Categorias
Imigração pro Canadá Notícias

Primeiro discurso do Ministro da Imigração Canadense após sua posse

No dia 28 de fevereiro, o Ministro da Imigração Canadense responsável pelo IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada), Marco Mendicino, fez um discurso em Toronto.

Nele ele falou do seu planejamento para a imigração canadense em 2020 e nos anos seguintes. Outros assuntos abordados foram:

  • Problema demográfico do Canadá;
  • Express Entry;
  • Atlantic Immigration Pilot Program;
  • Rural and Northern Immigration Pilot;
  • Municipal Nominee Program;
  • E muito mais!

Não se preocupe: eu escutei duas vezes todo o pronunciamento do Ministro (cerca de 25 minutos no total). E vou trazer para vocês agora os principais pontos!

Acompanhem!

Palestra: Immigration: A Driver of Economic Growth in Canada dada pelo Ministro do IRCC

Para quem não sabe o IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) é o ministério responsável pela imigração, refugiados e cidadania canadense. Por isso aqui no Site Imigrar nos referimos a ele como o “Ministério da Imigração“.

Esse discurso foi importante, pois foi o primeiro que o ministro fez, dessa magnitude, desde que assumiu em novembro do ano passado. E é uma tradição que nesse tipo de situação ele fale do que irá fazer de concreto nesse ano e nos próximos.

Se quer saber mais sobre o Ministro da Imigração, inclusive foi matéria aqui: Canadá tem novo ministro da Imigração. Recomendo a leitura para você conhecer um pouco mais sobre ele e o seu perfil.

Ele está no comando do ministério que afeta a vida de milhões de pessoas! Tanto as que já estão em solo canadense, como as que querem ir morar no Canadá.

Vamos agora conhecer o que foi falado, resumidamente, nesse discurso.

Se quiser assistir na íntegra, irei deixar o vídeo no final! Mas podem confiar que o Site Imigrar, em matéria de credibilidade sobre assuntos em imigração, só perde para o Governo Canadense.

O discurso do Ministro da Imigração Canadense

Problema demográfico grave

A introdução dada por Marco Mendicino foi focada em demonstrar o quão importante a imigração é para o Canadá. E ele não poupou palavras nesse sentido.

O ministro chegou a afirmar (em tradução livre) que a imigração é crucial para o crescimento canadense (economicamente e populacionalmente).

Não é segredo, conforme já abordamos aqui no site, que o Canadá tem uma população que está envelhecendo, e a taxa de nascimento continua, como sempre, muito baixa.

Dessa forma, como apontado, por Mendicino, o país enfrenta um problema demográfico sério. E a imigração é uma das soluções para corrigir esse cenário.

Segundo a Stats Canadá, usando os dados do último censo realizado, projetou-se que em breve a taxa de crescimento da polução vai ficar abaixo de 1%, o que não é nada bom!

Crescimento da população canadense abaixo de 1%; perigo para a nação

Não só é uma ameaça para a existência do país em si, como coloca toda a economia em perigo. Tendo em vista que a população está vivendo mais.

Dessa forma, chegaríamos ao cenário (hipotético) de ter mais gente aposentada do que trabalhando. E claro que isso seria insustentável.

E o Ministro gastou uma parte do tempo falando dessa problemática, e isso nos leva ao próximo ponto.

Imigração é uma das soluções

Segundo Mendicino, a imigração pode ajudar a resolver esse problema.

Ele citou o Wall Street Journal ao dizer que 80% do crescimento da população canadense hoje em dia, se dá através da chegada de recém-imigrantes!

E que com a ajuda de imigrantes qualificados (skilled workers), ano passado a força de trabalho canadense aumentou em 2%. Ajudando a impulsionar a economia do país.

O ministro adicionou que por volta do ano de 2033, 100% do crescimento populacional do país será através da imigração.

Boa notícia para quem tem planos de imigrar não agora, mas em 5 , 7 ou 10 anos. Pois ao que parece o Canadá não poderá fechar as portas tão cedo, sob o risco do problema demográfico se acentuar.

