Minha segunda viagem no Canadá – Conhecendo Ottawa


Irei relatar agora como foi e quais as minhas impressões de Ottawa. Por incrível que pareça nem todo mundo sabe que ela é a capital do Canadá. Muitos pensam, erroneamente, que é Toronto ou até mesmo Vancouver.

Mas na verdade a capital desse lindo país é Ottawa. Claro que sei que a grande parte dos leitores do Site Imigrar já sabiam disso. Se duvidar já sabem todas as províncias (e territórios) do país! Em português “bem dizido”, o nome da cidade se escreveria Otava… Porém me recuso a utilizar esse nome.

Esse artigo foi publicado originalmente em 2013 e atualizado em 2019 com mais fotos e novas impressões minhas após visitar Ottawa inúmeras vezes.

Conheça Ottawa

Vou primeiro apresentar um pouco da cidade, resumidamente, utilizando dados da Wikipedia adaptados por mim.  Aliás, se quiser pronunciar o nome da cidade da mesma forma que os canadenses, você falaria algo como “Oruá“. E não:Otáua“.

Ottawa é a capital do Canadá e a quarta maior cidade do país. Está localizada na porção leste da província de Ontário, na fronteira com a província de Québec.” A cidade tem mais de 900 mil habitantes. E quase 1 milhão e meio contando Gatineau (que fica no Quebec).

E essa particularidade de Ottawa e Gatineau é muito curiosa. Vou explicar: Ottawa “oficialmente” é uma cidade bilíngue; E não poderia ser diferente já que é a capital do país. Já Gatineau é uma cidade “oficialmente” francófona já que fica no Quebec.

Porém na prática e depois de inúmeras visitas; O que percebi (e o censo do Canada me dá embasamento) é que Ottawa é anglófona e Gatineau francófona. Claro que você vai escutar francês em Ottawa e inglês em Gatineau. Mas leve isso em consideração se estiver escolhendo aonde morar.

Eu visitei as duas cidades em dias separados justamente para ter uma boa ideia de cada uma. Na prática elas são “juntas”. Estão separadas apenas pelo rio. Juntas mas não são iguais ou idênticas. Por exemplo o nome dos comércios e estabelecimentos em Ottawa são na sua grande maioria apenas em inglês. E em Gatineau são em francês.

Aqui relato minha viagem à Ottawa e no final do artigo tem um link da minha visita à Gatineau! No final também irei colocar fotos!

A Viagem

Saí de Montreal em direção à Ottawa de ônibus. Fica perto, cerca de duas horas e meia de ônibus (que é bem confortável com tomadas e wifi à bordo). A paisagem é linda: campos, muito verde, flores, árvores. Claro que no inverno deve ser diferente.

Esse é outro ponto positivo de Ottawa: fica entre Montreal e Toronto. Então quem mora lá pode viajar para as duas com mais facilidade. Também fica relativamente perto da fronteira com os Estados Unidos; Porém posso dizer que nenhuma das grandes cidades americanas mais procuradas para turismo ficam por perto.

A Cidade

Se eu pudesse resumir Ottawa em uma palavra seria: perfeita. Fiquei deslumbrado com a cidade: muito organizada, planejada, cuidada. Parece uma cidade desenhada à mão. E com todas as vantagens das cidades canadenses: segura, serviços funcionando, locais públicos de qualidade, etc.

Não gosto de comparar cidades pois é algo muito relativo e pessoal. Mas posso afirmar que Ottawa é mais bem cuidada que Montreal. Porém  Montreal é maior e por isso também mais difícil de ser administrada. Ao contrário fica nítido que Montreal tem mais opções de lazer e restaurantes que Ottawa. E também mais boates, bares, pubs, etc. Para quem quer badalar e curtir; Montreal com certeza é uma melhor opção.

Por a cidade ser menor também acaba que não existem muitos pontos turísticos. Mas os que existem são lindos. E existem os museus. Um que visitei e achei interessante foi o Museu Canadense de História.

O centro da cidade, que fica perto do rio, é onde ficam as principais atrações. Existem várias ruazinhas com restaurantes para serem explorados. Alguns parques escondidos também. E existe o Canal Rideau que cruza boa parte da cidade. Para quem gosta de praticar esportes é um ótimo lugar; Pois você pode praticar seu esporte ao lado do canal. Eu adoro correr e pedalar e se eu morasse lá com certeza iria fazer muitas corridas por lá.

Não vou ficar aqui dando dicas de turismo pois existem sites especializados para isso, rs. Aqui é um Site de Imigração para o Canada; E estou apresentando a cidade para que a pessoa possa ter mais fontes em sua pesquisa para decidir a cidade que pretende morar, trabalhar ou estudar no Canadá. Mas sinta-se livre para me perguntar qualquer coisa, inclusive de turismo, nos comentários.

Conclusão

Se você pretende morar em uma cidade grande que tem cara de cidade pequena então vai adorar morar em Ottawa. Bem organizada, segura, limpa, pessoas educadas. Uma cidade vibrante.

Por outro lado, as coisas fecham cedo, de noite a cidade fica meio “vazia” e com certeza para os baladeiros não deve ser a cidade mais interessante. Apesar de que grande parte da diversão, quem faz são nossas companhias, não é verdade?!

Outra coisa é que por ser uma cidade oficialmente bilíngue e por ter uma vizinha francófona talvez quem fale somente uma língua fique em desvantagem para com quem fale as duas. Principalmente na disputa por vagas de empregos.

Agora vou colocar algumas fotos que tirei. Você verá fotos que não são nada turísticas; É exatamente esse o ponto. Muitas vezes tiro foto de ruas, sem nada de mais, para que as pessoas que querem imigrar tenham uma noção de como é a cidade de verdade. Pois as fotos turísticas com certeza não descrevem bem uma cidade, por retratar só os pontos mais famosos e muitas editadas e tratadas.

Se quiser acessar o post da minha visita a Gatineau clique aqui: Visitando Gatineau

This slideshow requires JavaScript.

Se quiser ler mais sobre Ottawa acesse o wiki da cidade: Wikipedia de Ottawa

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

2 thoughts on “Minha segunda viagem no Canadá – Conhecendo Ottawa

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.