Vale a pena mudar de província apenas para imigrar?


11/04/2024 – Várias pessoas que foram estudar em Ontário, BC, ou mesmo no Québec em inglês, principalmente nos colleges privados que têm parceria com colleges públicos, ao perceberem que não vão conseguir imigrar pelos programas provinciais e nem pelo Express Entry, tentam mudar para províncias com programas menos difíceis para tentar “salvar” a imigração, mudam de província apenas para imigrar.

Porém várias províncias estão dificultando ou mesmo fechando as portas para pessoas que estudaram em outras províncias seguirem esse plano, pois estatísticas apontam que em alguns casos menos da metade ficam na província.

Leia também: Grande mudança no Open Work Permit entra em vigor

Algumas províncias estão exigindo que a pessoa passe um determinado tempo na província antes de ser elegível a algum processo ou penaliza os candidatos com pontuação negativa, no caso de Manitoba.

Manitoba, por exemplo, está com 24 mil aplicações na fila e sofrendo protesto de estudantes / internacionais que estudaram em Ontário e estão pressionando a província a retirarem uma pontuação de -100 pontos para quem estudou em outra província canadense, o que faz quase nenhum nessa condição conseguir se qualificar nos programas provinciais.

A ministra da Imigração de Manitoba deu entrevista falando que sabe que uma boa parte quer o PR, mas assim que possível vão embora para perto de parentes e amigos e da comunidade que têm em Ontário, e que não pretende retirar essa penalidade, mas conforme os PGWPs vão chegando perto de expirar a pressão aumenta.

Outro exemplo é Nova Scotia que foi mais radical e baniu a possibilidade de qualquer pessoa que estudou em outra província e que tenha um PGWP, de imigrar por um dos seus principais e melhores programas, o Nova Scotia Experience.

Eles dizem no website que fizeram isso, pois estavam recebendo um crescente número de aplicações de estudantes de outras províncias e que vão focar as vagas para quem de fato estudou em Nova Scotia, pois estas pessoas que escolheram Nova Scotia desde o início provavelmente tem a intenção ou uma maior probabilidade de se estabelecer na província.

Leia também: Canadá anuncia dois novos programas de imigração

Vou dar alguns exemplos tirados direto dos sites oficiais e digo por qual motivo toco nesse assunto:

  • Manitoba exige pelo menos 12 meses de trabalho lá, para quem vem de outra província com PGWP. Além disso, a pessoa também perde 100 ou 200 pontos se tiver estudado ou trabalhado em outra província canadense.
  • Nova Scotia cortou o programa para quem estudou em outra província.
  • New Brunswick não cortou, mas começou a exigir 6 meses de residência na província antes de poder aplicar.

O que quero enfatizar é que o ideal é escolher a província que se vai estudar com sabedoria logo de início, que depois pode acabar precisando se mudar e em alguns casos pode ser tarde demais.

Isso vale também para quem está em províncias nas quais a imigração está bem difícil e complicada, Alberta, Ontário e British Columbia. Para algumas profissões nem tanto, mas para a maioria, sim. Às vezes é melhor aproveitar o tempo do PGWP e sair logo, do que deixar para os finalmente e viver uma incerteza, pois não vejo a nota do Express Entry voltando para os 470 nem tão cedo. Se é que vai voltar algum dia…

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes