Imigração Saskatchewan: Como contar os pontos (Atualizado 2020)


Neste artigo vou mostrar como contar os pontos na tabela usada pelo Escritório de Imigração de Saskatchewan.

Usando essa tabela, você saberá sua pontuação. E descobrirá se é elegível para aplicar e quem sabe imigrar para o Canadá por esta província.

É sempre importante acompanhar o site oficial do Escritório de Imigração de Saskatchewan para ficar ligado em qualquer mudança/atualização. O link estará no final!

Eu gravei um vídeo ensinando como contar os pontos, ele estará no final do artigo, se você preferir assistir ao invés de ler.

Parlamento em Regina, Saskatchewan - Canada
Parlamento em Regina, Saskatchewan – Canadá

Como calcular seus pontos no processo de imigração de Saskatchewan

Atenção: se você já leu o guia completo sobre todas as formas de imigração para Saskatchewan em 2020, pule para a próxima seção.

Se não leu o guia, terá que lê-lo antes de prosseguir. Acesse aqui: Como Imigrar para o Canadá através de Saskatchewan

A província de Saskatchewan vem atraindo muitos imigrantes recentemente. Inclusive emitindo convites para pessoas conseguirem imigrar com regularidade.

O Canadá tem quase 80 categorias/sub-categorias de imigração. Todas dando a tão sonhada residência permanente.

O Escritório de Imigração de Sask (diminutivo do nome da província) usa uma tabela para ver quem é elegível, e também para classificar os candidatos em um pool (ranking).

Este artigo vai te ajudar com 3 coisas bem importantes, que são:

Sem mais demora, vamos agora entender a tabela utilizada pelo SNIP (sigla utilizada pelo Escritório de Imigração de Saskatchewan).

Entendendo e utilizando a tabela

A tabela é simples. Existem os fatores que eles (o Governo de Sask) consideram os mais importantes, como: educação, experiência profissional, idade, etc.

Na verdade esse são os critérios que a maioria das províncias e o próprio Governo Federal do Canada mais levam em consideração.

Então basicamente o que você fará é ir olhando o que se encaixa no seu perfil e contando os pontos. E ao final você saberá sua pontuação. Vou te ajudar em detalhes, passo a passo.

A tabela é dividida em duas seções principais e dentro delas alguns critérios. As duas seções são:

I: LABOUR MARKET SUCCESS (Sucesso no Mercado de Trabalho); e
II: CONNECTION TO SASKATCHEWAN LABOUR MARKET & ADAPTABILITY (Conexão com o Mercado de Trabalho de Saskatchewan & Adaptabilidade).

Não se preocupe, continue lendo pois vou listar (e traduzir) tudo.

A pontuação máxima que você pode obter, somando os pontos das seções I + II é 110. Na seção I você pode obter um máximo de 80 pontos e na seção II: 30.

Eu simulei o perfil da minha esposa e eu e obtivemos 62 pontos. O que era suficiente para aplicar pelo Occupation In-Demand (Ocupações em Demanda).

Ou seja, eu teria chances de imigrar para o Canadá através de Saskatchewan! Apesar de que a pontuação está baixa, então teria que tentar melhorá-la!

Tudo que eu marcar com um * (asterisco) irei comentar em seguida.

printscreen da tabela de pontos do governo de Sask
Print Screen da tabela de pontos do governo de Sask

I: LABOUR MARKET SUCCESS (Sucesso no Mercado de Trabalho)

A: EducaçãoPontuação
Mestrado ou Doutorado23
Graduação20
Trade certification equivalent to journeyperson status*20
Tecnólogo15
Técnico12
B: Experiência Profissional (na área pretendida)
a) Nos últimos 5 anosPontuação
5 anos10
4 anos8
3 anos6
2 anos4
1 ano2
b) De 6 a 10 anos atrás*Pontuação
5 anos5
4 anos4
3 anos3
2 anos2
Menos de 1 ano0
C: Conhecimentos Linguísticos*Pontuação
a) Primeiro Teste de Idioma (Inglês ou Francês)
CLB 8 ou maior20
CLB 718
CLB 616
CLB 514
CLB 412
Sem conhecimentos0
b) Segundo Teste de Idioma (Inglês ou Francês)
CLB 8 ou Maior10
CLB 78
CLB 66
CLB 54
CLB 42
Sem teste ou conhecimento0
D: IdadePontuação
< 18 anos0
18 – 21 anos8
22 – 34 anos12
35 – 45 anos10
46 – 50 anos8
> 50 anos0
Máximo de pontos possíveis80

Comentários do Site Imigrar

*Trade certification equivalent to journeyperson status.

Esta opção não cheguei nem a traduzir. Pois envolve um complicado processo de conseguir um certificado aqui no Canadá.

Envolve, muitas vezes, mandar documentação, fazer exames, etc. Aqui no Canadá eles chamam de Skilled Trade Worker aquelas profissões que requerem um treinamento específico (sobretudo manual).

Exemplos: carpinteiro, eletricista, marceneiro, etc. Não quer dizer que é impossível. Apenas que vai precisar de um passo a mais. Recomendo contratar um consultor em imigração.

Para ver as profissões regulamentadas (também incluídas área de saúde, etc) acesse o link oficial: Lista de Profissões Regulamentadas

*De 6 a 10 anos atrás: os pontos dessa parte podem se somar aos pontos que ficam na parte 1 à 5 anos. Desde que seja em uma mesma profissão (NOC). Se a pessoa for promovida mas continuar dentro do mesmo NOC, não tem problema.

*C: Conhecimentos Linguísticos (Francês ou Inglês): CLB é uma tabela que “converte” o resultado dos seus exames de proficiência. Os 3 aceitos no momento são Inglês: IELTS e CELPIP. Francês: TEF.

Para conseguir a pontuação máxima, 20 pontos, você precisa de um CLB 8 ou maior. Você consegue essa nota tirando no IELTS: 6.5 no Speaking, Reading e Writing e 7.5 no Listening.

Ou seja, nada impossível (se você estudar e se dedicar). Você pode acessar a tabela aqui: Tabela CLB.

Se tiver conhecimento dos dois idiomas, aí você coleta pontos valiosos e pode conseguir imigrar direto do Brasil. Essa é uma mudança feita em novembro de 2020.

II: CONNECTION TO SASKATCHEWAN LABOUR MARKET & ADAPTABILITY (Conexão com o Mercado de Trabalho de Saskatchewan & Adaptabilidade).

Pontos estão disponíveis para quem tem uma forte conexão com o mercado de trabalho de Sask. E mostra genuína intenção e habilidade de se estabelecer na província de forma bem sucedida (o que eles chamam de adaptabilidade).

CONNECTION TO SASKATCHEWAN LABOUR MARKET & ADAPTABILITY
Só vale para a subcategoria Employment Offer:*Pontuação
Oferta de trabalho de um empregador situado em Sask30
Occupation In-Demand & Saskatchewan Express Entry Pontuação
Parente morando em Saskatchewan*20
Experiência profissional em Saskatchewan
(12 meses nos últimos 5 anos com um valid work permit)
5
Experiência acadêmica em Saskatchewan
(1 ano letivo de ensino superior em Sask)
5
Máximo de pontos possíveis30

Essa parte é bem simples, mas sempre tem gente que se complica com coisas simples, não é verdade? Então vou detalhar.

Comentários do Site Imigrar

*Employment Offer: A primeira parte só vale para esta subcategoria em específico. Falamos dela (e de todas, na verdade) no primeiro artigo. Se quiser rever só clicar aqui: Employment Offer Sask.

Resumindo: para pensar em aplicar por essa subcategoria. Você tem que ter uma oferta de emprego “qualificado” (NOC 0, A ou B) de um empregador que esteja na província.

Occupation In-Demand & Saskatchewan Express Entry: se refere a outras duas subcategorias também comentadas no guia completo.

A subcategoria Occupation In-Demand, é uma das mais utilizadas de imigração para Sask. Mas a Express Entry da província também vem chamando pessoas de forma consistente.

*Parente morando em Saskatchewan:

Se você tiver a sorte de ter um parente morando em Sask por pelo menos 12 meses. E que seja cidadão canadense ou residente permanente, você ganha 20 pontos! Nada mal!

Os parentes podem ser do aplicante principal ou do conjugue. Ou seja, digamos que eu seja o aplicante principal. Porém, seu conjugue tem um tio morando em Saskatchewan, então, mesmo assim será ganho os 20 pontos.

A lista de parentes são:
  • Pai ou mãe;
  • Irmã ou irmão;
  • Tio ou tia;
  • Sobrinho ou sobrinhas;
  • Primo de primeiro grau (quem diria que primo um dia serviria para algo?);
  • Avô ou avó;
  • Meio-irmão ou meia-irmã.

Coloquei o “ou” ao invés de apenas dizer: Pais, Tios, etc. Para ficar claro que só precisa de 1 desses, e não dos dois. Ou seja, se você (ou seu conjugue) tiver um tio que é solteiro ou mesmo que foi casado com sua tia e se separou, ainda assim ganhará os pontos.

Experiência Profissional ou Acadêmica na Província

No caso da experiência profissional, precisa de 12 meses de trabalho em Sask. Em qualquer tipo de profissão. Não interessa o NOC.

Claro que o trabalho terá que ter sido feito de forma legal. Como em um PGWP, por exemplo.

Já na experiência acadêmica, precisa de um ano letivo, full-time, estudando em uma instituição de nível superior (college ou universidade, por exemplo) na província.

O ano acadêmico (ou letivo) é diferente do ano de calendário. Geralmente no Canadá ele corresponde a 8 meses de estudo (descontando as férias).

Um detalhe importante é que você não precisa estar formado ou ter obtido o diploma, para ganhar os pontos. Se ainda faltar tempo para terminar o curso ms você conseguiu 1 ano letivo, já pode adicionar a sua pontuação.

Estudo de Caso: Meu Perfil

Não tem segredo, né? Você vai somar o que se aplica a você e assim conseguirá sua pontuação. Se tiver os requisitos necessários, pode aplicar.

Aliás, não deveria perder mais nenhum segundo esperando já que eles podem mudar os critérios no futuro ou mesmo fechar as vagas se acharem que já conseguiram pessoas suficientes.

Lembrando que sempre é poder da província decidir se vai te nomear ou não. Mas se você tiver o perfil que eles desejam, com uma profissão em alta demanda lá, suas chances são boas, para dizer o mínimo, de ser chamado em uma rodada de convites.

Para ajudar vocês mais ainda irei colocar o meu perfil aqui embaixo. E a pontuação. Já somos residentes permanentes e em breve cidadãos canadenses, por isso estou fazendo isso só como um exercício para ajudar vocês.

Vamos lá, seguindo a tabela:

  1. Educação: Graduação. 20 pontos;
  2. Experiência Profissional: 7 anos. 12 pontos;
  3. Conhecimentos Linguísticos: CLB 8 em inglês 20 pontos; CLB 8 em francês 10 pontos.
  4. Idade: 35 a 45 anos. 10 pontos;

Total: 20 + 12 + 30 + 10 = 72 pontos. Passamos, já que a nota de corte é de 60 pontos e por isso poderíamos aplicar.

Não temos oferta de emprego, experiência profissional ou educacional em Saskatchewan e nem parentes morando lá. Por isso nossa pontuação seria zero na segunda parte. Nossa sorte seria ter conseguido todos os pontos necessários na primeira parte!

O próximo passo seria correr com a documentação, traduções, ECA, etc. Aliás, quem quer imigrar para o Canadá, independente do processo de imigração escolhido, tem sempre que estar com tudo em dia.

