Agora é Oficial: Quebec vai mesmo cancelar 16.000 processos de Skilled Workers


Já anunciamos aqui antes, a intenção do Governo do Quebec em cancelar os processos que estavam ainda por serem analisados, causando uma fila imensa para os oficiais de imigração do Quebec.

O Governo tentou cancelar, mas foi alvo de críticas (e processos jurídicos) e por isso foi obrigado a continuar analisando e processando as aplicações. Infelizmente poucos felizardos foram contemplados e a grande maioria vão ter suas aplicações canceladas e o dinheiro pago devolvido.

Ministro da Imigração do Quebec; Responsável pela categoria Trabalhador Qualificado e seus processos
Simon Jolin-Barrette, Ministro da Imigração do Quebec

Entendendo o que aconteceu

Vou colocar aqui um resumo do que aconteceu já reportado pelo Site Imigrar. Vamos lá:

O Ministro de Imigração do Quebec, Simon Jolin-Barrette, disse que iriam cancelar 18.000 processos. Estes mesmos estavam acumulados no MICC (Ministério de Imigração do Québec).
Acontece que a lei 9 (que possibilitará o cancelamento) ainda não foi aprovada. Mesmo assim o ministro ordenou aos funcionários que parem de analisar os processos e começem os trabalhos para anular e reembolsar os aplicantes.
Claro que isso gerou muitos protestos e finalmente uma coreana, que seria prejudicada com a anulação do seu dossiê; Entrou na justiça contra a decisão do CAQ (partido atualmente no poder). Ela foi e está sendo representada por uma associação de advogados de imigração.


Seeun Park, esse é o seu nome, já mora aqui em Montreal. Ela está aqui estudando e esperando o seu CSQ (Certificado de Seleção do Québec), para finalmente aplicar para sua residência permanente. Porém foi pega de surpresa, junto com 18.000 pessoas, com o anúncio do cancelamento dos pedidos. Seeun disse ter se sentido humilhada e traída, pelo Quebec.

Após a entrada na justiça pela coreana, um juiz expediu uma liminar válida por 10 dias, forçando o MICC (Ministério de Imigração do Quebec) a continuar analisando os processos.
Muitas pessoas estavam sem saber o que aconteceria após o prazo da liminar transcorrer. Porém, antes do fim do prazo, o Governo do Quebec finalmente cedeu e decidiu recomeçar a analisar os processos. Mas com um grande “porém”.


Eles vão recomeçar os trabalhos até a lei 9 ser aprovada. Lei 9 (Bill 9/Loi 9) é o nome da bendita e maldita lei. Bendita pois ela vai finalmente modernizar, automatizar e acelerar o processo de imigração para o Quebec. E maldita pois, provavelmente, ela vai cancelar muitos processos antigos.

A Bill 9/Loi 9 foi finalmente votada (e aprovada)

Bem, acima vocês acompanharam um resumo do que aconteceu. Porém a Lei 9 (Bill 9/ Loi 9) foi votada e aprovada essa semana. Então a situação muda completamente. A lei foi votada e aprovada na madrugada de domingo. E ocorreu após uma maratona de 19 horas. Aliás, apesar do Quebec ser uma província, eles chamam a própria Assembléia; Aonde discutem e votam assuntos provinciais: de Assembléia Nacional.

O placar foi de 62 a 42. O partido no poder, Coalition Avenir Quebec, foi quem puxou para que a lei fosse aprovada.

O número de 18.000, que primeiramente foi anunciado, caiu para 16.000 pois desde que a controvérsia começou, o Ministério de Imigração do Quebec processou 2.000 pedidos (dos quais apenas 258 foram aceitos).

Mas agora eles não vão (e não precisam) processar os restantes 16 mil, infelizmente. Antes tiveram alguns processos judiciais que os obrigaram a continuar, mas agora como a lei foi votada e aprovada, não cabe mas recurso ao judiciário de algo decidido pelo legislativo.

Segundo algumas fontes, o número de pessoas afetadas (se contado os familiares dos aplicantes principais) chega perto de 50 mil pessoas!

O que vem por aí

A notícia é muito triste e não tem como imaginar a tristeza de quem teve seu processo cancelado, isso é um fato. A única parte positiva da lei é que agora o processo será bem mais rápido, pois será em boa parte eletrônico (como acontece com a imigração federal do Canadá).

O Ministro da Imigração, Simon Jolin-Barrette diz que o motivo disso tudo é mudar o sistema de imigração, inclusive para beneficiar os candidatos e o público em geral. Ele quer ter certeza que os candidatos tenham os requisitos necessários do mercado de trabalho quebequense.

A parte boa: o ministro afirmou que o tempo de processamento vai cair dos atuais 36 meses para apenas 6 meses! Se isso acontecer vai realmente ser muito bom. E como o processo será praticamente eletrônico, não duvido nada acontecer na pratica.

Vou até citar o que disse antes para ficar mais claro:

E agora… Ainda dá para confiar no Quebec?
De novo, o Site Imigrar não quer defender o governo quebequense. (…) acredito que o novo sistema, Arrima, irá melhorar consideravelmente o Processo de Trabalhador Qualificado do Quebec.

Muito provavelmente irá torná-lo mais rápido e claro, para ambos: MICC e Aplicante.
Os motivos principais, entre outros, são:
Fim da necessidade de analisar processos por ordem de chegada;
O sistema é automatizado, ou seja, se você não tiver a pontuação suficiente, já é cortado automaticamente;
Os funcionários poderão focar tempo e energia nas demandas que realmente tem chances de imigrar para o Quebec;
O Arrima funcionará na base do Expression of Interest (EOI); Ou seja: só poderá ir adiante no processo quem receber uma EOI;
O perfil do aplicante à imigração no Arrima só será válido por 1 ano. Ou seja, nada de ficar na “fila” eternamente.

Ainda vamos falar do Arrima (sistema que vai gerenciar a imigração para o Quebec) e dos requisitos e tudo mais em outros posts aqui no Imigrar. Por isso fique ligados.

Considerações Finais & Fonte

Fica aqui mais uma vez as condolências a essas pessoas que infelizmente agora vão ter que procurar outra forma de imigrar para o Canadá ou Quebec e/ou reaplicar no novo sistema, Arrima.

Por isso é tão importante ter um Plano A, B, C … Z de imigração para o Canadá. Como já falei Aqui. Pois assim você está sempre pronto para partir para a segunda opção e não fica refém das várias reviravoltas que acontecem na imigração.

Antes de alguém começar a odiar e falar mal do Quebec, saibam que o Governo Federal cancelou nada mais do que 300.000 processos de skilled workers. E foi o mesmo caso do Quebec, justamente para poder começar o sistema eletrônico de gerenciamento, Express Entry. E foi assunto no Imigrar na época: Governo do Canada cancela trezentos mil processos!

Se você quiser ver os outros artigos do tema podem acessar aqui: https://imigrar.com.br/quebec-anula-imigracao-trabalhador-qualificado/ & a continuação: https://imigrar.com.br/quebec-volta-atras-nos-processos/

Fonte: https://www.cbc.ca/news/canada/montreal/closure-bill-21-bill-9-national-assembly-1.5177520

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.