Imigração para Nova Scotia (Canada) – Visita Exploratória – Como Aplicar (parte 2)


Esse artigo/post está desatualizado. Para uma versão postada em 2020 sobre todas as formas abertas e operantes de Como Imigrar para o Canadá através de Nova Scotia (Halifax) acesse: https://imigrar.com.br/imigrar-canada-nova-scotia-halifax/

Conforme prometido aqui está a segunda parte do artigo sobre a imigração para Nova Scotia – Canada. Na primeira parte eu apresentei o programa em si e pelos acessos ao site vi que chamou bastante à atenção, rs. Deve ser por ser um processo praticamente desconhecido por terras brasileiras. Enquanto outros sites que abordam a imigração ainda estão presos nos eternos processos Federal e do Québec, aqui você fica sabendo de várias formas de se imigrar legalmente para o Canada.

Para quem entrou diretamente nesse artigo aconselho fortemente a ler a parte 1 primeiro para poder se situar e entender do que estou falando: https://imigrar.com.br/imigracao-para-nova-scotia-canada-visita-exploratoria-para-quem-fala-frances/

Resumindo: por enquanto esta forma de imigração apresentada aqui no Site Imigrar é para falantes de francês (porém tem de saber inglês para conseguir trabalhar e viver na cidade como um todo) pois conforme dito no artigo passado ainda não encontrei um “Centro Comunitário” que aceite a Visita Exploratória de forma facilitada como o francês. A explicação que tenho (e isso é palpite) é que como os francófonos são minoria lá eles facilitam mais para atrair mais imigrantes (tal qual o Québec faz tentando sempre deixar o processo deles mais fácil que o Federal).

Um ponto importante: o Governo da Nova Scotia delegou (autorizou nas palavras deles) estes “Centros Comunitários” a darem as “Cartas de Recomendação”. Tendo esta carta então você passa a se qualificar para o programa. Ressalto (e eles também) que isso não garante que você irá conseguir imigrar. Mas a carta é um bom indício de que você está perto de conseguir.

E para conseguir essa carta como faz? Cada Centro Comunitário tem seu modo de proceder e “suas regras”. Uns só dão para quem tem parentes lá, outros dão para quem conseguir um emprego, etc e tal. O Centro Comunitário Francês (iremos chamar assim para diferenciar ele dos outros) dá a carta para quem for lá fazer uma Visita Exploratória e óbvio que fale francês.

E isto é muito bom pois ao fazer essa Visita você irá ser apresentado à comunidade e consequentemente criará laços e conexões que é uma prerrogativa do Governo de Nova Scotia para conceder o visto através do Processo Provincial. De uma tacada só você mata dois coelhos: consegue a “Carta Convite” e cria conexões e laços. Pode até conseguir uma oferta de emprego, ou uma promessa de emprego, quem sabe?!

As Regras

Todos os candidatos que falem francês e que passem nos requisitos (estão na parte 1 do artigo) terão que obrigatoriamente fazer uma visita Exploratória em Halifax (capital de Nova Scotia) pois é lá que o Centro Comunitário Francês se encontra (e isso é ótimo pois Halifax é a cidade mais interessante de Nova Scotia).

A Visita Exploratória tem de ser de pelo menos 2 (duas semanas)!

O procedimento

Você deverá enviar um email para: [email protected]

Neste email você deverá se apresentar, falar do seu perfil, sua formação, idade e mostrar interesse em viver em Halifax. Nisso o responsável irá retornar e se ele achar seu perfil interessante para a comunidade então irá começar os procedimentos para marcar a Visita Exploratória com você. Lembrando que a pessoa tem de obrigatoriamente passar nos requisitos mínimos apresentados na Parte 1.

