Montreal ou Quebec City? Qual escolher? Veja a comparação!


Montreal ou Quebec? Neste artigo irei comparar duas cidades da província de Quebec. Irei tentar ajudá-los a escolher (para você) qual a melhor dessas duas cidades.

Montreal é a maior cidade da província de Quebec e uma das maiores do Canadá. Já Quebec City ou Ville de Québec é uma simpática cidade por onde começou a colonização do Canadá.

Nesse post irei fazer um comparativo entre as duas cidades, bem como relatar minhas viagens e experiência após 7 anos morando aqui. Vamos lá!

Montreal ou Quebec
Montreal ou Quebec

Nota: província, para quem não sabe, é como se fosse os nossos estados: Ceará, Bahia, Santa Catarina, etc.

(Atualizado em 2020)

Montreal ou Quebec? Quebec ou Montreal?

Uma breve explicação antes de começarmos: aqui na província de Quebec existe uma cidade chamada Quebec. É o mesmo caso por exemplo de São Paulo: São Paulo (o estado) e São Paulo (a cidade). Ou mesmo Rio de Janeiro que é o nome do estado e o nome da capital e maior cidade.

Só que ao contrário desses dois exemplos citados, Quebec é a capital da província de Quebec. Mesmo não sendo a maior cidade. Conforme dito antes é Montreal a cidade mais populosa.

Doravante falarei Quebec City (quando me referir à cidade) e apenas Quebec (quando me referir à província/estado).

Estou fazendo essa introdução bem explicada, pois existem pessoas que estão começando agora suas pesquisas sobre imigração para o Quebec/Canadá.

Queria também aproveitar para dizer que eu sei que Canada, no bom e velho português, se escreve Canadá. Porém quando 90% da população brasileira quer pesquisar alguma coisa sobre o Canadá, eles digitam no google “Canada” e não “Canadá”, e é por isso que aqui na maioria das vezes eu utilizo as “duas” formas.

Tem outras mudanças que faço pois seriam bem bizarras. Como utilizar a palavra Quebeque (acho muito estranho) ao invés de Quebec (ou Québec). Pior ainda o caso de Ottawa (capital do Canada) que no bom português seria Otava (estranho não?). Bem deixemos de enrolação e após a introdução vamos ao motivo desse post.

Montreal

Estádio Olímpico de Montreal, Quebec, Canada
Montreal, Québec, Canadá

O que posso dizer de Montreal é que ela é uma cidade grande. Uma típica metrópole e com isso todos os benefícios e malefícios que isto acarreta.

Em um post passado eu já falei bastante de Montreal. Agora em pleno 2020 e após 6 anos e indo para o 7, vou atualizar as impressões da cidade que tenho:

Montreal é uma cidade muito boa para se morar. É impressionante como sempre tem algo para fazer, assistir ou visitar. Todo dia tem algo acontecendo, tem algum lugar para ir e muito mais. Claro que por ser uma cidade muito grande ela tem algumas pontos positivos e negativos.

Exemplos de coisas boas: várias lojas, restaurantes, opções de parques, de lazer, uma infraestrutura de transporte maravilhosa, clubes e boates para se divertir, etc.

Exemplo de coisas ruins: muita gente na rua, nos transportes, muitas vezes o ônibus está lotado (apesar de confortável e limpo), encontra-se lixo nas ruas (mas nada comparado à quantidade que encontramos nas ruas do Brasil).

Se eu voltasse no tempo, de 2020 para 2013, e tivesse que escolher minha cidade para imigrar novamente, eu moraria sim em Montreal sem problemas!

Ela é muito segura, organizada, as coisas funcionam, o dinheiro circula, há empregos, há lazer. Porém eu não gosto de cidade muito grande. Prefiro uma menor que tenha tudo. Mas isso é uma preferência particular.

Mas esse é justamente o perfil de Quebec City.

Quebec City

Cidade do Quebec, QC, Canada
Quebec City ou Ville de Québec, Québec, Canadá

Já visitei Quebec City 5 vezes. Duas vezes de ônibus e três vezes de carro. Estive lá em todas as estações. Inclusive uma vez fazia nada menos do que -39 graus! Mas isso é atípico.

A primeira vez: peguei um ônibus muito confortável. A viagem durou 2 horas e 45 minutos. No ônibus tinha wifi grátis, tomada para carregar o notebook ou celular. Muito bom, tudo limpo e impecável.

