Categorias
Canadian Experience Express Entry Federal Skilled Trades Federal Skilled Worker Imigração Federal Imigração Provincial

Express Entry Canadá: Guia com tudo que você precisa saber! (2020)

Esse é um guia completo sobre tudo que envolve o Express Entry Canadá System (ou simplesmente EE). O sistema responsável pela imigração federal e também de algumas províncias.

Nesse guia você vai entender como ele funciona de maneira profunda. Ele rege os seguintes processos de imigração: Processo Federal (Federal Skilled Worker (FSW); Federal Skilled Trades (FST), Canadian Experience (CEC) e alguns programas provinciais PNP.

Neste manual você vai aprender:

  • Como funciona, o que é e para que serve;
  • Quais categorias ele abrange;
  • Como imigrar para o Canadá através do EE;
  • O que é um Draw (rodada de convites);
  • Para que serve a nota de corte (cut-off);
  • O que significa CRS (Comprehensive Ranking System);
  • Como criar o seu Profile (perfil);
  • O que é o Pool e como melhorar seu score, aumentando seu ranking;
  • Quantas pessoas imigraram para o Canadá através do EE System recentemente;
  • Como usar o Calculator/Simulator (calculadora/simulador);
  • Entre muitas outras coisas!

Parece complicado? Já está se sentindo perdido? Não se preocupe! Ao final do artigo você vai ser um verdadeiro expert no sistema que rege algumas das principais categorias de imigração para o Canadá! E se você já o conhece, pode ser que aprenda algo novo.

Dica: se um termo te deixar confuso, no final do artigo tem um glossário para te ajudar a tirar qualquer uma das suas dúvidas frequentes.

Figura oficial do Express Entry Canadá

O que é o Express Entry Canadá e Como funciona?

É um sistema online do Governo Canadense. Ele foi criado para gerenciar quase que automaticamente o enorme fluxo de pedidos de imigração que eles recebem do mundo inteiro.

Você acha que tem muito brasileiro querendo morar no Canadá? Então pegue esse número, multiplique por 1000 e você vai chegar ao número de chineses e indianos que também querem morar aqui!

Por isso o EE Canada foi criado: para automatizar, economizar tempo e tornar a imigração mais rápida e menos sujeita a erros humanos. Salva-se muito tempo e recursos. Principalmente dos oficiais de imigração que antigamente tinham de analisar pilhas enormes de papéis um por um.

O sistema abrange 4 categorias distintas de imigração para o Canadá, que são:

  • Provincial Nominee Class (PNP);
  • Canadian Experience Class (CEC);
  • Federal Skilled Worker Class (FSW);
  • Federal Skilled Trades Class (FST).

Cada uma tem sua particularidade. Vamos analisar todas, dando detalhes de como funciona.

Provincial Nominee Program (PNP)

Algumas províncias possuem programas ligados ao EE. E os utilizam para enviar convites que se chamam provincial nomination ou nomeação provincial em português.

Atenção: o Quebec não faz parte do EE. Ou seja: não dá para imigrar para a província do Québec usando o sistema federal. O programa de imigração do Quebec é próprio.

Exemplos: o Skilled Worker Quebec e o Programa Quebec Experience (estudo ou trabalho). Se quiser saber mais sobre isso, ao final do guia você achará um link.

Quando você faz seu cadastro no sistema e preenche seu perfil (chamado de Profile) você pode selecionar as províncias nas quais você aceitaria morar no Canadá.

Essa informação também é passada para os escritórios de imigração delas. E se uma província achar que você é o candidato ideal, eles podem te convidar.

Ou seja, se vocês derem match no sistema: a província e o profile do candidato. Vocês podem ir adiante e prosseguir pelo PNP dentro do próprio EE. Na pratica, se uma província acabar te nomeando, você praticamente garantiu sua imigração.

Canadian Experience Class (CEC)

Essa forma de imigração é para indivíduos que venham a trabalhar no Canadá por pelo menos 1 ano. Desde que a experiência profissional em solo canadense seja nas profissões de NOC 0, A ou B.

Serve também para quem já trabalhou. Seguindo os mesmos requisitos acima. É uma categoria que já ajudou muita gente a imigrar e vir morar no Canadá. Mas não tanto quanto a próxima.

Agora vamos explicar o que é NOC. E depois voltamos ao próximo item da lista. Acompanhem.

O que é NOC e o que significa

NOC significa National Occupational Classification. Explicando de uma maneira bem simples: existe uma tabela (matrix) com todas as profissões (ou quase todas) excedidas no Canadá.

Cada profissão recebe um código (de 4 dígitos). E com este número você consegue ver a descrição detalhada dela. E saber se é a mesma que você exerce no Brasil, por exemplo.

Os NOCs estão divididos em níveis e hierarquia. Que começa com 0 (isso é um zero, não a letra o) e vai até a letra D. No topo as profissões do tipo gerência, supervisão, etc.

