Ranking: Canadá eleito o segundo melhor país do mundo e o primeiro em qualidade de vida pelo quinto ano consecutivo!


No ranking dos melhores países do mundo o Canadá ficou em segundo lugar geral. E foi classificado em primeiro em uma das principais categorias: Qualidade de Vida! No ano passado o país ficou em terceiro lugar geral, atrás da Suíça e Japão. Ou seja, subiu uma posição! Well Done, Canada!

Estou oficialmente voltando das minhas férias. Quem acompanha o instagram do Site Imigrar (@siteimigrar) sabe que eu estive no Brasil e que finalmente retornei ao Canadá, o lugar que chamo de lar.

Aliás, quem não segue o instagram do Imigrar, para tudo e vai lá seguir, pois tem coisas que eu só posto lá, coisas rápidas, fotos, mêmes, etc. Vale a pena seguir!

Como eu disse, estou de volta ao país e também a postar aqui! Aguardem que esse ano teremos vários artigos e novidades legais. E quero começar de maneira positiva e por isso escolhi compartilhar essa ótima notícia!

ranking dos melhores países do mundo
Ranking dos melhores países do mundo

Os melhores países do mundo

Para começar, vou falar brevemente da instituição que fez o ranking. Se trata da prestigiada: U.S. News & World Report. A companhia foi fundada em 1933! E o ranking que ela faz das instituições de ensino dos Estados Unidos é um dos mais respeitados do país.

Inclusive ano passado fiz um artigo aqui com uma pesquisa deles aonde o Canadá ficou em primeiro lugar em Qualidade de Vida. Você pode acessá-lo clicando aqui: Canadá melhor país do mundo em Qualidade de Vida

Claro que sempre vão existir controvérsias e criticismo, o que é saudável. Porém não dá para dizer que eles não entendem o que estão fazendo, não é verdade?

Atenção: se quiser só ver o ranking e os comentários sobre o Canadá, é só pular para o tópico: O Ranking em si.

Os Critérios do Ranking

Antes de apenas colocar o ranking é importante saber os critérios que foram utilizados, é claro. Da metodologia falo logo abaixo. Vou tentar dar uma resumida sem perder conteúdo. Porém, quem quiser saber nos mínimos detalhes vou deixar o link para o site deles no final do artigo.

Agora vamos aos critérios do ranking. Vou tentar traduzir da melhor maneira. Entre parenteses está o “peso” de cada um.

  • Qualidade de vida (16.77%);
  • Empreendedorismo (17.87%);
  • Atmosfera (2%);
  • Cidadania (15.88%);
  • Influência Cultural (12.96%);
  • Legado Cultural (1.13%);
  • Resiliência Econômica (14.36%);
  • Aberto para negócios (11.08%);
  • Influência/Poder (7.95%).
Explicando Melhor

Alguns dos critérios são auto-explicativos. A Atmosfera de um país é a mistura do clima, paisagens naturais. Lugares turísticos interessantes, etc.

A diferença entre Influência e Legado Cultural é que o primeiro é relativo ao estado atual. Se dado país anda influenciando o mundo com seus artistas, moda, música, cultura, etc. Já o segundo é relativo à história do país. Se ele tem muitos lugares culturais interessantes. Se eles são acessíveis. E também entra nesse critério a culinária.

Influência/Poder é relativo a como pessoas em outras nações veem outro país em questão. Não é de surpreender que os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar nesse quesito.

A diferença entre Empreendedorismo e Aberto para Negócios, é que o primeiro trata do ambiente para empreender, ou seja quem quer abrir um negócio/empresa ou investir. E levam em consideração coisas como quão globalizado é um país; O nível da educação (ensino) da população. A facilidade de acesso ao capital. Se conta com uma boa infraestrutura e se a tecnologia do país ajuda, etc. E o segundo diz respeito à quem já tem uma empresa/negócio. Engloba coisas como burocracia, custos de manufaturação, corrupção, impostos e à ingerência do governo nos negócios, etc.

E finalmente, Resiliência Econômica aborda como um país está e estará preparado para enfrentar os rumos da economia no futuro próximo. Se ele saberá lidar com isso ou se irá sofrer no caso da economia mundial sofrer uma ou mais crises.

A Metodologia

Foram entrevistados 20.548 pessoas de 36 países diferentes nas Américas (Norte, Central e Sul), Ásia, Europa, Oriente Médio e África.

