Minha primeira viagem em solo canadense: Visitando Quebec (a cidade)


Minha segunda semana no Canada está chegando ao fim e com ela uma boa surpresa: estou nesse exato momento dentro do ônibus interestadual para ir visitar Quebec. E vou ter como o guia o quase Quebécois: Alexei que é autor do indicadíssimo blog Rapadura, Please. Rapadura S’il vous plaît!

Cidade de Quebec

Para quem não sabe na província do Quebec (província é a “mesma coisa” que estado) também existe uma cidade chamada Quebec e ainda por cima é a capital. É como São Paulo (a cidade) e São Paulo o estado e Rio de Janeiro também o mesmo caso.

Há duas opções de transporte público entre Montreal e Quebec (e vice e versa). Trem e Ônibus. Claro que pode ir de carro ou mesmo de carona. No final do artigo colocarei os links para comprar as passagens.

Mais do que uma simples viagem e turismo irei conhecer a cidade com os olhos de um imigrante pois como já disse antes aqui no site e muitas vezes nos comentários eu ainda não decidi a cidade que irei morar. Sabia desde o começo que à priori seria (e está sendo) bom desembarcar e permanecer em Montreal.

Creio que foi uma decisão acertada (mas isso não impede uma pessoa de ir diretamente morar em Trois-Rivière por exemplo). Mas como disse, a cidade em si ainda não é e não será minha casa. Quero conhecer as principais cidades do Quebec antes de decidir onde se instalar definitivamente.

Antes que você me pergunte ou se pergunte as principais (mas não únicas cidades e opções) do Quebec são: Montreal, Quebec, Trois-Rivière, Sherbrooke, Saguenay e Gatineau. Antes que venham me avisar eu reuni algumas cidades metropolitanas à principal cidade como Laval e Longueuil que fazem parte da área metropolitana de Montreal e Lévis que faz parte da área metropolitana de Quebec.

Por pesquisas anteriores minhas opções finais são Montreal, Quebec, Trois-Rivière e Gatineau. Isso acaba de me dar uma ideia boa de fazer um artigo comparando-as para ajudar outras pessoas a conhecerem e tomarem suas decisões. Claro que irei fazer isso após conhecê-las pessoalmente (o que não irá demorar).

Posso antecipar que estou muito inclinado desde já por Quebec ou Gatineau. A primeira por ser a sede verdadeira do francês e a segunda por ser colada em Ottawa. Pode ser que no futuro eu acabe até mudando de província (o que é mudar de estado para quem mudou de país e hemisfério? rs). Mas o plano e o projeto é , sempre foi e será: dar uma chance ao Quebec pois o Quebec me deu uma chance.

Quem está no processo do Quebec fique no aguardo pois em breve farei o artigo das minhas impressões sobre a cidade Quebec.

Observação: estou postando o artigo de dentro do ônibus. Além do ônibus ser confortável, a estrada ser ótima o “busão” ainda conta com internet wifi gratuita durante toda a viagem! Pode um negócio desse? Rs. Abaixo o link de onde comprar a passagem de Montreal para Quebec e o endereço do blog do Alexei.

Para acessar o indicadíssimo blog do Alexei clique aqui: http://rapaduraplease.blogspot.ca/

Para trem clique aqui: http://www.viarail.ca/

Para ônibus clique aqui: https://www.orleansexpress.com/Search.aspx

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

14 thoughts on “Minha primeira viagem em solo canadense: Visitando Quebec (a cidade)

  1. Leandro: Você veio para Montréal por apenas um dia? kkkk A cidade não está nos seus melhores dias pois é um neva, não neva, chove, não chove, etc. Fica muito difícil deixá-la bonita. Porém Montreal não é uma das cidades mais limpas e bonitas do Canadá, com certeza. Estive na cidade de Québec e lá é muito mais bonito e organizado. Porém é claro que o tamanho faz a diferença. Quanto menor mais fácil de manter cuidada. Porém Montréal tem sim os seus encantos e por enquanto estou adorando morar aqui.
    Att,
    Rafael

  2. Olá Rafael, tdo bem?
    Estive em Montreal segunda-feira e fui embora no dia seguinte. Fiquei ao lado da estação Frontenac.
    Como não tive tempo de conhecer a cidade, fiquei com uma impressão um pouco ruim pois achei a aquela região um pouco suja e mal cuidada. O que vc achou do restante da cidade?
    Abraço,
    Leandro

  3. Adla: os exames médicos não tem nenhum mistério, rs. Tem de encontrar um médico credenciado na sua cidade, marcar a consulta, pagar e pronto. Mas pode ser que eu o faço mais para frente.
    Um bom site para procurar apartamentos e muito usado aqui é o http://montreal.kijiji.ca/
    Att,
    Rafael

  4. Oi Rafael, eu enviei um e-mail com algumas dúvidas pra você, quando vc mudou pra Montreal, se puder me responder, eu te agradeço. abraços Raquel frazao

  5. Oii Rafael, adorei encontrar seu blog, você esta de parabéns!!! Ótimas matérias! Eu e meu marido estamos fazendo o processo por Quebec, estamos na fase dos exames médicos. Gostaria de saber se vc esta pensando em fazer um post sobre essa parte do processo!! Já pensei em ir esperar os exames aí no canadas tb mas acabei desistindo!! Você sabe algum site bom pra procurar apartamentos aí em Montreal?? Obrigada!! Abraço

  6. Geymison: fico feliz pelos elogios. Não tem problema algum em levar a família desde que você consiga provar que terá meios de sustentar você e sua família aqui no Canadá.
    Att,
    Rafael

  7. Olá Rafael, parabéns pelo blog e sua dedicação em compartilhar suas conquistas. Sou de Recife-PE, e estou programando-me para morar no Canadá. Estou analisando as formas de imigrar, mas penso em ir como estudante e depois entrar com o processo. Sou casado e tenho uma filha de um ano e meio. Gostaria de saber se nesse caso teria alguma dificuldade em levar a família. ABC.

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.