E depois vai “descendo” para as que precisam de menos estudo. Na categoria D estão as profissões que você aprende na prática. Um exemplo de profissão D seria caixa de supermercado, por exemplo.

NOCs são divididos em: 0, A, B, C & D.

A numeração vai de 1 a 9. E ela serve, principalmente, para distinguir um ramo de outro. Como exemplo prático estão as de número 3. As profissões nessa numeração estão todas ligadas à área da saúde.

Agora vamos voltar ao guia!

Federal Skilled Worker Program (FSW)

Uma das categorias mais utilizadas, sem dúvidas. O Federal Skilled Worker é também uma das formas mais antigas ainda ativas de imigração canadense.

Há mais ou menos 10 anos atrás, no Brasil basicamente só se falavam de duas categorias de imigração: Federal Skilled Worker e Imigração pelo Quebec. O EE ainda não existia.

E por incrível que pareça, depois de todo esse tempo a essência do FSW ainda é a mesma: você tem que ter o profile (perfil) que o Canadá procura. Na prática isso quer dizer conseguir uma pontuação mínima para se qualificar.

O Federal Skilled Worker Program tem uma tabela específica que você tem de conseguir uma pontuação de pelo menos 67 pontos.

Os critérios analisados são:

  • Idade;
  • Educação;
  • Experiência profissional;
  • Oferta de trabalho (não é obrigatório);
  • Proficiência em inglês e/ou francês;
  • Adaptabilidade (suas chances de se adaptar à vida no Canadá com sucesso).

Federal Skilled Trades Program

Essa categoria é para quem tem uma experiência mais “técnica”. Ela é para profissionais que exerçam uma profissão com trabalho técnico e especializado.

Um exemplo seria pessoas que trabalham com recursos naturais, indústria, manutenção/conserto de máquinas, frigorífico, etc.

É necessário ter 2 anos no mínimo de experiência full-time e ter recebido uma job-offer (oferta de emprego) de pelo menos 1 ano ou um certificado de uma província dizendo que o candidato é apto para exercer aquela determinada profissão.

Essa categoria é uma das mais complicadas. Pois somente algumas profissões são qualificadas para imigrar através dela.

Passo a Passo simplificado do Express Entry Canadá

Imagem do site oficial do Ministério de Imigração do Canadá
Vídeo oficial do Governo do Canadá introduzindo o EE

Como funciona o Express Entry Canadá?

Como funciona (Processo Federal de Imigração para o Canadá)

Essa imagem acima nos dá uma boa ideia de como o EE Canada funciona. Mas vamos entendê-la ainda mais.

Acompanhe a figura e vamos ver passo a passo o EE System em ação:

  1. Você cria seu perfil (profile) no Sistema (online);
  2. Você entra na base de candidatos (Pool) e recebe uma pontuação (score) segundo os critérios (vamos falar da pontuação logo a seguir);
  3. Com essa pontuação você é classificado em um ranking (chamado de Comprehensive Ranking System (CRS));
  4. O Ministério de Imigração do Canadá (IRCC) manda convites de tempos em tempos para os candidatos com as melhores pontuações. Essas rodadas de “seleção” são chamadas de Draw;
  5. O candidato que tiver a pontuação suficiente para ficar acima da Nota de Corte (cut-off) receberá um convite (Invitation to Apply (ITA)) para preencher sua aplicação para a residência permanente;
  6. E finalmente o aplicante vai poder imigrar e morar no Canadá!

Os perfis (profile) recebem uma pontuação assim que são criados. A pontuação (score) está ligada a vários fatores.

Como: idade, experiência profissional, proficiência em inglês e/ou francês, experiência de emprego no Canadá (CEC), nomeação provincial (PNP), entre outros.

O principal papel dos humanos em relação ao sistema (no caso os funcionários do Ministério de Imigração do Canadá), é o de conferir a documentação (digital) e ver se ela é real, e se está de acordo com o assinalado pelo candidato.

Confira o vídeo oficial (pois foi criado pelo Governo Federal do Canadá) que ensina como criar seu Profile (perfil).

Vídeo de como criar seu perfil no EE Canadá

Fazendo seu Educational Credential Assessment (ECA)

Não, não estamos falando do Estatuto da Criança e do Adolescente. E nem uma interjeição de nojo!

ECA é um processo que você faz para ter o seu diploma equiparado com as formações acadêmicas no Canadá.


Resumidamente, o credential assessment (eca) consiste em mandar seu diploma (e histórico escolar) para uma organização autorizada junto ao IRCC (Ministério de Imigração Canadense).

Eles por sua vez vão dizer basicamente a qual diploma (ou formação) canadense, seu diploma brasileiro pode ser equiparado (ser feita uma equivalência).

As instituições, atualmente em 2020, autorizadas pelo Canadian Immigration and Citizenship são:

A mais usada pelos brasileiros para fazer o  educational credential assessment é sem dúvidas a WES (World Education Services).

