Categorias
Notícias Nova Scotia

Bad News: O processo de imigração por Nova Scotia – Canada fecha a porta (temporariamente)

Aviso: este artigo/post pode estar desatualizado. Para uma lista completa e atualizada em 2019 sobre imigração, acesse: https://imigrar.com.br/saiba-como-imigrar-para-o-canada/

Para uma versão postada em 2019 sobre Como Imigrar para o Canadá através de Nova Scotia (Halifax) acesse: https://imigrar.com.br/imigrar-canada-nova-scotia-halifax/

Isso mesmo pessoal. Notícia ruim é ruim de ser dada mas fazer o quê? Recebi um email do pessoa do “Centro Comunitário Francês” informando que o processo está temporariamente fechado. Porém a notícia ruim tem um lado bom: é só temporariamente e não de forma definitiva. Quem estava pensando em imigrar pelo Canada  o mais breve possível terá que procurar outro meio.

O que fiquei sabendo e apurei (além do email oficial que recebi deles) é que eles trabalham da mesma forma que Manitoba: quando acham que tem aplicações suficientes eles fecham as portas e só reabrem depois de terem “folgado” um pouco.

Acontece que Manitoba faz isso de forma periódica: todo ano fecham e no começo do ano seguinte reabrem. Já Nova Scotia não: eles deixam juntar e fecham e quando folgam eles reabrem. Não há uma periodicidade então não temos como adivinhar quando reabrirão.

Quem enviar o email pedindo para fazer a Visita Exploratória vai sim receber uma resposta negativa (como alguns leitores do site já me reportaram ter recebido) porém o lado bom é que apesar da resposta negativa seu email ficará no banco de dados deles então quando o processo reabrir você será avisado por email e ficará sabendo em primeira mão.

Então meu conselho é: mesmo sabendo que será negado mande o email para ficar no banco de dados deles. De qualquer forma assim que reabrir com certeza irei informar aqui.

O que posso tirar disso tudo é que nós tivemos um enorme azar. Sim, isso mesmo: tivemos azar. Pelo simples fato: o processo estava aberto e operante há bastante tempo. O Centro Comunitário estava recebendo Visitas Exploratórias e facilitando a vida de quem queria imigrar.

Porém quando descobrimos o processo (especificamente eu, pois era um processo totalmente desconhecido dos brasileiros) foi exatamente perto do fechamento das vagas! Puro azar, infelizmente. Se eu tivesse descoberto o processo em agosto e anunciado para vocês naquela época talvez muitas pessoas teriam conseguido fazer a Visita Exploratória…

Agora só nos resta esperar pela reabertura das vagas, torcer para que não demore. Por enquanto o processo e Manitoba continua aberto (por quanto tempo só Deus sabe!). Quem estava sonhando com a linda Halifax vai ter de esperar mais um pouco…

24 respostas em “Bad News: O processo de imigração por Nova Scotia – Canada fecha a porta (temporariamente)”

Candice: Obrigado pelas dicas. Vou avisar o pessoal.
O ruim é que até o ano passado eles aceitavam fazer como Manitoba: Visita Exploratória. Então agora as coisas dificultaram e muito. :(
Att,
Rafael

Oi,
Nao sei muito bem como anda o processo da comunidade francesa, mas o Community Identified para Halifax continua aberto. Fiquei sabendo que esse tipo de imigracao iria acabar por aqui, mas ate mes passado eu soube que eles estao aceitando aplicacoes. Nao eh facil, tem que morar aqui por 1 ano e ter pelo menos 5 cartas de recomendacao de pessoas que te conhecem aqui.
Frances aqui ninguem fala, mas o importante eh ser aprovado. Tem EAP de graca para residentes, coisa que quem vem de fora paga uma fortuna.
Quem for passar temporada aqui, faca muita amizade. Mais vale um amigo na praca do que dinheiro no bolso. E eh a mais pura verdade.
Boa sorte a todos!

