2- Como organizar seu dossiê para levar na entrevista de obtenção do CSQ – Parte 2


Atenção: este artigo está desatualizado. Para saber mais do programa de imigração do Quebec (de 2020 e adiante) acesse: Imigração Québec

Conforme prometido segue a segunda parte da série: “Como Organizar seu dossiê para levar na entrevista de obtenção do CSQ”. Seguindo essas dicas espero que você tenha sucesso na entrevista do Processo de Imigração do Quebec.

Se você não leu a primeira parte é claro que é mais do que recomendado que comece por ela. É só clicar no link: Como Organizar seu Dossiê para a Entrevista de Obtenção do CSQ – Parte #1

Os documentos obrigatórios, como o próprio nome já diz, são essenciais levar para a entrevista. Se você esquecer algum poderá enfrentar uma situação chata. Porém acontecem perguntas feitas na entrevista que não fazem parte da sua documentação e sim da sua preparação para imigrar pro Quebec.

No nosso caso, para usar como exemplo, levamos também um extenso material fruto de nossa pesquisa. Queríamos demonstrar que estávamos bem preparados e engajados no projeto. Não sei se você sabe porém durante a entrevista além dos pontos que você ganha pelo seu perfil (idade, formação, área de emprego, conhecimento linguístico, etc) existem ainda 6 pontos no quesito adaptabilidade que o entrevistador poderá dar ou não para você conforme alguns critérios. E ter um bom dossiê ajudará há ganhar alguns desses preciosos pontos de adaptabilidade.

Porém mais importante do que levar um dossiê gordo como o nosso é ler o conteúdo, aprender e estudá-lo.

Na minha entrevista por exemplo ele perguntou: O que você sabe da história do Quebec?” e eu respondi que sabia que o Quebec tinha sido descoberto pelos franceses, mais precisamente por Jacques Cartier, que deram o nome de Nouvelle France para a província. Que anos depois em guerra a província foi conquistada pelos ingleses. Falei também que nos anos 60 ocorreu a Revolução Tranquila que mudou a cara do Quebec para o que conhecemos hoje em dia e etc. Ele ficou bem satisfeito e impressionado com a minha resposta me dando os parabéns.

Outro momento que ele ficou impressionado (que já relatei no site) foi quando perguntou se tínhamos ideia de onde iríamos morar em Montréal. Nessa hora puxamos um mapa detalhado do bairro onde pretendíamos morar (vou postar a foto do mapa) e além disso puxei 3 folhas onde mostrava TUDO de importante nesse bairro como: posto de saúde, supermercados, farmácias, restaurantes, academias, etc. Ele inclusive pegou essas 3 folhas e leu rapidamente as informações!

Novamente ele elogiou a organização. Quando ele perguntou se tínhamos ideia de onde iríamos morar creio que ele esperava somente uma resposta: “Sim, tal canto…” e não um mapa e mais 3 folhas de anexo explicando tudo de importante no bairro. Podíamos ver na expressão do rosto dele o quanto ele ficava feliz e impressionado quando mostrávamos papéis que ele nem esperava que tivéssemos. Existe no Site Imigrar dois posts tratando sobre a entrevista em si: Supostas Perguntas da Entrevista do CSQ e esse outro que é um relato mais pessoal: Minha Entrevista de Obtenção do CSQ.

Outra coisa que fizemos foi levar o DCS (o formulário que preenchemos para entrar com o processo e que já foi tema de um post aqui no Imigrar: Como preencher o DCS). Porque o levamos? Simples: quase todas as perguntas que ele fazia era baseada nas informações que demos no DCS então uma coisa que fizemos foi estudar o DCS de tal maneira que sabíamos tudo decorado. Não queríamos de maneira alguma entrar em contradição. Já pensou você falar na entrevista uma determinada data que ele perguntou e no DCS você tiver colocado outra data? Claro que isso não é motivo para desespero porém iria criar uma situação chata e desconfortável e você teria que explicar (e convencer) o entrevistador em francês! Então estude o seu DCS como se fosse pro vestibular.

Aqui a foto da seção DCS do nosso dossiê:

Dossiê entrevista CSQ - Quebec
Seção que tinha nosso DCS e todos os outros formulários que temos que preencher e enviar

Na noite anterior à entrevista repassamos todo o dossiê. E além da documentação na nossa pasta tinha essa seção:

Organizando o dossiê de imigração para o Quebec

Esta seção acima estava organizada dessa forma:

1-      Informações Gerais do Quebec (História, Geografia, Clima, Política, Social, Cultural, Educação e Saúde)

2-      Informações Gerais de Montréal (História, Geografia, Clima, Política, Social, Cultural, Educação e Saúde)

3-      Motivos de escolha de Montréal

4-      Mercado Trabalho

5-      Ofertas de Trabalhos (Opções A, B, C e D)

5.1 – A = Vagas ligadas diretamente ao meu atual status profissional.

5.2 – B = Vagas ligadas diretamente à minha profissão de bom nível.

5.3 – C = Vagas ligadas à minha profissão e atuação, de quaisquer nível.

5.4 – D = Qualquer tipo de emprego que eu sei que posso executar.

