Montreal (Quebec) consegue o 6º lugar no ranking das melhores cidades do mundo!


Montreal a maior e mais importante cidade do Quebec e uma das principais do Canadá inteiro conseguiu uma excelente posição, ficando em sexto lugar geral! E isso entre todas as cidades do mundo!

O ranking foi feito pela TimeOut, que é uma empresa focada em mídia e notícias. Porém eles contrataram a Tapestry Research, que essa sim é uma companhia focada em pesquisas mercadológicas ao redor do mundo.

Para quem não sabe, eu moro em Montreal há quase 7 anos. E vou dar minha opinião ao decorrer do post. Creio que depois de todo esse tempo aqui tenho autoridade e propriedade para falar da cidade.

Foto da Cidade de Montreal
Foto da Cidade de Montreal

A Metodologia

Vou falar brevemente da metodologia. Quem quiser saber mais, pode visitar o site deles. O link estará no final do post.

Foram entrevistadas 34,000 pessoas e também os editores do grupo (que não são poucos). Os editores (que são jornalistas), foram consultados para darem uma opinião menos embasada no sentimento e mais na objetividade. A TimeOut está presente em 315 cidades em 58 países.

Todos responderam ao mesmo questionário com perguntas sobre: restaurantes, bares, cultura, boates, comunidade, bairros e felicidade em geral.

O Ranking

Vou listar as 10 primeiras e depois focar nas duas canadenses que apareceram no ranking: Montreal e Toronto.

  1. Nova York;
  2. Melbourne;
  3. Chicago;
  4. Londres;
  5. Los Angeles;
  6. Montreal;
  7. Berlim;
  8. Glasgow;
  9. Paris;
  10. Tóquio.

Fico orgulhoso de ver que das top 10 cidades eu já visitei 5! Como é bom viajar, não é verdade? Morar no Canadá nos dá oportunidade de viajar ainda mais. Por exemplo, uma vez comprei uma passagem de 450 dólares ida e volta para Paris. Isso já com taxas e tudo. É como se alguém pagasse em torno de 1350 reais ida e volta para Paris.

Voltando ao ranking. Podemos ver que o top 10 está bem misturado. Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Alemanha, Escócia etc. Estados Unidos é o único que teve mais de uma cidade (3) no top 10. Vamos focar agora nas cidades canadenses.

Montreal

O que eles falaram de Montreal no ranking foi de que é uma cidade perfeita para você se sentir à vontade. De poder mostrar sua personalidade, por mais peculiar que ela seja. Você pode simplesmente ser você mesmo.

E que muitos montrealenses (eu incluso) são orgulhosos da diversidade, dinamismo e criatividade da cidade. A cidade é considerada um hub cultural. E também com um custo de vida menor se comparada a outras grandes cidades. 79% das pessoas que responderam ao survey, disseram se sentir felizes com Montreal.

Toronto

Toronto ficou classificada em 23º lugar. É uma cidade que visitei inúmeras vezes, eles dizem se tratar de uma cidade que ao olhar pela primeira vez, você acha que é apenas uma grande cidade, uma selva de concreto e arranha-céus. E que seus habitantes andam apressados sem um único sorrido no rosto.

Porém os Toronteanos são mais felizes e amigáveis do que a média global. Toronto também conta com a quarta maior diversidade cultural e a culinária é apontada como excelente pela maioria das pessoas que responderam o survey.

Um dos pontos negativos, apontando pelos respondentes foi a de que o serviço de transporte público tem uma performance sofrível.

Minhas Impressões das Duas Cidades e Considerações Finais

Conforme dito, eu moro em Montreal. E já visitei Toronto inúmeras vezes. São duas cidades bem distintas. Até a mentalidade do povo não é igual. Também, não poderia ser diferente: Montreal tem uma herança francesa e Toronto uma herança inglesa. E não estou falando só dos idiomas, e sim de toda a cultura e história.

Toronto tem aquela pegada de cidade grande. Business. Já Montreal, apesar de também ser uma cidade grande, tem um jeito mais calmo e tranquilo. Claro que isso depende da área da cidade que você for.

O bom mesmo é que elas não são tão distantes uma da outra. E existem conversas (sérias) de um projeto que irá fornecer um meio de transporte ligando as duas cidades que não levará mais do que 1 hora de duração! Já pensou? Mas isso é tema para um outro post.

Ainda irei fazer um post comparando todas as cidades que já visitei e que conheço bem. Afinal, algumas cidades aqui no Canadá já visitei mais de uma vez, como Toronto, Ottawa, Quebec City, Niagara Falls, etc.

Acompanhe alguns posts que já fiz sobre Montreal: https://imigrar.com.br/conselhos-imigrar-pra-montreal-quebec/ & https://imigrar.com.br/minha-experiencia-canada-montreal/

Quem quiser acessar o link original do ranking é só entrar aqui: https://www.timeout.com/things-to-do/best-cities-in-the-world

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.