Ranking das melhores cidades para se viver no Canadá


Entre os artigos mais populares da história do Site Imigrar estão os rankings das melhores cidades para se viver no Canadá. Infelizmente o último postado aqui foi o de 2014. Mas agora vamos corrigir isso e preparamos um novinho em folha para vocês.

Esse ranking é útil para vários perfis. Tanto quem quer imigrar em definitivo; Quanto quem quer apenas estudar ou fazer intercâmbio. Ou alguém que está vindo trabalhar no Canadá, ou mesmo quem vem a turismo! No final do artigo você encontra as fontes e também links para os rankings de 2012, 2013 e 2014. Assim você pode até fazer uma comparação da evolução de algumas cidades canadenses.

Melhores cidades para se viver no Canadá em 2018. Imagem no post do ranking das melhores cidades para se viver no Canadá

Sobre o Ranking

Vamos usar o ranking de 2018 pois o de 2019 só será publicado provavelmente no final de julho/começo de agosto. Mas não se preocupem: assim que sair o de 2019, ele será publicado também.

A instituição ainda é a mesma dos rakings passados: a prestigiada Moneysense.

415 cidades canadenses concorreram no ano passado e agora vamos dar uma olhada nas primeiras 10 colocações. Claro que vamos citar as principais cidades do Canada: Toronto, Vancouver, Montreal, Calgary,Ottawa, etc, e outras que atraem atenção aos imigrantes como Halifax, Winnipeg entre outras.

Metodologia

O ranking Canada’s Best Places to Live usa dez critérios. Além disso é atribuído a cada um deles um peso. Alguns são considerados mais importantes do que outros. Para facilitar irei colocar a lista dos critérios abaixo já na ordem de maior para menor peso. (Alguns nomes foram traduzidos para a realidade brasileira):

  1. Riqueza e Economia empatado com Afordabilidade*; (20 pontos cada)
  2. Saúde Pública (11 pontos);
  3. Clima empatado com Mobilidade Urbana (10 pontos cada);
  4. Violência empatado com Impostos/Taxas (7 pontos cada);
  5. Crescimento Populacional (6 pontos);
  6. Cultura e Lazer (5 pontos);
  7. Infraestrutura* (4 pontos).

*Afordabilidade é a capacidade de uma pessoa ou família comprar um imóvel ou vir a comprar um imóvel no futuro;

*Infraestrutura: no ranking diz respeito a presença de colleges, universidades, cinema e/ou aeroporto. Também levaram em conta o número de restaurantes e bares.

Irei deixar um link no final para a página da metodologia adotada. Assim, quem quiser olhar detalhadamente e dissecar os critérios é só acessá-la. Agora vamos finalmente para o ranking em si!

As Melhores Cidades Para se Viver no Canadá atualmente

Irei colocar a lista com as dez primeiras colocadas e tecer alguns comentários e logo em seguida listo o ranking das cidades mais famosas.

As 10 melhores cidades do Canadá:

Oakville, Ontario;

Ottawa, Ontario;

Russell, Ontario;

Saint-Bruno-de-Montarville, Quebec;

Lacombe, Alberta;

Milton, Ontario;

Canmore, Alberta;

Westmount, Quebec;

Saint-Lambert, Quebec;

Halton Hills, Ontario;

A vencedora!

1) A melhor cidade para se viver no Canadá, Oakville, fica em uma ótima localização: entre Toronto e Hamilton. E relativamente próxima de Niagara Falls (a cidade que contem as belíssimas e famosas Cataratas de Niágara). Vocês podem ver melhor na imagem abaixo com a ajuda da bela arte feita pelo Paint do Windows (risos).

Oakville, Ontario no Canadá. Imagem no post do ranking das melhores cidades para se viver no Canadá

Top 9

2) Ottawa é a capital do Canadá (muitas pessoas pensam que é Toronto). Não só isso, mas igual Brasília, ela foi “construída” para tal; E por isso é de uma certa forma mais planejada do que uma cidade que foi crescendo por conta própria. A escolha de como ela se tornou a capital do Canadá é tão curiosa; Que irei fazer um post só sobre isso! Eu moraria em Ottawa sem problema algum. É uma cidade linda, organizada, fácil de se locomover. Ela esteve em primeiro lugar nos dois anos anteriores.

3) Russell é uma cidade nos arredores de Ottawa. Mais precisamente cerca de 40 quilômetros do centro da capital canadense. Com certeza cidade dormitório de muitos trabalhadores e funcionários públicos. Você consegue chegar em Ottawa em aproximadamente 30 minutos.

