Canadá tem novo Ministro da Imigração; Veja também as implicações para quem quer imigrar


O Primeiro Ministro, Justin Trudeau, apontou ontem (20-Novembro-2019) o seu novo Ministro da Imigração. Se trata de Marco Mendicino. Ele irá assumir no lugar de Ahmed Hussen. O nome do cargo em inglês é: Minister of Immigration, Refugees and Citizenship.

Em português seria Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania. Mas aqui no Site Imigrar eu abrevio para Ministério da Imigração do Canadá.

Como o sobrenome dele indica, Mendicino, ele é descedente de italianos que imigraram para o Canadá. Ele habita em Toronto, Ontario. Mas como todo ministro e candidato eleito, vai passar boa parte do seu tempo agora em Ottawa.

O Ministro da Imigração é formado em direito e por quase 10 anos trabalhou em um cargo que seria equivalente aos dos Procuradores Federais (no Brasil). Sua idade é de 46 anos. E deixou o cargo de procurador para se dedicar totalmente à política.

Mendicino ficou bem famoso quando trabalhou em um caso apelidado de “Toronto 18”. Se tratava de uma célula da Al Qaida (grupo terrorista) que planejava plantar bombas em Toronto e no Parlamento em Ottawa.

O honorável Ministro da Imigração, Marco Mendicino
O honorável Ministro da Imigração, Marco Mendicino

Carreira Política do novo Ministro

Ele é bem ativo no Partido Liberal (que detém o poder no momento). Ele sempre aparecia em programas televisivos para defender o partido e o Primeiro Ministro, Trudeau durante a campanha eleitoral. Marco foi um dos principais articuladores políticos do PL na província de Ontario.

Durante o mandato passado de Justin Trudeau, Mendicino trabalhou como secretário parlamentar do Ministro da Justiça. Depois ele mudou para o mesmo cargo porém para outra pasta e foi servir o Ministro da Infraestrutura.

Mendicino foi eleito para o parlamento pela primeira vez em 2015 e foi reeleito para um novo mandato nas últimas eleições. Sempre pelo distrito de Eglinton—Lawrence em Toronto.

Agora, como dito ele será responsável por tomar conta da imigração, dos refugiados e do processo que dá cidadania canadense. E terá como meta cumprir as promessas feitas pelo PM durante a recente campanha eleitoral.

Como os Liberais não conseguiram maioria no parlamento, eles terão que dialogar e convencer à oposição (ou pelo menos alguns deles) a votarem a favor das mudanças que querem fazer.

Se você quiser saber como funcionam as eleições federais pode acessar esse artigo: Como Funcionam as Eleições no Canadá

Implicações para quem quer imigrar para o Canadá

Como todo bom político, várias promessas foram feitas durante a campanha. E ninguém tem certeza quais serão cumpridas ou não. Geralmente os políticos são assim em todo lugar do mundo, não é verdade? (Exceto no Brasil, pois lá nenhuma promessa é cumprida…)

Enfim, as principais propostas no tocante à Imigração que foram feitas foi:

  • Aumentar o número de imigrantes;
  • Criar um Programa de Imigração Municipal;
  • Fazer o Atlantic Immigration Pilot Program virar um programa permanente; E
  • Parar de cobrar taxa para o processo de cidadania canadense.

Aumentar fluxo de imigrantes

Em relação ao aumento na imigração para o Canadá, já fiz um excelente artigo sobre. Por isso, não irei me repetir. Acessem aqui: Futuro da Imigração Canadense 2019-2020-2021

O que posso dizer é que o panorama parece promissor para quem sonha em vir para cá. Aspirantes à imigração canadense, aproveitem enquanto o Partido Liberal ainda está no poder.

Imigração Municipal

Sobre o programa de Imigração Municipal, é dar de alguma forma, poder para cidades atraírem imigrantes. Por exemplo, uma cidade pequena na Ilha do Príncipe Eduardo que precisa de imigrantes (ou pessoas de uma certa área profissional) teriam uma forma de captá-los.

Já existiram e existem programas nesse sentido. Porém, são programas pilotos e sempre em concordância com o PNP.

AIPP que viraria AIP

Fazer o AIPP (Atlantic Immigration Pilot Program) virar um programa permanente é algo relativamente simples. Só basta vontade política. Pois é um programa interessante. E que está trazendo bastante gente. Inclusive brasileiros que estão imigrando para Nova Scotia.

