Urgente: Quebec vai cancelar 18.000 processos de imigração da categoria Trabalhador Qualificado


Foi anunciado ontem (07-Fevereiro-2019) pelo “Ministério de Imigração do Québec” (MICC) que nada menos do que 18.000 processos serão eliminados.

Alguns na verdade até já receberam a notificação do cancelamento.

Ministro da Imigração do Quebec; responsável por anunciar o cancelamento de 18.000 processos
Simon Jolin-Barrette, Ministro da Imigração do Quebec

O ministro de imigração quebequense, Simon Jolin-Barrette, anunciou ontem; que excepcionalmente o parlamento passou um projeto de lei a qual cancelará todas as demandas feitas pelo processo de imigração do Quebec na categoria Trabalhador Qualificado.

Os dossiês afetados são:

  • Os submetidos antes do dia 02 de Agosto de 2018; e também
  • Aqueles, que até o momento da aprovação da lei, não receberam uma decisão do MICC de que foram selecionados.

Ou seja: mesmo que você tenha mandado após o dia 02 de Agosto de 2018, se nenhuma decisão sobre o seu processo foi, até agora, anunciada pelo Ministério, sua demanda também será cancelada.

O Governo do Québec vai reembolsar todas as taxas pagas pelos aplicantes. Sem correção inflacionária e sem juros, diga-se de passagem. As taxas coletadas foram de mais de $1000 dólares canadenses por processo. Assim a província terá que devolver por volta de $19 milhões de dólares!

A lei deixa claro também que nenhuma indenização de qualquer tipo será oferecida; Ou que o governo não aceitará nenhuma queixa no sentido de revisar a decisão.

Infelizmente, conforme o Site Imigrar apurou, alguns brasileiros hoje mesmo (08 de Fevereiro 2019) já receberam um e-mail/mensagem do MICC avisando que seus processos foram sumariamente anulados…

Descaso

Quando o ministro da imigração tomou posse ele anunciou que pelo menos 18.139 dossiês estavam acumulados no MICC. Tem processo que nunca nem chegou a ser analisados E alguns datam de 2005! Puro descaso com os aplicantes… E isso estamos falando só da categoria Trabalhador Qualificado.

O ministro Simon, como todo “bom” político, colocou a culpa nos governos anteriores, que o fizeram herdar um sistema lento e deficiente (o que não deixa de ser verdade). Os funcionários do Ministério de Imigração do Québec, conseguem tratar uma média de 600 processos por mês. E conforme iam chegando mais e mais processos: a fila aumentava.

Uma simples conta matemática mostra a falta de inteligência dos políticos quebequenses que versam sobre a imigração. Ora, se eles conseguem analisar uma média de 600 demandas por mês, isso daria 7.200 por ano. E em algumas rodadas de imigração do passado, chegaram a ser abertas 20.000 vagas! Quase 3 vezes mais processos do que eles podem analisar anualmente.

Trabalhador Qualificado: desesperado

Agora imagine-se na situação de quem estava esperando ansiosamente pelo seu CSQ; Para enfim poder continuar com seu plano Canadá. Quando você entra de cabeça na imigração, e decide que é realmente isso que você quer para o seu futuro, você baseia sua vida inteira nisso.

Depois que você aplica para uma determinada categoria de imigração, e certo de que tem a pontuação necessária; Você geralmente não muda de emprego, não começa uma nova carreira, não troca de casa ou carro; Não compra eletrodomésticos novos, para de sair, corta o lazer ao mínimo possível para economizar dinheiro, etc.

Eu sei disso pois passei exatamente por essa situação! Um exemplo claro que lembro bem: eu estava infeliz na minha carreira no Brasil, mas pensava: daqui 1 ou 2 anos irei me mudar de vez para o Canadá, então vou aguentar. Para minha sorte, meu processo não foi sumariamente cancelado.

Porém, precavido, eu tinha um plano A, B, C e D de imigração. Cada plano era uma categoria diferente que eu poderia imigrar (ou pelo menos tentar). Essa notícia inclusive me motiva a fazer um post sobre esse assunto.

Infelizmente não podemos fazer nada a não ser sentir a dor e desespero de quem descobriu ou irá descobrir que seu sonho de imigração foi pelo menos adiado por essa péssima notícia.

Quebec aprendeu na verdade foi com o Canadá…

Antes de achar que só o Quebec faz esse tipo de maldade; Vale lembrar que o Governo do Canadá já fez o mesmo. E em 2012 cancelou nada menos do que 300.000 (trezentos mil) processos da sua categoria de Trabalhador Qualificado! E o ocorrido foi noticiado aqui no Site Imigrar. Veja o link para essa matéria ao final desse artigo.

