Dicas de como se preparar para o IELTS de graça! Seja para estudar ou para imigrar para o Canadá


Ano passado eu tive que fazer o IELTS para poder dar entrada no meu processo de cidadania canadense. Na época em que eu apliquei para imigrar (2010), eu não precisei mostrar nenhum teste de conhecimento linguístico. Já que meu nível à época foi analisado por um oficial de imigração aqui do Quebec.

Como no processo de cidadania é obrigatório mostrar conhecimento de um dos idiomas oficiais aqui do Canadá (francês ou inglês), resolvi fazer o teste em inglês. Dos testes disponíveis escolhi o IELTS.

E aí chegamos ao assunto do post: Como estudar para o IELTS sem gastar nada!

Atenção: Se você já está familiarizado com o IELTS e quer apenas ver as discas de como se preparar pule para a próxima seção clicando no link a seguir: Como Se Preparar para o IELTS

Mapa dos países e do exame

O que é o IELTS?!

Se você caiu aqui no site de para-quedas e não sabe muito bem do que se trata o International English Language Testing System. Vou dar uma resumida. É um exame de inglês que vai analisar as 4 principais habilidades de uma pessoa:

  • Falar (Speaking);
  • Escutar (Listening);
  • Escrever e (Writing);
  • Ler (Reading).

Eu achava que ele era gerenciado somente pelo British Council. Mas descobri que também é gerenciado em conjunto pela IDP: IELTS Australia e a Cambridge Assessment English.

Sem duvidas o IELTS é um dos exames mais importantes e famosos para testar o conhecimento do inglês. Ele é aceito pela maioria das universidades e colleges nos países de língua inglesa tais quais: Inglaterra, Canadá, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, etc.

Para efeitos de imigração ele é aceito, por exemplo, aqui no Canadá, na Nova Zelândia e na Austrália.

Brasileiros que irão eventualmente imigrar ou fazer intercâmbio aqui no Canadá provavelmente irão ter que fazer o IELTS. Já que o outro aceito por essas bandas (CELPIP) no momento não é oferecido no Brasil.

A prova tem duas versões: a Acadêmica (Academic) ou a Geral (General). A primeira é voltada para universidades e colleges; E a segunda para imigração ou para provar o nível de inglês de um candidato para uma empresa, por exemplo.

Apesar de ser um teste/exame. Você não “passa” ou deixa de “passar” no IELTS. Pois o candidato vai conseguir exatamente a nota relativa aos resultados que obtiver. Você pode sim, por exemplo, não conseguir a nota desejada para algum objetivo (admissão em um curso e/ou imigração).

Ele é classificado por “bands”. Que vai do 1 ao 9. Apesar de que é possível ter uma nota com decimal (0,5). Como alguém que tira nota 7,5 em algum dos componentes, por exemplo.

Outro detalhe importante é que existe a alternativa de fazer o exame em papel (a que eu fiz) ou na forma digital (feita no computador). A primeira é chamada paper-delivered e a segunda computer-delivered.

Ambas são oficiais e aceitas pelas instituições. Vai do candidato escolher qual ele deseja. Apesar de que nem todas as localidades oferecem as duas opções.

Como se preparar para o IELTS de graça!

Existem várias maneiras de se preparar para o exame. E cada pessoa tem uma forma melhor de estudar e aprender. Porém o que vou mostrar aqui são materiais disponíveis de graça e direto da fonte oficial (feito pelos organizadores do exame).

Confesso que estudei muito pouco. Pois a nota mínima para a cidadania canadense é CLB 4. E isso no IELTS equivale a tirar:

  • 3.5 em Reading.
  • 4 em Writing e Speaking &
  • 4.5 em Listening.

Muito fácil, né? Mas como tenho uma pitada de perfeccionismo, eu estudei por volta de duas semanas antes da prova. Mesmo sabendo que eu iria passar sobrando.

E de fato eu obtive nota máxima em praticamente tudo. Menos no writing (que eu não estudei nadica para ser bem sincero). Não sabia nem qual era o formato que deveria escrever a redação! Não façam o mesmo, ok?!

Material que utilizei

Bem, eu pensei que o melhor lugar para pegar dicas de qualidade (e sem pagar nada) era direto dos organizadores do exame. E para minha surpresa eles tem muito material disponível. E tudo free.

O primeiro site que quero recomendar é o da British Council. (Todos os links no final do artigo). Mesmo porque achei ele melhor de um modo geral.

Nele você pode estudar as 4 habilidades exigidas no exame. E o melhor é que você resolve os exercícios online! Além da praticidade já vê se as respostas estão corretas.

Claro que para o Writing e Speaking não vai ter ninguém corrigindo seus exercícios. Mas mesmo assim eles providenciam muitas dicas e o melhor: exemplo de como seria uma redação ou speaking ideal para um determinado tema.

No site você vai ver que poderá escolher um dos componentes do teste.

