Estatísticas apontam que imigrantes estão abrindo mais empresas que os canadenses


Vou falar de um estudo publicado no StatsCan (o IBGE do Governo Canadense). De que os imigrantes estão abrindo mais empresas (negócios), e também se tornando autônomos em uma proporção maior do que os canadenses natos.

O estudo foi realizado por dois pesquisadores: Yuri Ostrovsky and Garnett Picot. E traz algumas estatísticas interessantes.

Principalmente para quem tem uma alma empreendedora, e está aqui no Canadá, ou pretende um dia imigrar para aqui.

Acompanhem!

Open for Business Canada

(Atualizado em 2020)

O que o estudo aponta dá para se ver na prática. Pelo menos em minha percepção pessoal. Onde moro, vários mercadinhos e outros estabelecimentos são controlados por imigrantes.

Sejam coreanos, árabes, chineses, portugueses, de algum país africano etc. Ao entrar nos comércios, percebo pelo sotaque, que a pessoa não é canadense (ou quebequense) da “gema”.

O estudo aponta que 5.3% das pessoas que imigraram, abriram um negócio próprio em até 9 anos de Canadá. Entre os canadenses natos, durante o mesmo período, essa taxa foi de 4.8%.

Da mesma forma, 19.6% dos imigrantes se declararam autônomos, enquanto entre os natos essa taxa é de 16.1%.

Imigrantes abrem mais negócios que canadenses natos - Statistics Canada

O perfil dos imigrantes empreendedores

Os pesquisadores e a Statistics Canada (que é uma agência governamental, diga-se de passagem) descobriram através do estudo, que as empresas abertas pelos imigrantes tem uma tendência a serem menores (4 funcionários em média).

A aberta pelos canadenses natos, tem um número maior, com uma média de 7 funcionários em média.

Ou seja: é o que eu disse anteriormente. Os mercadinhos de rua, floricultura, empresa de jardinagem, lavanderia etc, são em muitos casos, de propriedade de imigrantes.

Nem tudo são flores!

Nos primeiros dois anos após chegaram ao Canadá, a taxa de criação de empresas próprias é bem baixa, conforme o estudo atestou.

Um dos autores do estudo, disse que isso pode acontecer pois o recém-imigrante vai, infelizmente, ter a falta de: conhecimento do mercado canadense; de um network; financiamento; oportunidades de negócios; pouco capital; entre outros fatores.

O autor adicionou, ainda, que alguns imigrantes procuram ser autônomos, pois percebem que talvez não irão receber um salário condizente com suas qualificações e habilidades, sendo empregado de alguém.

Provavelmente, eles também percebem que podem demorar a chegar no patamar de salário que acreditam que deveriam receber.

Após passados 6 anos, os imigrantes começam a criar mais empresas, e em uma velocidade maior que as dos canadenses.

Dos estabelecimentos abertos pelos não-canadenses natos, 6.2% dos negócios próprios são abertos por quem imigrou para o Canadá na economic class (skilled worker, por exemplo).

Contra 4,3% de quem imigrou pela family class (sponsorship para citar um exemplo). Ou seja: os trabalhadores qualificados, mesmo tendo usado a experiência profissional, são mais audaciosos.

As áreas que tem mais de 50% das empresas abertas pelos imigrantes aqui no Canadá são os setores:

  • Profissional;
  • Científico;
  • Serviços técnicos;
  • Varejo;
  • Hotéis e restaurantes;
  • Transportes; E
  • Construção.

Um analista apontou que essas áreas geralmente são escolhidas pois demandam menos capital de investimento do que uma fábrica ou indústria, por exemplo.

Já sobre os imigrantes que se declaram autônomos (que não chegaram a abrir uma empresa) 1/3 (um terço) trabalha como corretor imobiliário.

Start Idea Plan Action Canada

Análise Pessoal & Fonte

Achei interessante esse estudo da StatsCanada pois é justamente a situação na qual estamos vivendo. Minha Esposa e eu. Ela já abriu a empresa dela com uma sócia, a Revitalise.

Que diga-se de passagem é um sucesso. Se tornou rapidamente uma das melhores empresas da área de saúde, beleza e Pilates de Montreal. E eu, irei ser autônomo, como Consultor em Imigração.

Ou seja, como experiência pessoal, isso condiz bastante com o estudo. Faz 6 anos que cheguei no Canadá como imigrante. E no estudo é justamente 6 anos a taxa que os imigrantes começam a abrir empresas em um ritmo mais rápido!

Não é mera coincidência. Pois só agora me sinto mais seguro de investir em um plano assim. Entendo melhor a vida no Canadá.

Sei onde buscar financiamento. Conseguir ter uma reserva monetária para pagar o college (que não foi barato) e tudo mais.

É importante salientar que o Canadá é um país propício para abrir uma empresa. A burocracia é quase nula. Dá para abrir um negócio próprio em questão de dias. Tudo online e por conta própria!

Quando abri minha empresa, fiz tudo online, durou menos de 48 horas, paguei $54 dólares, pronto. Empresa aberta e registrada! Viva a falta de burocracia!

Por isso, se você sempre sonhou em ser seu próprio patrão. Imigrando para o Canadá as chances de isso se tornar realidade são ainda maiores.

Justamente pela já citada falta de burocracia e o muitos mercados ainda para serem explorados.

Existem várias organizações especializadas em financiar novos negócios. E tudo com o apoio do Governo Federal e Provincial. Em algum dos casos, você recebe o dinheiro, e não precisa pagar nada por 2 ou 3 anos.

E quando começa a pagar, o juros não é nada imoral. Muito pelo contrário. Aliás, irei fazer um post sobre isso em breve.

Só aqui em Montreal, para não ir longe, conheço alguns restaurantes brasileiros, salões, clínicas de estética. E brasileiros que são autônomos, conheço vários.

Pessoas que fazem salgados, advogados, faxineiros, motorista de aplicativo, dentista, esteticista, corretor de seguro, de imóveis etc.

Não esqueçam de seguir meu instagram, pois lá posto várias coisas que não acabam vindo para o site: https://www.instagram.com/siteimigrarcanada

Fonte: Statistics Canada

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.