajudar os novos imigrantes que vão pelo MPNP a se ajeitar por lá, seja com moradia, emprego, adaptação.
Não sei como vai ser na realidade, mas sei que tem até os contatos em outras cidades que oferecem serviços semelhantes.
E o melhor, por ser tudo órgão público, eles garantem que é “for free”! =D
Vamos ver, né? ;)
Boa sorte a tds!

Andrade: Obrigado pelos elogios. Fico feliz que o site esteja ajudando-o.
Pelo visto você já está bem encaminhado. Espero que assim que reabrirem o processo você seja um dos primeiros a enviar.
Att,
Rafael

Oi Rafael
Parabens pela iniciativa pois , desta forma, nos anima mais ainda a ir para Winnipeg.
Eu achava que era uma cidade violenta mas , pelo que a Roseleine disse, e uma cidade segura para podermos criar nossos filhos
Enviei a solicitaçao de visita exploratoria no começo de fevereiro e depois veio a noticia da nao aceitaçao depois de 31/janeiro;estou aguardando ansiosamente pela reabertura;visito todos os dias o seu site inclusive o forum
Sou medico e ja entrei em contato com o orgao que e responsavel pela colocaçao de medicos no mercado de Manitoba;sei que o processo para revalidaçao do diploma e arduo mas e isso que queremos e nao vamos desistir
Um grande abraço
ANDRADE JUNIOR

Deixe o seu comentário