Durante a Visita Exploratória

Durante a visita você terá que visitar, documentar e levantar alguns dados. Algumas das atitudes e ações que se esperam do candidato são:

  • Visitar os organismos comunitários da região;
  • Determinar as oportunidades de emprego (Não precisa conseguir uma oferta de emprego! E sim fazer uma pesquisa para checar sua empregabilidade no local);
  • Descobrir a região (onde estão as escolas para quem tem filho, bairros onde você gostaria de viver (dê preferência as bairros perto do Centro Comunitário para agradá-los, rs), empresas que você gostaria de trabalhar, etc);
  • E outras que você achar importante.
  • Dica 1: tire foto de tudo o que achar interessante e anote também tudo o que você achar interessante.
  • Dica 2: dêem atenção e interesse especial (se possível 100%) nas coisas francesas presente em Halifax. Pois o Centro Comunitário é focado em atrair imigrantes que falem francês. Se você chegar lá falando inglês com eles e com dados recolhidos na Visita Exploratória apenas de coisas ligadas ao inglês então irá complicar para o seu lado. Não precisa achar vagas de emprego obrigatoriamente em francês (se conseguir ótimo) mas precisa demonstrar para eles que você contribuirá e ajudará no Centro Comunitário.
  • Dica 3: vejam nos artigos de Manitoba outras dicas do que fazer na Visita Exploratória);
  • Dica 4: Durante a Visita Exploratória diga que você ajudará e freqüentará o Centro, se ofereça para prestar algum trabalho voluntário. Pergunte se eles querem ajuda com os potenciais imigrantes brasileiros, seja prestativo.

A parte legal

O organismo pode lhe ajudar de várias maneiras. Uma delas é procurando e listando para você lugares de estadia (hotel, motel) para você ficar com preços razoáveis. Até isso fazem por você.

Outro detalhe é que eles irão lhe ajudar na sua Visita Exploratória dando o “caminho das pedras”, endereços, etc. É interesse deles que falantes de francês se estabeleçam na província. Porém faça como eu em relação a tudo que envolve imigração: vá preparado para fazer tudo por sua conta. Chegue com vários endereços interessantes para visitar, de empregadores da sua área que você pode visitar e tudo mais. Não espero por ninguém e desta forma toda ajuda que vier será lucro.

Considerações finais

Por enquanto é isso. Interessados comecem a mandar os emails pois como eu disse não custa nem um centavo, rs. O máximo que você vai ganhar é um não, ou um sim. O ideal seria aplicar pro de Manitoba e pro de Nova Scotia e tirar 1 mês para ir ao Canadá fazer as duas visitas exploratórias, não seria o máximo? Ter duas chances de imigrar?! Eu tentaria fazer assim. O de Nova Scotia pede 2 (duas) semanas mas o de Manitoba não estabelece mínimo (acho que uns 10 dias já são suficientes).

Aliás pelo que me conheço eu aplicaria para os 3 processos (e não estou brincando): Manitoba, Quebec e Nova Scotia. Os testes de francês TEF e o de inglês IELTS servem para os 3.

Observação importante: eu fingi que estava interessado em aplicar (para conseguir informações reais e verdadeiras para usar aqui e acreditem: o cara lá do “Centro Comunitário Francês” (Immigration Francophone Nouvelle-Écosse) já queria marcar minha Visita Exploratória! E acreditem eu estou pensando seriamente em ir lá fazer essa Visita mesmo que para mim não vá valer nada e sim para os meus leitores. Claro que morro de vontade de conhecer Halifax então irei juntar o útil ao agradável. Se der certo óbvio que irei relatar tudo aqui.

Aguardem o próximo artigo que irei dar dicas extraídas de quem já fez esse processo e se deu bem (gringos é claro pois brasileiros ao que parece desconheciam esse processo completamente).

P.S.: Imigrar não é fácil, pensem nisso. É difícil antes, durante e depois. Este processo não é mágico e nem especial e não pensem que é uma “moleza”. Na verdade eu o apresento de maneira agradável e facilitada porém existe planejamento, pesquisa e dedicação como qualquer projeto que se deseje levar a sério. Lógico que comparado com o Processo do Québec e o Federal este e o de Manitoba são bem mais fáceis e acessíveis (para quem é aprovado é lógico). Isso não é a tôa: Manitoba e Nova Scotia não são províncias famosas e por isso eles tem de lutar para conseguir atrair imigrantes. É por isso também que ambos os processos são tão rigorosos em tentar averiguar se realmente você vai se estabelecer por lá ou se vai fugir para outra província/cidade famosa assim que puder.

