Conheça os Feriados e Datas Comemorativas do Canadá, Québec e das províncias!


Conheça os principais feriados no Canadá e também das províncias. Bem como no Quebec, que tem algumas datas diferentes to resto do país.

Aqui você aprenderá todos os feriados nacionais “obrigatórios” do Canadá. E assim se um dia você morar aqui, vai saber quando terá um merecido descanso! Mas atenção: não temos nada parecido com o carnaval aqui no Canadá!

Feriados - Canada Day

Feriados no Canadá

Os feriados nacionais e obrigatórios são 9, vou listar eles e depois dá uma breve explicação onde for necessário:

  • New Year’s Day (Ano Novo) – 1 de Janeiro;
  • Good Friday (Sexta-Feira Santa) Sem data fixa, depende do calendário religioso;
  • Victoria Day (Dia da Rainha Victoria) – Na segunda-feira que antecede o dia 25 de maio;
  • Canada Day (Dia do Canadá) – 1 de Julho;
  • Labour Day (Dia dos Trabalhadores) – Primeira Segunda de Setembro;
  • Thanksgiving Day (Ação de Graças) – Segunda Segunda-feira de outubro;
  • Remembrance Day (Dia de Relembrar (os mortos das guerras)) 11 de Novembro;
  • Christmas Day (Natal) – 25 de dezembro; e
  • Boxing Day (Dia da Caixa? Caixa de Natal?) – 26 de dezembro.

Se o Ano Novo, Canada Day,  Remembrance Day, Natal, ou o Boxing Day cair em um sábado ou domingo é automaticamente transferido para a sexta-feira anterior ou para a segunda-feira seguinte.

E isso é lei federal (ainda bem)!

Criando assim 4 finais-de-semanas prolongados por ano (no mínimo). Dos quais os canadenses (ou quem quer que esteja aqui) se aproveitam para viajar ou curtir com a família e/ou amigos.

Eu disse no mínimo, pois ainda existem os feriados que são já estabelecidos na segunda-feira para dar um feriado prolongado. A Sexta-Feira Santa (que é na sexta, óbvio! Rs). E também os provinciais que por muitas vezes seguem a regra do “se cair no sábado ou domingo transfere-se pra sexta ou segunda”. 

E isso é ótimo! Pois vamos ser sinceros… Não tem coisa pior do que um feriado cair no sábado ou domingo, e  você perder ele!

Breve Explicação dos Feriados

Alguns feriados não precisam ser explicados por motivos óbvios ou por serem exatamente os mesmos que temos no Brasil. Por isso vamos pular o Ano Novo e a Sexta-Feira Santa.

O Natal aqui, geralmente é um pouco diferente do que temos no Brasil. Geralmente no Brasil nos reunimos na véspera do Natal, no dia 24 de dezembro, à noite, e esperamos chegar meia-noite e temos a ceia.

Aqui, os canadenses (geralmente) se reúnem no próprio Natal. Ou seja: no dia 25. E aí tem a ceia em família e troca de presentes. No dia 24 eles não fazem nada de especial.

É claro que isso depende da origem da pessoa. A maioria dos brasileiros que moram aqui, dos que conheço, mantem a tradição brasileira. Por isso vai depender de família para família.

Vamos agora dar uma breve explicação dos feriados que não temos no Brasil.

Victoria Day 

Quando eu era ainda um ignorante sobre a história do Canadá, eu achava que Victoria Day era a celebração de alguma vitória militar. Provavelmente da Segunda Guerra Mundial.

Só depois aprendi que na verdade é a celebração do aniversário da Rainha Victoria (da Inglaterra) que reinou por 63 anos!

Antes que me chamem de burro (com razão)… Eu realmente não tinha prestado atenção que era VictoriA Day e não VictorY Day.

Em minha defesa, existe realmente um feriado chamado Victory Day. E é celebrado por alguns países justamente em maio (no dia 9). Celebrando a derrota dos nazistas.

Mas não é celebrado aqui no Canadá. Mas pelo menos posso usar como desculpa para aplacar um pouco minha jumentisse!

Canada Day (Dia do Canadá)

Como o nome já diz é o dia que celebramos o Canadá. Como um país, uma nação. Foi no dia primeiro de julhode 1867 que a “lei” que marcaria o “nascimento” do Canadá (unido) foi assinada. Desde então nesse dia celebramos a alegria de existir no mundo um país maravilhoso como esse!