Chegando na cidade fui recebido pelo espetacular Alexei que é cearense como eu e já nos conhecíamos em Fortaleza de alguns encontros de imigração.

Com ele e o Sandro (outro brasileiro que imigrou para o Canadá mais ou menos na mesma época que eu e agora mora em Toronto) fomos visitar a casa e a linda família do Alexei e em seguida fomos conhecer a cidade.

Posso dizer que minha visita à Quebec não foi turística, muito pelo contrário, meu maior interesse era conhecer a cidade, sua estrutura, sua geografia, seu povo, etc. Fiz várias perguntas ao meu anfitrião sobre a cidade, o mercado de trabalho, transporte, etc.

Eu já tinha um blog e meu interesse era muito além do turismo. Queria traçar um perfil da cidade para quem estivesse imigrando do Brasil para o Canadá e tivesse como candidata Quebec City.

O que posso dizer é que eu gostei bastante da cidade. Muito linda, organizada, limpinha, sem a correria de Montreal, as pessoas eram bem mais tranquilas.

Aqui em Montreal parece que todo mundo está correndo o tempo todo. Até eu quando estou indo para algum canto mesmo que não esteja atrasado ando apressado, sei lá, é algo contagiante. E olha que o pessoal de Toronto acha a gente “relaxado”.

Mas Quebec é diferente. Também não poderia deixar de ser. É bem menor que Montreal. Porém se engana quem pensa que falta algo lá. Vi muitos restaurantes, lojas, shoppings, praças, parques. Você encontrará de tudo. Claro que não terá tantas opções como Montreal.

E sim, lá é muito lindo. As fotos que você vê na internet são todas reais. Os prédios antigos, as paisagens, a vista, os bairros. O Château Frontenac é mágico. Eu posso ir lá 100 vezes que ainda irei me encantar ao olhar ele.

A cidade é muito organizada e limpa. Bem mais que Montreal. Parece cidade de filme. Ao final do post colocarei algumas fotos que eu tirei lá.

As outras viagens que fiz foi mais como turista. Cada vez foi para levar alguém diferente: esposa, pais, sogros, amigos, etc. Mas toda vez me encantei com a beleza da cidade.

E aí? Montreal ou Quebec?

Vamos ao resultado da minha análise! O veredito final é: Não tem como comparar Montreal e Quebec! (Risos)

São duas cidades diferentes. Duas formas de se viver diferentes. As duas são maravilhosas para se morar a sua própria maneira. Mas calma! Ainda vou dar mais intakes sobre as duas. Continue lendo!

E o principal seria: se você gosta de morar em uma cidade grande então vai amar morar em Montreal. Ao contrário, se você prefere uma cidade mais calma e tranquila, ou por exemplo, criar os filhos, então vai adorar morar em Quebec City.

É do gosto de cada um. E é ótimo saber que temos essas duas opções aqui no Quebec. Aliás temos também outras cidades, que já cheguei a visitar como Gatineau (que fica ao lado de Ottawa), Sherbrooke, Trois-Rivières.

Não precisa ficar nessa dicotomia Montreal x Quebec. Apesar de serem as duas mais famosas, é claro.

Agora vamos ver qual a melhor para quem vem estudar ou fazer intercâmbio.

Para Estudar e Intercâmbio qual a melhor: Montreal ou Quebec?

Muitas pessoas acessam esse artigo pois estão em duvida se devem vir estudar aqui em Montreal ou em Quebec City.

Nessa área tenho muita experiência, afinal trabalho no ramo da educação aqui no Canadá há exatos 6 anos.

O que posso dizer é que depende de algumas características do seu perfil. Vou responder de uma maneira geral, porém levando em conta minha própria opinião (de expert), vamos lá:

  • Você gosta de cidade grande ou cidade média-pequena? Se for cidade grande: Montreal. Média-pequena: Ville de Québec.
  • O que é mais importante para você: melhorar o inglês, francês ou as duas ao mesmo tempo? Melhorar o idioma: inglês vá para Montreal. Melhorar o francês: Quebec City. Os dois ao mesmo tempo (bilíngue), escolha Montreal.
  • Você pretende viajar para outras cidades no Canadá e até nos Estados Unidos? Escolha Montreal . Ela é mais bem localizada e mais perto de várias cidades interessantes como Toronto, Nova York, etc.
  • Você quer se divertir e/ou ter acesso a vários eventos? Escolha Montreal.

