25/01/2024 – O governo do Canadá anunciou que vai limitar vistos de estudantes internacionais por 2 anos. Cada província terá um limite que será baseado no tamanho da população e uma carta de “aceitação” (attestation letter) da província será necessária para aplicar para o visto de estudante, sem essa carta, a aplicação será rejeitada.
O Ministro acredita que a diminuição do número de estudantes internacionais fará com que os preços de aluguéis abaixem. Apesar de que citou outros motivos para as medidas, como a exploração de alguns colleges nos estudantes internacionais.
Leia também: Canadá anuncia medidas para aumentar a imigração francófona
Menores de idade e quem fizer mestrado ou doutorado serão isentos desses limites.
O governo passará o limite de estudantes internacionais que cada província poderá receber e as províncias irão decidir como distribuir isso entre as suas instituições. As províncias que receberam mais estudantes internacionais de maneira “desorganizada” serão as que terão maior redução no número de vagas.
Algumas províncias podem querer que o IRCC isente alunos de cursos em profissões que faltam mais nas províncias, como trades/construção, enfermagem, cuidadores, etc (tipo, limite para cursos business, marketing etc, mas sem limite para Trades e saúde) e o Ministro disse que está aberto a conversar/negociar isso.
A partir do dia 01 de setembro não serão dados PGWPs para instituições privadas que tenham participação pública ou instituições privadas com acordo de licenciamento de instituições públicas.
Leia também: Feira de emprego para francófonos da área da educação
Nas próximas semanas também será anunciado que vistos de trabalho aberto não serão mais dados para cônjuge, exceto para cônjuges de quem fizer mestrado ou doutorado, estudantes de Medicina e Direito. Ou seja: cônjuges de quem fizer college, mesmo público, não receberá o OWP.
O Ministro ainda falou que a partir de hoje, 22/01/2024, a pessoa precisa da carta de aceitação da província, mas disse que as províncias têm até 31 de março para organizar um sistema… Deu um desencontro aí… vamos esperar o IRCC atualizar a página de visto de estudo para ter certeza.
Quem já tem visto, não será afetado por essa medida.
Quem fizer mestrado vai poder ter um PGWP de 3 anos. Estudantes de bacharelado ou college não serão mais elegíveis ao visto de trabalho aberto…
Essas medidas serão válidas por 2 anos e só depois saberemos se elas se tornarão permanentes, se voltará a ser como antes, ou se só algumas dessas medidas continuarão…
É importante salientar que quem estiver no Canadá e for renovar o visto de estudo não será afetado. Nada foi dito do cônjuge que estiver aqui. Acredito que também não será afetado, mas não ficou claro… acredito que esse controle deles é para quem está fora do Canadá, não faz sentido para quem já está aqui.
À medida que novas informações forem saindo, eu trago aqui.
Fonte: Canada to stabilize growth and decrease number of new international student permits