Imigrando para o Canadá com filhos – Quanto custa a mensalidade da creche


Muitas pessoas que querem imigrar para o Canadá tem filhos. Aliás, o Canadá em si gosta de imigrantes que tenham filhos. Quanto mais jovem melhor. E isso se dá simplesmente por uma questão demográfica.

Quando estamos pesquisando sobre o Canadá, uma das principais duvidas é: Aonde vou/devo morar? Bem, pelo menos era uma das minhas questões principais. E para ajudar pessoas que estão: ou começando a pesquisar sobre imigração para o Canadá; Ou já estão com o processo correndo; E também para quem inclusive já está quase partindo para cá, resolvi compartilhar essa pesquisa.

Esse post vai ajudar principalmente quem tem filhos e pensa em imigrar para o Canadá ou quem não tem mas planeja ter. Vamos lá!

A Pesquisa

O estudo foi feito pelo Canadian Centre for Policy Alternatives (CCPA). Eles fazem esse estudo anualmente desde 2013, justamente para monitorar a situação.

O instituto telefona para mais de 10.000 creches em todo o território canadense. Eles pesquisam os custos de 3 diferentes grupos segundo a faixa etária que geralmente são: bebês (de 0 a 18 meses), crianças (18 meses a 2 anos de idade) e crianças em idade pré-escolar (de 2 a 5 anos).

Panorama

O Canadá é um país imenso. Então é claro que cada província tem suas peculiaridades. E o custo de vida com certeza é uma das principais. Só quem tem filhos sabe o quanto de despesa é adicionado ao budget da família a cada mês! E o valor da creche é um dos mais significantes.

A pesquisa traz um dado não muito animador: os custos associados a criação de filhos vem subindo mais do que a inflação em pelo menos 61% das cidades canadenses. A inflação atualmente é de 1.4%. Porém muitos day-cares (creches) reajustam suas mensalidades acima da média da inflação. O que não ajuda em nada o orçamento familiar.

Outro dado desanimador: o gasto com creches é geralmente o segundo maior, perdendo apenas para a hipoteca (mortgage) ou aluguel.

Os custos, para uma criança em idade pré-escolar, pode chegar até $1000 dólares canadenses por mês, dependendo da cidade/província. Com $1000 dólares por mês, aqui em Montreal, você consegue morar em um bom apartamento de 3 quartos. Dependendo do bairro é claro. Em cidades como Toronto e Vancouver o gasto é ainda maior, ultrapassando facilmente a barreira dos $1000. Mas veremos isso em detalhes logo a seguir.

Outro problema significativo: as vagas.

As melhores creches estão cheias o tempo todo. As vezes, quando a mulher está grávida, já corre para reservar um lugar na creche, mesmo com o bebê ainda na barriga. Óbvio que os pais querem uma boa creche e que de preferência fique perto de casa e/ou do trabalho.

Mas isso é o que a maioria quer também. E a pouca oferta com muita demanda só poderia gerar preços altos. Porém algumas províncias tentam evitar isso. Que é o caso do Quebec, por exemplo.

Quanto custa colocar um filho na creche no Canadá

Não importa a faixa etária da criança, mas a província mais barata é Quebec. Aliás, a diferença do que se paga em creche na Belle Province para com outras províncias é muito grande.

Quebec: Província menos cara

Independente da cidade, seja Montreal ou Quebec City, ninguém bate Quebec. Em média, você consegue ficar abaixo dos $200 dólares por mês. Depois do Quebec, a província com o menor custo é Manitoba. Em Winnipeg você vai pagar em média $651 por mês. Em terceiro lugar é a Ilha do Príncipe Eduardo, onde na capital, Charlottetown você pagará em média $738 por mês.

Vejam que a diferença do primeiro lugar (Quebec) para o segundo lugar (Manitoba) é de quase $451 por mês. Para efeitos de comparação, com $450 dólares por mês, você consegue pagar um carro muito bom. Como esse aqui:

Carro Toyota - Artigo sobre Creches no Canadá

Dava para pagar o carro, o seguro obrigatório e se duvidar ainda sobraria um troco para a gasolina.

Comparação entre Cidades no Canadá

Vejamos agora um gráfico fornecido pela CBC, tirado da pesquisa aonde podemos ver a comparação entre importantes cidades canadenses:

Imigração com filhos/crianças: creches no Canadá

Podemos ver que cidades como Ottawa, Halifax, Edmonton, chegam praticamente na faixa dos $1000 dólares por mês. Calgary fica um pouco acima disso. Vancouver quase $1500 e Toronto a grande “vencedora” passa dos $1500 por uma boa margem.

Algumas províncias costumavam ser mais caras, como Newfoundland e Labrador e Alberta. Mas essas províncias começaram projetos para baixar os preços das creches. British Columbia também está colocando em prática alguns projetos nesse sentido.

O de Alberta por exemplo, quer fazer com que o preço da creche seja de $25 por dia. Algumas creches de Calgary e Edmonton já estão habilitadas a fazer parte.

