Imigração focada na área da construção civil. Será que vai virar realidade?


Uma associação da província de Ontário está pedindo ao Governo Canadense um programa de imigração focado na construção civil.

The Residential Construction Council of Ontario (RESCON) é quem está tentando emplacar a ideia junto ao Ministério de Imigração do Canadá.

Em uma tradução livre RESCON significaria: Conselho Residencial de Construção de Ontário.

RESCON. Imigração para o setor de construção civil
Logo da RESCON

O que eles querem é um programa de imigração piloto, que permitiria a construtores/empreiteiros trazerem imigrantes, para ajudar na falta de mão de obra especializada na construção civil.

Presidente da RESCON (Construção Civil)

O presidente da organização, Richard Lyall (foto), disse que seria proveitoso, e até necessário, ter um programa criado especificamente para o setor de construção residencial em Ontário e também no Canadá.

E não seria nada difícil ou impossível. Um exemplo, que posso citar é o atual Agri-Food Immigration Pilot.

Como o título deste processo de imigração indica, é um programa que será focado diretamente no setor Agrícola & Alimentar.

Infelizmente, por conta do coronavírus, todos os detalhes deste programa só serão anunciados no dia 15 de maio de 2020. Este piloto irá ficar aberto até pelo menos maio de 2023.

Ou seja, um programa piloto para um setor específico ou indústria não seria nada inédito.

Richard diz que é algo que deveria ser considerado. E ainda citou como exemplo algumas funções em alta demanda.

Como exemplo, falou que se trouxesse um mestre de obra ou pedreiros especializados em concreto, eles teriam emprego assim que aterrizassem no Canadá! Tão grande é a demanda.

Se vão conseguir convencer o Governo do Canadá, ainda não é certo. Mas a organização espera uma resposta mais rápida do Governo Provincial de Ontário.

O setor de manufatura, por exemplo, vai receber um adendo para que através do programa provincial de imigração (OINP), sejam adicionadas 13 profissões relacionadas ao setor.

Porém, será direcionado mais para empresas localizadas fora da área da Grande Toronto (GTA). O foco é fazer com que companhias no interior ou em áreas rurais consigam atrair mão de obra manufatureira.

A RESCON vê estes adendos ao PNP de Ontário, mesmo que para um setor diferente, como um passo na direção certa. E eles desejam algo similar para a construção de residências.

No passado e presente, ainda segundo a organização, os imigrantes contribuíram com seus trabalhos, mas também com ideias e inovações que trouxeram com eles de outros países.

Lyall inclusive mandou uma carta para o Ministro da Economia, Comércio Desenvolvimento e Criação de Empregos do Canadá sobre a ideia do programa de imigração.

Falta de mão-de-obra na próxima década

Na próxima década, várias pessoas irão se aposentar no Canadá. São os famosos baby boomers.  Que é a geração de pessoas nascidas entre 1946 e 1964.

E isto afetará a maioria dos setores. E o Governo do Canadá sabe disso, como você pode ver neste artigo: Canadá novamente quer trazer mais de 1 milhão de imigrantes

Só na área metropolitana de Toronto, ou Great Toronto, como se fala aqui, estimativas apontam que serão precisos 20 mil trabalhadores na área da construção civil!

E isto apenas para cobrir as vagas que serão deixadas por pessoas que irão se aposentar. Ou seja: o número de recrutados terá de ser maior, se as empresas desta área quiserem crescer e expandir.

No resto da província de Ontário, a necessidade de mão de obra será de até 100 mil novos trabalhadores nos próximos 10 anos, por conta das aposentadorias.

E como o Governo do Canadá está empenhado em combater o problema populacional com a ajuda da imigração, mais residências serão necessárias para abrigar os futuros imigrantes.

Imagem sobre a taxa de crescimento da população canadense

Ainda segundo Richard, se medidas não forem tomadas, algumas profissões em alta demanda como técnicos em elevadores e operadores de guindastes, irão atrasar os projetos correntes.

Ele ainda chegou a dizer que se nada for feito, simplesmente tudo vai parar, pois no momento a situação (para estas profissões) já está no limite.

