Quebec vai dar permissão de trabalho aberto para quem tem CSQ e está na província e outras notícias


O Governo da Província do Quebec anunciou algumas medidas bem importantes hoje. Ao meu ver elas são todas positivas tanto para quem já está aqui, para quem está fora e para quem planeja usar o Québec para a obtenção da residência permanente.

A notícia mais importante para quem está na Belle Province, com certeza é a possibilidade de aplicar para uma permissão de trabalho aberta, ou seja, sem a necessidade de “fechar visto”. E isso já foi oficialmente anunciado hoje!

Continue lendo para ver todas as notícias!

Quebec trouxe algumas notícias bem positivas na sua imigração.
Nadine Girault, ministra chefe do MIFI

Anúnicios do Quebec

Permis de travail ouvert transitoire (PTOT) – Permissão de trabalho Aberta Transitória

Quem tem um CSQ e aplicou para a residência permanente (RP) vai finalmente ter direito à um visto de trabalho aberto. Dessa forma a pessoa poderá esperar pelo RP já no Queébc, trabalhando para quem quiser, na cidade que escolher e no emprego que desejar!

Chega de fechar visto com empregador! Inclusive não há nenhuma restrição quanto ao nível do emprego. Pode ser em NOC 0, A, B, C ou D!

Isso dará uma segurança muito grande para as pessoas poderem calmamente (acho difícil existir calma em quem esperar pelo RP rs) irem tocando suas vidas na província, podendo mudar de emprego, função, cidade etc, sem problema.

A única restrição no permis será a localização: terá que obrigatoriamente ser um emprego localizado na província quebequense é claro!

Considero essa notícia muito boa também para quem estava aqui pensando em se mudar para outra província… Será que vale a pena? Sabendo que agora você terá um BOWP versão Québec?

Não estou dizendo que isso é o único fator a pesar na sua decisão. Mas é mais um a ser considerado na decisão. Ainda não saiu notícias se esse visto será elegível ao RAMQ, acredito que sim, mas não há nada dizendo que sim ou não. Mas pela lógica (retenção de estrangeiros), é para dar acesso.

A medida entrará em vigor no dia 31 de agosto desse ano. E é necessário já ter recebido a confirmação do IRCC de que o processo está aberto.

Acredito que o único ponto negativo seria então a demora da obtenção da residência permanente. Na qual o Québec ganhou má fama acima do que merecia. Pois apesar de não ser um processo rápido, ficou ainda mais longo e demorado por culpa unicamente do governo federal.

Para quem não acompanha meu instagram (recomendo fortemente: @siteimigrarcanada), eu postei lá as desculpas do IRCC (Ministério de Imigração do Canadá) ao Québec e aos aplicantes, pois um erro de tradução de um dos seus funcionários, causou um atraso de 1 ano!

Ou seja, o Québec mesmo não tinha nada a ver com isso. Nesse sentido, finalmente as pessoas voltaram a ter seus processos analisados. E o melhor: ao que tudo indica as aplicações do Québec serão em breve todas feitas online. E alguns programas quebequense até já podem ser aplicados assim. Inclusive tem gente já enviando os processo pelo “novo” portal de Residência Permanente. Apesar de que ainda não foi “oficializado” pelo IRCC.

7.000 vagas por ano para quem está fora do Quebec e tem um CSQ – PMI+

Outra medida anunciada importante foi a da abertura de 7.000 vagas por ano para quem tiver um CSQ e está fora do Canadá. Dessa forma, a pessoa pode ser contratada sem que o empregador precise de uma LMIA (Labour Market Impact Assessment)!

Para quem não sabe uma LMIA é um processo burocrático, lento e custoso para os empregadores. E é por isso que é não difícil conseguir a tão sonhada “job offer” sem ter previamente uma autorização de trabalho válida.

Acredito fortemente que essa categoria de LMIA isenta que está sendo criada, está ligada à recente mudança da tabela de pontos do Arrima. Inclusive criaram uma categoria “extra”, chamada de PMI+ só para essas pessoas.

Ou seja: eles vão dar o CSQ para pessoas fora do Canadá baseado no perfil e pontuação e já querem que essas pessoas tenham um acesso fácil ao mercado de trabalho do Québec.

Na prática a pessoa poderá aguardar o resto do processamento do PR já trabalhando aqui. E como o empregador não precisará de uma LMIA, as chances da pessoa conseguir um emprego sem uma prévia autorização de trabalho crescem bastante.

Pelo andar da carruagem, o Arrima vai chamar pessoas baseado no perfil (pontuação). E aliás, essa foi uma promessa do partido no poder. Salutar que estejam cumprindo o que prometeram. Quando mudaram o PEQ, inclusive falaram que o objetivo era balancear os candidatos entre o Arrima e o PEQ.

O Arrima ficará parecido (porém com fatores e critérios próprios) ao que o Express Entry faz hoje. Infelizmente ainda não tivemos as primeiras rodadas para saber nota de corte e outros detalhes.

