Este artigo/post pode estar desatualizado. Para uma lista completa e atualizada em 2019 sobre imigração, acesse: https://imigrar.com.br/saiba-como-imigrar-para-o-canada/
Existem dois processos de sponsorship (patrocínio ou apadrinhamento). O para esposo(a)/conjugue e o outro para demais familiares. Hoje iremos falar sobre o processo de apadrinhamento dos demais familiares e em outro artigo falaremos do sponsorship do esposo(a). O processo de apadrinhamento dos pais e avós está pausado porém existe uma outra maneira de levá-los a passar um tempo com você no Canada e por se tratar de um procedimento diferente também irá ser analisado em um outro artigo.
Todas as informações desse artigo (como da maioria dos artigos do Site Imigrar) são tirados das fontes oficiais do Governo do Canada. Antes de tudo para poder apadrinhar um parente você deve ou ser um cidadão canadense (iremos fazer um artigo sobre isso em breve) ou já ter sua residência permanente.
O primeiro e mais importante aviso dado pelo Ministério de Imigração do Canada é que para apadrinhar um parente que irá para o Canada como um residente permanente você deve fazer todos os esforços possíveis para prover a subsistência/sustento sua e do parente em questão. Você será o único responsável pelo suporte financeiro do parente. Você deverá também se certificar que seu parente não precisará da assistência social do governo canadense.
Para imigrar por essa categoria existe um nome específico para essa modalidade que se chama Family Class. E para que seu parente possa imigrar pelo Family Class tanto você quanto ele devem satisfazer alguns requerimentos. E serão feitos as checagens de rotina no parente como a pesquisa sobre o passado criminal (se existir algum) e os exames médicos. Pessoas que cometeram crimes ou que possuem uma doença que irá onerar o sistema de saúde do Canada não serão aceitas (em qualquer uma das modalidades ninguém conseguirá imigrar se tiver um desses dois “problemas”).
Para quem irá patrocinar existem alguns critérios que a pessoa deve obedecer. Não irei citar todos eles pois na verdade se resume a um único detalhe: o patrocinador tem que ter uma boa saúde financeira. Isso não quer dizer que tenha que ser rico mas apenas que não pode estar recebendo ou ter recebido ajuda financeira do estado, não pode ter declarado falência, etc. Resumindo: tem de estar trabalhando e livre de pendências financeiras com o governo.
Para ser um patrocinador (sponsor) você deve:
- Você e o parente apadrinhado devem assinar um acordo de patrocínio que irá lhe obrigar a prover apoio financeiro ao parente em questão se necessário. Este acordo também obriga ao parente que irá imigrar que ele fará todo e qualquer esforço para se sustentar. Filhos com idade menor do que 22 anos não precisam assinar esse acordo. Se você mora no Quebec deverá assinar um acordo diretamente com a província do Quebec (farei um artigo sobre o sponsorship do Quebec por ser um pouco diferente)
- Você deverá prometer a prover financeiramente o(s) parente(s) por um período de 3 a 10 anos dependendo da idade e do parentesco que a pessoa tem com você. Esse período começa a contar quando a pessoa se torna residente permanente.
Quem poderá ser apadrinhado/patrocinado:
Observação: Desde 05 de novembro de 2011 pais e avós não podem imigrar pelo Family Class pois o processo está paralisado por 24 meses, ou seja, só voltará a “funcionar” no dia 05 de novembro de 2013. No entanto existe uma outra categoria disponível para pais e avós irem para o Canada e iremos falar dela em um outro artigo.
A lista dos parentes que podem atualmente serem apadrinhados pelo Family Class são:
- Irmãos e irmãs, sobrinhos e sobrinhas, netos e netas que sejam órfãos, que tenha menos de 18 anos de idade e que não sejam casados ou que não tenham uma relação conjugal de fato.
- Qualquer parente independente de idade ou parentesco se e somente si você não tiver uma esposa, conjugue de fato, filhos, pais, avós, irmãos, tios, sobrinhos que possam ser apadrinhados sob o Family Class e você também não poderá ter nenhum parente que seja cidadão canadense ou residente permanente. Resumindo: você poderá trazer do seu país qualquer parente (um primo de segundo grau por exemplo) independente da idade se você for “sozinho” ou seja não tiver nenhum parente dos citados acima (espero que nunca precise disso, rs)
- No caso citado logo acima se o seu primo de segundo grau por exemplo for casado e tiver filhos todas essas pessoas podem acompanhá-lo no processo.
Quem não pode ser apadrinhado/patrocinado:
Qualquer parentes não citados acima como por exemplo irmãos e irmãs que estejam acima dos 18 anos. No entanto se eles aplicarem pelo Processo de Imigração Federal (quando ele reabrir) ou pelo Processo de Imigração do Quebec, eles ganharão preciosos pontos por terem um parente já morando e estabelecido no Canada.
Considerações Finais
Vale lembrar que quando você imigra sua esposa(o), filhos e dependentes já imigram automaticamente com você. Somente os pais, irmãos, avós, etc é que não podem imigrar automaticamente e por isso existe o processo de sponsorship.
Bem esses são os parentes que podem imigrar pelo Family Class. Nos próximos artigos iremos descobrir como apadrinhar esposo(a) ou nossos pais bem como apadrinhar parentes se moramos no Quebec.
Para aprender mais ou para já começar seu processo de apadrinhamento basta entrar no site oficial do Ministério de Imigração do Canada: Patrocinando Parentes
Oi, Isabelle.
Sim. Desde que ele tenha os documentos e formulários necessário, é possível.
Att,
Rafael Alencar
Posso mandar meu filho de menor para morar com parentes no Canadá?
Oi, Francisco.
Somente se ele não tiver mais ninguém no Canadá com ele. Se ele tiver qualquer familiar aqui (esposa, filhos, etc), ele não pode apadrinhar.
Att,
Rafael
se eu tenho um tio ele pode me apadrinhar? F.LOMAS
Ucrambuco: Infelizmente sim.
Att,
Rafael
Patricia: De nada! :)
Att,
Rafael
OLá! No caso apadrinhar sobrinhos somente se eles forem órfãos??
Obrigada Rafael!
Patricia: Eles reabriram o processo de sponsorship. Mas antes disso veja sobre o supervisto: https://imigrar.com.br/supervisto-para-pais-e-avos-poderem-visitar-filhos-e-netos-no-canada/
É mais fácil, rápido e resolve com certeza, rs.
Att,
Rafael
Então, por exemplo, se eu quiser levar minha mãe e/ou sogra comigo, sendo eu casada e ja tendo residencia permanente, eu não poderia fazer isso, porque é condição necessária eu estar sozinha???? A unica forma seria se elas entrassem no processo todo de novo? é isso mesmo? ou tem outra forma?
Wesley: Depende. Onde ela mora?
Att,
Rafael
Olá, eu tenho uma prima que mora no canadá … ela pode me padrinhar ?
Pois é, é uma pena… E ainda mais com o ritmo que o consulado está levando para o processamento capaz do seu irmão ter uns 45 anos de idade quando imigrarmos, rs. Porém ele poderá ir pelo Federal ou Quebec ganhando pontos preciosos. Coloca logo ele para estudar francês!
Poxa, que chato… Eu achava que, depois de obter minha cidadania canadense, eu poderia patrocinar meu irmão… :( Obviamente ele não vai ter menos de 18 anos até lá! :(