Claro que eles vão continuar cada vez mais seletivos. É só ver por exemplo o Express Entry que a cada rodada tem uma nota de corte maior.

Porém, não obstante, o ministro afirmou que o Express Entry vai continuar a ser o carro-chefe do programa de imigração federal.

Inclusive ele disse que 95% das pessoas que imigraram pelo Express Entry estão empregadas. E que destas 83% estão trabalhando em suas áreas originais.

Ministro Mendicino falando da importância da imigração para o crescimento do Canadá

Mendicino também falou do Global Talent Stream (que ainda iremos cobrir aqui) e do Atlantic Immigration Pilot Program.

Sobre o AIPP, o Ministro anunciou que irão fazer dele um programa permanente.

Mas isso não é surpresa, já que estava em sua mandate letter. Esta é uma carta enviada pelo Primeiro Ministro do Canadá (no caso Justin Trudeau) aos seus ministros quando empossados. (Link no final).

Nesta carta ele detalha o que espera deles de um modo geral. E também de um modo específico, chegando a listar alguns passos que eles devem fazer durante o seus mandatos. E lá Trudeau diz claramente:

PM Justin Trudeau ao Ministro Marco Mendicino:

“You will also take the steps required to make the Atlantic Immigration Pilot permanent. At least 5,000 new spaces will be dedicated for this program.”

Tradução livre: Você também tomará medidas necessárias para fazer do programa Atlantic Immigration Pilot permanente. E pelo menos 5.000 novas vagas serão dedicadas a este programa.

Sobre o Atlantic Immigration Program, ele disse que o programa vem tendo um resultado espetacular. E que na região do Atlântico todos estão animados com ele.

Foi também abordado programas como o Rural and Northern Immigration Pilot, que foi lançado em 2019. E o Municipal Nominee Program (MNP). Aliás, sobre esses programas já estamos preparando um verdadeiro guia para vocês.

Ambas são focadas em levar pessoas para regiões do país que não recebem um grande fluxo de imigrantes. E o MNP vai dar liberdade para que cidades tenham seu próprio programa de captação de imigrantes.

O MNP ainda está sendo estudado e não está aberto até o momento. Mendicino falou que ainda estão debatendo sobre ele. E que em breve trará novidades.

O Rural and Northern Immigration Pilot, está aberto para algumas comunidades. E em breve, conforme dito, vamos publicar um guia completo que irá te ensinar tudo sobre ele.

Sobre este o Ministro afirmou que é um programa que ele está empenhado em fazer crescer, e que irão melhorá-lo ainda mais.

O Ministro terminou seu discurso falando que o a força do Canadá vem da imigração. E que acolhendo imigrantes vai ajudar os negócios, o mercado de trabalho e garantir que o Canadá continue sendo o melhor país no mundo!

Dados importantes do discurso do Ministro da Imigração Marco Mendicino

Considerações Finais, Links Úteis, Fonte

O discurso do Ministro Mendicino é bem interessante. Ele falou de outros aspectos. Como por exemplo, que o modelo de imigração do Canadá é tão bom, que é modelo para outros países de primeiro mundo.

Inclusive ele estava de viagem marcada para a Alemanha, para discursar sobre isto. Que a Alemanha queria se espelhar no Canadá.

Mas o mais importante é ver que ele está bem engajado na sua missão de atrair imigrantes para ajudar o país de um modo geral.

O Site Imigrar, por ser um portal focado justamente nesse assunto, deseja que o ministro continue sua missão. E que nós possamos receber cada vez mais recém-imigrantes.

Se quiser assistir o discurso na íntegra, segue o vídeo:

Vídeo do discurso do Ministro Mendicino

Fontes:

Nesse link você consegue escutar todo o discurso dele se quiser: https://www.canadianclub.org/Events/EventDetails.aspx?id=3508

Mandate Letter do PM Justin Trudeau para o Ministro da Imigração do Canadá, Marco Mendicino: Clique Aqui.

Deixe o seu comentário