Das pessoas que responderam a sondagem, 11.591 faziam parte da elite informada (indivíduos com diploma e que leem notícias diariamente). 6.081 eram empresários de médio e pequeno negócios. E 6.927 de pessoas do público geral, traduzindo o “povão”.

E independente de qual dos 3 segmentos era o respondente, o peso era o mesmo. Ou seja, cada voto valia o mesmo tanto para a elite informada quanto para o seu João.

O Ranking em Si

Agora que já explicamos um pouco os critérios e a metodologia, vamos finalmente ao ranking. Ei-lo:

  1. Suíça;
  2. Canadá;
  3. Japão;
  4. Alemanha;
  5. Austrália;
  6. Reino Unido;
  7. Estados Unidos;
  8. Suécia;
  9. Holanda;
  10. Noruega;

O Brasil ficou na vigésima oitava (28) posição. E é também o primeiro colocado da América do Sul no ranking.

Vamos ao que interessa e detalhar como o Canadá se saiu!

Canadá no Ranking

Canada no topo do ranking

Vou detalhar a posição do Canadá em cada um dos critérios para dar uma melhor ideia. E depois tercer alguns comentários!

  • Qualidade de vida: 1°
  • Empreendedorismo: 6°
  • Atmosfera: 16°
  • Cidadania: 2°
  • Influência Cultural: 11°
  • Legado Cultural: 40°
  • Resiliência Econômica: 37°
  • Aberto para negócios: 3°
  • Influência/Poder: 12°

Bem como não poderia ser diferente, ficamos em primeiro lugar em Qualidade de Vida. E não é de se espantar. Vivo aqui há 7 anos e posso certificar. Realmente é excelente! Bem melhor que no Brasil. Aliás, não tem nem como se comparar. São dois mundos totalmente diferentes.

Tanto empreender aqui como abrir e manter uma empresa é bem facilitado pelo governo. Para abrir um negócio, você pode fazer tudo online e em dois dias você já poderá começar a prestar serviços ao público! Claro que depende da área, né? Saúde, alimentação, por exemplo, vai requerer inspeção e outras requerimentos.

Cidadania, ou seja, o respeito das pessoas com as outras, entre outros fatores é realmente sentido por aqui. Não importa sua orientação sexual, partidária, religião, etc, que o respeito é grande. Há sim problemas e preconceitos como em todos os países, mas é bem melhor por essa bandas, tanto é que ficou em segundo lugar.

Os dois piores critérios foram Resiliência Econômica e Legado Cultural. E realmente acho que existam países por aí melhores nesses quesitos que o Canadá. Não existe muita influência mundial na parte cultural, isso é fato.

Na questão da resiliência fiquei meio espantado. Creio que o país é bem preparado. Acho que provavelmente ganhamos uma nota ruim pois estamos conectados aos Estados Unidos economicamente falando. E uma grande crise lá com certeza nos afetaria de alguma maneira.

Qualidade de Vida

Pelo quinto ano consecutivo o Canadá ficou em primeiro em um dos principais critérios! Uau!

Entre os fatores analisados nesse quesito estão os seguintes:

  • Estabilidade profissional;
  • Estabilidade política;
  • Liberdade individual;
  • Qualidade do meio-ambiente;
  • Estabilidade econômica;
  • Respeito à família;
  • Igualdade de renda;
  • Segurança;
  • Qualidade do Sistema Educacional público;
  • Qualidade do Sistema de Saúde público.

Orgulho demais!

Comentários Finais

Em matéria de ranking sempre tem discussão, controvérsias, etc. Não tem como escapar disso. Por exemplo, na minha opinião o Canadá é o melhor país do mundo e não a simpática Suíça! (risos).

Mas sou suspeito em afirmar isso, é claro. Porém fico feliz de saber que fiz uma escolha na qual coloquei sangue, suor e lágrimas que vem se pagando. Que foi a de imigrar para o Canadá, pois saberia que estava indo para um dos melhores países do mundo. E o melhor é que vou deixar isso como legado para os meus filhos também!

Ainda mais que posso sempre visitar um dos meus lugares favoritos: o Brasil! Com seu povo alegre e hospitaleiro. Com comida e praias maravilhosas!

E vocês? O que acharam do ranking? Podem comentar logo abaixo. Fiquem ligados que em 2020 vamos ter ainda mais artigos e posts no Site Imigrar.

Fonte:

https://www.usnews.com/news/best-countries/overall-rankings

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.