Observação: apesar desse processo ser nitidamente menos complicado do que o Processo de Imigração Federal e o do Québec por exemplo, não quer dizer que todas as pessoas serão aceitas. Isto quem decide são eles ao analisar seu perfil. Porém como não custa nenhum centavo mesmo por que a correspondência é toda feita por email então vale à pena tentar para quem preenche os requisitos.

Fonte Oficial: “Ministério de Imigração de Nova Scotia”

Para quem quiser ler sobre o processo de Manitoba que é muito parecido com esse: Processo de Imigração de Manitoba

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

16 thoughts on “Imigração para Nova Scotia (Canada) – Visita Exploratória – Como Aplicar (parte 2)

  1. Márcia: olá! Fique por aqui no site, rs. Só precisa você conseguir a carta de recomendação da província. Se seus filhos vivem com você então eles poderão imigrar com você sem problema algum. Eu nunca escutei o francês acadiano então não posso te falar. Aqui no Québec nós falamos um francês bem parecido com o da França. Mas eu vou ver algum vídeo no youtube e te digo se é muito diferente, rs.
    Att,
    Rafael

  2. oi rafael

    eu falo frances fluente, mas tenho 2 filhos q nao falam nem o A, o mais velho jah eh maior d idade
    se eu fosse sozinha em 1 visita exploratoria, eu teria uma carta de recomendação pra nós 3?
    pergunta 2: o francês ‘acadiano’ eh mto diferente do francês normal?
    ps: nao saio mais desse site, ever!

  3. Jana: por enquanto eles estão pausados e disseram avisar a todos que estiverem cadastrados no banco de dados deles. Então envia o email para ficar cadastrada e ficar sabendo em primeira mão.
    Att,
    Rafael

  4. Vou enviar o email pra lá e ver como vai ser a resposta deles, ver se vai ser calorosa a recepção como foi a sua

  5. Olá. A maior cidade é mesmo Halifax. Estou terminando um artigo sobre ela agora. A segunda maior cidade é Sydney. Vou tentar achar um Centro Comunitário de inglês que aceite uma Visita Exploratória tão fácil como o francês, mas acho difícil…
    Att,
    Rafael

  6. Eu dei uma rápida pesquisada sobre vagas para a área de TI neste site oficial:

    www.jobbank.gc.ca

    Mas sempre na resposta das buscas encontrei várias ofertas de emprego com vagas para Halifax. Lógico que eu preferiria ir para Halifax do que para as áreas afastadas, melhor ainda se tiver centro comunitário que prioriza o idioma inglês.

    Mas como quero ir muuuuito para o Canadá, nessas horas qualquer lugar de NS eu aceitaria de olhos fechados…lógico com emprego é claro!!!

    Sds à todos.

  7. No final de semana irei enviar email para todos os Centros Autorizados pelo Governo para emitir a Carta de Recomendação. Na verdade o problema é que existem centros espalhados por toda a Nova Scotia porém creio que as pessoas (eu incluído) não querem viver no meio de uma zona rural. Dão preferências a cidade de Halifax e mandei para dois centros não franceses de Halifax e nenhum mencionou uma visita exploratória… :(
    Att,
    Rafael

  8. KKkk! Não é fácil. Com certeza não. Envolve um monte de procedimentos e organização e planejamento… Mas que é mais fácil que o do Québec e o Federal aí com certeza é. Encare dessa forma: Nova Scotia precisa de imigrantes como todo o resto do Canadá porém não recebem tanta atenção quanto as províncias mais famosas e por isso precisam “inovar”, rs. Vou até colocar uma observação sobre a não facilidade do processo, rs.
    Att,
    Rafael

  9. aah eu aplicaria fácil de pudesse com inglês =/
    achei linda a cidade.

Comments are closed.

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.