Ao ler parece que Montreal se sobressai em relação à cidade do Quebec, mas não é verdade. Tudo depende do seu objetivo. Se a sua meta for melhorar o francês (seja para faculdade, carreira ou imigração), eu pensaria seriamente em escolher Quebec City. 

Se quer focar no inglês ou em desenvolver as duas línguas ao mesmo tempo, Montreal será a melhor escolha. 

A cidade de Montreal também tem um sistema de metrô excelente que torna a mobilidade urbana bem prática. A cidade de Quebec não tem metrô mas o sistema de transporte é bom e ágil.

Mas nada supera o metrô! Vamos ser sinceros. Mesmo porque aqui em Montreal ele é todo subterrâneo. Não sobe para a superfície em nenhum trecho. E isso evita trânsito, semáforos, etc.

Em relação aos baladeiros de plantão, Montreal com certeza terá mais opções de boates, festivais, etc. Porém com certeza Quebec City tem lugares interessantes para pessoas que buscam isso, é só saber achar.

Você se conhece melhor do que ninguém, por isso vai escolher a melhor opção. Se mesmo assim ainda estiver indeciso(a), vá pelo idioma: inglês (+ francês): Montreal. Só francês? Quebec City. 

Conselho final

A sua decisão depende do seu objetivo final. Estudo? Intercâmbio? Trabalho? Imigração? Isso com certeza pesa bastante ao tentar escolher entre Montreal ou Quebec City.

Se possível deixe para escolher sua cidade quando conhecer pessoalmente as mais importantes daqui. Ou então se for possível faça uma viagem nas férias de “reconhecimento”.

O tempo que usamos na imigração canadense é viagem exploratória. Que significa visitar uma cidade com olhos de imigrante ao invés de turismo. Por isso se possível visite as principais cidades e veja qual lhe agrada mais.

Se isso não for possível (principalmente pela questão financeira) então pesquise bastante antes de decidir. O Site Imigrar vai ser de grande ajuda. Em breve pretendo colocar mais entrevistas de brasileiros que moram em diferentes cidades do Canadá.

Agora em 2020 irei publicar um comparativo Montreal vs Quebec em números! (Demografia, economia, clima, sistema de transporte, etc). Aguardem!

E agora algumas fotos tiradas por mim nas minhas viagens à Quebec City. Eu nem sempre tiro fotos só dos pontos turísticos. Tento também “captar” o lado normal da cidade. Ainda mais para quem pretende imigrar.

Observação: sou um péssimo fotógrafo.

Confira uma entrevista feita com um morador de Quebec City (ele ainda continua por lá): https://imigrar.com.br/imigracao-quebec-entrevista-com-um-morador-de-quebec/

Confira o post da minha primeira viagem à Quebec City

Minha viagem à Quebec (a cidade): https://imigrar.com.br/minha-primeira-viagem-em-solo-canadense-visitando-quebec-a-cidade/

Wikipedia de Montreal: https://pt.wikipedia.org/wiki/Montreal

Wikipedia de Quebec City: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quebec_(cidade)

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

25 thoughts on “Montreal ou Quebec City? Qual escolher? Veja a comparação!

  1. Ola Rafael gostei muito deste post bem explicativo, pretendo fazer um intercambio e estava me decidindo em qual cidade ficar, mais lendo isso prefiro Quebec por ser mais tranquila, gostaria de saber sobre os preços nas duas cidades quanto a alimentação se tiver alguma informação será de grande utilidade. As fotos ficaram muito boas…

  2. Sylvia: Obrigado pelos elogios às minhas fotos, rs. Fico feliz que tenha gostado do post. As duas cidades são lindas e maravilhosas. Você irá amar as duas.
    Fico na torcida para que venhas logo.
    Att,
    Rafael

  3. Olá, Rafael !

    Estou estudando a possibilidade de mudar para o Canadá. Por esse motivo encontrei seus comentários sobre as cidades de Montreal e Quebec. Gostei muito de Quebec, principalmente por que irei com meu filho de 09 anos e por ser uma cidade mais tranquila, nós dois iremos nos adaptar melhor. As informações postadas aqui serão de grande valia. Fico feliz que vc esteja se adaptando, nesse país que também admiro.
    Ah!!! ia esquecendo… gostei muito de suas fotos.