Motivo e o que vem por aí

Nota: O Site Imigrar não está tentando defender a medida tomada pelo MICC, vamos aqui apenas informar os motivos alegados pelo Ministro da Imigração do Quebec, Simon Jolin-Barrette.

Antes de tudo é bom deixar claro que o partido Coalition Avenir Québec (CAQ), que tomou posse em 2018, deixou claro ainda em campanha que iria mudar as regras da imigração.

Não só isso mas anunciaram em 2018 que queriam cortar o número de imigrantes em 20%. E de forma concreta em 2019 irão aceitar 10.000 imigrantes a menos.

E que estavam, de uma certa forma, mais preocupado com a qualidade e integração dos imigrantes do que com o número. Porém isso foi dito por praticamente todos os partidos que assumiram o poder no passado…

Enfim, fica claro ao ler a notícia até agora, que o principal motivo foi a longa fila de processos parados. Todos esperando serem analisados, e a falta de pessoal suficiente para fazer o trabalho.

Outro motivo alegado foi que a lei de imigração anterior obrigava o Ministério a analisar as demandas por ordem de chegada.

Ou seja, digamos que um aplicante X tinha um perfil altamente desejado pela província. Mas mandou a demanda em dezembro de 2017, e hipoteticamente “recebeu a senha” número 10.000.

Já o aplicante Y, mal fala francês, tem uma profissão que não dá ponto algum. Não tem a pontuação mínima, e será eventualmente eliminado. Porém, mandou o dossiê em abril de 2017 e “recebeu a senha” 5.000.

Apesar do demandante X ser exatamente quem o Quebec procura e quer, o MICC vai ter que, por força de lei, analisar o processo do aplicante Z primeiro.

E é essa situação descrita acima que o novo governo quebequense quer corrigir.

E agora… Ainda dá para confiar no Quebec?

De novo, o Site Imigrar não quer defender o governo quebequense. Muito pelo contrário! Acredito que o certo era fazer um “mutirão” e analisar todos os processos parados. Contratar mais pessoas, nem que sejam temporários, e acabar com a fila de uma vez por todas.

Dito isto, acredito que o novo sistema, Arrima, irá melhorar consideravelmente o Processo de Trabalhador Qualificado do Quebec. Muito provavelmente irá torná-lo mais rápido e claro, para ambos: MICC e Aplicante.

Os motivos principais, entre outros, são:

  • Fim da necessidade de analisar processos por ordem de chegada;
  • O sistema é automatizado, ou seja, se você não tiver a pontuação suficiente, já é cortado automaticamente;
  • Os funcionários poderão focar tempo e energia nas demandas que realmente tem chances de imigrar para o Quebec;
  • O Arrima funcionará na base do Expression of Interest (EOI); Ou seja: só poderá ir adiante no processo quem receber uma EOI;
  • O perfil do aplicante à imigração no Arrima só será válido por 1 ano. Ou seja, nada de ficar na “fila” eternamente.

Considerações Finais

Fica aqui mais uma vez o protesto pelo ocorrido. Esperamos que tenha sido a última vez que algo assim aconteça. Desejo a todos que tiveram ou terão os seus processos de Trabalhador Qualificado cancelados boa sorte no próximo passo que decidir tomar rumo à imigração.

Se essas pessoas não quiserem mais aplicar pelo Quebec através do Arrima, é totalmente compreensível.

É uma pena o ocorrido, pois isso suja a imagem do Quebec e principalmente da imigração para a Belle Province. Ao contrário de algumas pessoas, eu realmente gosto de morar aqui em Montreal, e nunca me arrependi de ter escolhido essa província como meu destino.

Eu inclusive consegui a tão sonhada residência permanente nessa mesma categoria: Trabalhador Qualificado do Quebec. Mas infelizmente, pelo menos 18.000 pessoas não vão conseguir, por hora, ter a mesma chance que eu tive.

Esse artigo, com todos os processos abertos e funcionando em 2019 talvez possa te ajudar a encontrar outra solução: Saiba Como Imigrar para o Canadá

Veja a notícia publicada no Site Imigrar de quando o Governo Federal cancelou 300.000 processos:

Fontes:

https://ici.radio-canada.ca/nouvelle/1151566/simon-jolin-barrette-projet-loi-immigration-tests-francais-valeurs

https://ici.radio-canada.ca/nouvelle/1148822/dossiers-immigration-plan-jolin-barrette-legault

https://en.wikipedia.org/wiki/Coalition_Avenir_Québec

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

2 thoughts on “Urgente: Quebec vai cancelar 18.000 processos de imigração da categoria Trabalhador Qualificado

  1. Oi, Patrícia.
    Por enquanto o processo está parado. Mas em breve vai reabrir. Acompanhe o Site Imigrar para ficar por dentro de todas as notícias.

    Att,
    Rafael

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.