Categorias
Antes do CSQ Imigração Quebec

Mudanças nos Processos de Imigração para o Québec; PEQ Estudo reabre.

Atenção: tudo escrito abaixo não é mais válido. Todas as mudanças foram canceladas pelo Ministério de Imigração do Québec. Vão ficar aqui só para relembrarmos e ter um histórico para quando finalmente anunciarem as novas mudanças. Para mais informações acessem esse artigo: Québec Volta Atrás

Ontem foram anunciadas várias mudanças nos processos de imigração para o Canadá através da província do Québec. Tivemos uma conferência feita pelo Ministro de Imigração, Simon, e também foi publicado no Diário Oficial de Imigração do Governo do Québec.

Para quem acompanhou, ontem eu publiquei aqui no Site Imigrar, sobre o curso de valores democráticos e quebequenses que será obrigatório para qualquer aspirante à imigração. E hoje quero falar da mudança feita nos vários programas. Principalmente nos PEQs Estudo e Trabalho.

Para quem já está aqui no Québec trabalhando ou estudando novidades foram anunciadas no dia 06-novembro. Leiam no final!

Você pode acessar o artigo publicado ontem aqui: https://imigrar.com.br/quebec-vai-impor-teste-para-imigrantes/

Esse artigo recebeu uma continuação, com digamos, mais esclarecimentos. O link deixo no final.

Ministro de Imigração do Québec – Simon Jolin-Barrette

Québec: Mudanças Drásticas!

Primeiro de tudo, não vou entrar no mérito político das decisões. Vou me ater ao lado imigratório. Mesmo porque o CAQ (partido no poder) está fazendo o que disse que faria se ganhasse as eleições… Podemos não concordar e achar ruim, porém não podemos dizer que eles não nos avisaram. Farei observações pessoais no final.

Algumas mudanças entrarão em vigor no dia 01 de Novembro e outras no dia 01 de Janeiro de 2020. A explicação do governo para tais mudanças é a de sempre: atender ao mercado de trabalho e suas demandas e ajudar na integração dos imigrantes na Belle Province.

Para quem não sabe do que o PEQ se trata, é uma das modalidades atuais mais usadas para se imigrar para Belle Province. PEQ traduzindo seria Program de Experiência no Québec. E tem duas vertentes: Trabalho e Estudo.

De um modo geral e breve; No PEQ Estudo você vem para o Québec, estuda aqui, obtêm um diploma e aplica para a residência permanente.

Já no PEQ Trabalho você vem para trabalhar (ou começa a trabalhar após se formar) aqui no Québec, após adquirir a experiência profissional requerida você aplica para a residência permanente.

Vou dividir para ficar mais claro. Vamos lá!

Programme de l’éxpérience québecoise – PEQ Estudo

Esse programa estava fechado e foi inclusive notícia aqui no Imigrar (pode ler Clicando Aqui). A partir do dia 01 de novembro de 2019 (amanhã), candidatos poderão novamente enviar aplicações pelo PEQ Estudo.

Porém, o programa sofreu alterações importantes. Os diplomas aceitos são os:

  • Bacharelado;
  • Mestrado;
  • Doutorado (PhD);
  • Tecnológico;
  • Vocational Diploma com um mínimo de 900 horas;
  • Attestation of Vocational Specialization com um mínimo de 900 horas;
  • Attestation of College Studies com um mínimo de 900 horas.

Alguns nomes não traduzi pois são tipos de cursos que você só encontra aqui (e provavelmente na França). Porém posso dizer que os diplomas “vocacionais” seriam mais ou menos como os cursos profissionalizantes no Brasil.

Agora vem a principal diferença: para o curso qualificar você para o PEQ Estudos além do diploma ter sido obtido no Québec, ele também tem de estar em uma lista de profissões em demanda. Essa lista é disponibilizada pelo Ministério de Imigração do Quebec. E irei colocar o link no final do artigo.

São 218 cursos que você pode fazer que o qualificam a imigrar pelo PEQ Estudo. Ou seja, para quem quiser imigrar para o Canadá através do Québec, utilizando esse programa, tem de escolher um curso que esteja nessa lista.

São vários os cursos. Desde Matemática até Arquiteto, só para citar alguns exemplos.

Por fim, se a duração do curso for de entre 900 a 1800 horas, o candidato deve ter pelo menos 6 meses de experiência full-time na área em que obteve o diploma. Se o curso tiver mais de 1800 horas (como qualquer bacharelado, por exemplo) não é necessário essa exigência de experiência profissional.

Programme de l’éxpérience québecoise – PEQ Trabalho

Diferente do PEQ Estudo, o PEQ Trabalho não fechou. Porém, ele sofreu mudanças que passarão a valer a partir do dia 01 de novembro (amanhã) e outra que irá valer a partir do dia primeiro de janeiro de 2020.

A principal mudança é com certeza: a adição da obrigatoriedade da profissão estar em uma lista de profissões em demanda no Quebec. Esta sendo fornecida pelo Ministério de Imigração Quebequense. O link para acessar a lista estará no final do artigo.

Na bendita (ou maldita) lista há profissões de NOC 0, A, B, C e D. E para cada uma das “categorias” existe uma exigência em específico.

  • NOC 0, A ou B: experiência profissional de no mínimo 12 meses nos últimos 24 meses (dois anos) antes da aplicação;
  • NOC C e D: experiência profissional de no mínimo 18 meses nos últimos 24 meses (dois anos) antes da aplicação;

Para ficar mais claro: a experiência profissional só contará até 24 meses anteriores ao dia da aplicação. Se parte da sua experiência profissional foi obtida anterior aos últimos 24 meses passados então não contará.

A lista tem várias profissões e seus NOCs. Para quem não sabe o que é NOC irei colocar um artigo no final aonde explico. Pelo menos algumas profissões bem abrangentes estão na lista como vendedor, caixa, garçom, balconista, etc. Menos mal.

Os únicos meios de se provar o domínio da língua francesa a partir do dia 01 de Janeiro de 2020 serão:

  • Resultado de um teste oficial (como TCF, TEFAQ, DELF-DALF etc); Ou
  • Se o seu emprego exigir fazer parte de uma ordem profissional e você conseguiu preencher os requerimentos linguísticos dessa ordem; Ou
  • Se você estudou por pelo menos 3 anos em um curso secundário ou superior inteiramente em Francês.

Teste de Francês obrigatório para o cônjuge!

Uma mudança que está dando o que falar foi que a partir do dia 01 de Janeiro de 2020 o cônjuge (de fato ou de direito) que estiver incluído no processo de imigração para obter o CSQ terá que demonstrar também nível de francês avançado-intermediário (B2 no DELF, por exemplo)!

No site oficial do Ministério de Imigração do Quebec o teste de francês obrigatório está listado sob o PEQ Trabalho porém lendo a lei na íntegra ele também será aplicado PEQ Estudo. Parece um erro deles no posicionamento, porém posso confirmar que vale para ambos.

Para quem não sabe, antes (e inclusive até o dia 31 de dezembro desse ano), só o aplicante principal precisava demonstrar o conhecimento do Francês. O cônjuge poderia não saber nada do idioma e mesmo assim conseguia a residência permanente.

Considerações Finais sobre a Imigração Québec; Listas & Fonte

Bem, as mudanças foram drásticas e estão indo na contramão do Partido Liberal (Governo Federal). Enquanto os liberais querem mais imigrantes, o Québec quer menos.

Porém, eles afirma que querem mais “qualidade”. Ou seja: profissões em demanda, cônjuge falando o idioma também, para facilitar a adaptação, etc.

Tem o fato também do Partido CAQ ficar batendo na tecla que tem medo do idioma francês ir perdendo espaço para o inglês se medidas “sérias” e pertinentes não forem tomadas.

Enfim, o que posso dizer é que vai ficar mais difícil imigrar para o Québec. Tem pessoas que estavam (estão) aqui estudando sonhando com o PEQ Estudo ou mesmo PEQ Trabalho, porém se a profissão dela não estiver na lista, todo o tempo e investimento vai ser perdido. (Isso não é mais válido).

O lado positivo (se é que podemos chamar assim) é que com menos candidatos com certeza o tempo de processamento vai cair. E vai ficar ainda mais rápido obter o CSQ.

Meu maior conselho a quem se qualifica agora antes das mudanças que entrarão em vigor no dia 01 de Janeiro de 2020 é: corram e apliquem logo! Principalmente para o PEQ Trabalho, já que sei de vários brasileiros aonde só o aplicante principal tem o nível de francês exigido.

Na imigração é assim mesmo. Temos que nos adaptar. E ter vários Planos (A, B, C, Z). Eu mesmo inclusive aprendi francês do zero só para imigrar já que na época (ao contrário de hoje) o Québec tinha o processo de imigração mais fácil do Canadá.

Para quem já está aqui trabalhando e estudando

Leia esse artigo publicado hoje: https://imigrar.com.br/quebec-peq-volta-atras/

Esclarecimentos: se quiser saber mais ainda acesse a “continuação desse artigo: https://imigrar.com.br/esclarecimentos-quebec-peq/

As Listas

Confiram sempre o site oficial para ver se não mudaram. Porém vai demorar ainda um tempinho para que isso aconteça.

Fonte: Site Oficial do Ministério de Imigração do Quebec

7 respostas em “Mudanças nos Processos de Imigração para o Québec; PEQ Estudo reabre.”

Oi, Eric.
Se você acessar todos os artigos verá que um dia anterior a publicação desse artigo em específico eu falei sobre o teste de valores. Foi um post só sobre isso. Por isso não repeti a informação.

Att,
Rafael Alencar

Faltou a informação sobre a necessiade de teste de valores para o aplicante principal, conjugue todos os dependentes maiores de 18 anos.

Oi, Leonardo.
As regras de NOC C e D requererem 18 meses passam a valer a partir de hoje.

Att,
Rafael

Isso se aplica para quem já tem o CSQ e ainda não aplicou para o PR?

Muito bom o artigo. Fiquei uma duvida, quem tem atualmente NOC C e ja trabalha ha 12 meses ainda pode aplicar ou a regra dos 18 meses ja passam a valer a partir do 1o de Novembro?

Deixe o seu comentário