Saiba quem são os candidatos perfeitos à imigração do Québec


09/11/2023 – O Primeiro Ministro do Québec anunciou que vai manter o número de imigrantes por volta de 50.000 por ano pelos próximos dois anos, porém, quem terminar um college/cegep ou universidade em francês no Québec, vai ser aprovado mesmo se o número de 50.000 pessoas anuais já tiver sido atingido. O primeiro-ministro disse ainda que os estudantes estrangeiros que terminam um curso pós-secundário no Québec, em francês, são os candidatos perfeitos à imigração!

Leia também: Québec anuncia que não aceitará limite de vistos de estudo

O Québec é a única província do Canadá que estabelece o próprio número de imigrantes.

O IRCC não tem gerência sobre o número de imigrantes que o Québec aceita ou deixa de aceitar (diferente das demais províncias e territórios).

Lembrando que o PEQ Estudo mudou para melhor e que quem terminar um curso elegível em um cegep ou universidade vai poder imigrar ao término do curso.

Não precisa mais juntar tempo de trabalho e não precisa nem estar empregado.

Ou seja: se formou, imigrou!

Os diplomas elegíveis ao “novo” PEQ Estudos “Se formou, imigrou” são:

  • DEP de 1.800 horas ou mais;
  • DEP + ASP totalizando 1.800 horas ou mais (o DEP e ASP devem combinar);
  • DEC;
  • Bacharelado;
  • Mestrado;
  • Doutorado.

Uma comparação “simplória” com o sistema brasileiro

  • DEP = Técnico / Profissionalizante.
  • DEC = Tecnólogo.
  • Bacharelado, Mestrado e Doutorado são a mesma coisa…

ASP é uma especialização que a pessoa pode fazer após um DEP. Geralmente é feita para completar as 1.800 horas, tipo DEP de secretariado e ASP Jurídico. Daí a pessoa pode atuar como secretário jurídico. Mas nem todo DEP tem um ASP.

A lei da mudança já foi aprovada e promulgada, só falta eles anunciarem quando de fato entrará em vigor (estou chutando começo de 2024)!

Eu fiz uma live lá no meu YouTube falando de todas as mudanças!

Leia também: Canadá divulga metas de imigração para o próximo triênio

Se você está me acompanhando, ainda está no Brasil, com inglês zero ou básico, e cogita fazer um College ou universidade no Canadá para Imigrar, recomendo fortemente começar a pensar na possibilidade de mudar para o francês e vir estudar no Québec em um dos

cursos elegíveis! Nada melhor do que ter a tranquilidade de que, ao terminar o curso e o investimento financeiro feito, a pessoa vai poder imigrar sem ter que puxar saco de empregador por uma job offer, ou ficar à mercê de rodadas com tabelas de pontos.

Lembrando que uma pessoa selecionada pelo Québec não pode ter sua residência permanente negada pelo IRCC (diferente das outras províncias, que é possível de acontecer), salvo em três hipóteses:

  • Doença crônica e/ou contagiante que vá onerar o sistema público;
  • Passado criminal e/ou terrorista;
  • Se a pessoa enviar documentos falsos e/ou mentir na aplicação (misrepresentation).

Tem uma outra mudança que foi anunciada pelo Primeiro-Ministro do Québec, que vai afetar pouquíssimas pessoas. Foi anunciado que quem estiver no Québec trabalhando por 3 anos e for renovar o visto de trabalho fechado vai precisar apresentar um teste de francês oral, no entanto, não foi dito qual será o nível exigido. Isso NÃO AFETA cônjuge de estudante internacional e/ou PGWP, só afeta visto fechado no qual um CAQ é obrigatório, apenas na renovação e se a pessoa já estiver por 3 anos no Québec.

Fonte: François Legault on Instagram

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes