Supostas Perguntas que serão feitas na entrevista do CSQ


Esse post é para ajudar quem irá agora nesse mês e no próximo, bem como nas rodadas seguintes, fazer a entrevista para obtenção do CSQ (Certificat de Seléction du Québec) pelo processo de imigração do Quebec.

Claro que as perguntas podem ser totalmente diferentes dessas porém vale à pena ensaiar a resposta para algumas. Esses arquivos (o áudio e o texto) são bem antigos pois tenho-os desde 2010 porém posso dizer como experiência pessoal que a primeira pergunta que as duas primeiras perguntas que respondi no final do ano passado durante minha entrevista feitas pelo Monsieur LeBlanc foram:

1 – Avez-vous besoin d’un interprète?

2 – Qui est le requérant principal?

Depois perguntou meu nome, o que eu fazia, etc. Muitas das 137 perguntas acabaram caindo porém perguntadas de uma maneira direfente. Vale à pena estudá-las e ensaiá-las. Muitas pessoas gostam de decorar suas respostas eu não aconselho. O que aconselho é: aprendam mesmo o francês pois quando chegarem no Quebec não sofrerão tanto.

O que vejo, inclusive com amigos que estão no processo, são as pessoas se preocupando mais em  passar na entrevista do que aprender o francês. Já penso que se preocupando em aprender verdadeiramente o francês você passará na entrevista de uma maneira até mais fácil. Poderá responder tudo com propriedade e não cairá em pegadinhas. Se não entender a pergunta ou não souber responder poderá explicar isso em francês o que conta mais pontos do que ficar engasgado e com cara de cão sem dono.

Para ouvir o arquivo é só apertar o play (se estiver baixo tem um controle de volume logo no ínicio):

Aqui o link para quem quiser baixar o arquivo em mp3 para escutar no Ipod ou no carro ou em qualquer lugar: Baixe Aqui (clique com o botão direito e escolha “Salvar Link Como”)

Como o arquivo pdf é muito grande (3 páginas) não irei colocá-lo aqui na íntegra. Porém vou disponibilizá-lo para download na minha hospedagem para quem desejar. É só clicar aqui: Baixe o PDF com Perguntas de Imigração do Quebec e escolher “Salvar Link Como” e salvar onde desejar no seu computador. Se você tem um leitor pdf integrado ao seu navegador então é só clicar que ele abrirá o pdf para a sua leitura.

Aqui seguem algumas perguntas que foram feitas para mim ou minha esposa durante nossa entrevista:

  • Qual sua profissão? O que você faz?
  • Sua profissão é regulamentada no Quebec? (a minha não é, a da minha esposa sim)
  • Qual o NOC da profissão de vocês? (Puxei uma página com meu NOC impresso – para saber o seu veja abaixo)
  • Como você fará para regulamentar sua profissão? (minha esposa puxou algumas folhas onde ela mostrava o site para regulamentar a profissão dela porém explicou que como ela trabalha com RH não precisaria regulamentar a profissão, só se ela quisesse (ela é psicóloga).
  • O que você sabe da história do Quebec?
  • Qual cidade escolheram? Já sabem onde vão morar? (nessa hora puxei um mapa e mostrei pra ele)
  • Se vocês não conseguirem se empregar na área de vocês assim que chegarem o que farão? (puxamos algumas folhas do dossiê com planos A, B, C e D. Pra cada plano tínhamos 4 ofertas de empregos que pegamos no EmploiQuebecEle ficou impressionado com essa nossa organização. Além disso mostramos 4 budgets (orçamentos familiares). O A, B, C e D e claro cada budget estava ligado às profissões A, B, C e D, ele adorou.
  • Porque vocês querem imigrar pro Quebec? (Pergunta feita em inglês, na verdade única pergunta em inglês durante toda a entrevista)
  • O que irão fazer assim que chegarem no Quebec? (Falamos que iríamos no MICC, etc)
Essas foram algumas perguntas feitas, claro que existiram outras porém eram basicamente ligadas à essas. Importante notar que cada entrevista é diferente então se prepare com essas e com outras que pesquisar em relatos pela internet. Nesse post eu faço um relato mais pessoal sobre nossa entrevista: Minha Entrevista para Obtenção do CSQ
Pra achar seu NOC é fácil. Entrem nesse meu post: https://imigrar.com.br/dicas-1-pesquisando-sobre-sua-area-de-trabalho-e-emprego-no-Canada/ e nele você verá onde digo: Se informar sobre o mercado de trabalho. Entre lá, e depois entre em Explorez un métier ou une profession, daí digite sua profissão (em francês é claro) e vai sair sua profissão com o respectivo NOC (que no caso é um número de 4 dígitos).


Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

6 thoughts on “Supostas Perguntas que serão feitas na entrevista do CSQ

  1. Lis: Obrigado pelos elogios e reconhecimento. Espero também continuar ajudando as pessoas até não ser mais possível, rs.
    Att,
    Rafael

  2. Muito obrigada por responder e pela dica.
    Espero que continue fazendo este ótimo trabalho, pois tem sido de grande ajuda.
    Sucesso nos seus planos!

  3. Lis: Obrigado pelos elogios ao meu site. A graduação feita a distância conquanto que seja validada pelo MEC é aceita normalmente. Agora não sei se Gestion du Personnel se encaixa na profissão de RH. É uma pergunta bem técnica. Digo isto pois esse curso em questão existe aqui no Québec. Meu conselho é de participar de uma Palestra Virtual do MICC ao final da palestra perguntar para a Oficial do Escritório de Imigração do Québec.
    Nesse link você se inscreve na palestra: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/mexico/palestras/index.php

    Att,
    Rafael

  4. Olá, Rafael!
    Sou iniciante no que diz respeito à imigração para o Canadá. Tenho pesquisado bastante, e embora o seu site seja extremamente esclarecedor em diversos aspectos, ainda tenho muitas dúvidas (algumas típicas de principiantes, rs). Poderia, me ajudar? Como requerente principal, uma psicóloga formada há 2 anos e que trabalha com RH (como a sua esposa) há cerca de 2 anos e meio (incluindo estágio remunerado durante a faculdade) teria chances de se qualificar pelo processo de imigração do Quebec? Vi que na lista das formações aceitas consta “Gestion du Personnel” (que para mim, seria outro nome para RH). Segundo o NOC, profissionais de RH podem ser formados em psicologia, mas não encontrei a designação “Gestão de Pessoas”. Será que é necessário então uma graduação específica de GP? Outra dúvida: graduações feitas à distância, mas equivalentes às presenciais são igualmente válidas para a imigração?
    Obrigada pela atenção.

  5. sou psicologa e requerente principal. É a primeira vez que tenho informação sobre uma psicóloga noa processo. Seu blog é excelente e esclarecedor!. peguei meu NOC, vou fazer a entrevista próximo mês e gostaria de saber se vc se incomoda em me enviar algumas inormações sobre o seu dossiê sobre ofertas de trabalho e regulamentação da profissão?

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.