Liliane: Eles estão reformulando os Centros. E tem sim em inglês. Vou dar uma pesquisada e te digo por e-mail.
Mas digo logo que quero um relatório completo da cidade quando você voltar ao Brasil, rs.
Att,
Rafael

Estarei em Halifax à partir de dezembro por 8 semanas. A intensão é de matar dois coelhos com uma só cajadada: fazer um curso de aperfeiçoamento de inglês e pesquisar tudo o que puder sobre a cidade, empregos, moradia e etc… Estou com 43 anos e tenho três filhos entre 17 e 19 anos. Fazer este tipo de levantamento para marido, filhos e eu mesma, é imprescindível…
Fiquei muito feliz em saber pelas pesquisas preliminares, que a idade de imigração na NS é até 55 anos (coisa que não acontece nas outras províncias), fora que o local é realmente uma graça e perfeito para quem está de saco cheio de centros estufados e nervosos como o Rio de Janeiro.
Só ficamos chateados por descobrir que não existe um Centro Comunitário voltado para o inglês… Para uma cidade como Halifax, em que a população não fala o francês comumente, mas é justamente essa comunidade que abre as portas, isso torna-se um problema. A gente se empenha no idioma que nos aprova para o visto, ou começa um outro que não será usado (mas nos ajuda a entrar), e no fim não fica com 100% de proficiência em nenhum dos dois?… Bem complicado…
Achei ótimo seu site.
Gostaria de informações sobre estes centro comunitários (inglês), se houverem… Chegar falando inglês na comunidade francesa possivelmente faça com que eu saia à vassourada de lá, rsrsrsrsr.
Se vc souber de alguma informação à respeito, será muito bem vinda.
Obrigada e mais uma vez, parabéns.

Flávio: Olá. Obrigado por visitar o Site Imigrar. Fico feliz que venha por aqui passear. Tenho certeza que você irá gostar.
Quanto a sua pergunta eu preciso saber: vocês falam francês?
Att,
Rafael

Querido Rafael Alencar, sou novo por aqui, adoro ler o site imigrar…. Obrigado por nos apresentar excelentes notícias, posts e idéias. No próximo ano vamos passar 20 dias em Nova Scotia, infelizmente fechou agora, mas já vamos enviar o e-mail pedindo para fazer a Visita Exploratória. Se eu e meu namorado recebermos uma resposta negativa, não há problemas, como você disse, ficaremos cadastrados para sabermos quando abrirá novamente. Em agosto próximo iremos ao Canadá por 7 dias para passear, Halifax já está no roteiro. Você acha interessante irmos na tal comunidade Francesa em Halifax para conhecer?

Beatriz: Obrigado pelos elogios e reconhecimento. É isso que me motiva a continuar! Volte sempre.
Att,
Rafael

Olá! Gostaria apenas de registrar que seu trabalho aqui no blog é muito bom e merece reconhecimento. Obrigada por ajudar tantas pessoas no processo de imigração para o Canadá! Espero que não pare.

Abraços!

Muuito Obrigado pela atenção Rafael. Minha família tá acesa esperando esta abertura!

Paulo: eles prometeram avisar por e-mail. Estou cadastrado então assim que reabrirem ou fizerem alguma mudança eu aviso aqui.
Att,
Rafael

Alguma tem uma previsão ou sabe quando vai reabrir a Exploratory Visit em Nova Scotia?