Eu já falei do AIPP em três artigos aqui no Site Imigrar e se você não leu; Recomendo que leia para ter uma boa noção do que se trata. Você pode acessar a Parte 1: Aqui, Parte 2: Aqui e a Parte 3: Aqui (a parte 3 é mais voltada para enfermeiros e técnicos em enfermagem).

Obter a cidadania sem pagar taxas

E por fim, sobre não cobrar mais taxa para obter a cidadania; Me parece uma boa medida, já que morando aqui pagamos muitos impostos. Porém, esse ano paguei (caríssima). Essa medida era para ter sido antes. (Risos).

Por enquanto, o valor atual é de $630 dólares por pessoa maior de 18 anos. Ou seja, um casal acaba pagando $1260!

Se tem curiosidade em saber quem pode e/ou como obter a cidadania canadense poder ler esse excelente artigo, feito por esse que vos escreve: Como Obter a Cidadania Canadense

Implicações e Boa sorte ao Ministro

Tive a ideia de fazer um artigo com conselhos para o novo Ministro da Imigração. O que acho que deveria melhor, aonde podemos crescer e também coisas que deveriam ser mudadas urgentemente.

Afinal, tenho 10 anos de experiência acompanhando e escrevendo sobre imigração para o Canadá e Quebec. Irei fazer isso posteriormente!

São milhares de pessoas que imigram para o Canadá a cada ano. O país realmente precisa de trabalhadores qualificados e principalmente jovens. Muitas pessoas irão se aposentar em breve; E a taxa de natalidade canadense sempre foi baixa. Por isso mesmo temos um ministério específico para cuidar desses assuntos.

Acredito que a agenda será a mesma. Os processos federais e provinciais (exceto Quebec) irão continuar chamando vários aplicantes para imigrarem. Digo isto, pois é um dos focos do governo Trudeau.

De fato, o Partido Liberal sempre foi mais leniente com a imigração, do que o Partido Conservador. E não só isso, mas o Primeiro Ministro no poder atualmente é um grande incentivador da imigração.

Enfim, posso finalizar dizendo que as implicações dessa mudança não serão sentidas abruptamente. Se é que serão sentidas de alguma forma. Ao meu ver (e isso é uma opinião pessoal) a mudança é mais uma passagem da tocha de uma mão para outra. Ou seja: continuidade.

Totalmente diferente do que aconteceu no Quebec, por exemplo, aonde o Ministro da Imigração do Québec, está “revolucionando” (ou tentando) todos os programas da província.

No mais, desejo que o ministro faça um bom trabalho. E que cuide com zelo e mantenha o Canadá entre um dos melhores países de se morar. Afinal, eu também sou imigrante! E desejo que outros tenham a “sorte” e possibilidade de vir morar nesse país maravilhoso!

Fonte: Site Oficial do Primeiro Ministro do Canadá

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

2 thoughts on “Canadá tem novo Ministro da Imigração; Veja também as implicações para quem quer imigrar

  1. Oi, Quitéria Lucimar.
    Tudo bom? Espero que sim.
    Então, esse tipo de conselho não posso dar, não por não querer, e sim pelo fato de consistir em análise de perfil. E para isso precisaríamos assinar um contrato.
    E isso é requerido pela lei canadense. O que posso dizer é que por conta da sua idade as opções seriam poucas. Infelizmente a imigração canadense foca em pessoas de 36 anos para baixo.
    Pois eles querem que estas pessoas trabalhem o máximo de tempo possível aqui no Canadá antes de se aposentarem.

    Att,
    Rafael Alencar

  2. Prezado Rafael Alencar. Solicito sua atenção para um comentário seu baseado sua experiência como imigrante e expert em procedimentos através do Imigrar.com.br. Desejaria se possivel saber se tenho alguma possibilidade imigração para província Québec como trabalhador e posterior cidadania canadense. Sou enfermeira(faculdade),porém minha experiência profissional se relaciona com atividades como auxiliar e técnica enfermagem por mais 15 anos em hospital e posto saúde do governo(maternidade,vacinação,sala consulta ginecológica,pediátrica,clínica geral),campanhas de vacinação pública,medição de pressão arterial,glicemia,sinais vitais,aplicação de injeção,atendimento de pacientes e encaminhamento às clínicas,acompanhamento de pacientes em ambulâncias aos hospitais,etc . Casada, 54 anos,francês intermediário . Rafael, obrigada pela atenção,se possivel responder. Obs. brasileira ,residente Brasil.

Deixe o seu comentário

Posts Recentes

Site Imigrar (Esta janela vai fechar em 10 segundos)

Inscreva-se no Site Imigrar para receber as últimas atualizações por e-mail.