Mais um ranking e mais orgulho: Canada eleito o segundo país mais seguro do mundo inteiro!


Esse país, Canada, não deixa de dar orgulho a quem mora aqui! Em quase todos os rankings que são importantes para o bem-estar de um ser-humano, ele está bem posicionado!

Não é à toa que eu foquei boa parte da minha vida em conseguir imigrar para cá. A qualidade de vida é algo que é até difícil de explicar, de tão superior a que eu tinha no Brasil. E agora, depois de conseguido meu objetivo, venho ajudando a trazer o máximo possível de brasileiros para o Canadá, compartilhando informações gratuitamente aqui no Site Imigrar.

Mas é do ranking e, da segurança em específico, que iremos falar nesse post. Então vamos lá!

Atenção: não estou querendo menosprezar o Brasil. Amo ele de paixão. Mas infelizmente em termos de qualidade de vida e segurança, não tem nem como comparar. Existe um enorme abismo entre os dois países.

Feriados - Canada Day

Canadá um dos países mais seguros do planeta!

Impressão Pessoal

Uma coisa é certa: não é preciso de um ranking para convencer quem mora aqui disso. É notório e palpável. Você anda na rua sem medo algum. Usa o celular em qualquer lugar (sem medo de um ladrão aparecer, por exemplo).

Vê pessoas usando laptops no metrô, nos bancos da praça, etc. E elas nem imaginam que alguém possa aparecer e roubar suas coisas. Eu mesmo vou ao parque com meus cachorros, levo meu laptop e fico lá navegando enquanto eles brincam, correm. E nem cogito, por um único segundo, que alguém pode vir e me assaltar. Não passa nem pela minha cabeça.

Graças a Deus, é algo totalmente fora da minha realidade atual. A não ser quando vou de férias ao Brasil. Pois minha amada Fortaleza é muito violenta e perigosa. É uma pena!

Sim, existem furtos por aqui. Mas roubo é algo raro. Ainda bem! Se o problema do Brasil fosse só furto e não assalto, talvez eu ainda estivesse por lá. Mas depois de ter sido assaltado sete vezes, bem, não olho para trás.

Se não sabe a diferença entre furto e roubo é: Furto: não ocorre ameaça ou violência contra a vítima. Já no roubo existe a ocorrência de ameaça ou violência contra quem está sendo roubado. Assalto é o mesmo que roubo, ou seja são sinônimos.

Chega de impressões e explicações. Vamos ao ranking!

Canadá sempre fazendo bonito!

Vou fazer uma lista que deixaria qualquer país orgulhoso. O Canadá é:

  • Número 1 em qualidade de vida;
  • Segundo melhor país do mundo para se morar!
  • Quinto melhor país para mulheres;
  • Segundo melhor em termos de Cidadania;
  • E o segundo mais seguro do mundo!
  • Entre outros!

O ranking em si

Essa classificação é um desmembramento de outro ranking global. Só que os parâmetro e métricas utilizadas foram focadas na segurança. Todos os links e fontes estarão ao final do post.

20 mil pessoas foram entrevistadas em mais de 73 países. E dentre alguns critérios analisados os principais foram: proteger seus cidadãos nas ruas; protegê-los de transgressões (próprias e dos outros) e protegê-los de crimes cometidos online.

A lista na ordem ficou da seguinte forma:

  1. Suíça;
  2. Canadá;
  3. Noruega;
  4. Dinamarca;
  5. Austrália;
  6. Nova Zelândia;
  7. Suécia;
  8. Finlândia;
  9. Áustria; E
  10. Holanda.

“Coincidência” que no ranking dos Melhores Países do Mundo o primeiro lugar também ficou com a Suíça e o segundo com o Canadá. Mas naquele, o terceiro lugar ficou com o Japão. Enquanto a Noruega (terceiro em segurança) ficou em décimo no de melhores países.

Comparação desproporcional: Fortaleza x Montreal

Para dar uma noção ainda mais realista aos leitores do Site Imigrar, vou fazer uma comparação dos homicídios que aconteceram em Fortaleza em 2019 contra os homicídios que aconteceram em Montreal também em 2019.

Não escolhi Fortaleza por ser minha cidade natal. E sim pelo fato de que a população da Grande Fortaleza ser praticamente a mesma da Grande Montreal, que é de 3 milhões de habitantes.

Montreal em todo o ano de 2019 teve 25 homicídios. E Fortaleza? No ano de 2019 a Cidade do Sol teve 2.143 homicídios! Conhecendo o Brasil e seus políticos não duvido nada esse número ser pelo menos o dobro (4.286). Visto que é comum mascarar os dados para parecer melhor durante as campanhas políticas.

Não duvido nada ter tido algum final de semana em que foram assassinadas mais pessoas em Fortal do que o foram o ano inteiro aqui em Montreal.

Algo engraçado é que (segundo os dados oficiais) de 2018 para 2019, Fortaleza teve uma redução de mais de 53% nos casos de homicídios. Fiquei meio confuso com essa afirmação. Os bandidos resolveram matar 53% menos? Enfim, espero que a criminalidade esteja realmente diminuindo. Só me espanta a cifra.

Considerações Finais & Fontes

Segurança é algo que todo ser-humano anseia. Inclusive foi algo que até demorei um certo tempo para me acostumar. Quando cheguei aqui ficava todo melindroso de usar o celular na rua. Medo de ser assaltado, entre outras coisas.

Com o tempo fui me acostumando com a tranquilidade desse país maravilhoso! Nas últimas férias em Fortaleza, tive que dizer várias vezes para a minha esposa não usar o celular em público. Tenso! Acostumada com o Canadá, ela esquecia. Mas infelizmente essa é a realidade.

Sei que existem algumas poucas e raras cidades, a maioria no interior de alguns estados, que são relativamente seguras, comparadas ao resto do Brasil. Porém, como bem sabemos não é a regra, e sim a exceção.

Quando eu era mais jovem eu pensava que um dia o Brasil tomaria jeito. Cansado de esperar, imigrei para o Canadá e não me arrependo. Meu amado Brasil agora só de férias! Mas a minha torcida continua, para que um dia seja pelo menos algo próximo ao que encontramos por aqui.

Atenção: ninguém está afirmando aqui que não existe crime no Canadá. Existem sim. Eles acontecem. Em um ritmo bem menor que de várias partes do mundo, é verdade. Como também existem os crimes passionais (traição, sendo um exemplo) que pode acontecer em qualquer país do mundo por mais seguro que seja.

Artigos relacionados:

Esse é o ranking global

Link: O Canadá é tão seguro que até esse roubo vai te provar isso!

Fontes:

Curiocity.com

DailyHive

Secretária de Segurança Pública do Ceará

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.