Categorias
Notícias Vida no Canadá

Canadá vai permitir extensão de PGWP para afetados pela pandemia

O Ministro da Imigração do Canadá, Marco Mendicino, anunciou na sexta-feira passada (dia 08 de janeiro) que estudantes internacionais afetados pela pandemia poderão estender seus vistos de trabalho (PGWP) por até 18 meses.

Existem alguns critérios, a maioria ligada à datas, e irei listar abaixo, facilitando o entendimento, de quem poderá e quem não poderá tentar conseguir mais tempo para juntar a valiosa experiência de trabalho canadense.

Vamos lá?

Extensão do PGWP

O que preciso saber?

Antes de mais nada o principal a se saber é que essa é uma oportunidade única. O PGWP só se pode obter uma única vez e em tempos normais ele não pode e não será estendido.

Se você não sabe o que é PGWP (Post-Graduation Work Permit), é uma permissão de trabalho dada para quem concluir um curso no Canadá, desde que esse siga algumas regras.

  • Precisa ser em uma instituição DLI e elegível ao PGWP.
  • Ter pelo menos 8 meses de duração.
  • Ser full-time.
  • Dar um degree, diploma ou certificate (ou os equivalentes no Québec).

Eu fiz um guia completo explicando a permissão de trabalho para quem se graduou no Canadá e como utilizá-lo para imigrar. Recomendo a leitura: Guia Completo sobre o Post-Graduation Work Permit (PGWP).

Alguns detalhes importantes: a extensão será de 18 meses, e a pessoa poderá continuar trabalhando (e se não mudarem a regra geral, o cônjuge também poderá estender o OWP (Open Work Permit).

Ou seja: você ganhará mais 18 meses de autorização para não só continuar no solo canadense, mas durante esse 1 ano e meio você poderá trabalhar quantas horas quiser, na profissão que quiser (desde que não seja regulamentada) e em qualquer cidade do Canadá.

O PGWP é um permis de trabalho aberto, e por isso não está “preso” a nenhuma instituição de ensino ou província.

Quem poderá aplicar para a extensão do PGPW?

Só algumas pessoas, pelo menos até o momento, poderão se beneficiar disso. E vou explicar aqui de uma forma bem fácil de entender.

Para ser elegível é necessário:

  • Ter um PGWP que expirou no dia 30 de janeiro de 2020 em diante. Ou
  • Ter um PGWP que vai expirar em 4 meses ou menos, da data da aplicação.
  • Possuir um status válido. Ou ter aplicado ou vir a aplicar para a restauração de status.
  • Estar no Canadá.

Atenção: as aplicações irão abrir no dia 27 de janeiro e será possível submeter uma aplicação até o dia 27 de julho de 2021.

Podemos dividir em dois “cenários”, ou seja, dois tipos de pessoas que podem aplicar se forem elegíveis:
1) Quem tinha um visto PGWP, este venceu, mas a pessoa ainda está no Canadá, com status válido ou não (deixou vencer). E
2) Quem está no Canadá, ainda tem um PGWP válido, e ele irá vencer até o dia 27 de novembro de 2021.

Vamos agora elaborar mais ainda os cenários.

Cenário 1 – PGWP vencido

Antes de mais nada, você não conseguirá aplicar se não tiver um status válido. O que seria isso?

Digamos que você estava no Canadá, trabalhando, seu PGWP venceu e você não aplicou para nada (como um visitor visa, por exemplo) antes da data de vencimento estampada no seu permis.

Então, você está sem status. E antes de mais nada, deverá aplicar para uma Restoration of Status (ou já ter aplicado para um).

O prazo máximo para aplicar para um Restoration of Status (RoS) é de 90 dias. Mas por causa da pandemia, o Governo do Canadá abriu uma exceção, e quem ficou sem status do dia 30 de janeiro de 2020 em diante, terá até o dia 31 de maio de 2021 para aplicar para uma RoS.

Ou seja, mesmo que tenha passado os 90 dias, você ainda pode aplicar. Lembrando que isso não é garantia de que a RoS vai ser aceita. O Ministério de Imigração do Canadá (IRCC) vai analisar seu pedido, e ele pode ser aceito ou não.

Por isso é importante nunca ficar sem status válido (conhecido como “ilegal”) em país algum.

Cenário 2 – PGWP Válido

Já que o comunicado oficial do IRCC diz que o último dia de aplicação é dia 27 de julho, e o PGWP tem que estar vencendo em no máximo 4 meses (ou menos), ao contar 4 meses do último dia possível, chegamos a data final.

Ou seja: a data limite (digamos de corte) é quem tiver o visto vencendo no dia 27 de novembro de 2021. Esses, e todo mundo com visto vencendo antes, deverão estar prontos para submeter o pedido online.

Como essas pessoas ainda tem um status válido, não precisa aplicar para uma Restoration conforme falei acima. Mas é importante enviar o pedido antes do seu atual permis vencer.

Conclusão e Mais Detalhes

Mas detalhes serão anunciados no dia 27 de janeiro, no site oficial do Ministério de Imigração Canadense. E assim que tivermos mais informações irei atualizar esse post. Se algo acima mudar (e pode mudar), deixarei claro.

A primeira coisa que alguns se perguntam é se isso será apenas para quem está desempregado ou não conseguiu juntar 1 ano de experiência profissional no Canadá, por exemplo.

Os critérios não citam nada nesse sentido. Apenas as datas. Por isso acredito (mas isso é ACHISMO) de que é para qualquer pessoa que seja elegível, segundo eu expliquei acima.

Mas só vamos ter certeza 100% se o governo der mais detalhes, caso contrário, certeza final teremos no dia 27 de janeiro. Por isso se inscreva no site e me sigam no Instagram para ficar sabendo de todas as novidades do mundo da imigração canadense.

Meu instagram é: https://www.instagram.com/siteimigrarcanada

Alguns fatos interessantes anunciados pelo Ministro (link oficial logo abaixo) é que em 1971 tínhamos 6.6 pessoas trabalhando para cada pessoa aposentada.

Agora o Canadá tem 3 trabalhadores para cada aposentado. E em 2035, se nada for feito, serão 2 trabalhadores ativos para cada aposentado, praticamente deixando o sistema insustetável.

E a solução para isso é justamente a imigração!

O Ministério de Imigração Canadense estima que existem cerca de 52 mil estudantes internacionais, com PGPW que venceram ou irão vencer, que poderão se beneficiar da medida.

O Site Imigrar dá os parabéns ao Ministro Marco Mendicino. Essa medida realmente vai ajudar bastante as pessoas.

Link Oficial do Comunicado: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/news/2021/01/government-of-canada-announces-new-policy-to-help-former-international-students-live-in-work-in-and-continue-contributing-to-canada.html

Página Oficial do IRCC que terá todos os detalhes finais no dia 27 de janeiro: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/coronavirus-covid19/visitors-foreign-workers-students.html

Deixe o seu comentário