Ou seja, o governo quer aumentar a população. Mas não existem casas suficientes, principalmente na Grande Toronto. E o pior é que no futuro nem trabalhadores suficientes para construí-las vai existir.

E o Canadá inteiro já sabe que a situação dos imóveis na GTA não é das melhores. Quanto menos oferta, maior a demanda e consequentemente o valor dos aluguéis aumentam.

Por isto, Lyall quer ver algumas profissões incluídas usando o NOC, mas também outras formas de diferenciação no Programa de Imigração Provincial de Ontário.

O presidente da RESCON diz que o melhor é estabelecer um comitê de experts. Com membros das empresas de construção civil, pessoas do mercado de trabalho e especialistas em imigração.

E assim juntos chegarem a um cenário, na imigração, que irá ajudar a todos. Principalmente no longo termo.

O que a RESCON quer é um programa de imigração que permita trabalhadores estrangeiros a aplicarem ainda dos seus países de origem. Com entrevistas online, e checagem de segurança e de background.

Outro ponto apresentado pela associação é dar mais ênfase no Red Seal Program. Que é um certificado dado para as profissões mais especializadas, que “vale” para todas as províncias do Canadá.

Em breve iremos publicar aqui no Site Imigrar um artigo sobre o Red Seal, e também sobre o Programa Piloto Agri-Food.

Fontes:

Artigo ConstructConnect (em inglês)

Site Oficial da Rescon

Site Oficial do Governo do Canadá sobre o Agri-Food Immigration Pilot Program

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

5 thoughts on “Imigração focada na área da construção civil. Será que vai virar realidade?

  1. Gostaria de saber se vcs tem algum site para que possamos enviar currículo para empresas de construção civil no Canadá?

  2. Oi, Adriano.
    Sim, concordo! Seria muito bom. E ajudaria bastante o setor aqui no Canadá.
    Na maioria das cidades grandes, há pouca oferta de moradia e isto está empurrando os preços dos aluguéis lá para cima.
    Tomara que o governo faça este tipo de imigração focada na construção civil.

    Att,
    Rafael Alencar

  3. É uma oportunidade incrível para brasileiros, muitos tem experiencia de sobra nessa área, estamos torcendo pra que de tudo certo.

  4. Oi, Gerismar.
    Tudo bom? Espero que sim.
    Que ótimo saber que tenho leitores fiéis assim. Aliás, tem gente hoje morando no Canadá com a família inteira por um dia ter lido um artigo no meu site, e isto não tem preço.
    Eletricista é com certeza uma das profissões em demanda aqui no Canadá.
    Se quiser, em breve começarei a atender ao público, como consultor de imigração licenciado junto ao Governo, e poderia te ajudar nisso (revalidação).
    Mas não se preocupe, o site, artigos e guias completos, continuarão a ser publicados como sempre.

    Att,
    Rafael Alencar

  5. Boa noite caros amigos!!! Essa de fato foi uma ótima notícia que vocês estão dando, para mim a melhor, desde quando eu acompanho vocês, e isso já faz cerca de 1 ano ou mais, ou seja desde quando eu passei a planejar imigrar para o Canadá. Então eu sou eletricista a cerca de 25 anos e técnico em telecomunicações a cerca e 10 anos, e pelas pesquisas que tenho feito, essas profissões são regulamentadas aí no Canadá ou seja eu não consigo de pronto trabalhar aí nessas profissões, já tentei de várias formas informações sobre como se qualificar nas normas Canadenses para atuar nessas profissões e não conseguir nada.Na Inglaterra já existe algo do tipo..A pessoa profissional nessas áreas citadas ou até mesmo pedreiros e outros da construção civil, chegando na Inglaterra ela faz um curso teórico rápido tipo uma semana e já sai da sala de aula com um certificado válido para trabalhar nas áreas citadas e já também com seu social card, ou CPF. E outra este curso é dado no idioma da pessoa..Eu estou me preparando, já estudo inglês a cerca de 2 anos e francês a ceca de 1 ano, estou me preparando e sonhando que este programa de certo.

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.