Festas são organizadas em várias cidades. Uma grande festa com direito a shows e fogos de artifícios é feita em Ottawa (a capital do país) todos os anos. 

Obviamente em 2020 essas grandes festas, que sempre criavam aglomerações de pessoas não aconteceram. Muitas províncias (e a capital Ottawa) tiveram shows com artistas e bandas canadenses, mas sem público. Transmitindo tudo pela televisão.

Falando nisso você pode ver a cobertura completa da CBC, que é um dos principais canais de televisão do Canadá, aqui:

Canada Day, cobertura completa

No Quebec o feriado é comemorado mas não tão fervorosamente como nas outras províncias. Você pode ver o motivo mais abaixo.

Labour Day (Dia dos Trabalhadores) 

O feriado é autoexplicativo. Tal qual temos no Brasil. A única diferença é que no Brasil celebramos o Dia Internacional dos Trabalhadores (01 de Maio). E no Canadá celebramos na primeira segunda de setembro. 

A diferença é pelo fato de que o Labour Day é um pouco mais antigo do que o Dia Internacional dos Trabalhadores. Ou seja, no Canadá já era comemorada uma versão de dias dos trabalhadores antes da “invenção” do feriado do dia primeiro de maio.

Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças)

Esse dia já é conhecido de muitas pessoas. Principalmente pela versão america, que vez ou outra aparece em filmes. É aquele feriado onde os canadenses (e americanos) se reúnem em família para comer um peru (geralmente recheado).

A origem do feriado foi a de agradecer (Deus) pelas boas colheitas, e depois por todas as bençãos alcançadas no decorrer do ano.

A versão americana é celebrada na quarta quinta-feira de novembro. A diferença de dias entre o Canadá e USA, ninguém sabe ao certo.

Alguns dizem que é pelo fato do Canadá está mais ao norte. E assim a colheita ser mais cedo do que a que é feita nos EUA em geral.

Remembrance Day (Dia de Relembrar)

Feriados - Remembrance Day

Não é correto chamar de Dia dos Finados (como temos no Brasil). Já que (em tese) não são todos os mortos que são relembrados. Mas sim aqueles que deram a vida nas guerras. 

O feriado nasceu para relembrar (e homenagear) os soldados que serviram e morreram na Primeira Guerra Mundial.

Como o feriado foi criado após a Primeira Guerra Mundial, ninguém provavelmente imaginava que uma guerra ainda maior estaria por vir.

Por isso também, são relembrados e festejados os soldados que serviram e/ou morreram na Segunda Guerra Mundial.

Não é um feriado observado em todas as províncias. Aqui no Quebec por exemplo, é um feriado opcional. Algumas empresas fecham, outras não.

Durante a semana que antecede o Remembrance Day e principalmente no próprio dia, é muito comum ver pessoas andando com uma amapola (uma flor vermelha) pregada na camisa. Esse é “símbolo oficial” do Remembrance Day.

Feriados no Quebec

O motivo pelo qual eu cito o Quebec em particular, é por ser a província que mais difere das outras.

Nem todas as províncias seguem todos os feriados nacionais. O Remembrance Day, por exemplo, não é seguido por todas. Mas o Quebec gosta de ser “do contra” e isso veremos a seguir.

Páscoa

Enquanto a maioria do Canadá tem a Sexta-Feira Santa como o feriado oficial. No Quebec o feriado pode ser tanto na Sexta-Feira Santa ou na Segunda de Páscoa.

Isso mesmo… É o empregador (ou empresa) que decide! Um desses dias têm de ser dado aos funcionários. Daí acontece o fato bizarro de você não saber o que vai estar aberto ou fechado na sexta e/ou o que vai estar aberto ou fechado na segunda-feira!

Pode chegar ao cúmulo, de por exemplo,  na Sexta-Feira Santa uma empresa estar aberta e funcionando enquanto a outra em frente estar fechada. E na segunda, isso se inverter.

Canada Day

Esse é emblemático e polêmico. Sim, é feriado (ainda bem)! Praticamente todos os estabelecimentos estão fechados nesse dia. Porém, essa data não é tão celebrada no Quebec quanto no resto do país. Aliás, aqui esse dia é mais conhecido como o Moving Day do que o Canada Day.

Ainda irei fazer um post sobre o Moving Day. Mas resumindo: muitos contratos de aluguel terminam no dia 01 de julho. Daí, muitas pessoas se mudam nesse dia.

A prefeitura de Montreal estima que por volta de 120 mil pessoas se mudam especificamente nesse dia todos os anos! Tem uma explicação histórica por ser nesse dia.

Tudo começou com uma lei. Hoje esta lei não existe mais, porém já virou algo “normal”.

O Canada Day não é tão celebrado também pelo fato do Quebec ter sua própria festa “nacional”.

Fête Nationale du Québec

Feriados - Dia Nacional do Quebec 2

É isso mesmo que você está lendo. É a festa “nacional” do Quebec. Apesar do feriado ser comemorado apenas na província quebequense (que equivale ao estado no Brasil).

Ou seja, eles se acham uma nação… É como se o estado do Ceará, por exemplo, comemorasse a Festa Nacional Cearense… Estranho, né? 

Bem, eles não acham. Aliás, muitos países sempre tem um estado, província e/ou região que quer ser diferente da maioria.

Esse feriado é comemorado no dia 24 de junho. Esse ano ele caiu na quarta-feira. Quando ele cai na segunda ou sexta é uma beleza. Pois nos proporcionam dias suficientes para viajar.

Ano passado (2019), por exemplo, fomos de carro até Boston saindo de Montreal, onde moramos. E o bom é que ele é muito próximo do Canada Day, e assim quem mora no Québec tem dois feriados, um perto do outro.

Tradicionalmente, nesse mesmo dia era comemorado o Dia de São João Batista. Porém com a secularização do Quebec como um todo, e com a mudança pelo governo do nome da festividade. Hoje em dia não seria correto se referir ao feriado como o Dia de São João Batista.

Porém, muita gente, especialmente os mais velhos, ainda se referem ao feriado por esse nome. 

Celebrações e verdadeiros shows são organizados em praticamente todas as cidades da província do Quebec. Esse dia é muito mais festejado do que o Canada Day por aqui.

Claro que isso era antes da pandemia. Este ano (2020) foi bem diferente, infelizmente. Mas se você quiser ver a cobertura completa da festa nacional que foi transmitida pela televisão (e internet), pode ver o vídeo aqui:

Festa Nacional do Quebec 2020

Lista de Datas Comemorativas das Outras Províncias

Segue uma lista com os feriados observados nas outras províncias como curiosidade:

  • Ontario: Family Day – Terceira Segunda-feira de Fevereiro; & Civic Holiday: Primeira Segunda-feira de Agosto.
  • Nova Scotia: Natal Day – Primeira Segunda de Agosto, em Halifax varia de ano pra ano. O nome é para celebrar o “nascimento” da província e não o Natal (nascimento de Jesus).
  • New Brunswick: New Brunswick Day – Primeira Segunda de Agosto;
  • Manitoba: Louis Riel Day – Terceira Segunda de Fevereiro; & Civic Holiday – Primeira Segunda de Agosto;
  • British Columbia: British Columbia Day – Primeira Segunda de Agosto;
  • Prince Edward Island: Natal Day – Primeira Segunda de Agosto;
  • Saskatchewan: Family Day – Terceira Segunda de Fevereiro; & Civic Holiday – Primeira Segunda de Agosto;
  • Alberta: Alberta Family Day – Terceira Segunda de Fevereiro; & Heritage Day – Primeira Segunda de Agosto;
  • Newfoundland and Labrador: Discovery Day – 24 de Junho;
  • Northwest Territories: National Aboriginal Day – 21 de Junho; & Civic Holiday – Primeira Segunda de Agosto;
  • Yukon: Discovery Day – Terceira Segunda de Agosto;
  • Nunavut: Nunavut Day – 9 de julho.

Conclusão

Bem, tem gente que é contra feriado (principalmente alguns empresários e donos de negócio, rs). Eu, particularmente, os adoro!

Sempre aproveito para recarregar as energias, passar tempo com minha linda esposa, brincar com meus cachorros e sempre que possível viajar!

O Canadá tem bem menos feriado que o Brasil. Porém, algo que gosto muito aqui é deles moverem a maioria dos feriados para a segunda ou sexta.

Sendo assim, é praticamente garantido que teremos direito ao nosso dia de descanso, sem perdê-los e ainda criando oportunidades de viagens.

Fonte: https://www.canada.ca/en/employment-social-development/services/labour-standards/reports/holidays.html & Wikipedia

Para quem quiser entender um pouco do motivo pelo qual o Quebec é “diferente” eu falei sobre aqui: https://imigrar.com.br/entenda-por-que-o-quebec-seleciona-os-seus-proprios-imigrantes/

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.