Como pelo menos um teste de conhecimentos linguísticos (e com uma boa nota) e o ECA pronto (iremos postar um artigo sobre o ECA em breve).

No pool de candidatos (ou ranking) não estaríamos no topo, infelizmente. Mas Saskatchewan realiza draws (rodadas de convite) focando em profissões. E se a sua for “premiada” você poderia ser chamado pulando na frente de outros candidatos que não tenham aquela profissão.

Desde que fique acima da nota de corte estipulada para aquela rodada.

Poderíamos também tentar conseguir uma oferta de emprego, no site oficial do Governo de Sask para este fim, por exemplo.

Ou mesmo no Indeed.ca, que é um dos maiores e mais utilizados sites de emprego aqui no Canadá.

E vocês? Quais pontuações conseguiriam? Deixa aí nos comentários.

Para ver a tabela com as profissões que eles andam chamando em 2020, acessem esse link: https://publications.saskatchewan.ca/api/v1/products/102710/formats/113852/download

Links Úteis e Fontes

Leiam também: Saskatchewan chama mais de 5200 pessoas para imigrar

Super-útil: Termos, Siglas e Nomenclaturas da Imigração para o Canadá

Links úteis para pesquisar: https://imigrar.com.br/links-uteis/

Fonte do artigo: Escritório de Imigração do Governo de Saskatchewan

Site Oficial do Ministério de Imigração do Canadá (IRCC)

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

18 thoughts on “Imigração Saskatchewan: Como contar os pontos (Atualizado 2020)

  1. Oi, Dayana.
    Somente de 1 pessoa: o aplicante principal.

    Att,
    Rafael Alencar

  2. Ola, para calculo dos pontos, somaria meu marido e eu? Ou somente o dele como aplicante principal?

  3. Oi, Orlando.
    Existem províncias que não tem limite de idade. E outro com limite de 55 ou 59 anos.
    Se quiser fazer uma consultoria é só mandar um e-mail para [email protected]

    Att,
    Rafael Alencar

  4. Olá , tenho 50 anos , graduado e pós graduado, setor de finanças , estou consultando imigração desde 2018 , achei bem interessante esta província , quero fazer uma consultoria, mas antes veja sobre idade onde não vou ter pontos isso até set/2021 quando faço 51,

  5. Oi, Camila.
    Infelizmente não existe ua frequência. Só o Escritório de Imigração de Sask, que sabe e decidem quando fazer os draws (rodadas de convites).
    E também não existe um padrão. :(

    Atenciosamente,
    Rafael Alencar

  6. Olá
    Sabe nos dizer qual a frequência de sorteio?
    Obrigada pela publicação.

  7. Oi, Fábio.
    Este tipo de mensagem, é quando alguém já morou, estudou ou trabalhou em alguma província outra que Saskatchewan. Ou se alguém quer usar Saskatchewan para conseguir a residência permanente, e logo após se mudar para outra província canadense.
    As vezes, também eles não aceitam, quando veem que você tem parentes em outras províncias.
    Pode mandar o link de onde você tirou isso? Assim, posso te responder com mais propriedade.

    Atenciosamente,
    Rafael Alencar

  8. olá, obrigado pelas informações publicadas! antes de conhecer aqui, havia estudado o site do SINP e pela pontuação mínima eu não teria problema (64 pontos). Mas percebi o que me pareceu uma restrição no caso do Express Entry:
    “Also, if any of these are true, you may not be eligible for nomination by the SINP: (…) You were unable to prove that you intend to live and work in Saskatchewan (…)”, só que não encontrei em lugar nenhum que isso fosse obrigatório. Você saberia me esclarecer isso? Grato!

