Categorias
Imigração Provincial Ontario

Ontario quer dobrar o número de imigrantes pelo PNP

Neste ano de 2019 a província de Ontario tinha 6.650 “vagas” para oferecer para quem quisesse e se qualificasse a imigrar pelo PNP (Processo Provincial).

Em 2022, Ontario que dobrar o número de futuros residentes permanentes, passando das atuais 6.650 vagas para 13.200! Good news para quem quer pretende imigrar para o Canadá através do PNP de Ontario.

PNP quer dizer Provincial Nominee Program e explicando resumidamente: são as formas de se imigrar para o Canadá por uma província em específico. Cada uma tem suas próprias categorias/programas de imigração para o Canadá. Ou seja: Ontario tem seus programas/categorias de imigração. Já Manitoba tem outras; British Columbia as suas próprias, e assim sucessivamente.

Algumas são bem parecidas no conceito e “imitadas” por várias outras províncias. Mas algumas são bem particulares e específicas. De qualquer maneira, o PNP tem de ser acordado em conjunto com o Governo Federal. (O Quebec sendo a exceção).

Voltando ao assunto do tópico, o Ministro da Imigração de Ontario, Vic Fedeli, inclusive mandou um ofício para o recém-empossado Ministro da Imigração do Canadá, Marco Mendicino, pedindo de forma formal que se dobre o número de vagas.

Em 2018 as vagas foram para 55 mil residentes permanentes pelo PNP. Esse ano (2019) tivemos 61 mil e próximo ano (2020) teremos 67.800!

Ontario tem escassez de mão de obra qualificada

O Escritório de Imigração de Ontario fez um statement para o CIC News no qual diz que nos últimos anos a província tem sofrido com falta de mão de obra qualificada.

E que dobrar o número de vagas seria apenas uma das medidas que iriam ajudar a província a captar os profissionais que estão em falta.

Mais do que isso eles pretendem ter um maior controle e junto ao IRCC (Ministério de Imigração do Canadá), querem criar novas categorias e formas de imigração.

Entre uma das profissões que está em demanda na província, é como não poderia ser diferente, as ligadas ao setor de TI.

Considerações Finais

Já disse várias vezes para quem quer imigrar para o Canadá, que o caminho menos difícil é focar nas províncias não tão famosas. Um exemplo é Saskatchewen que está “bombando”. Falamos disso aqui: Saskatchewan: mais de 5200 pessoas convidadas para imigrar

Porém, quem tem familiar ou o sonho específico de morar em Ontario, deve ficar de olho nas mudanças que virão. Principalmente no aumento de 50% das vagas do PNP.

Talvez o Rural and Northern Immigration Pilot (que iremos abordar em outro artigo em breve) vai ajudar a quem for corajoso. Cinco comunidades “afastadas” dos grandes centros estão entre as que qualificam.

Ontario quer mais controle. Ou pelo menos uma parcela maior das vagas. Vale lembrar que o atual Ministro da Imigração (Federal) é de Ontario. Falamos dele aqui: Canadá tem novo Ministro da Imigração

Uma coisa é certa: a cada ano que passa os números de vagas para quem quer imigrar para o Canadá aumentam. Quem sabe uma dessas vagas não pode ser a sua?

Deixe o seu comentário