Novo Plano de Imigração Canadense para 2023-2025


O Governo do Canadá divulgou o novo plano de imigração e planeja receber cerca de 465.000 novos residentes permanentes em 2023, 485.000 em 2024 e 500.000 em 2025. Esses números, somados à imigração do Québec, que atualmente tem o teto de 50.000 (já em negociação para aumentar), podem chegar a mais de 1 milhão e meio de novos imigrantes! Neste artigo vamos ficar especialmente no Express Entry e nos Programas Provinciais. Você vai já entender o porquê.

Tabela com os números do Plano Geral de Imigração

Express Entry no Plano de Imigração

Primeiro vamos aos números do Express Entry, que é um sistema online do Governo Federal do Canadá, onde você pode criar um perfil para pleitear sua imigração em algumas categorias específicas e é responsável por processar pedidos de imigração em 3 categorias federais:

  • Skilled Worker (Trabalhador Qualificado);
  • Skilled Trades (Trabalhador Técnico/Especializado);
  • Canadian Experience (para pessoas que tiveram experiência recente de trabalho no Canadá).

Além disso, ele também é usado por algumas províncias para seus próprios processos (PNP).

Tabela com os números do Plano Imigração pelo Express Entry

Programas Provinciais (PNP) no Plano de Imigração

Agora, vamos aos números do PNP (Provincial Nominee Program), é uma forma de imigração que necessariamente envolve alguma província do Canadá (exceto o Québec). Você não imigra pelo processo federal (Express Entry), mas sim pela província.

Para isso você precisa ser “nomeado” por ela. Ser nomeado nada mais é do que ser “aprovado” pela província como candidato.

Após isso, seu processo (geralmente) será prioritário. Cada província e território tem seus próprios programas de imigração. Eles geralmente querem estudantes ou trabalhadores que tenham ou tenham tido experiência na província.

O Québec tem um programa de imigração totalmente separado do resto do Canadá.

Tabela com os números do Plano Imigração pelos Programas Provinciais

Percebeu? Mesmo em 2023 o Express Entry dando uma caída, e aumentando em 2024 e 2025, o PNP passou a ser a principal forma de imigração (com mais vagas)!

A pressão que as províncias estão fazendo para aumentar o número de imigrantes que elas próprias poderem escolher e selecionar seus candidatos funcionou! As províncias vão ter mais poder e vagas dado pelo IRCC! E isso já vem acontecendo! Por isso é importante também conhecer os processos provinciais, e não só o Express Entry!

É importante ressaltar que nesse Plano de Imigração para 2023-2025, o governo do Canadá estabeleceu um objetivo de aumentar a imigração de falantes do francês para atingir uma meta de 4,4% de imigrantes francófonos fora de Québec até 2023. 

Conclusão

Esses, sendo menos ou mais, 1,5 milhão de novos imigrantes não são apenas de trabalhadores, mas também de cônjuges, crianças, pais e avôs! Então vamos ficar atentos e quem ainda não tem perfil no EE se apresse, mas não se esqueça dos programas provinciais!

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/notices/supplementary-immigration-levels-2023-2025.html

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes