O dia em que o Quebec quase se separou do Canadá. Saiba como foi!


Vou falar do dia em que quase aconteceu a separação pela província do Quebec do resto do Canadá. Já pensou como toda a história, geopolítica, imigração e mesmo geografia seria diferente se isso tivesse acontecido?

Como muitos sabem no Quebec a língua oficial é o francês e no resto do Canadá,  se fala inglês (pelo menos a maioria da população dessas províncias).

Não é só essa a diferença: o Quebec foi colonizado pela França, enquanto a grande parte do país foi colonizado pela Inglaterra. Séculos depois, a coroa britânica, através de guerras, conseguiu “tomar” a Nouvelle-France (como era o nome de Quebec na época).

Por esse passado “bélico”, o Quebec e o Canadá nem sempre andam de mãos dadas. Ainda mais dependendo do partido no poder. O PQ (Partido Quebecois) tem muitos políticos influentes que desejam a separação total da província. Ou seja, que o Quebec vire um país.

Inclusive, já existiram dois referendos perguntando se o povo era contra ou a favor da “separação” e é sobre eles que vamos falar. Um aconteceu em 1980 e outro em 1995. Não por coincidência, ambos foram convocados pelo PQ quando esteve no poder.

Referendo do Quebec sobre a separação do resto do Canadá
Localização do Québec no mapa do Canadá

Refendo Separatista de 1980: Separação adiada!

O primeiro aconteceu em 20 de maio de 1980. Mais de 3 milhões e meio de pessoas foram às urnas (3.738.854 para ser exato). Diria que a vitória nem foi apertada porém não foi uma margem grande.

59,44% das pessoas votaram contra a “separação” do Quebec. Alguns dizem que o SIM poderia ter ido melhor ou até ganhar porém o tamanho e a falta de clareza da pergunta (e foi enorme mesmo) atrapalhou.

Outros dizem que apesar de muitas pessoas na época serem nacionalistas (no caso nacionalista aqui é Quebequense) votaram NÃO pois tinham medo do desconhecido, de como o Quebec ficaria sem “o resto do Canadá”.

Foi dado pelo Governo a cada comitê mais de 1 milhão de dólares ($1.061.128,50 para ser exato) para ajudar na campanha (fora outras quantias levantadas pelos próprios eleitores, etc).

Referendo de 1995: o ano em que a separação quase aconteceu

Esse foi mais “conturbado” e bem apertado. Organizado novamente pelo PQ, e capitaneado na época pelo primeiro ministro Jacques Parizeau.

O referendo ocorreu em 30 de outubro de 1995 e envolveu toda a província bem como o resto do Canadá (principalmente os políticos). Como não poderia deixar de ser diferente, foram formados dois comitês o do OUI (sim – a favor da separação) e o do NON (não – contra a separação).

O chefe do OUI foi o próprio Primeiro Ministro Jacques Parizeau (o que não deixa de ser estranho) e o do NON era seu adversário político Daniel Johnson. Este era chefe do Partido Liberal e chefe da oposição ao governo.

E o que estava em jogo não era pouca coisa. Para ambos os lados. Vejamos: na época o Quebec sozinho representava 25% da economia e era responsável por 31 % do PIB do Canadá, e detinha também 25% da população do país.

Por isso o Governo Federal se importou, e muito, com o referendo. O resultado foi apertadíssimo:  50,58% votaram NON e 49,42% OUI.

Hoje, por essa pequena diferença talvez as pessoas que quisessem visitar Montreal ou Quebec City, não estivessem mandando seus passaportes para o Consulado do Canadá em São Paulo. E sim para o Consulado do Quebec!

Como não poderia deixar de ser esse referendo foi cheio de acusações de ambos os lados.

Ambos os comitês tinham autorização para gastar cinco milhões de dólares canadenses, Porém hoje se sabe que o Governo Federal despejou trinta milhões de dólares na campanha do NON.

Claro que não podiam fazer isso abertamente, então uma das táticas foi de comprar todos os espaços na televisão e rádio para fazer propaganda do próprio Canadá.

E assim não sobrar muito espaço para o OUI nas mídias. E também bandeiras e outros símbolos canadenses foram distribuídos gratuitamente durante a campanha.

Considerações Finais

Depois de estar morando aqui por esse tempo todo, posso dizer que sou contra a separação. Gosto do Canadá unido. E aprecio o Quebec ser diferente.

Hoje em dia o movimento separatista está bem fraco. O próprio PQ já assumiu o poder algumas vezes e apesar de ter ameaçado um referendo, nunca o fizeram.

Pois algumas estatísticas apontam que agora apenas 28% da população seria a favor de uma separação. Mas isso pode mudar, se aconterem muitos embates entre o ente Federal e o Provincial.

E você? É a favor ou contra a separação do Quebec do resto do Canadá?

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

One thought on “O dia em que o Quebec quase se separou do Canadá. Saiba como foi!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.