Categorias
Antes do CSQ Imigração Quebec Notícias

Agora é oficial e sacramentado: Quebec voltou atrás e o PEQ volta ser como antes

Hoje foi publicado na Gazeta Oficial do Governo do Quebec que os artigos 33 e 34 da Lei de Imigração Quebequense voltam a ser como eram antes das famigeradas mudanças do dia 01 de novembro.

O artigo 33 trata do PEQ Estudo e o 34 do PEQ Trabalho. E as exigências voltam a ser as mesmas. Para quem não acompanhou a novela mexicana é só acessar os últimos artigos do Site Imigrar relacionados ao Quebec: https://imigrar.com.br/category/imigracao-quebec/

Se eu puder resumir uma das principais diferenças era de que o Ministério de Imigração tentou estabelecer uma lista com cursos em demanda para o PEQ Estudo e uma lista de profissões em demanda para o PEQ Trabalho. E só quem tinha o curso ou profissão nessas listas poderia aplicar e assim conseguir imigrar.

Porém nada disso dito no parágrafo acima, no momento, é válido. Ainda bem!

Como fica PEQ de fato

Conforme dito, tudo voltou a ser como antes. Sem entrar em detalhes e pormenores podemos resumir:

PEQ Estudo: qualquer curso superior (e/ou profissionalizante com mais de 1800 horas) desde que feito em uma instituição válida aqui no Quebec permite imigrar.

PEQ Trabalho: qualquer emprego (desde faxineiro até engenheiro, por exemplo) se exercido no Quebec por mais de 12 meses nos últimos dois anos, permite imigrar.

Em nenhum dos dois programas o conjugue precisa demonstrar conhecimento da língua francesa. Somente o aplicante principal. Existem algumas formas de se comprovar (como ter feito todos os estudos em francês, por exemplo). Mas o mais comum é um teste oficial (tipo DELF).

Testes sobre os Valores Democráticos e Quebequenses

O teste que será aplicado a todos os futuros imigrantes com destino ao Quebec; Sobre os valores democráticos e quebequenses continua válido.

Essa parte não estava dispostas nos artigos 33 e 34. E por isso nada foi mudado. Se não sabe do que estou falando você pode ver Clicando Aqui

Conselhos Importantíssimos

Conselho 1: Tenha sempre outras opções.

O que essa novela nos ensinou? A mim, nada de novo, pois escrevo e acompanho imigração para o Quebec e Canadá desde 2009. Mas infelizmente algumas pessoas aprenderam da pior forma de que imigração é algo que muda constantemente.

E se acha que só o Quebec faz essas “loucuras”, está enganado. Em 2012 o Governo Federal, por exemplo, cancelou nada mais, nada menos do que 300.000 processos! Foi até tema aqui no site: Governo cancela 300 mil processos

Um dia você tem o perfil desejado para imigrar, no dia seguinte pode não ter mais. Por isso é importante ter sempre um Plano A, B, C, D … Z. Inclusive fiz um artigo exatamente sobre isso que aconselho fortemente a ler: A importância de ter vários planos de imigração

Conselho 2: Chegue aqui o quanto antes!

Se o seu foco é realmente o Quebec, seja por: afinidade, família já presente aqui, área profissional ou por que você só fala francês, então aconselho a agilizar seu plano de se estabelecer aqui.

Eu falei do foco, pois realmente acho que existem províncias hoje em dia que oferecem melhores programas e estabilidade do que a Belle Province.

Se o PEQ Estudo e Trabalho continuassem assim (qualquer curso; qualquer emprego); Sim! Continuaria a ser um dos melhores programas e meios de se imigrar para o Canadá. Mas não acho que será o caso.

O Ministro de Imigração e o Primeiro Ministro já confirmaram que pretendem sim adotar as famigeradas listas no futuro. Apenas vão querer elaborá-las melhor.

Creio que aprenderam a lição e não vão fazer nada retroativo. Ou seja: quem já estiver na província trabalhando ou estudando, poderá aplicar com as regras atuais quando enfim as mudanças forem anunciadas.

Essa parte é achismo, não é nada oficial. Mas tenho um alto potencial de acerto em matéria de imigração. Tudo que falei nos últimos posts na categoria “acho”, “creio”, “acredito”, etc, se concretizou.

Então se possível, chegue o quanto antes na província!

Conselho 3: Aprenda com as listas

Ninguém aguenta mais olhar para as listas, principalmente o Primeiro Ministro e o Ministro da Imigração! Ainda mais depois de todo o auê feio em torno das mudanças.

Porém, novamente, se o seu foco é o Quebec, e seus planos são mais para o futuro, leia as listas e veja os cursos e as profissões que estavam nelas. Na pratica você quer escolher um curso ou profissão que você sabe que estará em demanda quando as novas listas forem enfim anunciadas.

Não tem como ter certeza, é claro. Mas algumas áreas são sempre certas de aparecerem. O Primeiro Ministro por exemplo disse que não quer nenhuma área relacionada à computação fora da lista. Aí vai uma dica.

Outra área que duvido não estar em qualquer futura lista é enfermagem e afins. Se você tem aptidão (e bolso) para fazer um curso aqui, garanto que vai conseguir imigrar e que não faltará emprego!

O mais importante, ao meu ver, são as profissões. Pois mesmo que você não consiga imigrar pelo PEQ Estudo, tem boas chances de conseguir pelo PEQ Trabalho. Então dedique mais tempo a esta lista.

Fonte: Gazeta Oficial do Governo do Quebec

Uma resposta em “Agora é oficial e sacramentado: Quebec voltou atrás e o PEQ volta ser como antes”

O seu artigo é excelente, só peca em duas partes, uma onde aconselha chegar aqui o quanto antes. Eu não aconselharia ninguém a vir o quanto antes, isto seria contar com muita sorte. É melhor esperar e ver quais serão as mudanças pois não há garantia da tal clausa de direito adquirido. Lembre-se Regra número 1 em imigração: não há certezas. A segunda parte é que, não há como fazer planos A, B e C em um programa de imigração que muda o tempo todo é muito melhor focar em um programa que só depende de você e no Quebec não é assim.

Deixo aqui o grupo que eu criei que tem foco em discutir somente este tipo de informações.

https://www.facebook.com/groups/410853233132251/

Abraços

Deixe o seu comentário