Categorias
Notícias Vida no Canadá

Veja o perfil dos Brasileiros no Canadá

Nesse artigo você vai conhecer o perfil dos Brasileiros no Canadá. Usando uma pesquisa da Universidade Federal Fluminense como base.

Sobre os brasileiros que moram no Canadá, você vai conhecer deles:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Escolaridade;
  • Quanto tempo tem de Canadá;
  • Quanto tempo mais pretende ficar;
  • Com que visto saiu do Brasil para o Canadá;
  • Moradia;
  • Status: O que está fazendo agora?
  • E muito mais!

A pesquisa foi feita pelo Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF. A coordenação foi do Professor Eduardo Picanço D. Sc..

Os autores foram o já citado Professor Eduardo, Michel Mott Machado D. Sc., Roberto Pessoa de Queiroz Falcão D. Sc. e Georgia Mariano de Araújo. Ou seja, todo o crédito é devido a eles.

Agora vamos conhecer o perfil!

Relatório de Pesquisa: Perfil dos brasileiros no Canadá

Metodologia

Não vou me alongar muito na metodologia utilizada. Irei compartilhar com vocês no final o arquivo (em pdf) com o Relatório inteiro e quem tiver curiosidade de saber detalhes de como ele foi feito, é só acessá-lo.

Lá você vai encontrar todas as fontes, métodos utilizados, informações sobre a amostra, etc.

O que recomendo! Eu li e achei bem interessante. Inclusive na introdução onde eles fazem um resumo da imigração de brasileiros para o Canadá.

Vamos compartilhar aqui (junto com os gráficos) os principais dados do relatório. Acompanhem!

Estimativa de 129.000 brasileiros no Canadá

Para o bom entendimento do relatório e também para o prosseguimento desse artigo, quero trazer um dado essencial.

Eles estimaram que o número de brasileiros que estão em território canadense seja de aproximadamente 129 mil. Nesse número eles contam também (de forma estimada) os brasileiros que estão no Canadá em situação irregular.

Por conta desse número, os pesquisadores precisavam de pelo menos 600 respondentes para a pesquisa (segundo a metodologia deles).

Por sorte, eles conseguiram 675 respostas (inclusive a minha). Agora vamos aos resultados.

Resultados do Relatório sobre os brasileiros morando no Canadá

Idade

O perfil foi traçado e o resultado foi de que os brasileiros que aqui estão tem um perfil etário jovem, em sua maioria. 79,6% tem dentre 21 e 40 anos. Só 2,5% tem mais de 51 anos.

Sexo

A predominância é do gênero feminino. Elas totalizam 60,6% dos respondentes. É interessante notar que elas foram a maioria de brasileiros também em Portugal, Austrália, Estônia e Alemanha. Pois estudos nesse sentindo também foram conduzido nesses países.

Escolaridade

O relatório mostrou algo que eu particularmente já tinha percebido, ao cobrir a imigração para o Canadá por tanto tempo: o Brasil está perdendo profissionais bem qualificados.

92,8% tem uma graduação completa. 43,8% destes tem uma pós-graduação. 13,4% mestrado. Ruim para o Brasil, bom para o Canadá, que está atraindo os desejados skilled workers.

55,6% das pessoas com graduação cursaram universidades privadas. Só 3,5% cursaram uma universidade no exterior.

Tempo dos Brasileiros no Canadá

No quesito “Há quanto tempo está no Canadá”, 78,9% estão há menos de cinco anos. Eles afirmam que isso mostra uma grande migração recente.

É minha experiência pessoal também. O interesse na imigração para o Canadá nunca esteve tão grande e creio que vai crescer ainda mais.

Quanto tempo ainda pretende ficar?

Essa foi a outra pergunta do relatório. 72% disseram que não sabem quando e se vão retornar. E 16,3% falaram que pretendem ficar para sempre (meu caso). Isso dá um total de 88,3% sem data para voltar ao Brasil, se é que vão um dia.

Com qual visto saiu do Brasil para o Canadá?

20,1% já chegaram no Canadá como residentes permanentes (meu caso). Mas a maioria veio com visto de estudo (com trabalho) 25,2%. E 23,3% entraram no Canadá com visto de trabalho! Mostrando que algumas pessoas conseguem ser contratadas mesmo estando no Brasil.

Moradia em território canadense

A grande maioria (83,4%) mora com suas famílias. 8,3% moram sozinho e 7,7% dividem um apartamento com amigos.

Status – O que faz agora?

