Descubra como saber o seu NOC pois será pedido na entrevista do CSQ


Esse post é para as pessoas que irão para a entrevista de obtenção do CSQ do processo de imigração do Quebec. Ou para quem já quiser ir se planejando para quando um dia for convocado.

Eu já ensinei nesse post: Pesquisando sua área de trabalho no Canada como pesquisar sobre sua área de trabalho porém não foquei no NOC em específico e por isso estou fazendo esse artigo agora pois em todas as entrevistas que estou lendo ou ouvindo os relatos o entrevistador está pedindo o NOC (inclusive acabei de ler um relato de entrevista no Fórum Brasil Québec em que o Monsieur LeBlanc pediu o NOC da profissão de cada um do casal).

Agora o que seria o NOC? E por que ele é importante?

NOC significa: National Occupational Classification. Em uma tradução livre: Classificação Nacional de Ocupação. E explicando: é um índice de todas as profissões conhecidas e exercidas no Canada/Quebec. Cada profissão tem um código (classificação) e esse código serve para que rapidamente uma pessoa (no nosso caso o entrevistador do BIQ) descubra qual é a sua profissão exatamente.

Aqui no Brasil também temos algo bem parecido que é exatamente o CBO – Classificação Brasileira de Ocupações. No nosso caso, a entrevista do CSQ em si, o NOC é super importante para o entrevistador pois ele é quebequense e não conhece o mercado de trabalho brasileiro.

Já imaginou ele tendo que saber todas as profissões existentes para lhe classificar ? Não dá, não é mesmo? Se você não levar o seu NOC não creio que será eliminado do processo é claro mas acontecerão dois cenários negativos para você, quais sejam:

  1. Você vai perder pontos com o entrevistador! Lembro que existem 6 pontos da categoria Adaptabilidade e esses pontos são dados conforme o critério do próprio entrevistador. Ninguém sabe ao certo como eles dividem esses pontos e quais critérios eles utilizam porém posso afirmar duas coisas: 1ª – é decisão ou não do entrevistador dar os pontos para você ou não de adaptabilidade e 2ª – ter um bom projeto de imigração em um dossiê organizado com certeza lhe dará alguns pontos de adaptabilidade (nós ganhamos 8 pontos de adaptabilidade na nossa entrevista (ele não mostra, eu que consegui ver quando ele deu bobeira, rs)
  2. O segundo cenário negativo é que sem o NOC você vai ter de explicar tudo da sua profissão para o entrevistador e o pior: em francês. Sem o NOC você vai ter de falar muito mais para explicar: seu cargo, suas tarefas, etc. Na nossa entrevista fui super preparado para falar tudo da minha profissão porém ele pediu o NOC (e olha que ninguém na época me disse que precisava levar!) quando dei o papel impresso com a minha profissão ele apenas digitou no computador, depois pediu o NOC da esposa, digitou no computador e pulou para outro assunto.
Ressalto aqui: ele precisa obrigatoriamente do seu NOC. Se você não levar o papel já impresso então ele vai ter de entrar no site (que irei lhe passar a seguir) e ele mesmo vai achar o seu NOC. Se sua profissão não for uma fácil dele entender a correspondência Brasil-Quebec então você vai ter de explicar o que faz e aí sim ele irá lhe enquadrar em algum NOC. Quer poupar toda essa trabalheira? Simples já leve para a entrevista o papel impresso! Fácil não?

No link que passei acima ensina exatamente como pesquisar sua área de trabalho porém irei agora ensinar como você acha o seu NOC para imprimir e levar no dia da entrevista. Vamos lá:

1 – Primeiro de tudo descubra como se chama sua profissão em francês ou em inglês. Tanto faz pois o NOC é o mesmo. Entre no seu tradutor preferido (ou no santo google). Para facilitar está aqui o link: Tradutor Google – Português -> Francês

2 – Depois entre nesse site: Procurando o NOC (em francês) ou Procurando o NOC (em inglês). Veja a figura:

Dicas para achar o NOC no processo do Québec

3º – Depois de digitado sua profissão vai aparecer a seguinte imagem já com seu NOC, veja:

Como descobrir o NOC no Site Oficial do Quebec
Descobrindo o seu NOC

3.1 – Pode acontecer de no seu caso aparecer várias profissões e você ter de achar a sua. Também você pode digitar algo bem genérico e achar sua profissão. Vamos ver um exemplo disso (em inglês agora para mudarmos):

Descobrir o NOC para levar na entrevista de imigração do Quebec

4 – Apesar de desde o começo eu estar falando em “levar o seu NOC”, não é para levar apenas os quatro dígitos do seu NOC!!! E sim levar toda a folha impressa para facilitar pro entrevistador. Continuando no nosso exemplo acima eu cliquei na profissão: Specialists in Human Resources o que me levou à seguinte página (que é a que irei imprimir e levar no dia da entrevista):

Detalhes do site que ensina como ver o NOC - Imigração Quebec

Bom essa é a maneira mais fácil de achar o seu NOC, imprimir e levar na entrevista para quando (e se no caso) o entrevistador pedir você já tê-lo na mão. Pode acontecer o caso de o entrevistador não pedir o seu NOC? Claro! Ele pode já saber decorado o seu NOC (por ser bem comum nas entrevistas) ou pode ser uma profissão que ele saiba facilmente achar e por isso nem pergunte para você e já digite logo no computador dele.

No site que passei há outras formas de achar o NOC como por exemplo pesquisando pela área de atuação (essa opção fica naquela caixa que marquei como “não mexa”) porém isso só irá complicar. A maneira mais fácil é a que passei: descubra o nome da profissão em francês ou inglês em algum tradutor, depois coloque no campo de pesquisa e se for o caso ache-a na lista.

Espero que depois desse post ninguém vá para a entrevista sem o seu respectivo NOC em mãos.

P.S: Desculpem-me eu estar postando tantas coisas relacionadas à entrevista de obtenção do CSQ. O motivo é que muitas pessoas estão indo ou irão para a entrevista agora em Novembro e Dezembro e por isso estou querendo ajudá-las.

P.S²: As pessoas que assinaram o site e estão recebendo mais de um e-mail de atualização de notificação para o mesmo conteúdo eu peço desculpas. Estou tentando corrigir isso.

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.