4) Saint-Bruno-de-Montarville é uma cidadezinha que fica a cerca de 25 quilômetros do centro de Montreal (a cidade na qual eu moro há quase 6 anos, by the way). De transporte público se leva cerca de 45 minutos para se chegar em Montreal. Nada mal. Estou planejando a compra da minha primeira casa em breve, e com certeza irei visitar Saint-Bruno-de-Montarville.

5) Lacombe fica localizada a cerca de 175 quilômetros de Calgary e 125 quilômetros de Edmonton (as duas principais cidades de Alberta). Ou seja, diferente das três primeiras colocadas ela fica nos arredores de uma grande cidade. Apesar dela ficar colada em Red Deer com sua população de 81 mil habitantes. Detalhe: Red Deer ficou em décimo segundo lugar na lista de melhor cidade. Parece ser uma ótima vizinhança para se viver.

6)Milton é outra cidade nos arredores de Toronto. Aliás, vizinha da campeã Oakville. Se você olhar a imagem logo acima novamente, vai vê-la do lado esquerdo. Bem, do lado direito seria meio impossível já que é o Lago Ontário…

7) Canmore talvez seja a cidade pequena no top 10 mais isolada dessa lista. A maior cidade é Calgary que fica a 105 quilômetros. E nas suas cercanias só não há nenhuma outra com população significativa. Porém, Canmore fica bem próxima de um dos lugares mais lindos do mundo Banff, Alberta!

Banff, Alberta no Canadá. Bom para fazer turismo. Imagem no post do ranking das melhores cidades para se viver no Canadá
Banff, Alberta no Canadá.

8) Westmount, Quebec: Essa cidade de nome inglês na verdade fica no coração de Montreal. E não estou exagerando: dá para ir a pé para o centro. Apesar de ser uma cidade, poderia muito bem ser considerada um bairro. Conheço muito bem essa área e posso dizer que é realmente maravilhosa. Lembra que disse que estava planejando comprar minha primeira casa? Infelizmente Westmount não entrará no meu roteiro. Ela é famosa por suas mansões! Uma casa aqui custa pelo menos um milhão e meio de dólares canadenses!

9) Saint-Lambert, Québec: mais uma que fica aos arredores de Montreal. Ela fica do outro lado do rio São Lourenço. Dista apenas 7 quilômetros do centro. Por conta da linha amarela do metrô você consegue estar em Montreal em apenas 20 minutos! Ela poderia ser considerada um bairro de Longueuil pois é colada a esta cidade.

10) Halton Hills, Ontario: mais uma que fica na vizinhança de Toronto. Halton Hills fica praticamente do lado esquerdo de Milton (que fica do lado esquerdo da campeã Oakville). De transporte público leva-se cerca de 1 hora de Toronto. Já deu para perceber que essa região é bem agradável de se morar, né? Emplacou 3 posições no top 10!

Ranking das Cidades Grandes

Agora vamos falar das cidades que são mais conhecidas. Seja pelo tamanho ou pela fama. Creio que essas sejam as primeiras cidades que vem a mente das pessoas quando pensam em vir morar, imigrar, trabalhar ou estudar no Canadá. O número na frente significa a posição no ranking:

16. Toronto, ON: Muito boa colocação para uma cidade desse porte. Porém mudanças nos critérios favoreceram essa posição. A título de curiosidade, a posição de Toronto ano passado foi de 129! Ou seja: um pulo de 113 posições! Toronto é a maior cidade do Canadá e a sétima mais populosa de toda a América do Norte. Com certeza um dos principais destinos aqui.

30. Calgary, AB: A cidade da província do petróleo ficou em trigésimo lugar. Apesar da queda no preço do ouro negro, com certeza a qualidade de vida em Alberta continua alta. E comprar um imóvel em Calgary é quase 50% mais barato do que em Toronto. Ranking ano passado: 75.

60. Saskatoon, SK: Não é uma cidade grande, porém trata-se da maior cidade da província de Saskatchewan. A cidade tem quase 300.000 habitantes. Ranking ano passado: 109.

68. Edmonton, AB: É a capital da província de Alberta. Porém não é a maior cidade, esse título fica com Calgary. Geograficamente falando é mais afastada. Conheço brasileiros morando lá e eles elogiam bastante a cidade. Ranking ano passado: 96.