Vale notar que dependendo da sua área profissional, a instituição que você usará para ter o ECA será diferente. Esta informação você consegue neste site: CICIC.ca

Como funciona o ranking do Express Entry Canadá?

O nome que o IRCC (Immigration and Citizenship) dá para o ranking é Comprehensive Ranking System (CRS). Este ranking não é tão simples se formos analisar detalhadamente. Mas como ele é automatizado e online, você não precisa se preocupar muito com isso.

Depois que você criar seu profile, você receberá uma determinada pontuação (score) confirme dito anteriormente. Inclusive existe uma calculadora e/ou simulador para saber sua pontuação antes de precisar criar o profile.

Na internet você vai achar alguns sites oferecendo calculadoras ou simuladores. Eles chamam de EE Calculator ou EE Simulator. Irei deixar um link oficial direto do site oficial do governo no final para você saber sua pontuação.

Os pontos que você pode receber no CRS vem de duas categorias: Pontos Principais (Core Points) + Pontos Extras (Additional Points).

No Core você pode ganhar até 600 pontos e nos Extras mais 600 pontos. Assim seu score máximo pode chegar no máximo a 1200 pontos (se você fosse o candidato perfeito). Na prática ninguém chega a 1200. Vamos entender cada uma das categorias de pontuação do EE Canada.

Pontos Core (600 pontos no máximo):

  1. Candidato Principal: Idade, Experiência Profissional, Conhecimento Linguísticos (francês e/ou inglês), Formação Acadêmica;
  2. Cônjuge: Conhecimento Linguísticos (francês e/ou inglês) e Formação Acadêmica;
  3. Combos: você ganha pontos extras (bem valiosos) se tiver algumas combinações. Como por exemplo: ótimo conhecimento linguístico + Mestrado ou Doutorado ou Pós; Outro seria: ótimo conhecimento linguístico + Experiência Profissional Estrangeira; Ou alguma das combinações acima + Experiência Profissional Canadense;

Observação: Ótimo Conhecimento Linguístico para o Canadá é CLB 7 ou maior. CLB 7 no IELTS significa tirar no mínimo 6 em todas as 4 categorias (speaking, listening, writing and reading).

Parte dos pontos que um candidato pode ganhar no Core Points

Pontos Extras (600 pontos no máximo):

  1. Estudar no Canadá e conseguir diplomas de bacharelado, certificado ou diploma;
  2. Conseguir uma oferta de emprego (job offer) para trabalhar legalmente no Canadá;
  3. Ser nomeado por uma província (você ganha automaticamente 600 pontos se isso acontecer, mas detalhes a seguir);
  4. Irmão ou irmã vivendo no Canadá e que seja cidadão canadense ou residente permanente.
  5. Bom conhecimento da língua francesa. (O governo canadense quer incentivar a imigração de pessoas que falam o francês para lugares outros que não seja o Quebec);
Pontos Extras (ou Additional Points) que você pode ganhar no EE

Sua pontuação final é a soma dos pontos da categoria Core + a soma dos pontos da categoria Extra

Lembre-se que essa pontuação vai servir para posicionar você no ranking dentro do Express Entry Pool.

Vamos supor que você conseguiu 1200 pontos… Parabéns! Você vai ficar no topo do ranking e provavelmente o Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau, vai pessoalmente na sua casa te entregar o cartão de residente permanente em mãos!

Exageros à parte, quanto mais bem posicionado você ficar, mais rápido você será chamado para aplicar (Invited to Apply – ITA) e enfim conseguir sua tão sonhada imigração canadense rapidamente.

Imagem que resume a contagem de pontos do EE Canada

Fiquei Confuso(a). Preciso entender essa pontuação?!

Não necessariamente. Você tem duas opções, ambas boas e válidas:

  1. Se consultar com um consultor de imigração (um que obrigatoriamente seja registrado no ICCRC). Ele/ela será capaz de analisar seu perfil e dizer sua pontuação e/ou se vale a pena aplicar ou não pelo EE. E quais são suas melhores opções.
  2. Ou pode também acessar o site do Ministério de Imigração Canadense. Pois lá tem uma ferramenta (Calculator) que você vai simplesmente respondendo as perguntas e ele te diz ao final sua “pontuação”. O link estará no final do guia.
Usando a calculadora do CRS do site do Ministério de Imigração do Canadá

Agora que você já aprendeu praticamente tudo sobre como o EE Canada System funciona, como fazer parte dele, e o que acontece com o perfil de quem se cadastra.

Vamos passar para o próximo passo que engloba o que irá acontecer com quem já está dentro do pool: falar dos draws, nota de corte (cut-off), ITA (convite para aplicar) e muito mais!