Primeiro Site: Learn English – British Council

Preparar para o IELTS
Você pode escolher um dos componentes para estudar
Preparar para o IELTS Levels
Depois você escolhe o nível que você acha ser mais apropriado
Preparar para o IELTS Reading
Um exemplo usando o Reading – Advanced
Ielts exemplo de task
Exemplo da Task 1

E o melhor é que se você quiser imprimir tudo para fazer no papel, eles ainda disponibilizam o PDF com as respostas! Como podemos ver na imagem a seguir:

Ielts baixar o pdf
Clicando no PDF você tem acesso à atividade e também às resposta.

Lembrando, conforme eu disse acima, você poderá usar o site para praticar qualquer um dos quatro componentes.

Segundo Site: IELTS.org

Esse eu também recomendo. E como o acima é direto da “fonte” oficial. Porém, diferente do anterior, esse não dá para responder os exercícios online (direto no navegador).

Você terá que fazer o download do pdf e imprimir. Ou, abrir no computador e responder em uma folha de papel ou no word e depois conferir as respostas por si só usando o gabarito.

Mas não vamos reclamar de material de qualidade e acessível de graça, não é? Tal qual o Site Imigrar que não cobra um único centavo para trazer sempre conteúdo de alta qualidade para vocês! :)

Porém, esse site tem uma vantagem sobre o da British Council. Para o writing e reading ele dá a opção de exercícios para o teste IELTS Academic ou para o IELTS General. E daí você pode escolher de acordo.

Como podemos ver nas imagens a seguir:

Ielts.Org
Reparem no Academic Reading e ao lado o General Training Reading e o mesmo para o Writing
Ielts.org 2
Quando escolhemos um dos componentes abrirá a tela com os exercícios

E conforme eu disse, será uma lista de links que abrirá arquivos pdfs (ou áudio mp3 se for o Listening).

Ielts.org 3
Exemplo de um dos exercícios de Reading

No Speaking eles providenciam um áudio (em mp3) com uma resposta “ideal” por assim dizer. Para você ter uma noção de como responder.

Cambridge English – IELTS

Também é um dos “organizadores” oficiais do exame. Mas para ser sincero eu não usei nada desse site para estudar. Só tomei conhecimento pesquisando mais a fundo para redigir esse artigo.

Na minha cabeça o Cambridge English era um teste totalmente diferente do IELTS (o que não deixa de ser verdade). Porém para minha surpresa, achei algumas coisas interessantes no site deles, relacionadas ao IELTS que quero dividir com vocês.

A primeira é um booklet com informações sobre o teste. Inclusive com links para sites que oferecem material de graça. O link vai estar logo abaixo no final.

A segunda dica é especialmente para quem está planejando fazer o teste na versão computador (digital). Nesse site você pode experienciar (e praticar questões) na mesma interface que terá no dia da prova oficial.

Assim, além de treinar o inglês, ainda vai ficar familiarizado com a aparência do exame. Conforme você pode ver na imagem abaixo, dá para praticar o Listening, o Reading e o Writing.

IELTS Essentials

Considerações Finais – Links

Well, essa são as dicas que eu deixo para os leitores do Imigrar. Tem muito material disponível na internet, porém eu gosto de confiar nos que eu sei que terão qualidade, não desmerecendo outros sites, é claro.

Existem também vários canais no youtube que ajudam (ou prometem ajudar) a se preparar para o IELTS. Eu não usei nenhum em específico. Mas se vocês conhecerem algum que seja realmente muito bom, deixem aqui nos comentários que eu adiciono ao post.

Claro que sites e exercícios do tipo “faça você mesmo” não irão nunca substituir o aprendizado que você teria com um professor de carne e osso. Mesmo porque o teacher vai te explicar o motivo de cada resposta, e não apenas dar o gabarito. E assim você aprende muito mais.

Por isso se possível, e o dinheiro der, faça um curso ou tenha aula com um professor particular. Há também cursos (e professores) que oferecem cursos online, que dá a oportunidade de você estudar no conforto da sua casa.

Em breve farei outro artigo com mais dicas que tenho sobre o exame e talvez compartilhar também sobre o CELPIP. Fiquem ligados!

Links:

O primeiro site que recomendei você pode acessar aqui: https://learnenglish.britishcouncil.org/skills

O segundo site você acessa aqui: https://www.ielts.org/about-the-test/sample-test-questions

O booklet que mencionei você encontra aqui: https://www.cambridgeenglish.org/Images/23436-ielts-information-for-candidates.pdf

Para praticar o teste na versão digital acesse aqui: https://www.ieltsessentials.com/about/computer-delivered-ielts/get-familiar

Eu já falei escrevi sobre como fazer uma autoavaliação do seu nível de inglês e/ou francês. Você poder ler o artigo aqui: https://imigrar.com.br/avaliando-seu-frances-ou-ingles/

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.