Utilidade pública: Viajar do Canadá para os Estados Unidos, e voltar para o Canadá apenas com o ETA


Nesse artigo irei falar sobre uma duvida muito comum para os brasileiros que estão aqui no Canadá seja fazendo intercâmbio ou mesmo turismo: Posso viajar aos Estados Unidos e voltar para o Canadá de carro ou ônibus apenas com o ETA? Resposta: Sim, você pode! Continue lendo para entender.

Não sei qual o motivo, mas parece que muitas agências de intercâmbio ou turismo no Brasil estão informando seus clientes que se eles tiverem o ETA somente poderão viajar para os Estados Unidos e voltar para o Canadá por via área…. Isso não é verdade! Vou explicar melhor, acompanhe.

Primeiro: O que é esse tal de ETA e o que ele tem a ver com o Canadá?

Para quem não sabe, o governo do Canadá extinguiu a obrigatoriedade de visto (obtido no consulado canadense) para Brasileiros que:

  • Irão viajar para o Canadá por via área; E:
  • Ou Tenham ou tiveram um visto canadense válido nos últimos 10 anos;
  • Ou Tenham um visto americano válido no presente momento;

Ou seja, para ficar ainda mais claro: Se você estiver viajando para o Canadá de avião & nos últimos 10 anos tenha tido um visto canadense válido (mesmo que esteja vencido) OU tenha um visto americano válido; Você não precisa de um visto canadense. O ETA vai ser suficiente.

ETA, traduzindo, é uma Autorização Eletrônica de Viagem.Uma autorização emitida pelo governo canadense para que você possa embarcar em um avião tendo o Canadá como destino.

Porém, entenda: o ETA não é um visto. E muito menos garante sua entrada no país. O visto (e a entrada) será decidida pelo oficial de imigração do Canadá que você irá se encontrar obrigatoriamente no aeroporto e que irá te entrevistar.

Se o oficial achar que você é admissível no país, ele então irá conceder um visto (que geralmente é válido por 6 meses). As vezes ele irá carimbar seu passaporte; As vezes não.

Mesmo que o oficial não carimbe; No sistema integrado vai constar que você tem um visto válido e quando ele irá expirar (provavelmente em 6 meses). Se por acaso o oficial de imigração, por alguma razão em específico, não quiser conceder 6 meses; Então ele irá carimbar o seu passaporte e escrever no carimbo até quando o visto é válido.

Percebam que se o oficial admitir sua entrada no Canadá, e não carimbar o seu passaporte. Você tem um visto válido por até 6 meses.

Por qual motivo as pessoas fazem confusão?

Boa pergunta! É um mito que tem se espalhado. Sei disso pois trabalho em uma escola de idiomas e lido com vários alunos brasileiros. E independente da agência de intercâmbio que usaram; Muitos tem essa ideia de que com o ETA não podem visitar os Estados Unidos. O que não é verdade!

Creio que um dos principais motivos é confundirem o ETA (que é uma autorização) com um visto. O segundo é acharem que o ETA que permitiu ou possibilitou a entrada da pessoa no país, quando na verdade foi o oficial de imigração na fronteira que o fez.

Aliás, mesmo que você tenha um visto de visitante (TRV) válido e emitido pelo consulado canadense no Brasil; Se o oficial de imigração na fronteira não quiser permitir sua entrada (por algum motivo), você não irá entrar.

Indo e voltando aos Estados Unidos por via terrestre ou marítima com um ETA

Já ficou bem claro acima que se você vier ao Canadá com um ETA, e estando aqui quiser fazer um passeio nos Estados Unidos: seja de carro, ônibus (em excursões por exemplo), trem, à pé ou de navio (cruzeiro, por exemplo). Não tem problema!

Vou dar um exemplo prático:

Digamos que o Fulano venha estudar em Montreal por 3 meses. Como ele tinha o visto americano, Fulano aplicou para um ETA. Após emitido o documento ele embarcou em um avião para o Canadá. Chegou, passou na imigração, começou seus intercâmbio.

No segundo mês aqui, a escola em que ele estudava ofereceu uma excursão para Nova York de 3 dias. Indo e voltando de ônibus (sim, Montreal é relativamente perto de NY para quem não sabe).

Fulano foi, voltou, adorou Nova York e na fronteira do Canadá passou sem problemas.

Exemplo 2: digamos que Beltrana tenha uma filha que mora em Windsor em Ontário. Beltrana tem um visto americano. Beltrana aplicou para um ETA para vir visitar sua filha no Canadá.

Chegou de avião em Toronto, fez a imigração e depois pegou outro voo para Windsor. Ao chegar em Windsor, na segunda semana, a filha sugeriu um passeio em Detroit, nos Estados Unidos. Para quem não sabe, Windsor (Canadá) e Detroit (EUA) estão separadas apenas por uma curta ponte.

Entraram no carro e foram. Na volta, dona Beltrana não teve problema algum. Mesmo levando em consideração que ao vir para o Canadá pela primeira vez, ela tenha vindo com um ETA.

Fonte da Informação

Não só eu já sabia disso (através dos meus estudos e conhecimentos) mas perguntei pessoalmente a um oficial de imigração! Cheguei nele e expliquei a situação. Falei que era brasileiro. Que tinha um site sobre o Canadá. Falei do ETA, e perguntei: podemos ir e voltar para os Estados Unidos por via terrestre?

E ele respondeu o que eu já sabia: que não tem problema algum. Não só para os Estados Unidos, mas também para Saint-Pierre-et-Miquelon, que é uma ilhazinha perto da costa de Newfoundland; Mas que pertence à França.

Porém, ele disse que ao sair do país ninguém tem 100% de certeza que irá ser admitido de volta. É levado em consideração vários fatores. Ele disse que a pessoa deve levar com ela os documentos que provam o que a pessoa vai estar fazendo no Canadá.

Por exemplo, um estudante deve levar a carta de inscrição na escola, provando que ainda tem cursos a fazer. Um turista que só foi passear nos Estados Unidos, levar sua passagem mostrando que irá sair do Canadá, etc.

Mas que de uma maneira geral, a pessoa, se estiver tudo direitinho, não terá complicações.

Considerações Finais

Lembre-se: um ETA não é um visto. Se pretende sair e entrar do Canadá várias vezes; Recomendo obter o TRV (visto de “turismo”) junto ao consulado canadense no Brasil.

Com o TRV, você pode entrar de carro, avião, vir de qualquer país, do jeito que você quiser. Ele é bem mais flexível no tocante de não interessar de onde e de que meio você irá entrar no país. O ponto negativo é que ele é mais burocrático e caro de se obter.

Lembre-se de que com um ETA você não pode viajar para os Estados Unidos e de lá tentar entrar no Canadá por via terrestre ou marítima! Primeiro você tem de entrar no Canadá de avião e aí sim você pode visitar os Estados Unidos de carro, conforme explicado durante o artigo.

Dica: se você ver que o oficial de imigração não carimbou seu passaporte, você pode educadamente pedir para ele carimbar.

Espero que esse artigo vá ajudar muitas pessoas que tinham essa duvida. Se conhece alguém que vai viajar ao Canadá a turismo ou intercâmbio, compartilhe com eles esse post!

Fonte sobre ETA:

Site Oficial do Ministério de Imigração do Canadá

FAQ sobre o ETA do Ministério de Imigração do Canadá

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.