Sobre o que os brasileiros que responderam a pesquisa estão fazendo atualmente no Canadá. Quase a metade (48,6%) estão trabalhando. 22,8% estudam e trabalham (comportamento bem brasileiro) e 12,7% só estudam (comportamento mais adotado pelos canadenses).

0,3% são “sortudos” (ou competentes) e estão aqui apenas vivendo de renda!

Por que deixou o Brasil? & Por que o Canadá te atraiu?

Foram feitas duas perguntas subjetivas (abertas). A primeira era o motivo pelo qual as pessoas saíram do Brasil. E a segunda o que as atraíram ao Canadá.

Sem nenhuma surpresa, a maioria saiu por razões ligadas à qualidade de vida e violência.

Enquanto o que as atraíram ao Canadá foi justamente o oposto: o fato do país oferecer altíssima qualidade de vida e segurança.

Os pesquisadores utilizaram um aplicativo e geraram uma nuvem na qual as razões (palavras) mais utilizadas ficam maiores. (Nuvem de Tags).

Motivos de ter deixado o Brasil
Motivos pelos quais o Canadá causou atração

Quais as principais dificuldades enfrentadas quando chegou & as enfrentadas hoje?

Essas foram as últimas duas perguntas da pesquisa. E igualmente às duas anteriores, foram abertas. E duas nuvens de tags foram geradas.

Aliás, para quem ainda não está aqui no Canadá, principalmente para quem deseja imigrar, é muito interessante conhecer as principais barreiras que as pessoas enfrentaram e enfrentam.

A mais citada foi o idioma (inglês e/ou francês). E isso implica na segunda mais citada: emprego. Por não ter um nível tão bom no idioma a pessoa acaba: ou não conseguindo um emprego rapidamente. Ou não obtendo o emprego à altura das suas qualificações.

Dificuldades na chegada

nas dificuldades enfrentadas hoje a palavra mais citada foi Família (saudade). E não poderia ser diferente. É com certeza uma das piores coisas ao se morar longe.

Não só a falta dos nossos pais, irmãos e primos. Como dos nossos amigos que praticamente consideramos como da família.

Podemos notar também que a palavra idioma diminui bastante. Com alguns anos é normal melhorarmos nossa fluência.

Dificuldades enfrentadas hoje

Considerações Finais & Fonte

É bem interessante notar que o perfil dos brasileiros aqui no Canadá é mais ou menos o que eu vejo na pratica. Infelizmente, eles não incluíram a pergunta sobre em qual província a pessoa se encontrava.

Adoraria ter esse dado.. Acredito que a grande maioria se encontra em Vancouver, Toronto e Montreal. Mas gostaria de ver a amostragem.

Nos resultados parciais (colocarei o link no final) tinha as repostas por cidade. Bem como também era feita essa pergunta.

Seria legal também se eles fizessem esse tipo de pesquisa/relatório a cada determinado tempo. Digamos a cada 5 anos.

Talvez o Site Imigrar assuma essa missão! Daí teríamos sempre uma ideia interessante da comunidade brasileira no Canadá.

Enfim, mais uma vez quero pedir para todos seguirem o Instagram do site imigrar pois lá tenho postado informações interessantes que não posto aqui. Como algo pequeno e rápido que “não vale a pena” fazer um artigo/post. O perfil é esse aqui: @siteimigrarcanada

Resultado Parcial da pesquisa: Clique Aqui

Fonte

O pdf você acha aqui: Relatório de Pesquisa: Perfil dos Brasileiros no Canadá

3 respostas em “Veja o perfil dos Brasileiros no Canadá”

Oi, Eduardo.
Obrigado pelos elogios.
Sabia que o que você disse (sobre a resistência dos homens) realmente me fez pensar que você pode ter razão.
Mas analisando aqui na minha cabeça, claro que sem nenhum método científico, acho que conheço mais brasileirAs do que brasileirOs aqui em Montreal.
Pode ser que seja só coincidência. Obrigado pelo comentário!

Att,
Rafael

Excelente matéria, só acho que se tivessem removido as stopwords das nuvens, poderíamos ter uma visão melhor das palavras mais relevantes pras perguntas subjetivas.
Muito bacana ver em números o que a gente já imaginava ser uma tendência.
Fico me perguntando se o número maior de mulheres do que de homens não pode ter a ver com uma maior resistência dos homens a responder ao questionário.

Muito boa a pesquisa, mas realmente o lugar onde a pessoa se encontra fez falta, e gostaria também que abrissem mais a parte do visto de trabalho, separando entre os que vieram com WP próprio e os que vieram com WP atrelado ao SP do conjuge.
Excelente matéria e excelente pesquis também.

Deixe o seu comentário Cancelar resposta