6-      Condições de Vida (Moradia, aluguel, escolha do bairro, alimentação, transporte, MICC, Lazer (parques, shoppings, bares, restaurantes, atividades físicas, concertos musicais))

6.1 – A = Moradia que poderíamos pagar com a Oferta de Trabalho A (item 5.1)

6.2 – B = Moradia que poderíamos pagar com a Oferta de Trabalho B (item 5.2)

6.3 – C = Moradia que poderíamos pagar com a Oferta de Trabalho C (item 5.3)

6.4 – D = Moradia que poderíamos pagar com a Oferta de Trabalho D (item 5.4)

7-      Mapa

8-      Planilhas de Orçamentos (budgets)

 8.1 – A = Budget ligado diretamente às vagas e condições financeiras que teríamos obtendo um dos empregos das ofertas de trabalhos da opção A (item 5.1)

 8.2 – B = Budget ligado diretamente às vagas e condições financeiras que teríamos obtendo um dos empregos das ofertas de trabalhos da opção B (item 5.2)

 8.3 – C = Budget ligado diretamente às vagas e condições financeiras que teríamos obtendo um dos empregos das ofertas de trabalhos da opção C (item 5.3)

 8.4 – D = Budget ligado diretamente às vagas e condições financeiras que teríamos obtendo um dos empregos das ofertas de trabalhos da opção D (item 5.4)

Essas ofertas de trabalho do item 5 nada mais são do que ofertas de emprego atuais de Montréal. É só pesquisar no Emploi Quebec as ofertas da sua área e imprimir. Levamos 4 ofertas de cada tipo (4 A, 4 B, 4 C e 4 D). Pra saber como pesquisar direito no Emploi Quebec é só ler esse meu post: Pesquisar Ofertas de Emprego.

Aqui um exemplo de como fizemos essa ligação: Oferta de Emprego A +Moradia A + Budget A:

Estava tudo interligado: O Emprego A me daria condições de pagar a Moradia A e meu Budget 1(A) era baseado no meu emprego A e Moradia A também.

Essa parte das Ofertas A, B, C e D ligadas às Moradias A, B, C e D bem como ao budgets A, B, C e D foi o que mais impressionou ele. Ele olhava como se não acreditasse, rs. Pegou cada uma das folhas e foi lendo. (Um casal de conhecidos foram fazer a entrevista agora dia 08/11 e ensinei-os a fazer esse esquema de Ofertas + Moradias + Budgets e eles me disseram que uma das coisas que o LeBlanc perguntou era se eles tinham um plano B para se não conseguissem se empregar na área deles, no caso mostraram pra ele plano A, B, C e D)

Agora vou disponibilizar 3 arquivos de texto contendo nossas pesquisas da área de Educação, Saúde e Vida Cultural no Quebec, bem como outras coisas.

Educação no Canada (é um arquivo Word (.docx) por isso não é para clicar e sim baixar pro seu computador: clique com o botão direito do mouse e escolha “Salvar link como”)

Saude no Canada (para baixar pro seu computador clique com o botão direito do mouse e escolha “Salvar link como”)

Vida Cultural no Quebec (para baixar pro seu computador clique com o botão direito do mouse e escolha “Salvar link como”)

Bem espero que esse post possa ajudar às pessoas que irão fazer as entrevistas agora nesta rodada de novembro e dezembro bem como as que farão no futuro. Quero salientar que o que funcionou para mim não obrigatoriamente irá funcionar para você. E também há entrevistadores que são bem diretos e querem só o essencial já outros (como o LeBlanc) gosta de checar seu plano de imigração no geral. Depende também de quantos pontos seu perfil lhe dá. Se forem muitos então não precisará de nenhum dos 6 pontos de adaptabilidade. Porém sempre é melhor pecar por excesso do que por omissão, não acham?

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

5 thoughts on “2- Como organizar seu dossiê para levar na entrevista de obtenção do CSQ – Parte 2

  1. Olá amigo. Quando eu estiver lá! Em Manitoba e por acaso eu réceber a carta convite eu terei q vim em bora ou dou entra lá mesmo na cidadania

  2. Marcus: obrigado pelos elogios. Fico muito feliz, sério mesmo.
    Espero que o site seja e continue sendo útil a muitas pessoas.
    Boa sorte com o seu TCF (faça o TCF-Q pois é mais fácil e igualmente aceito pelo Québec).
    Não tenho informações sobre mecânico de aeronaves somente que com certeza aqui você ganhará mais do que eu, rs.
    Você pode descobrir mais sobre a sua área lendo este meu artigo: https://imigrar.com.br/pesquisar-trabalho-no-canada-quebec/
    Att,
    Rafael

  3. Cara não desmerecendo os demais blogs mas, ainda não visualizei uma home com tanta informação organizada como a sua….. Cara é uma ajuda inéstimável que você presta aos brasileiros que irão para as terras geladas..

    Eu irei fazer o TCF em agosto deste ano…sou mecanico de aeronaves aqui no brasil e gostaria de saber se você tem alguma informação que possa ajudar a contribuir com as que ja tenho?? cara meu face é esse se puder me adiciona

    Marcus Mascarenhas…..

    abraço……

    Merci et bonne chance pour vous!!!!

  4. Olá Simone, obrigado pelo seu comentário. Realmente pesquisar é a parte mais importante do começo da imigração. Pesquisem bastante! Só de terem escolhido o Canadá já começaram bem, rs.
    Att,
    Rafael Alencar – Site Imigrar

  5. Estamos (meu esposo e eu) começando a colocar em prática o “Plano Canadá”. Ainda decidindo o destino (tendendo para Ottawa). Mas acredito que as dicas destes dois posts nos ajudarão muito! Mesmo para quem não vai para Quebec ou não precise passar por uma entrevista, uma pesquisa completa assim é fundamental para quem deseja fazer dar certo.
    Gostaria de deixar meus “Parabéns” e muito obrigada!
    Abraços,
    Simone.

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.