Se você não está sabendo dessas mudanças, que dará chances para quem não quer ou não pode imigrar através de college, veja meu instagram. Lá criei um destaque chamado PRTQ com a bandeira do Québec. E em breve irei publicar um vídeo no meu canal do youtube: www.imigrar.com.br/youtube

Outras medidas anunciadas pelo Quebec – PTET

Outras medidas também foram anunciadas pelo governo, facilitando a contratação de trabalhadores estrangeiros temporários inclusive de NOC C ou D: Programme des travailleurs étrangers temporaires (PTET).

Eles vão aumentar o teto de contratação de estrangeiros em 10 à 20% por local de trabalho, para alguns setores específicos. Ou seja: empresas que já contrataram estrangeiros poderão contratar alguns mais (a depender do setor e número de funcionários).

E isso é ótimo, pois são justamente empresas que já trouxeram trabalhadores estrangeiros que tem mais abertura para trazer mais ainda. É a hora de você que veio dessa maneira (e tem muitos brasileiros que vieram, de CNC, TI e outros setores) convencer seu patrão/patroa a trazer um ex-colega de trabalho do Brasil!

LMIA-Facilité

O Québec é a única província canadense que tem essa “facilidade”. Ou seja, as empresas podem contratar estrangeiros sem precisar provar que não achou nenhum canadense ou residente permanente para preencher a vaga. Na prática, não precisa mandar prova de “esforço de recrutamento”. Que é uma das partes mais complicadas da LMIA.

As empresas podem fazer isso, desde que a profissão esteja em uma lista específica de profissões em alta demanda, organizada anualmente pelo MIFI (Ministério de Imigração do Québec). E essa lista só tem (ou tinha) profissões NOC 0, A ou B.

Isso já existia, só estou explicando para aí sim dar a “atualização”: de agora em diante algumas profissões NOC C irão também fazer parte da lista! Claro que serão escolhidas pelo próprio MIFI levando em conta as necessidades do mercado de trabalho.

Eu tenho um vídeo sobre a LMIA-Facilitated. Vai ficar desatualizado em breve, pois a lista provavelmente vai mudar com essa notícia, mas a lógica continua a mesma. Assista que vai aprender como usar em seu benefício (desde que sua profissão esteja na lista, é óbvio).

NOC D: vai facilitar também

Pessoas que tem experiência em chão de fábrica, peão-de-fazenda, peão-de-obra, limpeza, indústria etc, vão ter também uma maior facilidade de contratação. Aliás, para quem não sabe, as profissões que mais trazem pessoas para o Canadá são justamente essas: agricultura e trabalhar em chão de fábrica. Muitooooo mais do que profissionais de TI, por exemplo. Aliás, não dá nem para comparar.

Ou seja: as empresas já tem até a vocação/histórico de trazer gente de fora do Canadá para trabalhar. Já que não adianta tentarem recrutar aqui, pois os canadenses e residentes permanentes não aplicam para as vagas. E se compararmos o salário de quem faz isso no Brasil com quem faz isso no Québec, com certeza é muito melhor exercer a profissão aqui.

Infelizmente, as profissões que mais trazem pessoas, e que melhoraria a vida de muitos brasileiros com salário mínimo, é a que tem menos pessoas que sabem francês (e/ou inglês) e muitos nem pesquisam sobre morar no Canadá, por acharem que é uma realidade muito distante.

Sem imaginarem que é muito mais provável alguém que trabalha em uma fábrica de processamento de peixes, por exemplo, que saiba um pouco de francês,ser contratado por uma empresa canadense/quebequense do que um advogado, administrador ou mesmo profissional de TI.

Conclusão

Estou muito feliz com todas as medidas anunciadas. E o governo quebequense vem cumprindo o que prometeu. Muitos achavam que eles estavam dificultando a imigração, mas na verdade eles apenas querem selecionar melhor. O que concordo. O PEQ antigo com a regra antiga, infelizmente era alvo de muitas fraudes e pessoas que usavam ele para pegar o RP de forma facilitada.

Com essas novas medidas e a nova pontuação do Arrima, dependendo da sua profissão, e do seu nível de francês (e inglês) será mais fácil imigrar ou conseguir um emprego no Québec, do que no resto do Canadá, nas outras províncias (dependendo dos fatores, é claro).

Para ficar melhor ainda, conforme eu disse lá em cima, só falta o processo de obter o RP para quem tem um CSQ se tornar rápido! E já estão caminhando nessa direção! Claro que duvido que será em 6 meses como o Express Entry ou o AIP (Programa do Atlântico), mas não duvido ser algo em torno de 1 ano, 1 ano e meio.

E você, o que achou das medidas?

Links:

Link oficial do anúncio no site do Ministério de Imigração do Québec: http://www.mifi.gouv.qc.ca/fr/presse/communiques/com20210806.html

Quer saber por qual motivo o Quebec seleciona seus próprios imigrantes? Leia aqui: https://www.imigrar.com.br/entenda-por-que-o-quebec-seleciona-os-seus-proprios-imigrantes/

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.