Categorias
British Columbia Imigração pro Canadá Imigração Provincial

Como Imigrar para o Canadá através de British Columbia (BC) – BC PNP Tech (2021)

Nesse artigo falaremos da “sub-categoria” de imigração BC PNP Tech, focada em profissionais do ramo da tecnologia e afins. É uma continuação do Guia de como imigrar para o Canadá com o foco na província de British Columbia (BC).

Antes de tudo recomendo fortemente ler o Guia Completo de Como Imigrar através de British Columbia. Assim você entenderá melhor o BC PNP Tech (que era BC Tech Pilot, mas agora em 2021 virou um programa permanente).

O que é o BC PNP Tech?

Em praticamente todas as províncias do Canadá, o setor de tecnologia está em demanda e em BC não é diferente. Por isso mesmo foi criado um programa piloto focado nessa área. Que em 2021 finalmente virou um programa permanente e sem data estimada para acabar.

Quando um programa é Piloto/Pilot, o que isso quer dizer? Quer dizer que está sendo testado pela província junto ao governo canadense. Um bom sinal era de que ele vinha sendo estendido, sendo a última extensão até junho de 2021. Mas finalmente é permanente. Vale notar que o programa vinha estendido desde 2017. Isso mostra que o setor de tecnologia e afins realmente estava, está e continuará com boa demanda em British Columbia.

Segundo o próprio governo de British Columbia, o setor da tecnologia está crescendo mais alto do que a oferta de candidatos. E isso é bom para quem quer imigrar. Mais chances (e melhores salários)!

Entre as “regalias” que os aplicantes do BC PNP Tech tem, eu ressaltaria:

  • São feitas rodadas de convites quase todas as semanas (ou pelo menos com mais frequência que o programa geral).
  • Os aplicantes recebem tratamento prioritário, ou seja, “furam a fila” dentro do Escritório de Imigração de BC.
  • Tem uma equipe no Escritório de Imigração de BC específico para cuidar só dos aplicantes do Tech Pilot.
  • Existe um PDF preparado pela província de British Columbia, convencendo as empresas a contratarem estrangeiros do setor de tecnologia, se existe a necessidade para tal.
  • Nota de corte menor que o do programa geral (para o resto das profissões). Exceto o Semi Skilled and Entry Level.

Como imigrar através do BC PNP Tech Pilot?

Essa sub-categoria não possibilita imigrar por si só. O que quero dizer com isso é que você tem que ser elegível para um dos outros programas de imigração de British Columbia.

Ou seja, primeiro você terá que receber uma job offer e se qualificar por algum dos outros processos de BC. Provavelmente o Skilled Worker ou o International Graduate.

Daí se a profissão da job offer for uma das 29 profissões elegíveis ao BC Tech Pilot, o candidato ganhará direito às regalias que citei ali em cima.

Não vou repetir aqui, as outras categorias, pois elas já foram apresentadas detalhadamente no Guia Completo de Como Imigrar por British Columbia. Também fiz vídeos no meu canal de Youtube.

Mas então qual a razão de ser do BC PNP Tech? Alguém poderia estar se perguntando. Não é só o tratamento prioritário, a principal diferença na minha opinião é: independente da categoria que você aplicar, você não precisa de uma oferta de emprego por tempo indeterminado. Você consegue imigrar com uma oferta de emprego (contrato) de 1 ano “apenas”.

Vou colocar, para efeitos práticos, como os requerimentos da job offer são para uma pessoa com uma profissão que não é elegível ao Tech Pilot no Skilled Worker e os requerimentos para alguém no Skilled Worker mas com uma profissão elegível ao BC PNP Tech Pilot.

Skilled Worker

Resto das profissões: Obter uma oferta de emprego válida e indeterminada.

Profissões do Tech Pilot: Obter uma oferta de emprego válida com duração de pelo menos 1 ano.

Viu como dá uma “facilitada”? O empregador pode oferecer um contrato por 1 ano se gostar do funcionário ele então oferece uma posição permanente por tempo indeterminado. E para os aplicantes também é bom, pois a burocracia é atenuada um pouco.

Outra área que geralmente contrata muito em British Columbia e está no Tech Pilot é o pessoal que trabalha com efeitos visuais, produção de filmes etc. E muito dessas empresas ficam de projeto em projeto, por isso é mais benéfico para elas darem um contrato de 1 ano e não um emprego permanente.