  4. Stefânia: Vixi agora você me pegou… Acho que por se tratar da mesma província não teria problemas não. É só explicar que assim você teria sua residência mais fácil. Mas você pode sim cancelar sua demanda junto ao BIQ se quiser.
    Obrigado pela torcida!
    Att,
    Rafael

  5. OI Rafael!

    Obrigada pela resposta!

    Uma dúvida. Não tem problema eu já ter dado entrada no CSQ pelo escritório do México e depois entrar com o pedido do PEQ lá pelo Canadá? Pelo que li no site, são duas formas distintas…ou seja, eu não consigo alterar depois que dei entrada…é isso mesmo?

    Estou na torcida para que seu visto de RP chegue logo, viu?

    Abraços,
    Stefânia

  6. Stefânia: Se você fizer uma pós aqui talvez consiga aplicar pelo PEQ (tipo o Canadian Experience Class só que do Québec). Melhor do que esperar o CSQ e o processo federal. Dê uma lida no site do Ministério de Imigração do Québec (MICC) sobre o PEQ.
    Eu dei entrada no final de 2011. O processo está no Consulado de São Paulo. Espero que demore menos de 6 meses para sair, rs.
    Att,
    Rafael

  7. OI Rafael!

    Obrigada pelo rápido retorno!

    Meu marido vai fazer aulas de francês e eu vou fazer um curso de pós graduação na Universidade de Laval. Ainda não temos o CSQ, enviamos nosso processo em março de 2013 e ainda estamos aguardando…nossa idéia é adiantar um pouco esse processo de adaptação e também obter uma formação no Quebec (que com certeza vale muito mais do que fazer uma pós ou MBA aqui).

    Pois é, eu tenho um visto de residente temporário (que foi o que usei para entrar no Canadá em 2012), mas ele vence em setembro e vou pedir agora o de estudante para o meu marido e para mim.

    Quando você deu entrada no processo federal? Deu entrada pelo Canadá mesmo? Vai demorar menos de 6 meses para sair?

    Beijos e obrigada!

  8. Stefânia: Olá. Tudo bem comigo. Também concordo contigo. Cada uma das cidades tem seu charme e seu jeito de ser. Cabe a nós experimentarmos ao chegar aqui. Acho errado a pessoa querer decidir sem nunca ter conhecido todas as opções, rs.

    Vim com o visto de residente temporário (posso ficar até 6 meses) e que claro dá direito a estudar. Não existe visto de turista no Canada. E sim visto de residente temporário que permite ficar (e estudar) até 6 meses. Depois não irei pedir outro visto e sim receber finalmente meu visto de residente permanente. Quando recebê-lo terei que sair do Canada e voltar para validar o visto (irei aos Estados Unidos na fronteira, faço umas comprinhas e volto).

    Vocês vão estudar 1 ano? Mas estudar o quê especificamente? Vocês tem o CSQ?

    Att,
    Rafael

  9. OI Rafael,
    Tudo bem?

    Fico muito feliz em ler que você está se adaptando bem e que gostou de ambas cidades!

    Fiz uma viagem de 3 semanas pelo Quebec no último ano e posso afirmar que cada uma delas tem suas particularidades e que minha escolha será baseada em um conjunto de prioridades, mas com certeza moraria em cada uma delas sem problemas.

    Queria tirar uma dúvida. Você foi agora com visto de estudante? Está como turista e depois vai pedir outro visto?

    Eu e meu marido estamos iniciando os contatos com as escolas em Québec para um curso de pelo menos 1 ano e esperamos embarcar até outubro.

    Um grande abraço e parabéns mais uma vez pelo site!

    Stefânia Tissot

  10. Gabi: Nossa Gabi que contribuição maravilhosa! Fico muito grato por seu texto! Aposto que ajudará muitas pessoas. Eu sou da sua mesma opinião porém você tem que concordar comigo que existem aquelas pessoas que adoram uma grande metrópole (como NY, Montréal, Toronto, etc) e não trocam por nada. Gosto é um bicho esquisito, rs.
    Espero contar com suas contribuições valiosíssimas aqui! Obrigado
    Att,
    Rafael

  11. Eu ja morei nas 2. Atualmente moro em Québec e nao volto para Mtl de jeito nenhum. 1h para entrar ou sair da ilha? construçoes, trânsito, gente estressada e aquele calor insuportavel de uma cidade cheia de prédios? non, merci! Isso tudo eu tinha em Sampa, nao preciso repetir a experiência ….