Marina: não deu para saber pois eles fecharam o processo e não se comunicaram mais comigo. Mas creio que deve ser na mesma base do de Manitoba, ou seja, um nível onde você possa se comunicar, entender e ser entendido. Não precisa ser fluente é claro. Um intermediário quase avançado eu diria, rs.
Att,
Rafael

Marina: Obrigado pelos elogios, rs. Bem quanto ao processo de NS eu não posso te dar uma resposta de quanto tempo eles abrem e fecham pois é um processo novo para mim. Mas eles prometeram avisar a todos por email quando reabrirem as vagas (e eu estou cadastrado). Assim que eles abrirem eu irei postar aqui.
Quando você receber a carta de aceitação da província o governo federal não irá negar seu pedido. A não ser nos casos citados acima. Lógico que não posso dizer que é 100% garantido o visto de RP (só no caso do Québec é 100% garantido pois a um tratado entre as duas províncias) mas não há como eles negarem o visto sem um motivo justo que caia nas duas categorias já ditas na resposta que você mesmo colou.
De qualquer modo você pode fazer o processo federal e ir morar em Halifax se quiser.
Att,
Rafael

Rafael,

Esqueci de uma perguntinha rs. Você sabe qual tem que ser o nível de fluência em francês para ser aprovado pelo processo de NS?

Obrigadão! (:

Rafael, li as dúvidas do Luis sobre o processo de Manitoba e, por ser semelhante ao de NS, fiquei com a seguinte dúvida:

“1) Depois do OK de Manitoba a pessoa só terá o visto negado pelo Governo do Canadá se tiver cometido algum crime no passado ou ter uma doença muito séria que vá onerar o sistema de saúde do Canadá, tirando esses dois casos não será negado o visto.”

No de NS também é assim? uma vez que recebo o a carta de recomendação deles, o visto definitivo é praticamente garantido?

Tomei conhecimento do processo de NS pelo seu site, esta semana! O curioso é que, mesmo sem saber dele, Halifax já era para onde eu queria ir. Meu coraçãozinho se encheu de alegrias e esperança! Você sabe se eles abrem essas vagas todo ano/com uma certa regularidade ou é algo com frequencia irregular?

Você é demais, seu site é muito completo e admiro mt você ter todo esse trabalho para ajudar os outros! é demais MESMO! parabéns!

Luís: Em qualquer post que você comentar eu recebo um aviso automático então não precisa ser no último para que fique mais fácil de eu ler, rs. Da próxima vez tente colocar a pergunta no artigo do assunto não por mim, pois para mim tanto faz, mas para ajudar outras pessoas que ao ler aquele artigo irá ver os comentários e tirará suas dúvidas. Deixa que de noite eu transfiro para um artigo de Manitoba não esquenta com isso.

Com certeza Manitoba tem esse processo mais facilitado para atrair mais imigrantes. E o processo fecha todo ano por esgotar as vagas. Manitoba pode não ser famosa (e não é) mas Winnipeg (a capital) tem tudo que uma pessoa precise para viver.

1) Depois do OK de Manitoba a pessoa só terá o visto negado pelo Governo do Canadá se tiver cometido algum crime no passado ou ter uma doença muito séria que vá onerar o sistema de saúde do Canadá, tirando esses dois casos não será negado o visto. Você vai receber um visto de turismo de 6 meses então mesmo após a entrevista você poderá ficar ainda uns 5 meses e meio na província procurando emprego se desejar.

2) Nota 5 já dá. Você tem de mandar com o email logo no começo do processo então já é bom fazer. General.

3) Não é que Manitoba não me atraiu e sim vou para o Québec pois fiz o processo de imigração por eles, fui aceito, recebi o CSQ (certificado de seleção do Québec) e já estou aguardando meu RP. Então como fiz o processo por eles vou para lá.

4) Ainda vou fazer um artigo sobre isso. Boa dica. As férias não é de uma semana. Isso depende de empresa para empresa. Você pode inclusive negociar isso com o empregador. Não é uma regra ser de 1 semana. No mínimo 2.

5) Eu comprei pela American Airlines pelo preço ter sido o mais barato que consegui.

Att,
Rafael

oi rafa! obrigado pela atencao! rs, escrevi aqui nesse post de ns pq como era o ultimo que publicou, seria mais facil pra vc ler! rsrs! se quiser pode colar la essas duvidas, ou eu posso postar la caso keira! rs
cara, esse processo de mb eh simples mas deixa agt com uma duvida ne! acho que no meu caso, eu indo pra uma visita teria chances de receber o ok deles, pois falo o idioma, tenho experiencia de trabalho e faria como vc fez, levaria umas copias de ofertas de emprego na minha area que saem na net. sei que a area de adm nao eh tao demandada, mas…o lado bom eh que nao eh como direito, pra trab com adm em qq parte do mundo vc faz mais ou menos a mesma coisa… eu ate aceitaria trabalhar em empregos menos qualificados no inicio, n teria problema.
pelo q ja li sobre tudo, mb faz esse processo simples por 2 razoes principais – eh uma das capitais mais geladas do pais, e alem disso nao eh tao turistica e famosa quanto as outras. futuramente vamos falar de la como o quebec – antes era facil ir pra la, hj em dia nao eh mais… penso que daqui a uns anos eles vao colocar mais exigencias, pq deve ter bastante gente indo pra la nesse esquema, mesmo que seja pra sair fora depois com o permanente na mao…
1)”Quando aprovado você recebe uma carta convite (ou autorização) para aplicar pelo processo provincial de Manitoba (MPNP) – depois que eu receber o ok deles la apos a visita, eu to na duvida apenas no seguimento do processo – gostaria de continuar la procurando emprego enquanto o processo anda, ate pq a grana eh curta pra voltar ao brasil e ir de novo – ou vc acha que mesmo apos o ok de manitoba a pessoa pode ser negada no visto de permanencia que o governo concede?
mesmo sem ter arrumado emprego na visita, a pessoa recebendo o ok deles pode continuar la procurando entao? acho que sim ne, pq ja temos o convite da provincia…

2) o ielts entao tenho que fazer, que droga!! mas em que momento? aconselharia a fazer antes de mandar o email?? nota 5 ja da? general ou academic? ficar preso por causa de ielts seria pessimo…

3) vi que vc vai pro quebec. mb nao te atraiu? frio os 2 sao, kkkkk! ja ta tudo certo pra vc ficar no quebec mesmo, ou ainda tem que processar alguma coisa?

4)uma dica de post pra vc – como se aposentar no canada? o imigrante brasileiro consegue somar seus anos de trabalho aqui, segundo algumas coisas que li ja… o ruim la sao as ferias, parece que uma semaninha soh por ano… heheheh! mas compensa tanto por outras coisas ne…

5) vc aconselha qual empresa pra comprar bilhete aereo pro canada?

um grande abs a vc, mt sorte na sua viagem… parabens pelo site mais uma vez, acompanho faz tempo..valeu, fera.

Apesar da sua dúvida estar em um tópico sobre Nova Scotia e não em um de Manitoba irei responder mesmo assim pois sou bonzinho, kkkk.

1) depois que a pessoa faz a visita, tem a entrevista e recebe o ok – tem que voltar ao brasil pra aplicar pro visto canadense com o ok deles , ou pode fazer isso de la mesmo?

Provavelmente você terá de voltar mas se você receber uma oferta formal de emprego (o que não é impossível) você poderá aguardar lá já que o Governo de Manitoba concede tipo um “visto provincial de trabalho” e com ele você poderá viver e trabalhar legalmente até a saída do visto de residente permanente. Mesmo assim creio que a pessoa ainda precise voltar para o Brasil pois terá de organizar as coisas para se mudar para o Canadá ou não? rs
Lembrando que obter uma oferta formal de emprego não é condição obrigatória para ser aprovado no processo.

2) sou administrador. sabe se essa ocupacao eh boa pra conseguir emprego la? a pessoa pode arrumar um emprego menos qualificado e mesmo assim conseguir o ok deles?