Vídeo oficial do Governo chamando pessoas a imigrarem pelo EE

Express Entry Canadá Draw: como funcionam as rodadas de convite

Exemplo das informações de um Draw publicados pelo Site Imigrar

O que seria um Draw? São os Rounds of invitations do Ministério de Imigração do Canadá (IRCC). Em uma tradução livre quer dizer Rodada de Convites. Também funcionam na prática como uma seleção, aonde os candidatos no topo são escolhidos.

O Draw normalmente acontece (ou são anunciados) nas quartas-feiras. Geralmente eles acontecem de duas em duas semanas.

Mas atenção: isso não é uma regra fixa! O IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) tem total poder para decidir tudo em relação aos draws: quando, como e quem será chamado.

Quando um draw é anunciado você quer analisar alguns pontos importantes tais quais:

  • Quantas pessoas foram chamadas? Sabendo o número de pessoas que vão receber um convite para aplicar (ITA), você tem uma noção mais ou menos do fluxo dos próximos rounds.
  • Qual a nota de corte (cut-off)? Talvez o critério mais importante para se analisar em um draw. Pois você pode saber se está perto de receber uma ITA ou não.

Dica: Existem maneiras de melhorar sua nota no CRS, e subir no Pool para ficar mais perto de ser convocado. Basicamente você sempre tem que estar pensando em formas de melhorar o score do seu profile. Vou falar disso logo mais abaixo.

E se eu chegar a ser escolhido em um EE Draw?

Invitation to Apply (ITA) – Convite para aplicar pelo EE

Se o seu perfil tiver pontos suficientes no ranking CRS para ficar acima da nota de corte, automaticamente você receberá uma ITA (convite para aplicar).

Se você estiver no Pool e ver que seu score foi suficiente para aquela rodada. Corre no sistema e fica dando refresh até ver brotar a mensagem te convidando para aplicar para a residência permanente!

Depois de recebido o convite, o candidato tem 60 dias para: ou aceitar ou declinar. Se ele declinar: voltará para o pool e participará dos próximos draws.

Se ele aceitar: irá dar prosseguimento enviando os documentos necessários para obter o direito permanente de morar no Canadá.

No caso do candidato nem aceitar, nem rejeitar, após decorridos 60 dias, o ITA é cancelado e também seu perfil/profile no Express Entry Canadá. Nesse caso o candidato vai ter que criar uma conta do zero. Por isso atenção para não deixar isso acontecer!

Se você receber uma ITA, vai vir essa tabelinha mostrando sua pontuação (o símbolo # seria substituído pela a pontuação (points) que você obteve):

EE CriteriaYour Score
CRS – Human Capital – Age#
CRS – Human Capital – Level of Education #
CRS – Human Capital – First Official Language Proficiency #
CRS – Human Capital – Second Official Language Proficiency #
CRS – Human Capital – Canadian Work Experience #
CRS – Spouse – Level of Education #
CRS – Spouse – First Official Language Proficiency #
CRS – Spouse – Canadian Work Experience #
CRS – Skill Transferability – Education #
CRS – Skill Transferability – Foreign Work Experience #
CRS – Skill Transferability – Certificate of Qualification #
CRS – Arranged Employment #
CRS – Provincial or Territorial Nomination #
Your overall points score #

Se acontecer de você ser elegível para diferentes categorias de imigração do EE, você será chamado apenas para uma. E existe uma ordem a ser seguida:

  1. Provincial Nominee Class (PNP;
  2. Canadian Experience Class (CEC);
  3. Federal Skilled Worker Class (FSW);
  4. Federal Skilled Trades class (FST).

Ou seja: digamos que um profile se qualifica para imigrar tanto pelo PNP quanto pelo FSW. Então obrigatoriamente ele receberá obrigatoriamente um convite (ITA) para aplicar pelo PNP; Sempre seguindo a ordem da lista acima.

Você não pode escolher por qual categoria irá aplicar se por acaso se qualificar para mais de uma. Vai ter que seguir essa ordem acima. Se declinar vai voltar para o pool e esperar outros draws.

Atenção: cuidado nas províncias que você escolher! Digamos que você coloque Yukon, e daí você recebe um convite dessa província super isolada. Daí vem uma rodada e você se qualifica para o FSW, mas como Yukon te nomeou, você terá que imigrar pelo PNP, se declinar, vai ter que esperar outro draw!

Como melhorar minha pontuação (score), perfil e ranking no Pool?

O segredo é se destacar no Pool melhorando sua pontuação

Existem algumas formas de melhorar a posição no ranking. Desde fazer uma pós ou mestrado até vir estudar no Canadá.

Aliás, se você estudar aqui, pode também tentar sua imigração canadense pelo PGWP (postgraduation work permit) se preferir.

Cada perfil (profile) é diferente. Você terá que analisar a sua pontuação e ver no que você pode melhorar.

Todo mundo tem algo que possa melhorar e assim conseguir um score melhor.

Dica: existe algo que é menos complicado e caro. Melhorar sua proficiência em inglês e/ou francês. Ou mesmo aprender a outra língua que você não domina.

Se você tem um CLB 7, tente obter um CLB 9. Se é bom no inglês, tente conseguir pelo menos um nível intermediário ou o mais perto disso no francês e vice-versa.

Lembre-se de também estudar técnicas para se preparar para o teste de inglês (ou francês). Não adianta só dominar o idioma, tem também de saber como melhor abordar o language test.

Isso te dará pontos que podem acabar sendo exatamente o que faltava para você subir no ranking, e possuindo um score melhor pode te possibilitar imigrar pelo EE para o Canadá.

Quando eu falo que é menos complicado e oneroso, digo isso pois estudar um idioma não é tão caro quanto as outras opções. Se você for dedicado pode dar um salto enorme no seu nível linguístico estudando sozinho em casa, por exemplo. Tudo online.

Outra forma que não custa um único centavo, é quando cadastrar seu profile no sistema, escolha províncias que não são tão “famosas”. Se elas te nomearem, você com certeza irá pular para as primeiras posições do pool.

Você pode sim escolher Ontario e British Colombia. Mas também escolha Nova Scotia, New Brunswick, Saskatchewan, Alberta, etc. Lembrando que depois de recebido a residência permanente você é livre para morar em qualquer lugar do Canadá.

Lógico que não é ético usar uma província que você não pretende morar para imigrar. Mas se após tentar viver lá, você ver que não se adapta, nada te impede de se mudar para outro lugar no Canadá.

Outra forma eficaz porém mais complicada é achar uma oferta de emprego (valid job-offer). Ela exige dedicação, pois você irá ter que pesquisar vagas de empregos em sites, aplicar e torcer.

Além disso, se despertar o interesse de uma empresa, terá de passar pelo processo de seleção e entrevistas (provavelmente pelo Skype). Apesar de ser trabalhoso, não é impossível.

Se quiser tentar achar vagas para mandar seu currículo, os melhores sites são o Job Bank que é o site oficial do Governo do Canadá. E o melhor não oficial é o Indeed.

Abaixo um vídeo do Governo falando da conexão dos empregadores com candidatos do EE:

Vídeo mostrando o potencial do EE para contratar estrangeiros

Criando uma conta no Job Bank

Job Bank é o site do Governo do Canadá para busca de vagas de trabalho

Antigamente criar uma conta no Jobbank era obrigatório para todas pessoas que quisessem se cadastrar no EE.

Porém, hoje é opcional. Mas eu recomendo bastante que você crie uma.

Nunca ouviu falar desse site? Ele é o site do governo canadense para ligar candidatos à vagas de emprego.

Criando sua conta no Job Bank

Não só isso, mas lá você acha várias informações sobre o mercado de trabalho e projeções sobre demanda para praticamente todas as áreas profissionais.

Você pode cadastrar seu currículo de forma gratuita e também enviar ele para empresas na tentativa de conseguir um emprego (job in Canada).

As empresas que anunciam suas vagas de trabalho no Job Bank geralmente já tem experiência de contratar estrangeiros (temporary foreign).

Não vou me alongar muito nessa seção, pois em breve vamos publicar um artigo completo sobre “Como procurar e achar emprego no Canadá!”

Quantas pessoas vem sendo chamadas pelo EE recentemente?

É importante saber os números do passado para podermos projetar os futuros da imigração canadense nos anos vindouros. A tendência é de aumento! Good news para quem planeja uma imigração para o Canadá em 2020 e 2021!

O último relatório disponibilizado pelo Ministério de Imigração mostrou que mais de 92.000 pessoas conseguiram imigrar através do Express Entry Canadá System. Todas elas conseguiram fazer uma demanda de residência permanente ( application for permanent residence).

Esse número representa um aumento de 41% em relação ao ano anterior! E demonstra que o Canadá não vai esperar de braços cruzados o envelhecimento da população e a baixa taxa de natalidade. Trazendo sempre que possível trabalhadores capacitados e qualificados.

Recentemente (março de 2020) o Ministro do Immigration, Refugees and Citizenship Canada nos disse que 95% das pessoas que vieram para o Canadá através do EE estão trabalhando!

E 80% destes novos imigrantes estão trabalhando em suas áreas de origem! Sensacional!

A adaptação da vida no Canadá dessas pessoas deve estar sendo bem suave. 

Welcome to Canada if you get a permanent resident

O relatório em números

Quase 280.000 pessoas se cadastraram no EE Canada System em 2018. E desse total 196.000 foram consideradas elegíveis. Traduzindo: 280 mil pessoas se cadastraram mas “só” 196 mil receberam uma pontuação.

Quase 84 mil pessoas não passaram da pontuação mínima suficiente para permanecerem no pool ou tiveram algum “problema” e não tiveram o profile validado.