    Québec é muito mais aconchegante, mais calma, mais bonita, mais limpa …. e ainda assim considero como *grande*! Como posso ir a pé para o Vieux-Québec, para a rue Cartier ou para as plaines d’Abraham, inevitavelmente ha muito turista (rsrsrs) e se optamos pelo carro, na cidade ha uma dificuldade enorme para estacionar …. Moro em Montcalm e estudo na Laval, a partir de julho nos mudaremos para Ste-Foy para poder estar ainda mais perto da faculdade e assim evitar o uso de automoveis ou mesmo bus. Vim motivada pela qualidade de vida, nao é ?

    Opiniao de quem esta aqui desde 2007, qualidade de vida é poder ir a pé ou de bike para seu local de trabalho ou estudo.Neste aspecto, Montréal ganha pontos, pois possuem as Bixis e as pistas ciclaveis sao bem melhores do que aqui em Québec.
    É poder curtir as horas livres do dia sentada num parque, lendo um livro, ouvindo os passaros e nao se preocupando com mais nada. Montréal e Québec oferecem essas possibilidades, mas isso é algo que encontramos dans n’importe quelle ville, n’est-ce pas?

    Se for para tecer uma opiniao pessoal, entre as 2, atualmente, eu prefiro Québec.

    Viver en banlieue nao esta nos planos. Os trens vivem lotados, nao se encontra lugar nos estacionamentos das estaçoes, se a gente perde o trem das 4h sera o inferno … aff, isso nao é vida para mim nao, tô muito velha para isso rsrsrsrs. Aqui em Québec, banlieues sao bem afastados, praticamente é obrigatorio ter um carro e viver no estresse de atravessar a ponte ou pegar a estrada todo dia, para mim, nao é nada simpatico.

    A *minha* cidade ideal ? Algo pequeno, bem pequeno. Com uma cidade média nas rendondezas … Em 2010 tive a otima oportunidade (que recomendo a todos!) de experimentar a région e morei numa micro cidadezinha em Abitibi-Témiscamingue, chamada Témiscaming. Apenas 3 mil pessoas, rodeada de lagos, floresta, ursos, cervos, alces e passaros … La sim era o paraiso. Estavanmos ha 40min de North Bay (ON) entao cinema, bares e restaurantes tb faziam parte do cardapio. Infelizmente cidades muito pequenas nem sempre oferecem campos de trabalho para o marido e a esposa, entao voltamos para Mtl pois embora eu estivesse bel et bien confortavel no meu job, mas maridao so conseguia atuar como bénévole, e isso pois ele é quebeca (cidades pequenas, grandes dificuldades, infelizmente).

    Parabéns pelas fotos. Eu amo fotografia e tb nunca trabalho minhas imagens, se ha hipersaturaçao ou se o enquadramento nao ficou o ideal, tant pis.

  12. Oi Rafael
    Que bom saber que esta tudo bem
    Nao consigo acessar o Forum pois minha senha e usuario nao entram
    Veja por favor o que esta acontecendo
    Abs
    ANDRADE JUNIOR

  13. M4rcia: É verdade. Tanto aqui quanto nos Estados Unidos por exemplo, morar no subúrbio significa maiores casas, mais espaço, menos confusão, etc. Pode deixar que irei deixá-los sempre ligados.
    Att,
    Rafael

  14. Floriano: Pelo amor de Deus. Que besteira é essa?! Tu achas mesmo que eu ligo se minhas fotos ficaram boas ou não? Aff! rs Eu tiro a foto do jeito que me der na cabeça! Se a pessoa gostar, ótimo. Senão, paciência! De maneira alguma isso me afeta. Suas desculpas não foram aceitas pois sinceramente elas não são necessárias! rs
    Att,
    Rafael

  15. Esse comentário sobre a vida nos subúrbios é interessante. Para quem vive em uma grande cidade no Brasil (eu no RJ) subúrbio significa um lugar ruim, com difícil acesso ao Centro, dentro de ônibus lotado durante horas preso em algum congestionamento… Parece que da perspectiva canadense isso muda de figura. Boa sorte pra vc aí, update us.

