Quebec “volta atrás” e não vai cancelar os 18.000 processos


No dia 08 de fevereiro eu postei aqui que o Quebec iria cancelar 18.000 processos na categoria de Trabalhadores Qualificados. Eles iriam fazer isso pois queriam “recomeçar” com um processo digitalizado e automático. E essas 18.000 demandas tinham todas sido feitas, em sua maioria, em papel. Se não se lembra ou não leu: Clique Aqui

O caso já tinha tido umas reviravoltas, mas como não eram permanentes eu não cheguei a postar. Mas agora, por enquanto, temos algo sólido. Entenda o caso!

Ministro da Imigração do Quebec; Responsável pela categoria Trabalhador Qualificado e seus processos
Simon Jolin-Barrette, Ministro da Imigração do Quebec

Confusão na Terra do Hi/Bonjour

No artigo que coloquei o link acima; você pode ver o começo de tudo. Resumidamente foi o discurso do Ministro de Imigração do Quebec,
Simon Jolin-Barrette, de que iriam cancelar 18.000 processos. Estes estavam acumulados no MICC (Ministério de Imigração do Québec).

Acontece que a lei 9 (que possibilitará o cancelamento) ainda não foi aprovada. Mesmo assim o ministro ordenou os funcionários a pararem de analisar os processos e começar os trabalhos para anular e reembolsar os aplicantes.

Claro que isso gerou muitos protestos e finalmente uma coreana, que seria prejudicada com a anulação do seu dossiê; Entrou na justiça contra a decisão do CAQ (partido atualmente no poder). Ela foi e está sendo representada por uma associação de advogados de imigração.

Seeun Park, esse é o seu nome, já mora aqui em Montreal. Ela está aqui estudando e esperando o seu CSQ (Certificado de Seleção do Québec), para finalmente aplicar para sua residência permanente. Porém foi pega de surpresa, junto com 18.000 pessoas, com o anúncio do cancelamento dos pedidos. Seeun disse ter se sentido humilhada e traída, pelo Quebec.

Os Processos Serão Analisados (por enquanto…)

Após a entrada na justiça pela coreana, um juiz expediu uma liminar válida por 10 dias, forçando o MICC (Ministério de Imigração do Quebec) a continuar analisando os processos.

Muitas pessoas estavam sem saber o que aconteceria após o prazo da liminar transcorrer. Porém, antes do fim do prazo, o Governo do Quebec finalmente cedeu e decidiu recomeçar a analisar os processos. Mas tem grande “porém”.

Eles vão recomeçar os trabalhos até a lei 9 ser aprovada. Lei 9 (Bill 9/Loi 9) é o nome da bendita e maldita lei. Bendita pois ela vai finalmente modernizar, automatizar e acelerar o processo de imigração para o Quebec. E maldita pois, provavelmente, ela vai cancelar muitos processos antigos.

Considerações Finais

Por enquanto só podemos esperar e ver o que vai acontecer até a lei ser aprovada. Infelizmente, creio que depois de aprovada, alguns processos serão mesmo cancelados. E se virar lei, não tem muito o que se fazer.

O primeiro pensamento é que ela pode ser declarada ilegal. Mas se o Governo Federal conseguiu cancelar 300.000 processos em 2012, por qual motivo o Quebec não conseguiria, depois de aprovada a lei, cancelar 18.000 ou menos?

No momento, os dossiês voltaram a ser analisados e espero que vários sejam aprovados antes da lei 9 entrar em vigor. Torço para que alguns dos meus leitores, que façam parte dos 18.000, tenham a sorte de receber o CSQ.

Enfim, o Site Imigrar fica na torcida para que o processo seja sim modernizado e automatizado. Porém, como disse antes, a melhor solução seria fazer um mutirão, contratar gente extra, temporariamente, e analisar todos os 18.000 processos. Isso seria o mais justo para todos os envolvidos.

Fontes:

https://www.cbc.ca/news/canada/montreal/quebec-agrees-to-process-immigration-application-backlog-at-least-until-new-law-is-passed-1.5042609

https://www.cbc.ca/news/canada/montreal/immigration-lawyers-take-quebec-to-court-1.5026072

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

4 thoughts on “Quebec “volta atrás” e não vai cancelar os 18.000 processos

  1. Oi, Juliana.
    O Ministro de Imigração veio a público e disse que iriam voltar a analisar os processos.
    Mas concordo com você que eles podem fazer corpo mole e ao invés de analisarem 600 processos por mês (capacidade deles), podem acabar analisando, sei lá, apenas 200 ou algo assim. :(
    Ainda torço para, por conta da pressão, voltarem atrás e não cancelarem nenhum processo!

    Rafael

  2. Rafa, vi teu post e até entrei no MPQ mas o status, que antes estava em tratamento, continua como ficou depois de anunciarem o cancelamento, ou seja ” não tratado” ou algo assim, não me recordo.
    Pra mim não parece ter voltado ao normal, e acho que eles vão fazer corpo mole até essa lei ser aprovada ou até eles não terem escolha mesmo.
    O que acho é que eles podiam sim aplicar novas regras pra todos como ja vem sendo feito, e assim eles cortariam vários perfis que devido ao tempo, não interessam mais pro Quebec, assim como também aprovariam alguns que ainda se adequam. Acho que tem mais coisa pro trás da decisão de cancelamento mas são so suposições! =)

  3. Oi, Diogo.
    Tudo bom? Realmente é uma situação complicada. Não desejo isso para ninguém. Entendo exatamente pelo que está passando já que imigrei justamente pelo Processo do Quebec.
    Por isso sei da espera, apreensão, custo financeiro e tudo mais.
    Não posso responder com propriedade a sua pergunta, sobre se vão ou não cancelar de quem já começou a ser analisado. Acho que ninguém pode responder, a não ser o Ministro Simon.
    Porém posso dar palpite. E acho que vão começar a cancelar, se a lei passar, os processos que ainda não foram nem tocados (o que não é o seu caso). No melhor cenário, seu processo vai ser analisado e decidido antes da lei ser aprovada. Vamos ficar na torcida! Estou torcendo para que o MICC resolva fazer um mutirão e pelo menos analisar o máximo de pedidos possíveis.
    Se inscreve no site, se ainda não o fez, colocando seu e-mail. Assim que a situação “andar” eu vou postar no site. Boa sorte!

    Atenciosamente,
    Rafael

  4. Essa questão ainda está tirando o sono de muita gente. Eu estou na situação em que já enviei todos os documentos, recebi um IR e mandei novamente o documento que eles queriam. Vocês acham que pessoas nessa situação terão os processos cancelados mesmo que a lei passe? Não que eu ache justo cancelar das outras pessoas que não estão nessa situação, mas já enviamos os documentos, gastamos rios de dinheiro com traduções e correio, recebemos até IR, o que significa que já começaram a analisar nosso processo. Tudo muito complicado.

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.