Administração é uma área boa e não boa ao mesmo tempo. Boa pois tem muitas vagas; Não é boa pois tem muita concorrência. Você não precisa arrumar emprego algum para conseguir o ok deles. Basta ir, fazer a Visita Exploratória e provar para eles que você conheceu a cidade e que você saberá como se “virar” tanto na questão da moradia quando na questão de arrumar um emprego. Não precisa arrumar um emprego propriamente dito e por isso esse processo é tão “especial” pois na maioria das outras províncias você só imigra se realmente conseguir um emprego e neste não.

3) qd vc eh aprovado – recebe qual visto? uma permanencia ja? depois de quanto tempo poderia sair de manitoba?

Quando aprovado você recebe uma carta convite (ou autorização) para aplicar pelo processo provincial de Manitoba (MPNP). À priori não recebe nenhum visto mas sim fica na fila para receber o de residente permanente. Mas como disse acima se você conseguir uma oferta de emprego você receberá o visto de trabalho enquanto aguarda o de residente permanente. E por isso você não poderá sair de Manitoba até receber o visto de RP.

4)alguem que conhece ja foi e recebeu o ok deles la? procuro bastante no google e nao vejo depoimento de ngm!!! to com mta vontade de ir!

Só conheço gringos que foram e receberam o ok deles (gringos tem vários). Você não vai achar depoimento algum pois os brasileiros só começaram a aplicar por esse processo agora no começo desse ano e graças ao meu site (modéstia a parte). Então eles ainda estão marcando suas viagens junto ao Governo de Manitoba. Lá pro meio do ano já teremos brasileiros aprovados na Visita Exploratória com certeza. Eu por exemplo recebi o ok para fazer a Visitas Exploratória mas acabei não precisando. Tenho certeza que se eu tivesse ido eu teria sido aprovado.

5) tenho curso completo de ingles em um famoso curso / falo bem. sera que eu com o certificado e falando la na hora eu preciso fazer ielts??

Antes não precisava mandar o IELTS. Agora eles pedem o IELTS para poder começar a processar seu processo. A não ser que você tenha nascido em um país anglófono ou trabalhe em uma empresa onde o inglês é a primeira língua ou esteja estudando em uma faculdade que seja 100% em inglês. E lembre-se: um famoso curso aqui do Brasil provavelmente não seja um famoso curso lá em Manitoba.

Att,
Rafael

oi rafa,
que pena hein!
ainda bem que ainda tem o de mani!
umas perguntinhas, apesar de ja ter lido bastante todos os artigos –

1) depois que a pessoa faz a visita, tem a entrevista e recebe o ok – tem que voltar ao brasil pra aplicar pro visto canadense com o ok deles , ou pode fazer isso de la mesmo?

2) sou administrador. sabe se essa ocupacao eh boa pra conseguir emprego la? a pessoa pode arrumar um emprego menos qualificado e mesmo assim conseguir o ok deles?

3) qd vc eh aprovado – recebe qual visto? uma permanencia ja? depois de quanto tempo poderia sair de manitoba?

4)alguem que conhece ja foi e recebeu o ok deles la? procuro bastante no google e nao vejo depoimento de ngm!!! to com mta vontade de ir!

5) tenho curso completo de ingles em um famoso curso / falo bem. sera que eu com o certificado e falando la na hora eu preciso fazer ielts??

se puder responder essas duvidas…acho que ajudaria a mim e varios leitores…um abracao cara, seu site eh the best! valeu!!

Lídia: como sempre você está certa no seu comentário. Aliás sempre faz comentários pontuais e inteligentes. Assino embaixo de tudo o que você falou.
Att,
Rafael

É chato, mas eu acho que é mais justo e sincero assim… Quando atingem um certo número a galera fecha o processo, termina o que precisa ser terminado e depois reabre para novos candidatos, me parece bastante razoável. Ao contrário de uns e outros que ficam enrolando a vida de milhares de pessoas por anos e anos, que já estão chegando ao cúmulo de sequestrar os passaportes alheios por 2 meses… Melhor fechar, “passar a régua” e depois começar novamente!

Abraços,
Lidia.

Deixe o seu comentário