Já são 950 candidatos convidados a imigrar para o Quebec pelo Arrima


Eu já venho dizendo aqui, e quem acompanha as postagens de forma assídua sabe, que eu esperava que as coisas na província do Quebec em relação à imigração iriam se acalmar e voltar a funcionar de forma regular e “estável”.

E é o que vem acontecendo! Na semana passada o Ministério de Imigração do Quebec (MIDI) anunciou que já teve uma segunda rodada de convites, tudo isso pelo Arrima. E também liberou as informações sobre a primeira rodada realizada; Que inclusive foi notícia aqui no Site Imigrar: Arrima Chama Candidatos

Pelo visto, o Quebec está voltando a ser uma opção interessante de imigração para o Canadá. Com um processo automatizado, com rodadas de convites e com o MIDI anunciando as informações, fica mais fácil de confiar no processo.

Talvez outros rounds de convite (draw) para aplicar para o CSQ já foram realizados e a gente não ficou sabendo ainda. Pelo modus operandi até o momento, o Ministério de Imigração leva 1 mês para liberar as informações.

Vamos conhecer os números e detalhes para entender melhor.

Ministro de Imigração do Quebec falando sobre o Arrima - Quebec Skilled Worker
O Ministro de Imigração do Québec, Simon Jolin-Barrette, falando sobre o Arrima

Arrima chama mais candidatos ao CSQ

Arrima, para quem não sabe, é o nome do sistema que gerencia o processo de imigração para o Canadá, através da província do Quebec. Vou colocar aqui um resumo de como ele funciona. Se já sabe ou leu no artigo passado, pode pular essa parte.

Como ele funciona (resumo)

De uma forma resumida para entrar nele você precisa:

  1. Criar uma conta, usando seu e-mail, no link: https://arrima.immigration-quebec.gouv.qc.ca
  2. Preencher um formulário que traduzindo se chama Declaração de Interesse, e fornecer as informações pedidas. Você vai levar em torno de 1 hora. Se necessário pode acessar a seção de Tutoriais fornecida pelo MIDI;
  3. Uma vez dentro do sistema Arrima, o candidato entrará no “banco de declarações de interesses” (que é o pool, um ranking);
  4. Os candidatos melhores ranqueados receberão um convite para aplicar e receber um CSQ (Certificado de Seleção do Québec);
  5. Com o CSQ você praticamente garantiu seu visto de Residente Permanente (RP) no Canadá! (A não ser que você tenha passado criminoso e/ou seja portador de uma doença crônica/séria);
  6. Mantenha seu perfil atualizado! Se adquirir mais experiência profissional; Ou uma nova graduação; Ou melhor resultado no teste de francês e/ou inglês, etc; Vá no seu perfil no Arrima e o atualize. Pois você ficará melhor qualificado(a) no pool/ranking.

Existem outras etapas que pulei pois dependem mais dos funcionários do MIDI (Ministério de Imigração do Quebec), entre as quais a que vale ressaltar é a de verificação de documentos. Se você afirmar algo cabal, terá que mandar um documento que prove isso; E que será, obviamente, verificado a autenticidade.

Informações dos candidatos chamados pelo Arrima

Até agora foram realizados dois drawns (rodadas de convites). E um total de 950 candidatos foram convidados a aplicar para o tão desejado CSQ (Certificat de sélection du Québec).

O lado bom é que o Ministério de Imigração do Quebec (MIDI), também nos deu informações sobre os selecionados; O que nos possibilita ver o perfil desejado no momento; O número de pessoas, e assim traçar um prognóstico do que está acontecendo na imigração para o Canadá através do Quebec.

Já tivemos dois draws.

Primeira Rodada de Convites do Arrima

Foi realizada no dia 04 de julho de 2019. 691 pessoas foram selecionadas! Essa primeira rodada contemplou as pessoas que mais foram afetadas pela controversa Loi 9 (Lei 9). E que também foi notícia aqui no Imigrar. Você pode entender melhor aqui: Quebec Cancela 16 mil processos

Os selecionados para receber o CSQ foram os candidatos que:

  • Tiveram sua aplicação para o CSQ cancelada (pelo Quebec) no dia 16 de junho (quando a Lei 9 entrou em vigor); E no momento que isso aconteceu o aplicante era um residente temporário do Quebec;
  • Tiveram sua aplicação para o CSQ cancelada (pelo Quebec) no dia 16 de junho (quando a Lei 9 entrou em vigor); e no presente momento o aplicante se encontrava no Québec trabalhando ou estudando;

Estes tem até o dia 17 de dezembro de 2019 para criar um perfil no Arrima e serem tratados como prioritários. Após essa data, perderão a prioridade e irão ser classificados no pool como todos os demais candidatos.