Dos 3 programas citados (FSW, FST e CEC), 53% dos convites foram dados para a categoria Federal Skilled Worker (FSW). Ou seja, do total de 89.800 convites para imigrar para o Canadá, 47.523 foram pelo FSW.

O Canadian Experience Class ficou em segundo lugar entre as categorias. Foram 30.571 candidatos convidados. E na Federal Skilled Trades foram apenas 904 convites.

Algo bem positivo para os pretendentes à imigração pelo sistema federal: de todos que receberam uma ITA “somente” 5% tinham uma oferta de emprego (job offer).

E o EE ligado às Províncias (PNP)? Vamos falar dele agora.

Processo Provincial pelo EE

Nem todo processo provincial é regido pelo EE Canada. Alguns são, outros não. Existem províncias (como Nova Scotia ou Manitoba só para citar exemplos) que tem alguns processos regidos pela própria província através dos seus Escritórios de Imigração Provincial. E outros regidos pela província mas que utiliza o sistema federal concomitantemente.

Qualquer candidato que receber um convite de uma província dentro do EE System recebe automaticamente 600 pontos. Receber uma nomeação de uma província é muito vantajoso. É praticamente carimbar seu passaporte para vir morar no Canadá.

Em 2018, 10.802 candidatos foram nomeados por alguma província dentro do EE Canadá. Esse número representa 2.069 candidatos a mais do que em 2017. Mostrando que está crescendo.

Existem sim pessoas que não querem uma nomeação (principalmente candidatos com um CRS bem alto) pois elas ficam livres para escolher onde vão morar no Canadá. Elas fazem o Simulator ou Calculator e veem que estão bem acima do cut-off e acabam não escolhendo província alguma.

Destino dos imigrantes no Canadá

Pronto para morar no Canadá?

No relatório podemos ver que o destino preferido dos imigrantes do EE foi a província de Ontário. Talvez por ter duas cidades grandes e importantes: Toronto e Ottawa.

78.838 candidatos escolheram Ontário como o lugar para morar no Canadá. Isso dá 64% de todos os imigrantes!

Em segundo lugar ficou a província de BC (British Columbia) com 22.153 candidatos. Em terceiro ficou Alberta com 8.868, quarto Saskatchewan com 3.708 e quinto Nova Scotia com 3.532.

Lembrando que o Quebec, por ter seu próprio programa de imigração, não faz (e nem tem como fazer) parte do EE Canadá.

Profissões com mais profiles

Vou colocar a tabela tirada direto do relatório com as profissões que mais receberam convites pelo EE Canada. E também os NOCs para você poder achar a descrição se quiser.

Serve como referência, mas não quer dizer que precisa necessariamente ter uma dessas profissões para receber um convite em no Draw conforme explicado antes.

Ocupações que mais ganharam convites e seus NOCsConvites%
Programador/Engenheiro de Softwares — NOC 21736,1267%
Analistas de Sistemas — NOC 21715,4296%
Programadores/Desenvolvedores de sistemas/programas e para Internet — NOC 21743,4504%
Contadores — NOC 11112,4833%
Assistentes Administrativos — NOC 12412,3353%
Propaganda, Publicidade; Marketing e Relações Públicas — NOC 11232,0492%
Professores Universitários — NOC 40111,9422%
Analistas de Investimentos — NOC 11121,9212%
Consultoria em Gerência de Negócios — NOC 11221,9152%
Gerentes em Propaganda, Publicidade; Marketing e Relações Públicas – NOC 01241,7752%
Outras/Resto60.375 67%

Podemos ver que as profissões ligadas à TI (Informática) ainda continuam em alta. E devem continuar por muitos anos.

Se vai começar a fazer seu curso na faculdade e tem o sonho de morar no Canadá, seria uma boa ideia focar em algum dos cursos presentes nessa lista.

Países que tiveram mais candidatos convidados

Veja a tabela dos países que mais tiveram pessoas convidadas pelo sistema. O Brasil inclusive está na lista!

PaísNúmero de Candidatos%
1-Índia41.67546%
2-China6.2487%
3-Nigéria6.0257%
4-Paquistão3.1123%
5-Reino Unido2.5533%
6-Brasil1.8402%
7-Estados Unidos1.8032%
8-França1.3652%
9-Irã1.2991%
10-Coréia do Sul1.2561%
Outros17.48819%

O domínio da Índia na lista dos países que mais tiveram candidatos aprovados é absurdo. É quase o dobro do resto do top 10 somados. Porém a Índia é um país altamente populoso, ou seja, devem ter vários candidatos no pool.

A Índia por muito tempo foi “colônia” da Inglaterra. Por isso eles tem uma familiaridade com o inglês muito maior do que os outros países.

E o Brasil?! Em sexto lugar na lista de países com mais candidatos. 1.840 brasileiros conseguiram receber um ITA para imigrar para o Canadá através do EE System. O número poderia ser maior, já que sei do potencial dos brasileiros.