Para o candidato não tem problema, pois se conseguir um contrato de pelo menos 1 ano, já poderá pleitear a imigração.

A lista de profissões no Tech Pilot

São essas as profissões (lembrando que podem mudar):

  • 0131 Telecommunication carriers managers
  • 0213 Computer and information systems managers
  • 0512 Managers – publishing, motion pictures, broadcasting and performing arts
  • 2131 Civil engineers
  • 2132 Mechanical engineers
  • 2133 Electrical and electronics engineers
  • 2134 Chemical engineers
  • 2147 Computer engineers
  • 2171 Information systems analysts and consultants
  • 2172 Database analysts and data administrators
  • 2173 Software engineers and designers
  • 2174 Computer programmers and interactive media developers
  • 2175 Web designers and developers
  • 2221 Biological technologists and technicians
  • 2241 Electrical and electronics engineering technologists and technicians
  • 2242 Electronic service technicians (household and business equipment)
  • 2243 Industrial instrument technicians and mechanics
  • 2281 Computer network technicians
  • 2282 User support technicians
  • 2283 Information systems testing technicians
  • 5121 Authors and writers
  • 5122 Editors
  • 5125 Translators, terminologists and interpreters
  • 5224 Broadcast technicians
  • 5225 Audio and video recording technicians
  • 5226 Other technical and co-coordinating occupations in motion pictures, broadcasting and the performing arts
  • 5227 Support occupations in motion pictures, broadcasting, photography and the performing arts
  • 5241 Graphic designers and illustrators
  • 6221 Technical sales specialists – wholesale trade

Não vou traduzir pois se a pessoa não tiver capacidade de reconhecer a própria profissão em inglês, provavelmente imigrar para BC no Canadá, onde a língua oficial é o inglês, não seja uma boa ideia. (Risos)

Várias profissões do ramo de TI entraram. Até técnico está na lista. Desenvolvedor, Administrador de Redes, Suporte ao Usuário etc.

Para as profissões de engenheiro (civil, mecânico etc) para receber uma oferta de emprego a pessoa vai ter que já estar registrada na ordem profissional e apta a trabalhar se o cargo assim o pedir. Para TI, não.

Atenção: apesar da lista não ter mudado desde o ano passado, sempre confira no site oficial (link no final) a lista antes de aplicar.

Uma profissão que tem bastante empregabilidade em British Columbia e geralmente vive de “contrato” em “contrato” é a de Design Gráfico.

Como começar?

Estou interessado. Como começo? Bem o mais importante é achar um emprego. Pois sem uma job offer você não consegue se qualificar.

Alguns sites que você pode tentar é:

Após achar a vaga visada, aplique e torça. Candidatos aprovados pelo Tech Pilot podem ter seus processos prontos as vezes até em menos de 2 meses! E se receber uma oferta de emprego, você já pode aplicar para um work permit com uma carta convite fornecida pelo governo de BC.

Creio que por conta da menor burocracia do programa os empregadores também estão mais propensos a contratarem profissionais qualificados que estão no exterior. Ainda mais se for um contrato de 1 ano, por exemplo.

Sem contar o fato de que existe um PDF, preparado pelo Escritório de Imigração de BC, incentivando os empregadores a contratarem profissionais dessas áreas, se assim o quiserem. E de que vão contar com o apoio da província em todos os estágios.

Com certeza se eu estivesse no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo, e tivesse um bom inglês e muita experiência na área, iria enviar meu currículo para os empregadores de British Columbia. Vai que…

Fonte:

Escritório de Imigração de British Columbia BC)

Lista das profissões elegíveis ao BC PNP Tech Pilot

PDF de BC incentivando os empregadores a contratar profissionais do programa

BC PNP Tech Pilot FAQ

2 respostas em “Como Imigrar para o Canadá através de British Columbia (BC) – BC PNP Tech (2021)”

Oi, Rodrigo.
Então, você precisa na verdade do ECA (procure no google sobre como fazer o ECA). É isso que eles usam para saber seu nível de educação.
Você não precisa colocar todas as informações de uma só vez, pode fazer aos poucos.

Att,
Rafael

Oi Raphael, obrigado pelo artigo. Depois que li seu texto fui pesquisar o programa e fiquei com duas dúvidas: Para o BCPNP tech pilot eu preciso enviar somente o diploma ou precisa do histórico também?Sabe dizer se posso fazer o cadastro aos poucos, ou seja, incluo algumas informações, salvo e entro depois para continuar?

Deixe o seu comentário