Entrevista com um morador de Alberta – Fábio Minozzo


Alberta é uma das principais províncias do Canadá. Principalmente se formos falar do lado financeiro. É aonde o ouro negro está, ou seja, o petróleo. E por conta disso, geralmente os salários são melhores do que no resto do país. Falamos disso nesse artigo: Relatório da Média Salarial no Canadá

No artigo das Melhores Cidades do Canadá Para se Viver, Alberta emplacou duas cidades no top 10. Calgary, a maior cidade da província, ficou na trigésima posição geral (de 415 cidades no total).

Cidade de Grande Prairie em Alberta no Canada
Cidade de Grande Prairie em Alberta no Canada

O interessante do entrevistado, o Fábio, é que ele morou por muito tempo no Quebec, mas especificamente em Montreal; Depois se mudou para Alberta. Então ele tem uma visão muito boa para fazer uma comparação das duas províncias. Sem mais demora vamos ver a entrevista.

Entrevista com Fábio Minozzo – Habitante da Província de Alberta

(As perguntas estão em negrito)

Imigrar: Se apresente para os leitores do Site Imigrar. Qual seu nome e profissão?

Resposta: Fábio Minozzo. Empresário e Professor.

I: Há quanto tempo está no Canadá?

R: Pouco mais de 10 anos (desde Dezembro 2008).

I: Porque escolheu Alberta? Qual a cidade que mora e o que acha dela?

R: Não escolhi, foi onde consegui achar emprego.

I: O que acha de morar aí?

R: Estou gostando. Faz pouco tempo, somente 1 ano. Gosto mais daqui do que do Quebec. Mas na verdade é porque eu não falo bem francês.

Agora moro em uma cidade de 70.000 habitantes, que não se compara à Montreal. Montreal é mais cidade (por assim dizer). É também mais legal.

Aqui em Grande Prairie tu tens de gostar de natureza. Fora que é frio de verdade! Sempre uns 10 a 15 graus Celsius mais frio do que em Montreal. Teve um dia que fez -28 em Montreal, aqui nesse mesmo dia fez -43 C (sensação térmica de -60). Frio pra quem é “porreta” mesmo (risos).

Recomendaria Alberta para outras pessoas que estão imigrando para o Canadá? Quais as vantagens e desvantagens de se morar aí?

Sim. Especialmente se a pessoa não se identifica muito com a língua francesa. Eu acho o francês bonito, mas um dos meus objetivos quando saí do Brasil (em 2008) era adquirir um nível excelente de inglês.

Alberta como província tem maior renda per capta. Os salários são maiores e se cobra menos impostos sobre produtos.

Tu fazes apenas uma única declaração de imposto de renda por ano. Diferente do Quebec que tens de fazer CRA e Revenu Quebec separados.

As pessoas de Alberta são extremamente educadas. A natureza é exuberante.

Existem desvantagens: 

  • Pra quem quer praticar francês, Alberta não seria recomendável;
  • O governo de Alberta tem menor quantidade de programas sociais que o de Quebec (impressão pessoal);
  • Alberta fica longe da costa leste que seria a costa mais tradicional da América do Norte;
  • É mais difícil imigrar pelo Provincial Nominee (PNP) de Alberta;
  • Creches custam mais caras;
  • E os serviços são mais caros do que em Quebec.

Como é o mercado de trabalho? É “fácil” (nunca é fácil, eu sei) arrumar trabalho?

Mercado de trabalho é algo complicado de analisar baseado em uma só pessoa. Alberta foi o único lugar que consegui uma oferta de emprego descente. Em Montreal (o mercado de trabalho) é muito competitivo, e se tu não tiveres o francês e inglês afiados, estarás muito atrás. O mercado de Quebec paga menos. As empresas são mais saturadas de funcionários (impressão minha).

Como é o clima (temperatura) da sua região?

Bom eu mudei para o NOROESTE. Ou seja, subi no mapa também (risos). Então, é muito frio mesmo! Mais ou menos como no norte da província do Quebec. Aqui pode nevar até no verão. No inverno, as temperaturas chegam a -45 com sensação de -60. Montreal hoje em dia, pra mim, parece uma cidade quente…

Conhece outros brasileiros morando aí? Há algum tipo de “comunidade” brasileira?

Sim, conheço alguns. Mas como a cidade é pequena, não tem muitos brasileiros. Provavelmente uns 20. Contudo, se fores à Calgary ou Edmonton, vais encontrar uma comunidade Brasileira quase tão grande quanto a de Montreal.

Quais os melhores bairros para recém-chegados se instalarem? O aluguel por aí é caro?

Como disse, moro em Grande Prairie – uma cidade pequena. Existem alguns bairros mais residenciais. Quase não existem apartamentos (a maioria são casas). O Aluguel é mais caro, pois quase não tem estúdios. Portanto tu tens de alugar uma casa com alguns quartos. Aluguel gira em torno de 1500 a 2000 CAD por mês. A maior parte das pessoas compra as casas, poucos alugam.

Sei que você morou em Montreal (Quebec) antes de ir para aí. Quais as principais diferenças entre as duas províncias (tirando o idioma é claro). Tem como fazer uma breve comparação?

Parece “outro Canada”. A cultura é mais “Western”. As pessoas são mais polidas. Tem muitos carros. As famílias são maiores: pessoas têm de 3 a 5 filhos. Há muitos jovens.

A cultura é diferente. A grande maioria da população tem inclinação política conservadora. Muita gente trabalha para empresas ligadas à indústria do petróleo. A economia, em Alberta, depende do petróleo.

Existem mais crimes, roubos, etcetera, em Grande Prairie do que em Montreal.

Tem alguma informação adicional que acha importante mencionar aos futuros imigrantes?

Se tu gostas de uma cultura mais conservadora, preferes falar inglês, gostas de natureza e não te importas com frio, Alberta é o teu lugar.

Se fores engenheiro, ou eletricista, ou tiver experiência em trabalhar em grandes mineradoras no Brasil, Alberta também é o lugar perfeito para você.

Agradecimentos – Recomendação

Quero agradecer imensamente o Fábio, por ter tirado um tempinho para responder a essas perguntas. É uma entrevista simples, mas tenho certeza de que ajudará algumas pessoas. Principalmente quem ainda não escolheu aonde vai estudar, morar, trabalhar, imigrar, etc, no Canadá.

Ficou curioso sobre a cidade que o Fábio mora? Você pode acessar o Wikipédia dela aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Grande_Prairie

Mora em alguma cidade do Canadá? Quer ser entrevistado também? É só mandar um e-mail para [email protected]

Não deixem de ler as outras entrevistas já publicadas aqui no Site Imigrar:

Imigração para Nova Scotia (Canada) – Entrevista com brasileiro que mora em Halifax.

Entrevista com uma moradora de Montreal – Quebec

Entrevista com uma moradora de Winnipeg, Manitoba, Canada

Imigração Quebec – Entrevista com um morador de Quebec City

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.