Mas tem o fato também do brasileiro mirar em outros processos. O de Nova Scotia, por exemplo, anda sendo bem pesquisado tendo Halifax como um dos destinos.

Halifax na Nova Scotia vem crescendo no interesse dos brasileiros querendo imigrar

Express Entry Canadá: Pontuação, o profile ideal

Já foi falado antes como melhorar o profile e conseguir um melhor score. Aqui o que iremos fazer é listar, baseado no relatório do próprio Ministério de Imigração do Canadá, o profile ideal.

Algumas características dos candidatos dão mais ou menos pontos. Tais quais: idade, conhecimento linguístico, etc. Tudo explicado antes nesse guia.

O IRCC nos forneceu o perfil (profile) das pessoas que mais conseguem um score que os qualificam nos Draws.

Ou sejam se seu profile é parecido com o abaixo, você tem boas chances de imigrar pelo EE Canada. O perfil é o seguinte:

  • Idade entre: 20-29 anos;
  • Educação de nível superior (universitária);
  • Sem proposta de emprego;
  • Sem experiência profissional no exterior.
  • Excelente conhecimento (avançado) de pelo menos um dos idiomas oficias (inglês ou francês).

Isso só vem provar mais uma vez que não é necessário uma oferta de trabalho para poder imigrar para o Canadá. Ajuda e muito, mas não é como a maioria das pessoas está conseguindo a imigração pelo EE.

Claro que se você tiver mais de 29 anos e diploma técnico ou tecnólogo, você ainda tem chances. Só terá que aumentar os pontos em outros critérios, como experiência profissional, conhecimento linguísticos, etc.

O score do CRS que mais tem representantes no pool são os candidatos que tem pontuação entre 350 e 399. Foram 28.983.

Em segundo são os que estão entre 400 e 449 com 20.404 candidatos. Agora em 2020 essas pessoas não conseguiram nem chegar perto da nota de corte do último EE draw.

Glossário Básico do Express Entry Canadá

  • Express Entry Canadá System: Um sistema (site) do Governo Federal, aonde você pode criar um perfil para pleitear sua imigração em algumas categorias específicas. Ao criar seu profile (ou o perfil do casal) você recebe uma pontuação (score) e vai para o pool;
  • Pool: São todas as pessoas (candidatos) dentro do sistema, classificadas em ordem de pontuação (score ou points) em um ranking chamado CRS;
  • CRS: É o “ranking” do EE. Cada critério dá uma determinada pontuação, como idade, experiência profissional, domínio dos idiomas (inglês e/ou francês), etc. A pontuação máxima possível é de 1200;
  • Draw: São as rodadas aonde o Ministério de Imigração do Canadá chama os melhores candidatos posicionados no CRS; Estes sortudos recebem uma ITA;
  • ITA: Invitation to Apply ou Convite Para Aplicar. Os candidatos mais bem colocados recebem uma notificação online, convidando-os para aplicar para virem morar no Canadá como residentes permanentes;
  • IRCC: Immigration, Refugees and Citizenship Canada que aqui no site muitas vezes é chamado de “Ministério de Imigração do Canadá”;
  • Cut-off: Nota de corte da rodada de convites. Toda rodada tem uma pontuação mínima que a pessoa tem que ter no CRS. As vezes ocorre empate entre candidatos com a mesma nota de corte. O critério de desempate é quem cadastrou o perfil (profile) primeiro. Ou seja: “antiguidade”;
  • RP (permanent residence): o direito de morar no Canadá;
  • FSW: Federal Skilled Worker Category/Program;
  • FST: Federal Skilled Trades Category/Program;
  • CEC: Canadian Experience Category/Program;
  • PNP: Provincial Nominee Category/Program.

Considerações Finais, Links Úteis & Fontes

Esse guia realmente explicou nos mínimos detalhes praticamente tudo relacionado ao EE Canada System. Espero que tenha te ajudado de alguma forma.

Se você parar para pensar o Express Entry é uma das formas mais baratas de imigrar para o Canadá. Já que você faz tudo online e aguarda seu processo no Brasil (tirando o CEC).

Aliás, qualquer forma de imigração envolve custos e se formos analisar, acaba pesando no bolso. Mas aguardar tudo no Brasil, com um emprego e fonte de renda fixa, com certeza ajuda a aliviar na economia.

Se ficou alguma duvida pode deixar um comentário que irei responder.

