Licença maternidade no Québec


O Canadá é um país onde se possui uma falta de mão de obra e trabalhadores qualificados. A população está envelhecendo a passos largos enquanto os jovens estão cada vez mais escassos e optando por não ter filhos. Imagina o problema que isso acarreta a longo prazo.

Por essa razão, uma das prioridades do governos canadense é investir na saúde das gestantes e na licença maternidade, afinal o Canadá busca jovens que queiram se estabelecer aqui e de preferência , que queiram ter filhos.

Confesso que venho me surpreendendo como a maternidade aqui é bem assistida. Cada exame prénatal, acompanhamento, redes de apoio, vamos descobrindo cada vez mais serviços oferecidos e acompanhamento. Existe até sites para se inscrever para se ter madrinhas de aleitamento( são mulheres que tiveram bebês e que se propõem a te ajudar nessa jornada).Porém, esse é um assunto para um próximo post.

O que quero informar pra vocês hoje é de como essa licença maternidade funciona. Importante enfatizar que falarei das regras provinciais ( Québec) . Ou seja, em outra província pode ser diferente. Acredito que não seja tanto, mas alguns detalhes podem ficar de fora.

Quanto tempo dura a licença maternidade no Canadá?

Pode dura de 1 a dois anos . 1 ano com remuneração e 2 anos sendo um sem remuneração( a vantagem é que você pode guardar sua posição na empresa). Totalizando 50 semanas sendo 18 semanas inteiramente destinadas à mãe biológica e 32 que podem ser compartilháveis. Geralmente o pai tira 5 semanas e a mãe 45 semanas, Ou seja, a mãe fica praticamente um ano em casa com o bebê. E o governo é quem banca isso , claro, com o pagamento dos nossos impostos!. Observem esse quadrinho do regime de base e particular ( Você pode escolher um dos dois).

Site: https://www.rqap.gouv.qc.ca/

Outra curiosidade é que a maioria das empresas tem um plano de compensação , existem empresas que pagam a diferença da licença para chegar a 100% do salário. Ou seja, além do governo. você ainda recebe algo do empregador como parte do pacote de benefícios oferecidos pela empresa.
Além disso, o governo também paga uma mesada pra criança que, DEPENDENDO da renda da família, pode chegar a uns 800 dólares por mês por criança. Esta mesada é paga até os 18 anos!

Casais Homessexuais ou pais adotivos

Casais homossexuais ou pais adotivos também têm direito à licença paga. Porém o tempo total será menor, já que um ou ambos os pais não terão direito às semanas exclusivas aos pais biológicos. Além de toda esta flexibilidade, os pais podem negociar com seus empregadores a divisão da licença em mais de uma parte.
Para fazer o pedido da licença é muito simples. Basta entrar no site do governo e preencher os dados. Como para tudo, o Québec tem seu próprio sistema de Licença Maternidade/Paternidade.  Lembrando que pagamos impostos altos  para ter esse direito ( RQAP)

Espero que tenham gostado do artigo.

Andréia Dourado


Saiba mais sobre o benefício acessando o site : 
https://www.rqap.gouv.qc.ca/

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Andréia Dourado

Sou brasileira, Nasci em Fortaleza, amo praia , sou nordestina com muito orgulho, desde criança tenho um fascínio por idiomas e viagens. Sempre tive um sonho de morar em outro país, só não sabia qual era, ( rsrs). Sou professora de Educação Física e especialista em Nutrição e Exercício Físico, para quem não sabe é uma profissão em grande demanda no Quebéc, principalmente no inverno, aí somos mais úteis ainda. Dividi a minha querida profissão com uma grande paixão: o ensino de idiomas ( Inglês e Espanhol) . Espero que com o meu conhecimento eu possa servir o maior número possível de pessoas e ajudá-las a atingir os seus objetivos, afinal, viemos ao mundo para isso, para servir e sermos servidos. Forte abraço amigos(as)!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.