Urgente: Canadá fecha fronteira


O Primeiro Ministro Canadense, Justin Trudeau, anunciou hoje que o Canadá vai fechar a fronteira para estrangeiros.

Neste post vou dar as informações sobre o fechamento e logo a seguir as implicações na imigração. No final tem o vídeo com todo o pronunciamento do Trudeau.

Justin Trudeau, Primeiro Ministro do Canadá
Justin Trudeau, Primeiro Ministro do Canadá


As únicas exceções são: diplomatas, tripulação de voos e americanos. Estrangeiros com familiares no país também podem ser admitidos (mas não é garantido).

A medida vai começar à partir do meio-dia (horário de Ottawa) da quarta-feira dia 18 de março.

Sobre os americanos, o Primeiro Ministro acrescentou que eles poderão entrar no país “por enquanto”.

Canadenses e residentes permanentes terão livre acesso. Porém, qualquer pessoa vindo do estrangeiro terá de ficar em confinamento domiciliar por 14 dias. O confinamento antes era uma sugestão, mas agora é mandatório.

Outro detalhe importante: canadenses ou residentes permanentes que apresentem sintomas do coronavírus, não poderão embarcar em voos com destino ao Canadá. As companhias aéreas poderão decidir quem pode ou não, baseado nos sintomas.

Canadá fecha as fronteiras
Tradução: Eu reconheço que estou sendo pedido para ficar em confinamento pelos próximos 14 dias para prevenir o espalhamento do COVID-19.

Sobre os canadenses no estrangeiro, Justin Trudeau disse que era hora deles voltarem para casa “enquanto ainda dá tempo”. Dando uma sugestão de que as fronteiras poderiam ser fechadas para qualquer pessoa, mesmo canadense, vindos do exterior.

Somente 4 aeroportos irão receber voos internacionais no Canadá durante esse período: Calgary, Toronto, Montreal e Vancouver.

As medidas são para tentar frear a proliferação do coronavírus (covid-19) que já tem mais de 424 casos e 1 morte confirmada.

Mesmo pessoas com visto de estudo, trabalho ou confirmação de residência permanente aprovados, não poderão entrar no país. Terão que esperar o decreto de abertura das fronteiras.

Existem críticas de que o Canadá está dando folhetos e fazendo perguntas. Mas no aeroporto, ninguém está sendo testado ou passando por scanners termais, para ver se a pessoa está com febre ou apresentando outros sintomas ligados à doença.

O Primeiro Ministro disse que temos que agir rápido e agir juntos, se quisermos parar a proliferação do coronavírus no país. Vale lembrar que a esposa de Justin Trudeau, Sophie Trudeau, semana passada testou positivo e continua em confinamento.

O Primeiro Ministro do Quebec, François Legault, ontem mesmo em pronunciamento urgiu para que o Governo Federal fechasse suas bordas. Pedido também manifestado por autoridades de outras províncias.

Pronunciamento do Justin Trudeau sobre fechar a fronteira

Imigração

O Ministério de Imigração do Canadá já anunciou que não irá punir pessoas que por ventura não conseguirem avançar com seus pedidos de visto ou imigração por conta do coronavírus.

Em alguns casos, prazos serão automaticamente estendidos, e em outros quando o candidato entrar em contato com o Ministério, e explicar que não conseguiu um determinado documento por conta do COVID-19. Assim o IRCC vai aceitar a documentação, mesmo que expirado o prazo.

Um exemplo, seria uma certidão de antecedentes criminais que a pessoa não conseguiu tirar por conta do órgão responsável estar fechado.

Mas atenção: cada caso será analisado em específico pelo Ministério. Se você se encontra nessa situação, entre em contato com eles pelo Web Form.

Não adianta ligar (a não ser para tirar dúvidas). O meio correto de se comunicar com o IRCC sobre cada caso é pelo Web Form.

Vale lembrar que a imigração canadense continua aberta e funcionando. Processos como Express Entry, Atlantic Immigration, Imigração pelo Quebec, etc, continuam abertos e aceitando aplicações (os que já estavam operando, é claro).