Segunda Rodada de Convites do Arrima

O último draw foi realizado no dia 17 de julho. E teve 259 convites! Dessa vez o foco foi para candidatos com um perfil válido no Arrima e que tinham uma oferta de emprego válida.

Ou seja, se você tiver um perfil no Arrima e uma oferta válida de emprego, você se torna prioritário. Lembrando que ter uma job offer não é obrigatório para conseguir imigrar para o Canadá através do Québec. Mas ajuda e muito!

Também foram convidados outras pessoas que estavam no Quebec em trabalhos diplomáticos ou consulares, etc, mas que não vou entrar em detalhes por se tratar de uma parcela mínima de pessoas.

Tabela com os Draws

Convites feitos através do Arrima
Data que ocorreuConvidados
Round 2- Dia 17 de julho de 2019 259
Round 1 – Dia 4 de julho de 2019 691

Considerações Finais e O que vem por aí

Como eu já disse antes o Arrima veio para ficar. E vou sempre noticiar o Quebec aqui no Site Imigrar. Pois foi através desse processo, que há quase 10 anos atrás, eu comecei o caminho que me possibilitou imigrar para o Canadá!

O Ministério de Imigração do Québec (MIDI) disse que vários rounds serão feitos daqui até o dia 16 de janeiro de 2020. Como disse no começo, talvez enquanto escrevo esse post, outro round (ou até mais de um) já foram realizados. E ficaremos sabendo próximo mês, provavelmente.

Pelo que vejo, e isso é estou falando usando meu conhecimento, não é nada oficial, o Arrima no momento tem 4 categorias de ordem de mais importante para menos importante:

  1. Pessoas afetadas pela Loi 9 e que estavam no Quebec e tinham um processo correndo;
  2. Pessoas com uma oferta de emprego (job offer) válida;
  3. PEQ Trabalho; E
  4. Demais Candidatos.

Claro que eventualmente as pessoas na posição 1 vão acabar. Sem tirar que elas tem até o dia 17 de dezembro para serem prioritárias. Nem todo mundo recebe uma oferta de trabalho, estes são a minoria. PEQ Trabalho também é uma minoria.

Assim sendo, eventualmente os Demais Candidatos irão começar a ser chamados. Porém, é óbvio que o MIDI vai seguir o ranking do pool. Ou seja, pessoas com melhor conhecimento linguístico, mais experiência profissional, profissões na lista em demanda, etc, serão os que vão ser chamados.

Fiquem ligados que o Site Imigrar vai sempre noticiar tudo de importante acontecendo no mundo da imigração canadense. Não se preocupe se você não tem interesse em imigrar para o Canadá através de Quebec. Ainda essa semana irei postar um artigo, que está quase pronto, sobre imigração para o Canadá (que não envolve o Québec).

Fonte:

Site Oficial do Ministério de Imigração do Québec

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

5 thoughts on “Já são 950 candidatos convidados a imigrar para o Quebec pelo Arrima

  1. Olá, meu curso técnico está na lista que você divulgou, a minha duvida é se tenho de fazer a equivalência dele, se sim onde fazer? na WES ?

  2. Olá, poderia informar quais são as profissões na lista em demanda?

    Aproveitando, seria possível chutar uma estimativa média dos requisitos para conseguir a pontuação? Por exemplo, nível de francês, escolaridade, tempo de experiência profissional e idade?

  3. Oi, Josivan.
    Por enquanto, não. Mesmo porque estão chamando os candidatos afetados pela LOI 9, independente da pontuação deles. Mas creio que no futuro (principalmente após 17 de dezembro), quando começaram a chamar os candidatos do pool geral, não vejo motivo para não anunciarem a nota de corte. Assim que eu souber mais, vou colocar aqui.

    Att,
    Rafael

  4. Para o Arrima, é possível assim como o Express Entry, saber a nota de corte dos draws que estão acontecendo?

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.