Canadá pretende diminuir a proporção de residentes temporários


08/04/2024 – Essa é uma notícia não muito boa para algumas pessoas, principalmente os refugiados e trabalhadores estrangeiros que não estejam em profissões em demanda. O governo federal canadense pretende diminuir a proporção do número de residentes temporários em relação ao número de canadenses e PRs até 2027.

Leia também: Grande mudança no Open Work Permit entra em vigor

Isso não quer dizer necessariamente que as portas vão se fechar, segundo os “profetas do caos” (o governo pode conseguir esse resultado aumentando o número de PRs, por exemplo), mas com certeza haverá diminuição nos refugiados, asilados e trabalhadores estrangeiros em áreas que não estão em demanda. A questão dos estudantes eles já “resolveram” com as mudanças recentes.

Hoje a proporção é de 6.2% e eles querem diminuir para 5% até 2027. Existem hoje aproximadamente 2.5 milhões de residentes temporários no Canadá (estudantes, trabalhadores estrangeiros, refugiados, cônjuges etc).

300.000 ucranianos se mudaram para o Canadá por conta da guerra com a Rússia. Eles podem aplicar para um visto de trabalho sem precisar de job offer e nem de LMIA, e ainda recebem tratamento prioritário na análise.

Muitos residentes temporários colocam pressão no sistema habitacional e nos serviços públicos, como creches, escolas, saúde etc.

“O sistema precisa ser mais durável e eficaz”, disse o ministro da Imigração.

Leia também: British Columbia muda dois importantes programas de imigração

Medidas que beneficiavam a contratação de estrangeiros através de uma LMIA não serão renovadas, voltarão a ser como era antes.

A partir de 01 de maio, a LMIA volta a valer apenas 6 meses ao invés de 12 meses.

As empresas só poderão ter/trazer 20% da força de trabalho do exterior através de LMIA ao invés de 30% (Exceto área da Saúde e Construção).

Para várias profissões será difícil conseguir uma job offer através de uma LMIA, porém não deve afetar as áreas que sempre têm demanda no Canadá: TI, Saúde, Construção, Transporte e profissões de fabricação e manufaturas. Empresas dessas áreas ainda conseguirão LMIAs sem muitas dificuldades, mas não confundir essas medidas com residência permanente. Isso é relativo à residência temporária. O plano do governo em focar em trazer PRs das áreas em demanda e notadamente em quem fala francês B2/CLB 7 continua normalmente.

Fonte: Ottawa souhaite réduire la proportion de résidents temporaires d’ici 2027

Não perca!

Se você quiser contar com meus serviços de consultor, é só mandar um e-mail para [email protected]Sou credenciado ao órgão regulamentador aqui no Canadá (ICCRC). Meu número de licença é: R705937

Inscreva-se no Site Imigrar Canadá e Quebec e seja notificado por e-mail sempre que um novo artigo ou post for publicado. É só colocar o endereço do seu e-mail abaixo:

Siga nosso Facebook e Instagram para ficar ligado em notícias como essas e muito mais. No Face e Insta tem conteúdo extra que não é publicado aqui.

Imigração Canadá? É aqui! Desde 2012 ajudando você a vir morar no Canadá. Sua fonte número 1 de informação sobre imigração para o Canadá!

Agora que você terminou de ler esse artigo, veja outros artigos: Clique Aqui!

Não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais usando os ícones abaixo!

Deixe o seu comentário

Posts Recentes