O de B.C. ainda é um protótipo e por enquanto está disponível em 53 creches. E crianças nessas instituições pagam apenas $10 por dia.

Antes que você fique confuso, de como o preço pode cair, de $1500 por mês para $500. A creche em si (donos e/ou funcionários) vão continuar ganhando o que ganhavam. O lucro será o mesmo. Quem vai financiar a diferença, é o Governo de cada província. Aliás, o governo diretamente, mas indiretamente somos nós, os pagadores de impostos.

A CBC traz um caso interessante da Laura, moradora de Squamish em British Colombia. Ela é mãe de dois filhos. Ela pagava $60 por dia por criança! Ou seja: $2400 por mês! Acontece que a creche dos filhos dela foi uma das escolhidas pro projeto piloto de $10 por dia. E agora ela paga $800 por mês para as duas crianças.

Com a diferença enorme, ela disse que conseguiu pagar algumas dívidas, economizar para viajar nas férias e ainda economizar para o futuro das crianças. É um projeto protótipo e a torcida de muitos é que se estenda (o mais rápido possível) para todos os moradores de BC.

Toronto – Ontario

Em Toronto, infelizmente, não há projeto piloto, protótipo ou nada do tipo. Nem tem e nem se fala nisso (por enquanto). Lá se paga em média $1400 por mês. E as pessoas tem que diminuir os gastos em outros setores como lazer para conseguirem fechar a conta.

Não ajuda em nada o fato de Toronto ter uma das maiores taxas de hipoteca e/ou aluguel do Canadá. Assim, os dois itens que mais se gasta (tirando Quebec), hipoteca/aluguel e creche, são enormes em Toronto.

Quebec

Você deve estar se perguntando por que raios as cheches no Quebec são tão mais baratas (ou menos caras). Bem, há 22 anos atrás o partido no poder na época (Parti Quebécois) instituiu o que eles chamaram de “Creche $5 dólares por dia”.

Foram vários os motivos deles decidirem adotar essa política. Mas creio que o principal foi a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. As creches eram tão caras que muitas mulheres, principalmente se tivessem mais de um filho; Simplesmente ficavam em casa para cuidar deles ao invés de trabalhar. Pois as creches eram tão caras que trabalhar não valia a pena.

Claro que esse cenário não é bom para a igualdade. A mulher ou homem só deve ficar em casa para cuidar do(s) filho(s) se ela (ou ele) assim o quiser. E não por não poder arcar com os custos de uma creche.

Hoje em dia o preço (que foi de $5 dólares por muitos anos) é $8.05 por dia. Dá uma média de $161 dólares por mês. Bem menor que o das outras províncias, não é verdade?

Isso acaba criando um caso curioso em Ottawa e Gatineau, por exemplo. Muitas famílias de Ontarianos, vão morar em Gatineau simplesmente para ter acesso a creches subsidiadas pelo governo.

Para quem não sabe, Ottawa e Gatineau são divididas somente por uma ponte. E uma fica em Ontario (creches caras) e a outra no Quebec (creches custando $8.05 por dia). Por isso é plenamente possível morar em uma e trabalhar na outra.

Considerações Finais

Como eu já disse antes, claro que existem vários outros fatores a se ponderar ao se escolher uma cidade e/ou província. Como o salário, por exemplo; Ou a profissão; Ou mesmo a presença de algum familiar.

Inclusive já abordei tudo isso e muito mais aqui o site. Por exemplo, você pode conferir o Ranking das melhores cidades para se viver no Canadá

Ou pode ler sobre a média salarial no Canadá e em quais províncias se ganha mais dinheiro.

Mas para quem tem família com filhos pequenos, vale a pena estar preparado e informado. Em alguns lugares boa parte da sua renda irá ser destinada ao pagamento da creche.

Os preços usados no estudo e nesse post são sempre uma média. Vão ter creches mais caras e outras mais baratas. Mesmo em cidades iguais. Por exemplo, em Montreal existem creches particulares que não são subsidiadas pelo governo e os preços podem chegar aos que são pagos em Toronto, por exemplo.

Dei uma diminuída no ritmo de posts, antes era quase um por dia. E agora são dois ou três por semana, mas é só temporariamente. No meu local de trabalho, uma pessoa saiu e enquanto não contratarmos outra pessoa para o lugar dela, estou bem sobrecarregado. Mas espero que encontrem logo uma substituta.

Estou trabalhando em um artigo de imigração provincial. Já abordei: Como Imigrar pro Canadá através de Nova Scotia & Como Imigrar pro Canadá através de Saskatchewan em breve quero ter de todas as províncias canadenses!

Não deixem de conferir os outros artigos, garanto vai achar coisas bem interessantes: https://imigrar.com.br/blog/

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para me motivar a escrever mais e mais.

Fontes:

https://www.policyalternatives.ca/sites/default/files/uploads/publications/National%20Office/2019/02/Developmental%20milestones.pdf

https://www.cbc.ca/news/business/childcare-costs-canada-1.5008106

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.