Tornar residentes temporários em permanentes é uma solução?


16/05/2024 – Em seu primeiro encontro com os seus equivalentes à nível provincial desde que anunciou que o Canadá quer diminuir o número de residentes temporários, principalmente estudantes internacionais, Marc Miller, Ministro da Imigração Canadense, declarou que a solução para diminuir o número de residentes temporários no Canadá seria torná-los permanentes, mas nem todos. 

Já as províncias querem que as vagas destinadas aos seus programas (PNPs) sejam aumentadas ainda mais. Elas veem isso como uma situação boa, já que as pessoas que já estão no Canadá, em teoria, já fazem parte do “sistema” (casa, saúde, escola para crianças etc). 

Leia também: Canadá dará 6.700 OWP em decisão que abre precedentes

O Ministro pediu para as províncias falarem mais sobre como podem oferecer a residência permanente para quem já está na província e compartilhar dados que tiverem. Miller também declarou que o mercado de trabalho está viciado na mão de obra de trabalhadores temporários e que as províncias precisam aprender a lidar com esse vício de forma diferente. 

O Ministro da Imigração de Saskatchewan, disse que a província não recebeu esse fluxo “exagerado” de estrangeiros, muito pelo contrário. Então, talvez lá não precise dar uma diminuída. Já Manitoba viu um aumento expressivo dos aplicantes nos seus PNPs e teve aquela medida de dar extensão dos WPs. 

A maioria das províncias quer mais controle sobre os seus programas de Imigração (e mais vagas também). 

Leia também: Manitoba receberá mais vagas para seus programas provinciais

Diminuir o número de residentes temporários até pode aliviar o problema da falta de acomodação, mas também pode faltar mão de obra. 

Tudo isso que postei está ligado ao encontro do Ministro da Imigração Federal com os Ministros Provinciais de Imigração. Eu já tinha falado antes sobre a possibilidade real de estenderem os permits de trabalho do pessoal da área da Saúde e Trades, algo que o próprio Ministro falou, mas nada foi anunciado ainda nos moldes do que foi anunciado para Manitoba, sobre extensão e PGWPs ou OWPs em outras províncias. 

O que eu inferi desse encontro é algo que já venho falando há algum tempo para vocês. Uma previsão que eu venho acertando. Qual? Aumento da Imigração Provincial, francês e alguns setores como TI, Saúde, Trades, Transporte e Agro-alimentar. As vagas do PNP estão crescendo ano após ano e se duvidar em breve vai ser a maioria das vagas de Imigração.

Fonte: One way to decrease temporary residents is to make them permanent, ministers suggest

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes