Justin Trudeau anuncia o novo Ministro da Imigração do Canadá: Sean Fraser


Hoje, 26 de outubro de 2021, o Primeiro Ministro Justin Trudeau anunciou o seu novo gabinete, ou seja, apontou as pessoas responsáveis pelos inúmeros ministérios que compõe o seu governo. E dentre os novos integrantes, o IRCC (Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania Canadense ) tem um novo responsável: Sean Fraser.

O honorável Sean Fraser, é um membro do parlamento (deputado federal) eleito pelo distrito eleitoral Central Nova ( que fica localizado na província de Nova Scotia). Isso significa que Marco Mendicino não é mais o responsável pelo IRCC. Mas não quer dizer que ele não faz mais parte do gabinete, muito pelo contrário, ele agora é Ministro da Segurança Pública.

Vamos conhecer um pouco mais do agora responsável pelos rumos da imigração canadense nos próximos 4 anos (salvo algum imprevisto).

Ministro da Imigração do Canadá Sean Fraser

Ministro da Imigração Canadense: Honorável Sean Fraser

Sean Fraser nasceu em Antigonish, Nova Scotia e foi criado na região de Pictou County (que dista 165 quilômetros de Halifax). Ele inclusive ainda mora na região com sua família e filhos (quando não está em Ottawa, participando das sessões no parlamento, é claro). Ele tem 37 anos de idade.

Ele tem um bacharel em ciências pela St. Francis Xavier University. Depois se formou em Direito pela Universidade de Dalhousie em Halifax, Nova Scotia (uma das melhores do Canadá, diga-se de passagem) e depois fez mestrado em Direito Público Internacional na Universidade de Leiden, na Holanda.

Sean chegou a morar 3 anos em Calgary trabalhando como advogado, praticando litígio comercial e resolução de disputas internacionais em uma conhecida firma de direito. Sempre foi ativo no voluntariado. Voluntariou com Direitos Humanos na África do Sul e também na United Nations Association (conhecida pela sigla ONU no Brasil).

Carreira Política

O honorável Sean Fraser foi eleito como deputado em 2015 (a mesma eleição que elegeu Justin Trudeau pela primeira vez) com mais de 58% dos votos. Em 2019, foi eleito novamente com 46.59% dos votos e por fim, nas eleições antecipadas desse ano de 2021, venceu com 46.2%. Sempre disputando pelo Partido Liberal.

Em 2018 ele trabalhou como secretário parlamentar para o Ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

Em 2019, trabalhou no mesmo cargo para o Ministro da Prosperidade da Classe Média (um ministério que acredito não ter paralelo no Brasil) e por fim, antes de assumir o IRCC, trabalhou como secretário parlamentar do Ministro das Finanças.

Ou seja, essa é a primeira experiência de Fraser à frente de um ministério.

Se quiser saber como funcionam as eleições no Canadá, leia esse artigo: https://www.imigrar.com.br/como-funcionam-as-eleicoes-no-canada/

Imigração

Eu analisei bem e profundamente o passado do agora ministro e não achei, no seu currículo, muita experiência com os imigrantes. Ele tem mais experiência política (conforme dito acima) com finanças e administração. Sem tirar o passado como advogado. É verdade que ele tem experiência em direitos humanos, mas não é necessariamente a mesma coisa.

Para fazer um paralelo, o também advogado Mendicino, por exemplo, voluntariou em uma agência especificamente especializada em ajudar imigrantes no Canadá. Sem tirar o fato de que os pais dele eram imigrantes italianos.

O novo ministro até esteve envolvido na Atlantic Canada Opportunities Agency, que é uma agência para promover o crescimento e a prosperidade do Atlântico, inclusive pelo meio da imigração e retenção. Mas na lista de projetos nas quais ele trabalhou na ACOA (e que foram aprovados) nenhum contempla a imigração ou os imigrantes em si, pelo menos não diretamente.

Isso não quer dizer que ele não será um bom ministro ou coisas do tipo. Isso ainda iremos ver. E pode até ser que ele tenha experiências com imigrantes, mas se o tem essa informação não está pública, pois procurei no perfil dele no parlamento, no site pessoal e na wikipedia.

Atlântico

O fato de Justin Trudeau ter escolhido um novo ministro da imigração de uma das províncias do Atlântico, como é o caso de Nova Scotia, pode ser um indício de que o governo vai continuar focando em levar mais pessoas para o Atlântico.

Muitas vezes a escolha de um ministro tem sim viés político. Como a localidade, sexo, religião etc. Inclusive Justin Trudeau usa os ministérios para passar essa mensagem. Um exemplo atual é que a nova Ministra da Defesa Nacional é uma mulher. Cargo geralmente ocupado por homens. Muitos comentaristas políticos apontaram que Trudeau faria isso por conta de algumas acusações de machismo no exército canadense.

O Atlântico é a região na qual a média de idade da população ativa (que trabalha) é a maior. Passa dos 40 anos de idade. Bem acima da média nacional. Por isso, se nada for feito, no futuro poderemos ter mais gente aposentado e se aposentando do que trabalhando. O que causaria uma grave crise econômica. Não só na região mas no país inteiro.

Por isso o governo federal se preocupa na atração e retenção de estudantes, trabalhadores e imigrantes para a região. O Programa do Atlântico é um bom exemplo disso. Foi criado em 2017 pelo já Primeiro Ministro Trudeau. E o objetivo sempre foi claro: criar um programa fácil e acessível para atrair trabalhadores qualificados para Nova Scotia, New Brunswick, Prince Edward Island e Newfoundland e Labrador.

Quando eu digo fácil, não é no sentido de que qualquer pessoa consegue. E sim no sentido de ter regras “simples” e uma aplicação sem muitos critérios (como tabela de pontos, rodadas, nota de corte etc).

O que esperar?

Como Não tivemos uma mudança de partido, os liberais ainda estão no poder, e nem de primeiro ministro, as políticas relacionadas ao Ministério da Imigração Canadense devem continuar as mesmas.

Ou seja, o governo ainda pretende trazer mais de 400 mil pessoas por ano (1% da população total do Canadá). Promessas feitas por Trudeau no tocante à imigração ainda devem, provavelmente, serem cumpridas. Como o lançamento do Programa Municipal (MNP), a solidificação do Programa do Atlântico (AIP) que agora se tornará permanente .

Outra mudança que está por vir é no Express Entry. Marco Mendicino, o agora ex-ministro, disse que alguns critérios no programa iriam mudar mas não deu mais detalhes. Ele deu algumas dicas de que o governo pretende fazer um caminho menos difícil e mais acessível na imigração para quem estuda e/ou trabalha no Canadá. Principalmente nas áreas ditas essenciais.

Um problema grande que o novo mistro Fraser irá herdar é o backlog. Muitas aplicações estão paradas. Muitos programas atolados de aplicações para serem analisadas. A análise já não era célere, com a pandemia o problema se potencializou ainda mais.

No Express Entry, por exemplo, programa que leva a palavra express para denotar rapidez, tem candidato (inclusive clientes meus) esperando pela residência permanente há mais de 1 ano! O tempo “normal” de processamento era para ser de até 6 meses.

No mais, teremos que esperar pela Mandate Letter, que é uma carta enviada por Justin Trudeau a cada ministro, falando o que ele espera de cada um e o que eles devem priorizar. Ou seja: fazer acontecer!

Quando a carta for publicada com certeza irei postar aqui no site.

Se quiser ler a Mandate Letter que foi dada ao Marco Mendicino à época para ver mais ou menos do que se trata clique no link: https://www.imigrar.com.br/carta-imigracao-canada/

Espero que o novo ministro Sean Fraser faça um bom trabalho e que mais e mais brasileiros consigam imigrar para esse maravilhoso país!

Links:

Perfil do Ministro no Site do Primeiro Ministro: https://pm.gc.ca/en/parliamentary-secretaries/sean-fraser

Wikipedia de Sean Fraser: https://en.wikipedia.org/wiki/Sean_Fraser_(politician)

Página pessoal do atual Ministro da Imigração, Sean Fraser: https://www.seanfrasermp.ca/

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.