Se você é estudante ou trabalhador no Canadá e seu visto está perto de vencer e você não quer ir embora por conta de medo do coronavírus, você pode aplicar para estender seu visto.

Mas atenção: isso não quer dizer que você não tenha que: 1) preencher os requisitos necessários para obter a extensão. E 2) que o visto será “automaticamente” concedido.

Outro detalhe é que algumas repartições públicas estão fechadas ou transicionando para o trabalho remoto (home office). E isso com certeza vai gerar atrasos.

Veja alguns prints tirados direto do Site do Ministério de Imigração do Canadá:

Canadá fecha a fronteira 1
Canadá, fronteira fechada 2
Canadá, fronteira fechada 3

Pessoas de posse da confirmação da residência permanente

Estrangeiros que já tiverem o COPR (confirmação de recebimento da residência permanente) não poderão entrar no Canadá, devido o fechamento da fronteira.

Eles vão ter de esperar o decreto que irá reabrir a fronteira. Se por acaso seu COPR vencer (passar de 1 ano), você terá de entrar em contato com o IRCC pela internet.

Em alguns casos, novos exames médicos serão requeridos.

Mas você não irá perder seu direito de virar um residente permanente (por conta do fechamento da fronteira)!

Para acessar o Web Form do IRCC clique aqui: Web Form

IRCC cancela tudo por conta do fechamento da fronteira

Situação do Coronavírus no Canadá

Estes são os atuais casos nas províncias e territórios canadenses (atualizado dia 19 de Março de 2020):

Províncias e TerritóriosNúmero de casos confirmadosCasos não confirmados
Columbia Britânia2310
Alberta1190
Saskatchewan214
Manitoba150
Ontário2570
Quebec940
Terra-nova e Labrador12
Nova Brunswick29
Nova Éscocia59
Ilha do Príncipe Eduardo10
Repatriados90
Total de Casos73634

Poucas horas do anúncio da World Health Organization (WHO) de classificar o coronavírus como uma pandemia, o Primeiro Ministro Justin Trudeau anunciou um pacote de 1 bilhão de dólares canadenses para ajudar no combate ao COVID-19.

O pacote ainda conta com 275 milhões adicionais para pequisa, tendo como principal foco o desenvolvimento de uma vacina e mais 200 milhões para suprimentos médicos e suporte a comunidades indígenas.

“Eu quero que todos os premiers (governadores das províncias) e canadenses saibam que o seu governo está aqui para você”, disse Trudeau. “Nós vamos nos certificar que você tenha tudo de que precise.”

Outros detalhes do pacote em resposta ao COVID-19 incluem (todos os valores em dólares canadenses:

  • 500 milhões para as províncias e territórios para usar no sistema público de saúde. Incluindo acesso à testes e equipamentos de monitoramento da doença;
  • 50 milhões de ajuda à Agência Pública de Saúde do Canadá nos seus esforços de comunicação e educação do público sobre o COVID-19;
  • $100 milhões para ajudar o sistema público federal com medidas no aumento do monitoramento da doença e no processo de teste do Laboratório Nacional de Microbiologia;
  • 50 milhões adicionais, para ajudar países vuneráveis a se prepararem para o vírus, com ajuda da World Health Organization e outros parceiros.

Fontes:

https://www.canada.ca/en/public-health/services/diseases/coronavirus-disease-covid-19.html

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/coronavirus-special-measures.html

https://pm.gc.ca/en/news/news-releases/2020/03/16/prime-minister-announces-new-actions-under-canadas-covid-19-response

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

2 thoughts on “Urgente: Canadá fecha fronteira

  1. O Governo deu a entender que só conjugues e pais e filhos podem entrar no país (sem ser canadense ou residente permanente).
    Sua filha é menor de idade? Se sim, provavelmente deixarão entrar acompanhando ela. Se não, vai correr risco.

    Att,
    Rafael Alencar

  2. Minha filha é canadense, mas eu não tenho cidadania nem RP (foi aprovada enquanto estamos no Brasil), apenas visto de residência temporária (trabalho). Estamos no Brasil e queremos voltar, ela sendo canadense e eu o responsável legal poderia acompanhá-la?

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.