88. Vancouver, BC: assim como Toronto e Montreal, uma das mais famosas cidades do Canadá. Com certeza uma cidade cercada por belezas naturais. Com suas praias e as montanhas, uma combinação estonteante. Um dos problemas que Vancouver enfrenta é o alto custo de vida. Tanto os aluguéis quando o valor de comprar um imóvel é praticamente proibitivo para quem não for muito rico. Ranking ano passado: 102.

97. Regina, SK: Essa cidade com nome de mulher, é a capital de Saskatchewan. E acreditem, quase fui morar lá! Em Fortaleza tive contato com um pessoal da Universidade de Regina. E eles trabalhavam justamente com a parte de admissões, bolsas, etc. Então após alguns dias juntos, eles me convenceram a ir estudar lá.Porém meu processo de imigração pelo Quebec se mexeu e acabou que mudei de planos. Ranking ano passado: 34.

121. Cidade de Québec (Quebec City), QC: a capital da Belle Province ficou em uma posição bem aquém em comparação com rankings do passado. Mas não pense que a cidade enfrenta problemas; Na verdade deve-se a mudança nos critérios a queda no ranking. Estive lá ano passado e a cidade continua linda, limpa e organizada como sempre. Ranking ano passado: 41.

226. Halifax, NS: É a capital e também maior cidade da província de Nova Scotia; E tem um dos principais portos de todo o Canadá. Das cidades que ficam na parte leste, provavelmente Halifax seria a cidade que eu moraria se me mudasse para aquela região. O preço de um imóvel nela é praticamente 1/5 (um quinto) do preço que se paga em Vancouver!
Ranking ano passado: 137.

241. Montreal, QC: Bem, essa tem sido minha morada nos últimos 6 anos desde o dia que fiz minha imigração para o Canadá. A cidade tem sim os seus defeitos, como todo lugar tem. Porém, dito isto, não me arrependo de maneira alguma de ter escolhido Montreal. Pode até ter uma posição ruim na classificação, mas regiões dentro e ao redor dela se classificaram muito bem. Um exemplo é Mont-Royal, uma cidadezinha que fica no coração de Montreal. Mont-Royal ficou em décimo terceiro geral no ranking! E tem bairros bem mais acessíveis que tem tudo que você possa querer e desejar. Ranking ano passado: 356.

271. Winnipeg, MB: Mudanças nos critérios fizeram ela despencar no ranking. É a principal e maior cidade da província de Manitoba. Em 2013-2014 foi foco de algumas famílias brasileiras por conta de uma inusitada forma de imigrar. E várias famílias conseguiram imigrar pra lá, começando uma animada comunidade brasileira na cidade. Outra característica de Winnipeg é o fato dela ficar “praticamente” no meio do Canadá.
Ranking ano passado: 45.

Considerações Finais

Com esse ranking dá pra ter uma boa noção de quais são as melhores cidades para se morar no Canadá. Claro que os meus critérios de uma boa cidade vai ser diferente dos seus, por exemplo.

O bom do site da MoneySense é que você pode criar a sua própria classificação. Você seleciona os critérios que considera mais importantes; E assim o ranking se reordena levando em consideração suas escolhas.

Eu particularmente não gosto e evito morar, se possível, em uma cidade muito grande. Acho que Montreal está exatamente no limite máximo para o meu gosto. Enfim, posso se quiser ajustar o ranking da Moneysense para levar em consideração o tamanho da população, dando um peso maior para isso. Ou posso querer ver as cidades com menor taxa de desemprego, já que ninguém imigrar para o Canadá e quer ficar muito tempo sem emprego, não é verdade?
Falando nos dois critérios acima, uma cidade que se encaixa neles é Ottawa. Aliás, por duas vezes quase me mudei para lá ou Gatineau; E um dos atrativos além do lado profissional, era ser uma cidade do tamanho que gosto. Ottawa fica em segundo lugar no ranking das melhores cidades no Canadá para novos imigrantes! Mas vou abordar isso em um novo post.

Vou deixar vocês com o link do ranking oficial: Melhores Cidades Para Se Viver no Canadá

A título de curiosidade você pode ver os rankings postados anteriormente no Site Imigrar:

https://imigrar.com.br/melhores-cidades-para-se-viver-canada-em-2014-ranking/
Ranking de 2014
Ranking de 2013
Ranking de 2012

Dois grandes aliados desse post foi o Google Maps e claro o Wikipedia

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.