
O Canadá é um país onde se possui uma falta de mão de obra e trabalhadores qualificados. A população está envelhecendo a passos largos enquanto os jovens estão cada vez mais escassos e optando por não ter filhos. Imagina o problema que isso acarreta a longo prazo.
Por essa razão, uma das prioridades do governos canadense é investir na saúde das gestantes e na licença maternidade, afinal o Canadá busca jovens que queiram se estabelecer aqui e de preferência , que queiram ter filhos.
Confesso que venho me surpreendendo como a maternidade aqui é bem assistida. Cada exame prénatal, acompanhamento, redes de apoio, vamos descobrindo cada vez mais serviços oferecidos e acompanhamento. Existe até sites para se inscrever para se ter madrinhas de aleitamento( são mulheres que tiveram bebês e que se propõem a te ajudar nessa jornada).Porém, esse é um assunto para um próximo post.
O que quero informar pra vocês hoje é de como essa licença maternidade funciona. Importante enfatizar que falarei das regras provinciais ( Québec) . Ou seja, em outra província pode ser diferente. Acredito que não seja tanto, mas alguns detalhes podem ficar de fora.
Quanto tempo dura a licença maternidade no Canadá?
Pode dura de 1 a dois anos . 1 ano com remuneração e 2 anos sendo um sem remuneração( a vantagem é que você pode guardar sua posição na empresa). Totalizando 50 semanas sendo 18 semanas inteiramente destinadas à mãe biológica e 32 que podem ser compartilháveis. Geralmente o pai tira 5 semanas e a mãe 45 semanas, Ou seja, a mãe fica praticamente um ano em casa com o bebê. E o governo é quem banca isso , claro, com o pagamento dos nossos impostos!. Observem esse quadrinho do regime de base e particular ( Você pode escolher um dos dois).
Site: https://www.rqap.gouv.qc.ca/

Outra curiosidade é que a maioria das empresas tem um plano de compensação , existem empresas que pagam a diferença da licença para chegar a 100% do salário. Ou seja, além do governo. você ainda recebe algo do empregador como parte do pacote de benefícios oferecidos pela empresa.
Além disso, o governo também paga uma mesada pra criança que, DEPENDENDO da renda da família, pode chegar a uns 800 dólares por mês por criança. Esta mesada é paga até os 18 anos!
Casais Homessexuais ou pais adotivos
Casais homossexuais ou pais adotivos também têm direito à licença paga. Porém o tempo total será menor, já que um ou ambos os pais não terão direito às semanas exclusivas aos pais biológicos. Além de toda esta flexibilidade, os pais podem negociar com seus empregadores a divisão da licença em mais de uma parte.
Para fazer o pedido da licença é muito simples. Basta entrar no site do governo e preencher os dados. Como para tudo, o Québec tem seu próprio sistema de Licença Maternidade/Paternidade. Lembrando que pagamos impostos altos para ter esse direito ( RQAP)
Espero que tenham gostado do artigo.
Andréia Dourado
Saiba mais sobre o benefício acessando o site :
https://www.rqap.gouv.qc.ca/