Não esqueça de assinar o Site Imigrar! Logo abaixo tem um campo que você pode colocar seu e-mail e assim, sempre que um novo artigo for publicado você receberá uma notificação. Aproveita e siga nosso Instagram aonde publicamos conteúdo exclusivo: Instagram Site Imigrar

Você sabia que no dia 19-Fevereiro de 2020 tivemos o maior Draw da história do Express Entry Canadá? Você pode ver mais aqui: https://imigrar.com.br/recorde-express-entry-da-historia-do-canada/

Fontes:

Ministério de Imigração do Canada (IRCC) (Site do Governo Canadense)

Matrix de 2016 do NOC (Lista de NOCs)

Entenda por que Quebec Seleciona os seus próprios imigrantes

8 respostas em “Express Entry Canadá: Guia com tudo que você precisa saber! (2020)”

Oi, Eduardo.
Tudo bem? Espero que sim.
Para entrar em contato comigo a melhor maneira é me enviar um e-mail para contato@imigrar.com.br

Fico no aguardo.
Rafael Alencar

Rafael, boa tarde (No Brasil)!!
Excelente site para pesquisas e impressões sobre processos de imigração para o Canadá. Temos, eu e minha esposa, aprendido muito com suas explicações, bastante didáticas, por sinal. Estamos estudando, levando muito à sério, as possibilidades de imigração para a Província de Saskatchewan, Saskatoon seria o destino inicial. Tenho 63 anos completos!! Sou pós graduado na área da Saúde, formado há 37 anos em Ciências Biológicas/Biomedicina, trabalho em Laboratório de Análises Clínicas, negócio próprio, com várias especializações, ainda este ano, 2021, termino mais uma, que será de grande valor nestes próximos tempos, pós pandemia. Também trabalho com informações, percepção pública em Saúde, escrevendo textos. Existe a possibilidade de conversarmos sobre tais processos, sob a sua orientação profissional?? Por ora, é isso!! Espero suas considerações para breve. Muito obrigado!!
Grande abraço!!

Oi, Gabriela.
Obrigado pelos elogios. :)
A idade do seu marido, apesar de complicar, não torna nada impossível. Mas vai depender de vários outros fatores…
Talvez no caso de vocês seja melhor marcar uma consultoria, onde poderíamos ver quais os processos que se encaixam no perfil de vocês.
Claro que você pode também usar nossos excelentes artigos para fazer suas próprias pesquisas. :)

Att,
Rafael Alencar

Nossa, o site de vcs explica de uma maneira q se torna fácil entender! Depois q achei esse site nem pesquiso mais em outros! Meu marido faz 50 anos esse ano, isso torna impossível a realização desse sonho pra nós?

Oi, Anderson.
Tudo bom? Espero que sim. Obrigado pelos elogios. É por isto que continuo a postar.
Não entendi muito bem o que você faz, rs. Uma pergunta importante: precisa ser formado em algum curso superior para exercer esta sua profissão? Isto ajudaria a entender e saber melhor o NOC.
Falando nisto, estou trabalhando em um video-tutorial no qual irei ensinar as pessoas a acharem o NOC, filmando a tela do meu computador e explicando os detalhes.
Vai ser publicado em breve.

Att,
Rafael Alencar

Wolll, estou indicando pra todos que desejam imigrar pro Canadá. É o site mais completo que já li.
Minha pergunta: No NOC, não sei qual seria minha profissão: Meu cargo era Agente de suporte procedimentos e agora passou a ser Field Support Sistemas. Trabalho em uma cia aérea e oriento todos os aeroportos (loja e checkin) no que tange suas dúvidas de procedimentos e problemas com os sistemas da cia.
Se puder me responder qual a profissão e o código, me ajudaria muito. Obrigado!

Oi, Amanda.
Obrigado pelos elogios! :)
Isso nos motiva a continuar com o trabalho de postar guias e artigos tão completos.
Pelo que você descreveu (e sem entrar em análise de documentos) parece que você conseguiria se encaixar.
Mas para ter certeza faça o seguinte. Vá no link https://noc.esdc.gc.ca/Home/Welcome/59d7e9c9ad034d7abcdb46067e76abe9?GoCTemplateCulture=en-CA
E digite o NOC de Assistente Administrativo: 1241.
Como é formada em inglês não vai ter problemas em ler a descrição. Compare com funções que você exerceu e/ou exerce atualmente.
Daí se algumas estiverem batendo, você vai saber exatamente se pode contar experiência profissional nessa área.

Att,
Rafael Alencar

Olá!! Mais um artigo excelente desse site. Cadê vez mais admirada. Faço este contato, pois gostaria de tirar uma dúvida: dentro do artigo a uma tabela com as ocupações mais convidadas e reparei que tem “assistente administrativo” , baseado no que sabem, acham que minha experiência profissional (abaixo) pode contar algum ponto e ser encaixada como assistente administrativo?
2009-2013: gerente administrativo ( prefeitura)
2013-atual: assessor sênior (trabalho em um gabinete parlamentar na assembleia Legislativa)
Sou formada em Inglês na faculdade, mas apenas exerço a profissão de professora como autônoma ( infelizmente aqui no Brasil, não está valendo a pena eu largar o trabalho na Ales e ficar apenas como professora).
Desde já agradeço a atenção!!
Continuem com esse excelente trabalho!!
Abraços

Deixe o seu comentário