  9. Oi, Flávia.
    Desculpa a demora. Estive de férias e me desliguei um pouco de computador, internet, redes sociais, etc. Estava precisando desse tempo. Mas agora estou e volta e a todo vapor!
    Acabei de responder outro comentário nesse sentido no mesmo post. Vou copiar a resposta: No caso específico de Saskatchewan tratado nesse post, a experiência profissional tem que ser relativa à profissão que você irá usar para aplicar.
    Direto do manual deles: “The work experience claimed must be relevant to the single occupation you’ve selected in your application.”
    Preste atenção no “relevante”. Ou seja, cargos parecidos serão levados em consideração. Por exemplo, você é formada em contabilidade, mas se antes de se formar trabalhava em cargos ligados à contabilidade eles podem levar isso em consideração.

    Att,
    Rafael

  10. Oi, Raísa.
    Desculpa a demora. Estive de férias e me desliguei um pouco de computador, internet, redes sociais, etc. Estava precisando desse tempo. Mas agora estou e volta e a todo vapor!
    Depende do programa que você irá aplicar. Geralmente eles contam experiência profissional independente da área que você atuou. O que conta nesse caso seria o tempo (em anos) que você trabalhou full-time. Porém no caso específico de Saskatchewan tratado nesse post, a experiência profissional tem que ser relativa à profissão que você irá usar para aplicar.
    Direto do manual deles: “The work experience claimed must be relevant to the single occupation you’ve selected in your application.”
    Preste atenção no “relevante”. Ou seja, cargos parecidos serão levados em consideração.

    Att,
    Rafael

  11. Olá Rafael, na parte de experiência profissional conta apenas como o mesmo cargo? Exemplo, sou formada em contabilidade, mas já atuei em vários cargos diferentes, dessa forma eu poderia somar toda essa experiência ou somente se encaixaria os anos como Contador?

  12. Olá, eu sou formada em serviço social mas trabalhei apenas 1 ano na área. Eu li em um dos seus artigos, que posso comprovar tempo de trabalho em área distinta da formação. É isso mesmo? Até então, estava pensando que só poderia comprovar na área da minha graduação. No caso, trabalhei 3 anos como assistente administrativa em uma empresa, dessa forma, contar os pontos pela minha graduacao (seevico social) mais os pontos do tempo de trabalho na area administrativa ?

  13. Olá Rafael tudo bem ? Sou formado em educação física porém, diferente da sua esposa, tenho dois diplomas distintos da mesma área. O primeiro é Licenciatura em Educação Física que aqui no Brasil me dá o direito de trabalhar apenas em escolas. O segundo é Bacharelado em Educação Física, este me dá o direito de trabalhar apenas na área técnica: clubes ou academias. Sendo assim posso contar na parte da pontuação de graduação 40 pontos por ter duas graduações distintas na mesma área ? Se não, posso utilizar uma dessas graduações como tecnólogo e a outra como graduação mesmo?

    Desde já agradeço pela atenção,

    Marcelo Rodrigues de Sousa.

  14. Daniela,
    Depende da categoria que você esteja pleiteando.
    Mas de um modo geral, se a profissão for regulamentada eles esperam que você já chegue na província podendo exercer sua profissão, se não eles não chamam a pessoa.
    Lembrando que, independente da sua profissão, a maioria das ordens deixam você começar a revalidar seu diploma mesmo não estando no Canadá. Assim você já pode acelerar um pouco.

    Att,
    Rafael

  15. Olá. Boa tarde.
    Se a profissão em demanda for regulamentada, eu só posso dar andamento no processo depois da validação?
    Só serei chamada com a credencial pronta? Como funciona?
    Obrigada.

  16. Oi, Rochelle.
    Não sei muito sobre o assunto. Mas acredito que um PM brasileiro teria que passar por todos os estágios que qualquer outro candidato teria que passar.
    Tem uma diferença importante, porém. As cidades daqui contratam seus próprios policiais e por isso você acha requisitos diferentes para cada cidade.
    Por isso vai ter cidade que talvez leve em bastante consideração experiência anterior mesmo que em outro país, e vai ter cidade que não dará a mínima.

    Att,
    Rafael Alencar

  17. Olá. Sabe dizer se existe alguma possibilidade de um oficial da PM daqui conseguir trabalhar na policia do Canadá?assim como acontece na Australia?

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.