  16. Olha Rafael, eu não quis ofender as suas fotos viu. Que aliás, ficaram muito boas na minha opinião, por isso eu disse que ficaram tão ruins quanto às minhas. Sempre que eu viajo, tiro fotos muito parecidas com as que você tirou,em relação aos lugares e posições das fotos.
    Não entendo nada de fotografia, mas sabemos que há uma técnica rigorosa para isso. Como eu não uso técnica, imagino que minhas fotos sejam ruins, mas são exatamente as fotos que eu gostaria de guardar e eu tive essa impressão com as suas, são exatamente as fotos que eu gostaria de guardar.
    Mas se o Fabio Petrillo disse que estão boas, eu fico feliz por você e por mim, pois acho que estou no caminho certo rsrs

  17. Masaru: Grande Masaru! Muito obrigado por sua participação. Realmente é possível viver nos subúrbios em ambas as cidades. Não tenho do que reclamar da rede de transportes aqui de Montreal. Existem os metrôs, os ônibus, e para quem mora nos subúrbios existem os trens e os ônibus expressos que contam com poucas paradas dentro de um determinado subúrbio e de lá segue direto para alguma estação de metrô.
    Em breve me mudarei para o subúrbio aqui de Montréal para fugir um pouco da loucura do centro, rs.
    Esqueci de falar de Levis, que mancada! E olha que algumas fotos são de lá. Vou editar o post. Obrigado pela lembrança.
    Em muito breve farei um post especial sobre o pôdeixar, rs! Quero que todos conheçam e escutem.
    Abraços,
    Rafael

  18. Fabio: Obrigado pelos elogios, rs. Claro que tentei fazer o melhor possível dentro das minhas possibilidades, rs. Em breve postarei fotos dos meus passeios aqui em Montreal!
    Att,
    Rafael

  19. Uma outra característica que é interessante notar em ambas as cidades é que os subúrbios são muito facilmente conectados, permitindo morar fora do burburinho dos centros e ainda assim ter um comute tranqüilo.

    No caso de Montréal, a rede de trens atinge uma boa parte da ilha, sempre contando com estacionamentos, linhas de ônibus e outras comodidades. Quebec não tem metrô dentro da cidade mas conta com um sistema de ônibus muito bom, com passes que te permitem utilizar as linhas de ambas as cidades (Québec e Levis, as duas ligada por ponte e balsa).

    O custo de vida varia muito pouco entre as duas e se compensam. Algumas coisas são mais caras em uma cidade e vice versa. Tudo depende muito do seu estilo de vida.

  20. Caro Rafael,

    Não menospreze suas fotos: estão muito boas, enquadradas e até com um certo “estilo”. E se continuar fotografando elas focarão melhores ainda.

    Um abraço,
    Petrillo

  21. Floriano: claro que tirei de coisas que um turista normal não tiraria porém tentei tirar fotos da cidade em geral, rs. Estou super bem aqui.
    Att,
    Rafael

  22. Belíssima cidade. As fotos ficaram tão ruins quanto as que eu tiro, mas isso é ótimo, pra mim ajuda a ter uma visão mais realista rs
    Nada de foto pelo melhor angulo ou editada, acho que tem que ser da forma que vemos normalmente.
    Espero que esteja se dando bem por aí.

  23. M4rcia: Não tem mais neve aqui não. Agora é primavera. Temperaturas agradáveis, ótimas! Vou falar sim do custo de vida. Deixa eu ter um pouco mais de experiência, rs.
    De fato parece que irei visitar Nova Scotia (Halifax) em julho. Porém à priori irei tentar me estabelecer na província do Quebec pois fiz o processo de imigração através do Quebec então quero tentar viver aqui em agradecimento a chance que eles me deram de imigrar. Se não me adaptar, se não estiver realmente gostando então pode ser que eu mude de província.
    Att,
    Rafael

  24. Olá. Cidadezinha simpática. Ainda tem neve por aí?
    Você poderia falar sobre o custo de vida (Quebec província)?
    Porque vc não visita a Nova Scotia antes de decidir? É lindo pelo q eu vejo e meio que mistura cidade pequena com estrutura de grande,

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.