Conheça o Carnaval que é celebrado aqui no Canadá


Você sabia que também temos Carnaval no Canadá?! Quando falamos a palavra carnaval pensamos logo na festança brasileira, e não é por menos. Não só ele é comemorado em todo o território nacional, como temos um longo feriado.

Porém o carnaval não é uma exclusividade brasileira. Aliás, não é nem nossa criação. Já existia nos tempos da Grécia antiga. E hoje ele é famoso no Brasil, porém você o acha em outros países, como França, Estados Unidos e também aqui no Canadá.

E é sobre este carnaval inusitado, o Carnaval do Quebec no Canadá, comemorado e festejado durante o inverno, com muito gelo e alegria que iremos falar nesse artigo!

Acompanhe!

Quebec: o Carnaval no Canadá
O Bonhomme convidando você para o Carnaval no Canadá

História do Carnaval

Antigamente, na idade média, cada cidade tinha a sua própria maneira de brincar o carnaval. Foi Paris, a cidade luz, que exportou o modelo de festa mais conhecido de hoje. Inclusive para a cidade do Rio de Janeiro.

Claro que o Rio transformou a festa em algo que vemos hoje em dia: escolas de samba com desfiles imensos, organizados e coreografados e muito investimento monetário de dinheiro privado e público.

O carnaval é justamente os 3 dias que antecedem a quarta-feira de cinzas. Quando começa então a quaresma. Antigamente muitas pessoas realmente observavam os quarenta dias de privações e penitência. Como por exemplo: ficar sem comer carne vermelha.

Agora chega de teoria e vamos conhecer o Carnaval que é celebrado aqui no Canadá mas especificamente na cidade de Quebec.

Carnaval no Canadá

Até acontece carnavais em outras cidades. Toronto por exemplo tem. Existe até um bloco brasileiro chamado Galo na Neve que faz sua festa em Trois-Rivières, uma cidade que fica entre Montreal e Ville de Quebec.

Agora quando falamos de Carnaval no Canadá, com certeza todos (até os canadenses) pensam no que é realizado na Cidade de Québec. E você vai entender o motivo lendo esse post.

O Carnaval de Québec (é assim que se escreve em francês também) geralmente acontece entre o final de janeiro e vai até o meio de fevereiro. E vem justamente da tradição dos colonos franceses de se prepararem para a quaresma.

Para quem não sabe a província de Québec foi colonizado pela frança católica, ao contrário do resto do Canadá que foi colonizado pelos ingleses, que são protestantes. Por isso que no Québec a tradição da quaresma era observada. E esse é o grande motivo de termos a festa.

O deste ano (2020) já passou. Mas aproveitando o começo do carnaval no Brasil, estou trazendo essa curiosidade para quem não sabia ainda dessa festa.

Essa foi a 66° edição! A primeira edição do Carnaval no Canadá ocorreu em 1894! E desde 1955 ele vem acontecendo todos os anos desde então. Gente do Canadá inteiro e até de outros países vem participar dessa festa.

Em popularidade ele só perde para o carnaval do Rio de Janeiro e o de Nova Orleans (nos Estados Unidos). Ou seja, no ranking mundial de popularidade fica em terceiro lugar.

Porém, ele é o Carnaval de inverno mais famoso do mundo.

Carnaval de Inverno de Quebec Canadá
Pessoas se aquecendo no Carnaval de Inverno de Quebec no Canadá

Informação Geral sobre o Carnaval canadense

Quais as diferenças do carnaval quebequense para os outros? A primeira e mais peculiar é o fato de que: o carnaval de Quebec acontece quase sempre em temperaturas perto ou abaixo de zero! 

Ao contrário do brasileiro que geralmente conta com sol, praia, calor, cerveja, gente seminua, etc.

E quem comparece não se arrepende! Vai contar com várias atrações. Entre as mais famosas estão:

  • As paradas (um desfile): são lideradas pelo mascote oficial Bonhomme que é o simpático boneco branco da foto ali em cima. O desfile passa por locais decorados com luzes e esculturas de gelo.
  • Festas e shows musicais: muitas acontecem ao ar livre. O que significa pessoas dançando e comemorando em temperaturas congelantes.
  • Esportes de Inverno: Esqui, snowboard, patinação, esqui de fundo, e claro hockey, o esporte número 1 do Canadá.
  • Guerra de bola de neve: imagina uma multidão de pessoas, umas jogando bola de neve nas outras!
  • Atrações culturais e artísticas: como esculturas e bonecos de gelo. Tanto existe uma competição, que traz escultores de várias províncias do Canadá, como também é oferecida oficinas para os turistas e a população local.
  • Entre várias outras!

A festa de abertura e encerramento acontecem no Palácio de Gelo, que é todo feito (paredes e teto) de gelo como o nome já sugere (veja foto abaixo).

Palácio de Gelo
Palácio de Gelo

Uma das principais figuras, conforme já citado, é o Bonhomme. Em português significa “o Homem Bom”. Ele é o verdadeiro líder e embaixador do Carnaval do Canadá. Você vai encontrá-lo em quase todas as atividades. E não só isso, é possível tirar fotos/selfies com ele. Ele adora ser fotografado!

Apesar de existirem inúmeras atrações gratuitas, existem algumas que você só pode entrar se tiver o “passe” do carnaval que é a efígie do Bonhomme. Ela custa $15 dólares canadenses.

Passe do Carnaval de Quebec
Passe do Carnaval de Quebec no Canadá

Além das já citadas atividades que foram elencadas ali em cima, há também muitas atrações para o público infantil. Como também uma roda gigante e um escorregador de gelo imenso, que está entre os preferidos da criançada.

Quem estiver de passagem aqui pelo Canadá, vale a pena conhecer o Carnaval de Quebec. Lembrando que ele é anual.

Ou seja, dá para se planejar para visitar ele em 2021, 2022, etc. Tenho certeza de que você não irá se arrepender. Sem tirar que na época do Carnaval do Quebec, geralmente o Hotel de Gelo também já está funcionando.

Mas o Ice Hotel é assunto para outro post, de tão único e maravilhoso que ele é! Garanto que se um dia você decidir “pular” o carnaval no Canadá, será uma experiência bem inusitada e única!

Vejam o Vídeo Oficial dos melhores momentos do Carnaval do Canadá de 2019 e 2020:

Fontes:

Site Oficial do Carnaval de Quebec em francês: http://carnaval.qc.ca/

Site Oficial do Carnaval de Quebec em inglês: http://carnaval.qc.ca/en/

Veja outros artigos envolvendo a província de Quebec aqui: https://imigrar.com.br/category/imigracao-quebec/

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

8 thoughts on “Conheça o Carnaval que é celebrado aqui no Canadá

  1. Adorei, muito bom esse post, quero ir nesse carnaval rs !!! sou fã :)

  2. Bruno: Sim, todos comparecem para ver os desfiles. As músicas são músicas daqui, rock, etc. Tem de tudo (menos arrocha, chiclete, etc, rs).
    Att,
    Rafael

  3. Show de bola Rafael. As famílias levam os filhos para ver os desfiles tb? E quanto as músicas de carnaval: o q rola por aí? Não é Arrocha, Chiclete com Banana e Frevo não né???? rsrs Abs..

  4. Muito legal o post, Rafael! Me identifiquei mais com esse Carnaval aí, hein…hahaha

    Valeu! Um abraço!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.